quarta-feira, 3 de agosto de 2016

03 de agosto dia da Instituição do corpo do mártir Santo Estevão


03/08 Quarta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Verdes
Santo Estevão começa com uma etimologia de Isidoro de Sevilha 's Etimologias : Estevão (do grego stephanos, "coroa"), também vem do hebraico a palavra para "padrão" [hebraico "tabniyth"?] desde que ele foi o primeiro mártir do Novo Testamento , ele estabeleceu o padrão para o sofrimento de Cristo. Ele acrescenta etimologias de outras fontes: Ou o seu nome vem de fãs strenue, "falar forte", por causa de sua maneira de falar e suas doutrinas religiosas. Ou se trata de stans  strenue ", louvavelmente pé" ou fãs Anibus, "instruir e governar sobre mulheres mais velhas." Assim, de acordo com de Voragine, "Stephen é uma coroa porque ele é o primeiro no martírio, uma norma com o seu exemplo no sofrimento e seu modo de vida, um alto-falante zeloso em seu ensino louvável das viúvas". A Tradição conta que Santo Estevão, de acordo com a Bíblia conta, como um dos sete diáconos, nomeados pelos apóstolos para apaziguar as viúvas entre os de língua grega cristãos da Igreja em Jerusalém. Isto provoca,a ira e o ódio ao Cristo e por causa deste sucesso de Estevão em seu ministério os compatriotas judeus, denunciaram as autoridades judaicas conspiraram para derrubá-lo. Primeiro, eles tentam derrotá-lo por meio de argumento, mas são mal sucedidos desde o Espírito Santo ilumina Santo Estevão com a sabedoria divina. Em seguida, eles trazem falsas testemunhas, que o acusam de blasfemar contra Deus, Moisés , a Lei e o Templo.  Ajudado por seu anjo , Santo Estevão refuta todos os pontos. Finalmente, eles torturaram; ainda o Santo Estevão persiste em falar da Salvação vinda por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo,  tenta convertê-los, e, mostrando seu amor por eles, ora por seus opositores mais os Judeus não aceitam tal pregação e com mais ódio eles apedrejam até a morte. Assim Santo Estevão da o mesmo testemunho que Nosso Senhor Jesus Cristo deu na Cruz perdoa o seus carrascos.
Leitura da Epístola dos 
I Coríntios 15,1-10   
1.Eu vos lembro, irmãos, o Evangelho que vos preguei, e que tendes acolhido, no qual estais firmes.2.Por ele sereis salvos, se o conservardes como vo-lo preguei. De outra forma, em vão teríeis abraçado a fé.3.Eu vos transmiti primeiramente o que eu mesmo havia recebido: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras;4.foi sepultado, e ressurgiu ao terceiro dia, segundo as Escrituras;5.apareceu a Cefas, e em seguida aos Doze.6.Depois apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais a maior parte ainda vive (e alguns já são mortos);7.depois apareceu a Tiago, em seguida a todos os apóstolos.8.E, por último de todos, apareceu também a mim, como a um abortivo.9.Porque eu sou o menor dos apóstolos, e não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus.10.Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e a graça que ele me deu não tem sido inútil. Ao contrário, tenho trabalhado mais do que todos eles; não eu, mas a graça de Deus que está comigo.
Sequência do Santo Evangelho

São Marcos 7,31-37                                                                               
31.Ele deixou de novo as fronteiras de Tiro e foi por Sidônia ao mar da Galiléia, no meio do território da Decápole.32.Ora, apresentaram-lhe um surdo-mudo, rogando-lhe que lhe impusesse a mão.33.Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva.34.E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: Éfeta!, que quer dizer abre-te!35.No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente.36.Proibiu-lhes que o dissessem a alguém. Mas quanto mais lhes proibia, tanto mais o publicavam.37.E tanto mais se admiravam, dizendo: Ele fez bem todas as coisas. Fez ouvir os surdos e falar os mudos!

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário