terça-feira, 8 de novembro de 2016

08 de novembro dia de Santos Quatro Coroados, Mártires

   08/11 Terça-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Verdes
O título cardinalício de Santos Quatro Coroados foi criado em 600 pelo Papa Gregório I, de acordo com o Anuário Pontifício. Aparece com o nome de Aemilianae em sínodos realizados em 499 e em 595. Os santos “Quatro Incoronato”. mártires coroados são: Castório, Cláudio, Nicóstrato e Sinfrônio; foram torturados e martirizados na Pannonia (hoje Hungria). Eram escultores em Sirmium (antiga Iugoslávia), e se recusaram a esculpir uma estátua pagã para o Imperador Diocleciano (243-305). Na Colina de Caelian, em Roma, existe uma igreja dedicada aos "Sancti Quatuor Coronati”, provavelmente construída no século sexto. Teriam sido grandes escultores em pedra e trabalhavam juntos. Seu trabalho exibia um perfeito equilíbrio entre a pedra e o espaço, e o Imperador Diocleciano havia adquirido um certo número de trabalhos deles, aos quais admirava. Outros escultores, menos talentosos, com inveja, persuadiram Diocleciano a ordenar uma escultura de Aesculapius (Esculápio), deus da medicina e da cura, sabendo que eles, sendo cristãos, iriam recusar. Realmente, os escultores educadamente recusaram-se a esculpir a referida estátua. Foi-lhes, então, ordenado que oferecessem sacrifícios ao deus Sol, o que lhes era ainda menos aceitável. Quando um oficial de Diocleciano, chamado Lampadius, que estava tentando convencer os escultores a oferecer os sacrifícios, morreu repentinamente, seus parentes culparam os quatro pela morte. Para aplacá-los Diocleciano ordenou que os escultores fossem amarrados vivos dentro de caixas de chumbo e jogados no rio, tendo-lhes, ainda, sido pregadas no crânio uma coroa de pregos, daí o título “mártires coroados”.Os corpos foram enterrados a três quilômetros de Roma. Mais tarde, o Papa Gregório, o Grande (Magno), um estudioso dos mártires, mencionou pela primeira vez na Igreja os "quatro mártires coroados", e o Papa Leão IV, em 841, trasladou suas relíquias para a igreja da Via Lavican. Posteriormente a igreja foi quase destruída pelo fogo, e o Papa Pascoal II a reconstruiu.                                
Eles são venerados na Inglaterra, havendo uma capela a eles dedicada em Canterbury, erigida em 619 d.C. Os escultores em pedra da Idade Média tinham pelos quatro mártires uma especial veneração.  
São padroeiros dos escultores, dos trabalhadores em pedra e em mármore.

Leitura da Epístola da
                                                                                                                      Colossenses 3,12-17
12 Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. 13 Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. 14 Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. 15 Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. 16 A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. 17 Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Sequência do Santo Evangelho
São Mateus 13, 24-30
24 Jesus propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é semelhante a um homem que tinha semeado boa semente em seu campo. 25 Na hora, porém, em que os homens repousavam, veio o seu inimigo, semeou joio no meio do trigo e partiu. 26 O trigo cresceu e deu fruto, mas apareceu também o joio. 27 Os servidores do pai de família vieram e disseram-lhe: - Senhor, não semeaste bom trigo em teu campo? Donde vem, pois, o joio? 28 Disse-lhes ele: - Foi um inimigo que fez isto! Replicaram-lhe: - Queres que vamos e o arranquemos? 29 - Não, disse ele; arrancando o joio, arriscais a tirar também o trigo. 30 Deixai-os crescer juntos até a colheita. No tempo da colheita, direi aos ceifadores: arrancai primeiro o joio e atai-o em feixes para o queimar. Recolhei depois o trigo no meu celeiro.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário