terça-feira, 6 de setembro de 2016

06 de setembro dia de São Zacarias, Profeta.

06/09 Segunda-feira
Festa de Quarta Classe 
Paramentos Verdes

 São Zacarias, cujo nome "זְכַרְיָה" significa "Lembrou/Memoria do/é que Senhor. “o Senhor lembrou ", foi um dos profetas pós – exílicos do Antigo Testamento (Judeus Tanakh).
Ele foi contemporâneo de Ageu (Esdras 5:1). Com Ageu, ele foi chamado para despertar os judeus que retornaram, para completar a tarefa de reconstruir o templo (ver Ed 6.14). Como filho de Baraquias, filhos de Ido, ele era de umas das famílias sacerdotais da tribo de Levi. Ele é um dos mais messiânicos de todos os profetas do Antigo Testamento, dado referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Messias. Ele foi um profeta duas tribos Reino de Judá, e foi o décimo primeiro profeta dos doze profetas menores. Conforme Ezequiel, ele foi um profeta do exílio. Ele descreveu a si mesmo (1:1) como "o Filho de Baraquias." Em Esdras 5:1 e 6:14 ele foi chamado "o filho de Iddo," que foi na realidade seu avô. Sua carreira profética iniciou-se no segundo ano de Dario, Rei da Pérsia (520 A.C.), cerca de seis anos antes do primeiro grupo que retornou do exílio babilônico. A vida do profeta Zacarias é cercada de visões, profecias e prodígios”. Nas Escrituras Sagradas existe um livro com seu nome, no qual são narradas as passagens de sua vida religiosa. Ele é constantemente citado no Novo Testamento.
Viveu o seu ministério profético por volta de 520 antes de Cristo, quando estava sendo erguido o Templo de Jerusalém. Tendo recebido o chamado de Deus, foi convidado a espalhar a Sua palavra, para que se fizesse penitência tendo em vista a vinda de Jesus, ou do próprio Deus encarnado, em um novo tempo onde reinariam a paz e a alegria.
Sua característica é o messianismo. Zacarias, pertencia à tribo de Levi e já idoso, voltou para a Palestina. Em sua velhice continuaria sua obra, que denunciava o fim dos tempos, acreditando na vinda do Salvador à terra. Morreu em idade avançada e seu túmulo se encontra ao lado do túmulo de Ageu.

Leitura da Epístola dos  
Efésios 3, 13-21 
13.Por isso vos rogo que não desfaleçais nas minhas tribulações que sofro por vós: elas são a vossa glória.14.Por esta causa dobro os joelhos em presença do Pai,15.ao qual deve a sua existência toda família no céu e na terra,16.para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior.17.Que Cristo habite pela fé em vossos corações, arraigados e consolidados na caridade,18.a fim de que possais, com todos os cristãos, compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade,19.isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo o conhecimento, e sejais cheios de toda a plenitude de Deus.20.Àquele que, pela virtude que opera em nós, pode fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou entendemos,21.a ele seja dada glória na Igreja, e em Cristo Jesus, por todas as gerações de eternidade. Amém.

 Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 14,1-11                                                                        
1.Jesus entrou num sábado em casa de um fariseu notável, para uma refeição; eles o observavam.2.Havia ali um homem hidrópico.3.Jesus dirigiu-se aos doutores da lei e aos fariseus: É permitido ou não fazer curas no dia de sábado?4.Eles nada disseram. Então Jesus, tomando o homem pela mão, curou-o e despediu-o.5.Depois, dirigindo-se a eles, disse: Qual de vós que, se lhe cair o jumento ou o boi num poço, não o tira imediatamente, mesmo em dia de sábado?6.A isto nada lhe podiam replicar. 7.Observando também como os convivas escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes a seguinte parábola:8.Quando fores convidado às bodas, não te sentes no primeiro lugar, pois pode ser que seja convidada outra pessoa de mais consideração do que tu,9.e vindo o que te convidou, te diga: Cede o lugar a este. Terias então a confusão de dever ocupar o último lugar.10.Mas, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, passa mais para cima. Então serás honrado na presença de todos os convivas.11.Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado.


 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário