Páginas

domingo, 25 de março de 2012

Domingo da Paixão

Anunciação da Virgem Maria
festa transferida para segunda-feira



25/03 Domingo da Paixão
Festa de Primeira Classe
Paramentos Roxos


Oração
(25 de março a 25 de dezembro)

Para ser rezada diariamente, durante 9 meses: de 25 de março até 25 de dezembro, ou seja, da Anunciação até o Natal do Senhor.

Ó Maria, virgem Imaculada, Porta do Céu e causa da Nossa Alegria,
Respondendo com generosidade ao Anúncio do Arcanjo São Gabriel,
Vós pudestes dar curso ao plano de Deus para nossa salvação.
Vós fostes, pela Providência Santíssima desde toda a eternidade, constituída morada digna do Filho de Deus Encarnado. Pelo vosso “sim” e fidelidade ao Pai celeste,
O Espírito Santo teceu em vosso ventre Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Eis que desejando que o Filho de Deus que quis nascer em Vós, nasça também em meu coração e conceda-me o perdão de meus pecados, prostro-me aos vossos pés e vos imploro, com todo o fervor de minha alma, que vos digneis alcançar-me, do vosso Filho, a graça que tanto necessito… (pedir a graça)
Ouvi minha súplica, ó Virgem Santíssima, Vós que, perante o trono da Graça, sois a “Onipotência Suplicante”, enquanto vou meditando, com reverência e filial afeto, todos os momentos de dor e de alegria, de desolação e de providência, que vos acompanharam em vossa bendita e singular Gestação, na qual trouxestes em vosso ventre por nove meses o Filho do Deus Altíssimo.
Amém.

Rezar 24 Ave-Marias, acompanhadas da jaculatória:
- Bendita seja a Imaculada Conceição da Virgem Maria, Mãe de Deus.
_______________________________________
Epístola
Hebreus 9, 11-15


11.Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo), 12.sem levar consigo o sangue de carneiros ou novilhos, mas com seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna. 13.Pois se o sangue de carneiros e de touros e a cinza de uma vaca, com que se aspergem os impuros, santificam e purificam pelo menos os corpos, 14.quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo? 15.Por isso ele é mediador do novo testamento. Pela sua morte expiou os pecados cometidos no decorrer do primeiro testamento, para que os eleitos recebam a herança eterna que lhes foi prometida.
_______________________________________
Evangelho
São João 8, 46-59


46.Quem de vós me acusará de pecado? Se vos falo a verdade, por que me não credes? 47.Quem é de Deus ouve as palavras de Deus, e se vós não as ouvis é porque não sois de Deus. 48.Responderam então os judeus: Não dizemos com razão que és samaritano, e que estás possesso de um demônio? 49.Respondeu-lhes Jesus: Eu não estou possesso de demônio, mas honro a meu Pai. Vós, porém, me ultrajais! 50.Não busco a minha glória. Há quem a busque e ele fará justiça. 51.Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte. 52.Disseram-lhe os judeus: Agora vemos que és possuído de um demônio. Abraão morreu, e também os profetas. E tu dizes que, se alguém guardar a tua palavra, jamais provará a morte... 53.És acaso maior do que nosso pai Abraão? E, entretanto, ele morreu... e os profetas também. Quem pretendes ser? 54.Respondeu Jesus: Se me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; meu Pai é quem me glorifica, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus 55.e, contudo, não o conheceis. Eu, porém, o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria mentiroso como vós. Mas conheço-o e guardo a sua palavra. 56.Abraão, vosso pai, exultou com o pensamento de ver o meu dia. Viu-o e ficou cheio de alegria. 57.Os judeus lhe disseram: Não tens ainda cinqüenta anos e viste Abraão!... 58.Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: antes que Abraão fosse, eu sou. 59.A essas palavras, pegaram então em pedras para lhas atirar. Jesus, porém, se ocultou e saiu do templo.

sábado, 24 de março de 2012

São Gabriel, Arcanjo.

São Gabriel
24/03 Sábado 4ª Semana da Quaresma
Festa de Terceira Classe
Paramentos Roxos


São Gabriel Significa "Fortaleza de Deus". O menciona o Profeta (Daniel 9:24-26)e o Evangelho de Lucas (Dan. 8:16; 9:21 e Luc. 1:19-26). Nas Escrituras é representado como mensageiro de Mistérios Divinos. Aparece com um ramo do Paraíso na mão. ( Homem, confidente de Deus) é um dos anjos que assistem diante de Deus (Lc. 1, 19). São João Evangelista fala diversas vezes nos sete espíritos, nos sete anjos que viu em pé diante de Deus. (Apoc. 1, 4 – 8, 2). 
Com razão São Gabriel é chamado o anjo da Redenção, porque sua Missão, tanto no Antigo como no Novo Testamento se relaciona com a vinda do Salvador. Ao profeta Daniel foi o arcanjo Gabriel que lhe explicou a visão que teve do carneiro e do bode (Dan. 8, 1). Importantes são as revelações sobre a época de o Messias aparecer. Diz o capítulo 9 do livro de Daniel: “Eis que Gabriel me tocou no tempo do sacrifício da tarde... e disse: “Daniel, eu vim para te ensinar e para que tu entendas os desígnios de Deus. Setenta semanas (de anos) foram decretadas sobre o teu povo e sobre a tua cidade santa, a fim de que a prevaricação se consume, e o pecado tenha seu fim, e a iniquidade se apague, e a justiça eterna seja trazida, e as visões e profecias se cumpram, e o Santo dos santos seja ungido... Desde a saída da ordem para Jerusalém ser edificada até ao Cristo chefe, passarão sete semanas e sessenta e duas semanas; e depois será morto o Cristo, e o povo que o há de negar, não será mais seu”.
É o mesmo arcanjo Gabriel que apareceu ao sacerdote Zacarias, quando este prestava o serviço de levita no templo. Da boca do arcanjo o sacerdote ouviu a anunciação do nascimento de São João Batista, precursor do Messias. Pondo em dúvida a veracidade da mensagem celeste, e argumentando com a idade provecta sua e da sua esposa, teve do arcanjo esta resposta: “Eu sou Gabriel, que assiste diante de Deus, e fui enviado para te falar e trazer-te esta boa nova. E desde agora ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas sucederem, visto que não acreditastes as minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo”. (Lc. 1,5-23). 
– Sua maior e mais nobre missão, porém, foi a de levar à Bem-aventurada Virgem Maria a mensagem da Encarnação do Verbo Divino no seu castíssimo seio de a transmitir à SS. Trindade. Se o arcanjo Gabriel teve outras missões ainda relativas à vida de Nosso Senhor, nós não sabemos. Não é improvável, que tenha sido ele, quem aos pastores de Belém trouxe a Boa Nova do nascimento de Jesus; improvável não é que do Anjo São Gabriel os reis Magos receberam o aviso de não voltar a Jerusalém; que tenha sido o mesmo Anjo, que a São José deu a ordem de fuga para o Egito, e mais tarde, de retornar para Nazaré (Mat. 2-13-20). Não está fora de propósito supor que tenha sido Gabriel o consolador de Jesus no horto das Oliveiras (Lc. 22, 43) e quem às santas mulheres anunciou a ressurreição gloriosa do Mestre (Mt. 28, 2, 5). Da Sagrada escritura sabemos, que São Gabriel é o anjo que mais íntimo contato apareceu com o mistério da Anunciação, e portanto de preferência merece o belo título de anjo da Encarnação de Cristo. As razões porque São Gabriel foi por Deus escolhido para desempenhar tão alta missão, encontramo-las no próprio amor divino, e na predileção de Deus por esta sublime criatura celeste. Nada impede supor, que São Gabriel tenha sido dono de qualidades especiais, que mais do que a qualquer outro anjo o indicaram para tão elevada incumbência. Como São Miguel se distinguiu por uma fidelidade sem par a Deus, cuja autoridade defendeu contra os anjos rebeldes, assim pode ser que, ao lado do arcanjo batalhador fosse São Gabriel a revelar um amor extraordinário e dedicação especial a Deus Filho, futuro Salvador, em cuja Encarnação os maus espíritos encontraram o que os escandalizasse. Se assim foi, como asseveram abalizados teólogos, a missão confiada a Gabriel constitui uma recompensa bem merecida pela sua fidelidade e amor ao Salvador. Era bem digno pois de ser intermediário entre Deus e a Virgem Imaculada. Por sua alta posição no céu e seus extraordinários merecimentos que tem em relação ao Salvador, à Santa Igreja e a todos nós, São Gabriel é credor da nossa veneração e gratidão. Temos no Arcanjo São Gabriel um modelo de veneração e amor a Maria Santíssima; pois foi ele que pronunciou a primeira “Ave Maria”, e com quanto respeito, com quanta devoção e amor não o fez! Em cada “Ave Maria”, que rezamos, poderá o arcanjo São Gabriel servir-nos de modelo. Pronunciando suas palavras, imitemo-lo também na sua devoção, no seu amor à Mãe de Deus.
________________________________________
Epístola
Isaias 49, 8-15


8.Eis o que diz o Senhor: no tempo da graça eu te atenderei, no dia da salvação eu te socorrerei, (Eu te formei e designei para fazer a aliança com os povos), para restaurar o país e distribuir as heranças devastadas, 9.para dizer aos prisioneiros: Saí! E àqueles que mergulham nas trevas: Vinde à luz! Ao longo de todo o trajeto terão o que comer. Sobre todas as dunas encontrarão seu alimento. 10.Não sentirão fome nem sede; o vento quente e o sol não os castigarão, porque aquele que tem piedade deles os guiará e os conduzirá às fontes. 11.Tornar-lhes-ei acessíveis todas as montanhas, e caminhos atingirão as alturas. 12.Ei-los que vêm de longe, ei-los do norte e do poente, e outros da terra dos sienitas. 13.Cantai, ó céus; terra, exulta de alegria; montanhas, prorrompei em aclamações! Porque o Senhor consolou seu povo, comoveu-se e teve piedade dos seus na aflição. 14.Sião dizia: O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-me. 15.Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.
________________________________________
Evangelho
São João 8, 12-20


12.Falou-lhes outra vez Jesus: Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 13.A isso, os fariseus lhe disseram: Tu dás testemunho de ti mesmo; teu testemunho não é digno de fé. 14.Respondeu-lhes Jesus: Embora eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é digno de fé, porque sei de onde vim e para onde vou; mas vós não sabeis de onde venho nem para onde vou. 15.Vós julgais segundo a aparência; eu não julgo ninguém. 16.E, se julgo, o meu julgamento é conforme a verdade, porque não estou sozinho, mas comigo está o Pai que me enviou. 17.Ora, na vossa lei está escrito: O testemunho de duas pessoas é digno de fé (Dt 19,15). 18.Eu dou testemunho de mim mesmo; e meu Pai, que me enviou, o dá também. 19.Perguntaram-lhe: Onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não conheceis nem a mim nem a meu Pai; se me conhecêsseis, certamente conheceríeis também a meu Pai. 20.Estas palavras proferiu Jesus ensinando no templo, junto aos cofres de esmola. Mas ninguém o prendeu, porque ainda não era chegada a sua hora.

sábado, 17 de março de 2012

Novana de São José!


9º. Dia - SÃO JOSÉ, PADROEIRO DOS MORIBUNDOS



Ditoso São José, morrendo nos braços de Jesus e Maria,
partistes deste mundo ornado de virtudes e enriquecido de
méritos, assisti-me na hora suprema e decisiva de minha
vida contra os ataques do poder infernal. Obtende-me a
graça de morrer, confortado com os santos sacramentos,
necessários para a minha salvação. Tende compaixão de
todos os agonizantes, alcançando-lhes a graça da salvação,
por intermédio de Maria, vossa Esposa Santíssima. Amém.
Rogai por nós, São José, padroeiro dos moribundos. Para
que sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos:

Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno,
obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito
Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a
Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos
enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha
alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o
consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado
dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem
vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que
peço nesta novena ... Eu vos escolho por meu especial
protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação
nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas
incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em
todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa
dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. 
Assim seja.

(Continuação dos Domingos)
Quarto Domingo 18/03

A Santa Comunhão deste dia se oferecerá ao Pai Eterno, para
imitar a São José quando lhe ofereceu o Menino Jesus.
A indulgência plenária se aplicará pelas almas do purgatório
que mais trabalharam em propagar a devoção a São José.
Reza-se o Ato de Contrição
MEDITAÇÃO Sobre as Tristezas e as Alegrias de São
José na apresentação do Menino Jesus no Templo.
(Após a meditação sobre o tema acima, reza-se a Coroa das
sete Tristezas e das sete Alegrias de São José)

Quinto Domingo 25/03

A Santa Comunhão deste dia se oferecerá para arrojarmos de
nosso coração todo ídolo que ocupar o lugar de Jesus.
A indulgência plenária será aplicada pelo descanso eterno
dos missionários falecidos que levaram o culto de São José a
países infiéis.
Reza-se o Ato de Contrição
MEDITAÇÃO Sobre as Tristezas e as Alegrias de São
José por ocasião de sua fuga para o Egito.
(Após a meditação sobre o tema acima, reza-se a Coroa das
sete Tristezas e das sete Alegrias de São José)

Sexto Domingo 1/04

A Santa Comunhão deste dia se oferecerá pelas
necessidades do Soberano Pontífice da Igreja.
A indulgência plenária será aplicada pelos que nesta vida tiveram o nome de José.
Reza-se o Ato de Contrição
MEDITAÇÃO Sobre as Tristezas e as Alegrias de São
José por ocasião de seu regresso do Egito.
(Após a meditação sobre o tema acima, reza-se a Coroa das
sete Tristezas e das sete Alegrias de São José)

Sétimo Domingo 8/04

A Santa Comunhão deste dia se oferecerá a São José,
pedindo-lhe que nos conceda a graça de que todos os anos,
durante nossa vida possamos fazer com fruto esta devoção
dos sete domingos.
A indulgência plenária será aplicada em sufrágio das almas
do purgatório que foram fiéis em praticar esta mesma
devoção.
Reza-se o Ato de Contrição
MEDITAÇÃO Sobre as Tristezas a as Alegrias de São José
quando perdeu o Menino Jesus no Templo de Jerusalém.
(Após a meditação sobre o tema acima, reza-se a Coroa dassete Dores e das sete Alegrias de São José)

sexta-feira, 16 de março de 2012

Novena de São José!

8º. Dia - SÃO JOSÉ, ESPERANÇA DOS ENFERMOS



Compassivo São José, esperança dos doentes e
necessitados, valei-me em todas as enfermidades e
tribulações, alcançando-me plena conformidade com os
admiráveis desígnios de Deus. Obtende-me, também, a cura
das enfermidades, fraquezas, faltas e pecados e protegei-nos
contra as tentações do inimigo de nossa salvação.
Amém.
Rogai por nós, São José, esperança dos enfermos. Para que
sejamos dignos das promessas de Cristo.


Oremos:

Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno,
obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito
Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a
Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos
enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha
alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o
consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado
dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem
vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que
peço nesta novena ... Eu vos escolho por meu especial
protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação
nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas
incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em
todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa
dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. 
Assim seja.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Novena de São José!

7º. Dia - SÃO JOSÉ, PROTETOR DA SANTA IGREJA



Glorioso Patriarca São José, protetor e padroeiro da Igreja
universal, obtende-me a graça de amar a Igreja como Mãe e
de honrá-la como verdadeiro discípulo de Cristo. Rogo-vos
que veleis sobre o seu Corpo místico, como outrora velastes
sobre Jesus e Maria. Protegei o Santo Padre e os bispos, os
sacerdotes e os religiosos. Alcançai-lhes santidade de vida e
eficácia no apostolado. Guardai a inocência da infância, a
castidade da juventude, a honestidade do lar, a ordem e paz
da sociedade. Amém.
Rogai por nós, São José, protetor da Santa Igreja. Para que
sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos:

Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno,
obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito
Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a
Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos
enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha
alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o
consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado
dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem
vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que
peço nesta novena ... Eu vos escolho por meu especial
protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação
nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas
incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em
todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa
dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. 
Assim seja.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Novena de São José!

6º. Dia - SÃO JOSÉ, MODELO DOS OPERÁRIOS



Humilde São José, que vivendo em pobreza, dignificastes a
vossa profissão, pelo trabalho constante e vos sentistes feliz 
em servir a Jesus e Maria, com o fruto dos vossos suores,
alcançai-me amor ao trabalho que me foi imposto como dever
de estado, procurando cumprir nisto, sempre, a vontade de
Deus. Protegei os lares operários do Brasil contra as
influências nefastas dos inimigos de Cristo e da Santa Igreja.
Obtende-lhes a graça de santificarem o seu trabalho, pela reta
intenção, em tudo conformados com os desígnios da Divina
Providência. Amém.
Rogai por nós, São José, modelo dos operários.Para que
sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos:

Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno,
obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito
Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a
Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos
enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha
alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o
consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado
dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem
vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que
peço nesta novena ... Eu vos escolho por meu especial
protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação
nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas
incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em
todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa
dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. 
Assim seja.

terça-feira, 13 de março de 2012

Novena de São José!

5º. Dia - SÃO JOSÉ, ESPELHO DE PACIÊNCIA



Bondoso São José, que suportastes com heróica paciência as
provações e adversidades na viagem a Belém, na fuga para o
Egito e durante a vida oculta em Nazaré e me destes o
exemplo de admirável conformidade com a vontade de Deus;
obtende-me a virtude da paciência nas dificuldades de cada
dia. Alcançai, também, invencível paciência a todos que
suportam pesadas cruzes, a fim de que, se unam sempre
mais a Jesus, divino modelo de mansidão e paciência.
Rogai por nós, São José, espelho de paciência.Para que
sejamos dignos das promessas de Cristo.
 
Oremos:

Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno,
obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito
Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a
Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos
enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha
alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o
consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado
dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem
vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que
peço nesta novena ... Eu vos escolho por meu especial
protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação
nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas
incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em
todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa
dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. 
Assim seja.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Novena de São José

4º. Dia - SÃO JOSÉ, EXEMPLO DE FIDELIDADE



Fidelíssimo São José, que nos destes tão belo exemplo no fiel 
cumprimento de vossos deveres de protetor da Santíssima
Virgem e de pai nutrício do Redentor, rogo-vos me obtenhais
a graça de imitar o vosso exemplo na fidelidade a todos os
deveres do meu estado de vida. Ajudai-me a ser fiel nas
coisas pequenas, para o ser também nas grandes. Alcançai
esta mesma graça para todos que me são caros nesta vida, a
fim de chegarmos a gozar no céu o prêmio prometido aos que
forem fiéis até a morte. Amém.
Rogai por nós, São José, exemplo de fidelidade.Para que
sejamos dignos das promessas de Cristo.
Oremos:

Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno,
obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito
Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a
Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos
enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha
alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o
consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado
dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem
vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que
peço nesta novena ... Eu vos escolho por meu especial
protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação
nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas
incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em
todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa
dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. 
Assim seja. 

domingo, 11 de março de 2012

Novena de São José

3º. Dia - SÃO JOSÉ, CHEFE DA SAGRADA FAMÍLIA 11/03



Glorioso São José, que gozastes, durante tantos anos, da
presença e filial afeição de Jesus, a quem tivestes a dita de
alimentar e vestir, juntamente com vossa Esposa Santíssima,
vos suplico, me alcanceis o dom inefável de sempre viver
unido com Deus, pela graça santificante. Obtende, também,
para os pais cristãos, a graça do fiel cumprimento dos seus
graves deveres de educadores, e , aos filhos, o respeito e a
obediência, segundo o exemplo do menino Jesus. Amém.
Rogai por nós, São José, chefe da Sagrada Família.Para que
sejamos dignos das promessas de Cristo.
 
Oremos:

Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno,
obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito
Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a
Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos
enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha
alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o
consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado
dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem
vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que
peço nesta novena ... Eu vos escolho por meu especial
protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação
nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas
incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em
todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa
dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. 
Assim seja. 
 
Primeiro domingo
MEDITAÇÃO sobre as Tristezas e Alegrias de São José
na maternidade de Maria. Após a meditação sobre o tema
acima, reza-se: A COROA DAS SETE
TRISTEZAS E DAS SETE ALEGRIAS DE SÃO JOSÉ

Segundo Domingo

A Santa Comunhão deste dia, se oferecerá para dar graças a
São José pelos favores que nos tem alcançado com sua
poderosa intercessão.
A indulgência plenária será aplicada pelas almas do
purgatório que mais devoção tiverem à Sagrada Família.
Reza-se o ato de Contrição.

MEDITAÇÃO Sobre as Tristezas e as Alegrias de São
José por ocasião do nascimento do Menino Jesus no Presépio
de Belém.
(após a meditação sobre o tema acima, reza-se a Coroa das
sete Tristezas e das sete Alegrias de São José).

sábado, 10 de março de 2012

Novena de São José

2º. Dia - SÃO JOSÉ, 
CASTÍSSIMO ESPOSO DA MÃE DE DEUS 10/03



São José, castíssimo esposo da Mãe de Deus e guarda fiel da
sua virgindade, obtende-me por Maria, a pureza do corpo e da
alma e a vitória em todas as tentações e dificuldades.
Recomendo-vos também os esposos cristãos, para que,
unidos com sincero amor e fortalecidos pela graça, se
amparem, mutuamente, nos sofrimentos e tribulações da vida.
Amém.
Rogai por nós, São José, esposo da Mãe de Deus.Para que
sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:

Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno,
obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito
Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a
Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos
enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha
alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o
consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado
dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem
vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que
peço nesta novena ... Eu vos escolho por meu especial
protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação
nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas
incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em
todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa
dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. Assim seja.

Os santos mártires de Sebaste

Os Quarentas Santos Mártires(+320)

10/03 Sábado 2ª Semana da Quaresma
Festa de Terceira Classe
Paramentos Roxos

(+ Armênia, 320)


_____________________________________
Epístola
Gênesis 27, 6-40


6. Rebeca disse a Jacó, seu filho: “Acabo de ouvir teu pai dizer ao teu irmão Esaú para que lhe traga uma caça
7. e lhe prepare um bom prato, a fim de comer e o abençoar diante do Senhor antes de morrer.
8. Ouve-me, pois, meu filho, e faze o que te vou dizer.
9. Vai ao rebanho e traze-me dois belos cabritos. Prepararei com eles um prato suculento para o teu pai, como ele gosta,
10. tu lho levarás e ele comerá, a fim de que te abençoe antes de morrer.”
11. “Mas, respondeu Jacó à sua mãe, Esaú, meu irmão, é peludo,enquanto eu sou de pele lisa”.
12. Se meu pai me tocar, passarei aos seus olhos por um embusteiro e atrairei sobre mim uma maldição em lugar de bênção.”
13. “Tomo sobre mim esta maldição, meu filho, disse sua mãe. Ouve-me somente, e vai buscar o que te digo.”
14. Jacó foi e trouxe os dois cabritos, com os quais sua mãe preparou um prato suculento, como seu pai gostava.
15. Escolheu as mais belas vestes de Esaú, seu filho primogênito, que tinha em casa, e revestiu com elas Jacó, seu filho mais novo.
16.Cobriu depois suas mãos, assim como a parte lisa do pescoço, com a pele dos cabritos,
17. e pôs-lhe nas mãos o prato suculento e o pão que tinha preparado.
18. Jacó foi para junto do seu pai e disse-lhe: “Meu pai!””Eis-me aqui! Quem és, meu filho?”
19. Jacó respondeu: “Eu sou Esaú, teu primogênito; fiz o que me pediste. Levanta-te, assenta-te e come de minha caça, a fim de que tua alma me abençoe.”
20. “Como encontraste caça tão depressa, meu filho?” “É que o Senhor, teu Deus, fez que ela se apresentasse diante de mim.”
21. “Aproxima-te, então, meu filho, para que eu te apalpe e veja se, de fato, és o meu filho Esaú.”
22. Jacó aproximou-se de Isaac, seu pai, que o apalpou e disse: “A voz é a voz de Jacó, mas as mãos são as mãos de Esaú.”
23. E não o reconheceu, porque suas mãos estavam peludas como as do seu irmão Esaú.
E abençoou-o.
24. “Tu és bem o meu filho Esaú?” Disse-lhe ele: “Sim.”
25. “(Então) serve-me, para que eu coma de tua caça, meu filho, e minha alma te abençoe.” Jacó serviu-lhe e ele comeu; e trouxe-lhe também vinho, do qual ele bebeu.
26. Então Isaac, seu pai, disse-lhe: “Aproxima-te, meu filho, e beija-me.”
27. E, aproximando-se Jacó para lhe dar um beijo, Isaac sentiu o perfume de suas vestes, e o abençoou nestes termos. “Sim. o odor de meu filho é como o odor de um campo que o Senhor abençoou.
28. Deus te dê o orvalho do céu e a gordura da terra, uma abundância de trigo e de vinho!
29. Sirvam-te os povos e prostrem-se as nações diante de ti! Sê o senhor dos teus irmãos, e curvem-se diante de ti os filhos de tua mãe! Maldito seja quem te amaldiçoar e bendito quem te abençoar!”
30. Apenas Isaac acabara de abençoar Jacó, e este saíra de junto do seu pai, chegou Esaú da caça.
31. Preparou também ele um prato suculento e trouxe-o ao seu pai, dizendo: “Levanta-te, meu pai, e come da caça do teu filho, a fim de que tua alma me abençoe.”
32. “Quem és tu?”, perguntou-lhe seu pai Isaac. “Eu sou o teu filho primogênito Esaú.”
33. Então Isaac, tomado de emoção violenta, exclamou: “Quem é, pois, aquele que foi à caça e me trouxe o prato que eu comi antes que tu voltasses? Eu o abençoei, e ele será bendito.”
34. Ouvindo estas palavras de seu pai, Esaú soltou um grito cheio de amargura, e disse-lhe: “Abençoa-me também a mim, meu pai!”
35. “Teu irmão, respondeu-lhe Isaac, veio, fraudulentamente, tomar a tua bênção.”
36. Esaú disse então: “Será porque ele se chama Jacó que me suplantou já duas vezes? Tirou-me meu direito de primogenitura, e eis que agora me rouba minha bênção!” E ajuntou: “Não reservaste, porventura, uma bênção também para mim?”
37. Isaac respondeu-lhe: “Eu o constituí teu senhor, e dei-lhe todos os seus irmãos por servos e o estabeleci na posse do trigo do vinho. Que posso ainda fazer por ti, meu filho?”
38. Esaú disse ao seu pai: “Então só tens uma bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai!” E pôs-se a chorar.
39. Isaac tomou a palavra: “Eis, disse ele, que a tua habitação será desprovida da gordura da terra e do orvalho que desce dos céus”.
40. Viverás de tua espada, servindo o teu irmão, mas, se te libertares, quebrarás o seu jugo de cima do teu pescoço.”
_____________________________________
Evangelho
São Lucas 15,11-32


11. Disse também: Um homem tinha dois filhos.
12. O mais moço disse a seu pai: Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres.
13. Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente.
14. Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria.
15. Foi pôr-se ao serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos.
16. Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava.
17. Entrou então em si e refletiu: Quantos empregados há na casa de meu pai que têm pão em abundância... e eu, aqui, estou a morrer de fome!
18. Levantar-me-ei e irei a meu pai, e dir-lhe-ei: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti;
19. já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados.
20. Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
21. O filho lhe disse, então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.
22. Mas o pai falou aos servos: Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calçado nos pés.
23. Trazei também um novilho gordo e matai-o; comamos e façamos uma festa.
24. Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado. E começaram a festa.
25. O filho mais velho estava no campo. Ao voltar e aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.
26. Chamou um servo e perguntou-lhe o que havia.
27. Ele lhe explicou: Voltou teu irmão. E teu pai mandou matar um novilho gordo, porque o reencontrou são e salvo.
28. Encolerizou-se ele e não queria entrar, mas seu pai saiu e insistiu com ele.
29. Ele, então, respondeu ao pai: Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com os meus amigos.
30. E agora, que voltou este teu filho, que gastou os teus bens com as meretrizes, logo lhe mandaste matar um novilho gordo!
31. Explicou-lhe o pai: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu.
32. Convinha, porém, fazermos festa, pois este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Novena de São José

1º. Dia - SÃO JOSÉ, PAI NUTRÍCIO DE JESUS



Amabilíssimo São José, que tivestes a honra de alimentar,
educar e abraçar o Messias,a quem tantos profetas e reis
desejaram ver e não viram, obtende-me, com o perdão de
minhas culpas, a graça da oração humilde e confiante que
tudo alcança de Deus. Acolhei com bondade paternal os
pedidos que vos faço nesta novena ... e apresentai-os a Jesus
que se dignou obedecer-vos na terra. Amém.Rogai por nós,
São José, Pai nutrício de Jesus.Para que sejamos dignos das
promessas de Cristo.

(Para todos os dias)

Oremos:

Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno,
obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito
Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a
Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos
enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha
alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o
consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado
dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem
vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que
peço nesta novena ... Eu vos escolho por meu especial
protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação
nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas
incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em
todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa
dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor.
 Assim seja.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Mês de São José!



ORAÇÃO DE SÃO CLEMENTE A SÃO JOSÉ 08/03

São José, ó meu terno pai, ponho-me para sempre sob a
vossa proteção; considerai-me como vosso filho e preservaime
de todo o pecado. Lanço-me nos vossos braços para que
me acompanheis no caminho da virtude, e me assistais na hora da minha morte.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Mês de São José

 
 
ORAÇÃO PARA ALCANÇAR A VIRTUDE DA PUREZA 07/03

Glorioso São José, Pai e Protetor das virgens, guarda fiel, a
quem Deus confiou Jesus Cristo, a própria inocência, e Maria
a Virgem das Virgens! Eu vos peço e vos rogo por Jesus e
Maria, esse dúplice depósito que vos foi feito tão querido, que
me livreis de toda a mancha e que com a alma incontaminada,
o coração puro e o corpo casto, sirva constantemente a Jesus
e Maria.
Santo Agostinho compara os outros santos a estrelas mas, São José, ao Sol.

terça-feira, 6 de março de 2012

Mês de São José!



ORAÇÃO PARA ALCANÇAR 
A GRAÇA DA SANTIFICAÇÃO 06/03

Glorioso São José, conjuro-vos, pelo coração paternal que Deus
vos deu para com seu Filho, e pelo coração de filho que Jesus
teve para convosco, tomai cuidado da santificação de minha
alma. Sede, vós mesmo, meu diretor, meu guia, meu pai e meu
modelo.Fazei-me humilde, enchei-me do espírito de oração, daime
o mais generoso amor para com Jesus e Maria, a fim de
que, imitando vossas virtudes, chegue à felicidade dos eleitos.
(100 dias de indulgências. Uma vez ao dia)

segunda-feira, 5 de março de 2012

Mês de São José!



ORAÇÃO PELOS AGONIZANTES 05/03

São José, Pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro esposo da
Virgem Maria, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia desta noite).
V: São José, padroeiro dos agonizantes
R: Rogai por nós.

Santa Catarina de Bologna O.S.F

Santa Catarina de Bologna

05/03 Segunda-feira 2ª Semana da Quaresma
Festa de Segunda Classe
Paramentos Roxos


corpo incorrupto da santa

Santa Catarina é também conhecida como Catarina de Virgi ou Vigni. Nasceu em 8 de setembro de 1413 em Bolonha, Itália, sendo ela filha de um diplomata a serviço do marquês de Ferrara. Diz a tradição que seu pai recebera em visões o anúncio do nascimento da filha. Quando completou 11 anos de idade, foi escolhida para ser a dama de companhia da recém casada filha do marquês, compartilhando com ela o seu aprimoramento educacional. Isso durou até completar 14 anos, idade em que decidiu abandonar a corte para abraçar a vida religiosa. Ingressou na Ordem Franciscana como Irmã das Clarissas Pobres, onde obteve sucessivos progressos espirituais e admiração por ser fiel cumpridora dos preceitos de Deus e da Igreja. Por sua conduta exemplaríssima tornou-se uma das grandes santas da Idade Média. Através da intercessão do Papa Nicolau V foi erigida uma clausura no convento das Clarissas em Ferrara, onde Catarina foi eleita Madre Superiora. Gozava de grande reputação pela vida austera e piedosa, não só diante da comunidade, mas do próprio Papa Nicolau V. Foi também responsável pelo estabelecimento de um convento de Clarissas Pobres em 1456, na cidade de Bolonha, onde assumiu o cargo de Abadessa. Mística, profetisa e visionária, glorificava a Deus operando grandes milagres em Seu nome. Também era pintora e decifrava manuscritos como que iluminada por um anjo. 
 
Conta-se que num dia de Natal recebeu uma visão de Jesus nos braços de Maria. Desta visão que teve, Catarina pintou em um quadro que se encontra atualmente no Museu do Vaticano. Faleceu em 9 de março de 1463 em Bolonha, Itália e foi enterrada sem caixão e não foi embalsamada. Após dezoito dias depois, decidiram exumar seu corpo devido a inúmeros milagres que ocorriam junto de sua tumba, bem como pelo odor de perfume que exalava constantemente de seu túmulo, ocasião em que seu corpo foi encontrado incorrupto. Diante disso foi chamado o doutor Maestro Giovanni Marcanova, que examinou o corpo e não pode explicar o fato. Assim, decidiram vestir seu corpo com novo hábito e o colocaram em uma cadeira, sentado, junto a uma capela especial, mantendo-se incorrupto até hoje, portanto, por mais de 540 anos. Nas últimas décadas, foram e ainda são realizadas a cada dois anos, radiografias da coluna vertebral e as análises até o momento comprovam que não houve deterioração ou desvio da coluna, que se mantém perfeitamente ereta como a de uma pessoa adulta, sustentando o corpo e a cabeça. O que se observa apenas é a mudança da coloração da pele, que hoje apresenta-se na cor marrom. A arte litúrgica a apresenta como uma Clarissa pobre carregando o Menino Jesus ou em um trono com um livro em uma das mãos e na outra uma cruz, aludindo a imagem que se vê em seu corpo incorrupto. Escreveu um livro intitulado: “ Tratado em armas espirituais” e “Revelações”.

Foi canonizada em 22 de maio de 1712 pelo Papa Clemente XI .
____________________________________
Epístola
Daniel 9,15-19


15.Mas agora, Senhor, nosso Deus, que tirastes vosso povo do Egito por um desígnio de vosso poder, e do qual vós fizestes uma glória que perdura ainda hoje, nós pecamos, nós prevaricamos. 16.Senhor, dignai-vos, pela vossa misericórdia, afastar de vossa cidade santa, Jerusalém, vossa cólera e vossa exasperação, porque é devido às nossas iniqüidades e aos pecados de nossos antepassados que Jerusalém e vosso povo são alvo dos insultos de todos os nossos vizinhos. 17.Ouvi, pois, Senhor, a prece suplicante de vosso servo. Por amor a vós mesmo, Senhor, fazei irradiar vossa face sobre vosso santuário deserto. 18.Ó meu Deus, ficai atento para ouvir-nos; abri os olhos para ver nossa ruína e a cidade que ostenta um nome vindo de vós. Não é em nome dos nossos atos de justiça que depositamos a vossos pés nossas súplicas, mas em nome de vossa grande misericórdia. 19.Senhor, escutai! Senhor, perdoai! Senhor, ficai atento! Agi! Por vosso próprio amor, ó meu Deus, não demoreis, pois vosso nome foi dado à vossa cidade e a vosso povo!
____________________________________
Evangelho
São João 8,21-29


21.Jesus disse-lhes: Eu me vou, e procurar-me-eis e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir. 22.Perguntavam os judeus: Será que ele se vai matar, pois diz: Para onde eu vou, vós não podeis ir? 23.Ele lhes disse: Vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24.Por isso vos disse: morrereis no vosso pecado; porque, se não crerdes o que eu sou, morrereis no vosso pecado. 25.Quem és tu?, perguntaram-lhe eles então. Jesus respondeu: Exatamente o que eu vos declaro. 26.Tenho muitas coisas a dizer e a julgar a vosso respeito, mas o que me enviou é verdadeiro e o que dele ouvi eu o digo ao mundo. 27.Eles, porém, não compreenderam que ele lhes falava do Pai. 28.Jesus então lhes disse: Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então conhecereis quem sou e que nada faço de mim mesmo, mas falo do modo como o Pai me ensinou. 29.Aquele que me enviou está comigo; ele não me deixou sozinho, porque faço sempre o que é do seu agrado.

domingo, 4 de março de 2012

Devoção dos Sete domingos em honra de São José


Esta devoção manifestada pelo mesmo São José a dois
religiosos franciscanos foi confirmada e indulgenciada pelos
Sumos Pontífices, principalmente por Pio IX. Exercícios
para cada um dos sete domingos dedicados em honra e
veneração das sete principais dores e sete gozos que teve
São José durante sua vida mortal.


Primeiro Domingo
A santa Comunhão deste dia se oferecerá para agradecer a
São José, os serviços que prestou a Jesus e Maria.
A indulgência plenária aplicar-se-á pelas almas do
purgatório que mais amaram o glorioso Patriarca.


ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA TODOS OS DOMINGOSATO DE CONTRIÇÃO

Deus e Senhor meu, em quem creio e espero e a
quem amo sobre todas as coisas, entre a multidão de meus
pecados, me confundo e com sincero arrependimento, peço-
Vos perdão e clemência. Pesa-me de Vos ter ofendido e
proponho, com a Vossa Divina Graça, nunca mais tornar a vos
ofender. Tende piedade de mim, Senhor. Escutai os meus
rogos e não permitais que eu me separe de vós. E Vós,
bondoso São José, intercedei por mim para que Jesus perdoe
os meus pecados e derrame sobre a minha alma os tesouros
de Sua santa graça para que eu possa fazer, com fruto, os
Sete Domingos, em vossa honra e bem de minha
alma. Lembrai-vos, meu doce protetor, que nenhum dos que
têm implorado vosso auxílio têm ficado sem consolo. Animado
desta confiança, venho à vossa presença nestedia,
suplicando-vos as graças de que necessito e que esperoconseguir de Jesus e Maria. Amém.

MEDITAÇÃO Sobre as Tristezas e Alegrias de São José
na maternidade de Maria. Após a meditação sobre o tema
acima, reza-se: REZA-SE A COROA DAS SETE
TRISTEZAS E DAS SETE ALEGRIAS DE SÃO JOSÉ.

sábado, 3 de março de 2012

Oração para alcançar a virtude da pureza

 
Glorioso São José, Pai e Protetor das virgens, guarda fiel, a
quem Deus confiou Jesus Cristo, a própria inocência, e Maria
a Virgem das Virgens! Eu vos peço e vos rogo por Jesus e
Maria, esse dúplice depósito que vos foi feito tão querido, que
me livreis de toda a mancha e que com a alma incontaminada,
o coração puro e o corpo casto, sirva constantemente a Jesus
e Maria.
Santo Agostinho compara os outros santos a estrelas;
mas São José, ao Sol.

Santa Cunegundes, O.S.B. Viúva, Imperatriz.

Santa Cunegundes
03/03 Sábado de Têmporas da Quaresma
Festa de Segunda Classe
Paramentos Roxos


Cunegundes viveu na realeza. Nasceu no ano 988, era filha de Sigfredo, conde de Luxemburgo e Asdvige, que transmitiu pessoalmente à ela os profundos ensinamentos cristãos. Desde pequena a menina desejava se tornar religiosa.

Porém casou-se com Henrique, duque da Baviera, que era católico e em 1002 se tornou rei da Alemanha. Em 1014 o casal real recebeu a coroa imperial das mãos do Papa Bento VIII, em Roma. Para o povo, foi um tempo de paz e prosperidade. O casal ficou famoso pela felicidade que proporcionava aos seus súditos, o que chamou a atenção dos inimigos do reino e do imperador. Mas também porque a população e a corte diziam que eles haviam feito um "matrimonio de São José", casamento Josefino vivendo ambos em perfeita continência. Mais tarde, os inimigos da corte espalharam uma forte calúnia contra a imperatriz, dizendo que ela havia traído seu marido. A princípio os dois não se importaram, mas os boatos começaram a rondar o próprio palácio e Cunegundes resolveu acabar com a maledicência. Numa audiência pública, negou a traição e evocou Deus para comprovar que dizia a verdade. Para isso, mandou que colocassem à sua frente grelhas quentes. Rezou, fechou os olhos e pisou descalça sobre elas várias vezes, sem que seus pés se queimassem. Isso bastou para o imperador, a corte e o povo admirar ainda mais a santidade da imperatriz, que vivia trabalhando para atender os pobres e doentes, crianças e idosos abandonados, com suas obras religiosas assistenciais.

Em 1021 o casal imperial fundou um mosteiro beneditino em Kaufungen, em agradecimento à Deus pela cura completa de uma doença grave que Cunegundes havia contraído. Quatro anos depois, quando Henrique faleceu, ela retirou-se para esse mosteiro, abdicando do trono e da fortuna, onde viveu como religiosa por quinze anos.

Até hoje o mosteiro possui em seu acervo os riquíssimos e belos paramentos que Cunegundes costurava. Contudo, ela própria usava somente um hábito muito simples, também feito com as próprias mãos. Com ele trabalhava diariamente e com ele fez questão de ser enterrada, embora suas companheiras tivessem preparado cobertas ricamente bordadas e enfeitadas com jóias preciosas para seu velório.

Antes de morrer, no dia 03 de março de 1039, pediu que a enterrassem como uma simples monja e ao lado da sepultura do esposo, na Catedral de Bamberg, que eles também haviam construído. O local foi palco de numerosos prodígios e graças, por isso seu culto correu entre os fiéis e se propagou por toda a Europa. O Papa Inocêncio III a canonizou em 1200, autorizando sua festa para o dia de sua morte. Santa Cunegundes é padroeira de Luxemburgo, da Lituânia e da Polônia o que faz com que sua devoção se mantenha ainda muito forte e intensa.
_________________________________
Epístola
I Tessalonicenses 5,14-23


14. Pedimo-vos, porém, irmãos, corrigi os desordeiros, encorajai os tímidos, amparai os fracos e tende paciência para com todos.
15. Vede que ninguém pague a outro mal por mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos.
16. Vivei sempre contentes.
17. Orai sem cessar.
18. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.
19. Não extingais o Espírito.
20. Não desprezeis as profecias.
21. Examinai tudo: abraçai o que é bom.
22. Guardai-vos de toda a espécie de mal.
23. O Deus da paz vos conceda santidade perfeita. Que todo o vosso ser, espírito, alma e corpo, seja conservado irrepreensível para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo!
_________________________________ 
Evangelho
São Mateus 17,1-9


1. Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha.
2. Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.
3. E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele.
4. Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui.
5. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o.
6. Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo.
7. Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais.
8. Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus.
9. E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Consagração a São José


São José, eu te consagro, minhas alegrias e meus
sofrimentos, todos os meus bens, o que sou e o que
tenho,meu corpo e minha alma.Eu me consagro,
cheio de confiança,a tua benevolência e proteção.
Sou teu filho, tem compaixão de mim,Leva-me
em teus braços,os mesmos braços que levaram o
Filho de Deus.
Amém.