segunda-feira, 24 de outubro de 2016

24 de outubro dia de São Rafael Arcanjo


24/10 Segunda-feira

Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
Enviado por Deus para curar em Seu Nome, Rafael significa "Deus cura". São Rafael é um dos sete Arcanjos que estão diante do trono do Senhor. Na Bíblia, o Arcanjo Rafael é citado no Antigo Testamento, no Livro de Tobias (presente no cânon católico). No capítulo 5, versículo 4 (Tb 5,4) há o início das aparições de Rafael ao jovem Tobias: "(…)Tendo saído, deparou-se-he o anjo Rafael, sem demonstrar, todavia, ser um anjo de Deus". Já no capítulo 6, versículo 3 (Tb 6,3), vê-se porque imagem esculpida mostra o Arcanjo segurando um peixe. Fel tirado do peixe é usado pelo Arcanjo para curar o pai de Tobias devolvendo-lhe a visão. (Tb 6,11). Raphael ajudou Tobias através de suas dificuldades e lhe ensinou a entrar com segurança casamento com Sarahpois já havia morrido sete maridos. Tobias disse que Rafael levou a ter de sua esposa e que ele deu a alegria de Sara pais para expulsar o mal espírito nela. Tobias 5-11   


 E o Evangelho de João 5:1-4 , referindo-se o piscina chamada Probatica , Onde a multidão de enfermos leigo esperando o movimento da água, para "um anjo do Senhor desceu em certo vezes na piscina, e a água foi movimentada aquele que desceu primeiro no tanque após o movimento da água foi feita toda de qualquer enfermidade ". Assim conjectura referida está confirmada pelo funcionário Liturgia da Igreja que Arcanjo São Rafael movimentava a água.
Oração Rafael para uma boa viagem
Ó Deus, que em Vossa inefável providência, Vos dignastes escolher o glorioso Arcanjo São Rafael para ser o companheiro de Vossos fiéis em suas viagens. Fazei que possamos ser sempre conduzidos e defendidos, contra todos os nossos inimigos, visíveis e invisíveis, em todos os caminhos que empreendemos em nossa vida e principalmente em nossa viagem do tempo para a eternidade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


Ladainha de São Rafael
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.                                                                                                     
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.                                                                                                               
Deus Pai Celestial, criador de todos os espíritos, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do Mundo, que os anjos desejam sempre contemplar, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, felicidade dos espíritos celestiais, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, glória dos anjos, tende piedade de nós.                   
São Rafael, anjo da saúde, rogai por nós.
São Rafael, um dos sete espíritos que permaneceis perante o trono de Deus, rogai por nós.
São Rafael, fiel condutor de Tobias, rogai por nós.
São Rafael, que afugentais os espíritos malignos, rogai por nós.
São Rafael, que apresentais nossas preces ao trono de Deus, rogai por nós.
São Rafael, que curais a cegueira, rogai por nós.
São Rafael, auxílio nas tribulações, rogai por nós.
São Rafael, que fazeis felizes vossos devotos, rogai por nós.
São Rafael, , rogai por nós.                                                                                                         
Jesus Cristo, que sois a felicidade dos anjos, perdoai-nos.
Jesus Cristo, que sois a glória dos espíritos celestes, ouvi-nos.
Jesus Cristo, esplendor dos exércitos celestiais, tende piedade de nós.
Oremos
Ó Deus, que em vossa inefável bondade nos enviastes São Rafael para conduzir-nos em nossas viagens, humildemente Vos imploramos possamos ser sempre guiados por ele no caminho da salvação e experimentar seu auxílio nas doenças da alma e do corpo. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.


Leitura da Epístola da

Tobias 12,7-15         
7.Se é bom conservar escondido o segredo do rei, é coisa louvável revelar e publicar as obras de Deus.8.Boa coisa é a oração acompanhada de jejum, e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos, 9. porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;10.aqueles, porém, que praticam a injustiça e o pecado são os seus próprios inimigos.11.Vou descobrir-vos a verdade, sem nada vos ocultar.12.Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor. 13.Mas porque eras agradável ao Senhor, foi preciso que a tentação te provasse. 14.Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho.15.Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor.
Sequência do Santo Evangelho

São João 5, 1-4
Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.2.    Há em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos.3.    Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água.4.    [Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário