sábado, 6 de agosto de 2016

06 de agosto dia da Transfiguração de Nosso Senhor

06/08 Quinta-feira Transfiguração de Nosso Senhor
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos
Transfiguração – mudança que alguém sofre na figura ou forma, conversão de uma figura noutra.  Estado glorioso de Jesus Cristo no Monte Tambor (São Mateus 17, 1-9).
São Xisto II(Pontificado: 257 a 258) ,Papa.



São Xisto era de origem grega e  foi ordenado bispo de Roma no ano 257. Foi sucessor de Santo Estevão no Primado Papal. Este, por sua vez,  foi sucessor de São Lúcio.  Ambos  foram martirizados pela intensa perseguição feita pelo imperador  Valeriano.   Ao assumir o trono pontifício, São Xisto sabia que  as coisas  não iriam  ser diferentes, como de fato não o foram.  A perseguição implacável de  Valeriano já veio no ano seguinte à posse de São Xisto.  Celebrava a sagrada  liturgia na catacumba de Calisto quando foi preso pelos  soldados, por ordem do imperador. Nesta ocasião, também quatro dos  seus  diáconos foram levados, sendo todos executados imediatamente. Recebeu sepultura no mesmo cemitério onde deu-se  sua  última celebração

Santos Felicíssimo e Agapito, Mártires.  


Os diáconos Agapito, Felicíssimo, Janeiro, Magno, Vicente e Estevão, São Xisto II foi morto durante a perseguição de Valeriano. O culto dos cristãos fora proibido, passando a ser celebrado na clandestinidade. São Xisto e seus companheiros foram surpreendidos durante uma cerimônia clandestina no cemitério da via Ápia. Presos, foram martirizados.

São Dâmaso compôs-lhe esta elegia:     
                                                                                                        
Vede, este túmulo conserva os membros celestes dos santos que arrebatou num instante a corte do céu. Os companheiros da sua (de São Xisto II) cruz invencível, ao mesmo tempo que os seus diáconos, partilhando o mérito e a fé de quem tinham por chefe, entraram nas moradas do Alto e no reino dos eleitos. O povo de Roma sente-se feliz e orgulhoso de que eles tenham merecido triunfar com Cristo sob o comando de São Xisto. A Felicíssimo e a Agapito, aos santos mártires, Dâmaso, bispo.   

Leitura da Epístola dos 

II São Pedro 1,16-19      
16.Na realidade, não é baseando-nos em hábeis fábulas imaginadas que nós vos temos feito conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, mas  por termos visto a sua majestade com nossos próprios olhos.17.Porque ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando do seio da glória magnífica lhe foi dirigida esta voz: Este é o meu Filho muito amado, em quem tenho posto todo o meu afeto.18.Esta mesma voz que vinha do céu nós a ouvimos, quando estávamos com ele no monte santo.19.Assim demos ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações.                                                                                                                           

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 17,1-9                                          


1.Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e conduziu-os à parte a uma alta montanha.2.Lá se transfigurou na presença deles: seu rosto brilhou como o sol, suas vestes tornaram-se resplandecentes de brancura.3.E eis que apareceram Moisés e Elias conversando com ele.4.Pedro tomou então a palavra e disse-lhe: Senhor, é bom estarmos aqui. Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias. Falava ele ainda, quando veio uma nuvem luminosa e os envolveu. E daquela nuvem fez-se ouvir uma voz que dizia: Eis o meu Filho muito amado, em quem pus toda minha afeição; ouvi-o.6.Ouvindo esta voz, os discípulos caíram com a face por terra e tiveram medo.7.Mas Jesus aproximou-se deles e tocou-os, dizendo: Levantai-vos e não temais.8.Eles levantaram os olhos e não viram mais ninguém, senão unicamente Jesus.9.E, quando desciam, Jesus lhes fez esta proibição: Não conteis a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário