quarta-feira, 16 de novembro de 2016

16 de novembro dia da Santa Gertrudes a Grande

16/11 Quarta-feira
 Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
Santa Gertrudes de Helfta (ou Santa Gertrudes a Grande) foi uma beneditina, mística e teóloga alemã. Nasceu em 6 de Janeiro de 1256, em Eisleben (Alemanha). Seus pais, confiaram-na com  5 anos de idade ao convento de Rodelsdorf. Ingressada neste monastério de Santa Maria em Helfta, sob a direção da abadessa Gertrudes de Hackeborn. Alguns referem-se ao monastério como Cisterciense, pois foi fundado por sete irmãs da comunidade de Halberstadt. Gertrudes dedicou-se aos estudos, tornando-se especialista em literatura e filosofia. Depois experimentou a conversão a Deus e iniciou uma caminhada de perfeição na vida religiosa, voltando seus talentos para o estudo das escrituras e teologia. Produziu numerosos textos, mas somente dois deles: Revelações do Amor Divino, parcialmente escrito com outras monjas da comunidade, e Exercícios Espirituais, permanecem conhecidos até. Teve várias experiências místicas, incluindo uma visão de Jesus, convidando-a a repousar sua cabeça em seu peito para ouvir seu coração batendo no compasso do divino amor.Morreu em Helfta, Saxônia, em torno de 1302. Sua festa é celebrada em 16 ou 17 de Novembro, mas a data exata confunde-se com os registros da abadessa Gertrudes. Foi canonizada pelo Papa Clemente XII no ano de 1677.Nosso Senhor disse a Santa Gertrudes que a seguinte oração libertaria mil (1000) almas do Purgatório (por dia*) cada vez que fosse rezada. Esta oração foi estendida também aos pecadores ainda em vida:                              
Eterno Pai, eu Vos ofereço o preciosíssimo Sangue do Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Santas Missas que hoje são celebradas em todo o mundo, por todas as santas almas do Purgatório, pelos pecadores em todos os lugares, pelos pecadores da Santa Igreja universal, pelos de minha casa e meus vizinhos. Amem!                                                                                                                    
Foi canonizada pelo Papa Clemente XII no ano de 1677.

 Leitura da Epístola

II Coríntios 10,17-18 e Coríntios 11,1-2
17Ora, quem se gloria, glorie-se no Senhor.18Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda.1Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me.2Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura.


Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 25, 1-13
1Então o Reino dos céus será semelhante a dez virgens, que saíram com suas lâmpadas ao encontro do esposo.2Cinco dentre elas eram tolas e cinco, prudentes.3Tomando suas lâmpadas, as tolas não levaram óleo consigo.4As prudentes, todavia, levaram de reserva vasos de óleo junto com as lâmpadas.5Tardando o esposo, cochilaram todas e adormeceram.6No meio da noite, porém, ouviu-se um clamor: Eis o esposo, ide-lhe ao encontro.7E as virgens levantaram-se todas e prepararam suas lâmpadas.8As tolas disseram às prudentes: Dai-nos de vosso óleo, porque nossas lâmpadas se estão apagando.9As prudentes responderam: Não temos o suficiente para nós e para vós; é preferível irdes aos vendedores, a fim de o comprardes para vós.10Ora, enquanto foram comprar, veio o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para a sala das bodas e foi fechada a porta.11Mais tarde, chegaram também as outras e diziam: Senhor, senhor, abre-nos!12Mas ele respondeu: Em verdade vos digo: não vos conheço!13Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário