sexta-feira, 18 de novembro de 2016

18 de novembro dia de Dedicação das Basilicas de São Pedro e Sao Paulo

18/11 Sexta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos


Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo e Santo Dionísio 
 http://3.bp.blogspot.com/-Z0euldZi6V8/Tgx5HUcSh_I/AAAAAAAAAWQ/0P6hLgKWsj8/s1600/Peter_and_Paul+Igreja.jpg

   Desde muito a Igreja celebra a comemoração anual da consagração de uma Igreja e por isso notamos no calendário litúrgico a memória da Dedicação das quatro Basílicas maiores construídas em Roma já no século IV: a Basílica de Latrão, sede catedral do Papa, em 9 de novembro; a de Santa Maria Maior, no dia 5 de agosto; e as dos Apóstolos Pedro e Paulo, em 18 de novembro.
Estas Basílicas, primícias das igrejas nomundo, constituem o patrimônio histórico mais precioso da Igreja Latina. A Dedicação da Basílica de São Pedro, construída sobre o túmulo do Apóstolo, era comemorada já no século XII, em 18 de novembro, e esta data foi mantida mesmo com a reconstrução da nova e atual igreja no século XVI. A Basílica de São Paulo Fora dos Muros, foi reedificada várias vezes, tendo sua última consagração em 1854. A liturgia une numa só data a memória da Dedicação das duas Basílicas como sinal de unidade eclesial.


São Dionísio nasceu numa família pagã rica na transição do século II para III d.C. Ele dispendeu a maior parte de sua vida lendo livros e cuidadosamente estudando as tradições heréticas. Ele se converteu ao Cristianismo já numa idade madura e discutiu sua experiência de conversão com Filemon, um presbítero de Sisto II . Ele se converteu após ter recebido uma visão, que ele atribuiu a Deus. Nela, ele foi vigorosamente comandado a estudar as heresias que estavam desafiando a igreja cristã para que pudesse refutá-las através do estudo da doutrina. Após sua conversão, Dionísio se juntou à famosa Escola Catequética de Alexandria e foi um aluno de Orígenes e Héraclas de Alexandria. Mais tarde, Dionísio se tornou presbítero da igreja cristã e sucedeu a Héraclas (que se tornou patriarca) como reitor da Escola Catequética de Alexandria, em 231 d.C. Em seguida, ele foi elevado à posição de patriarca de Alexandria (papa das igrejas que se tornariam, no futuro, a Igreja Copta e da Igreja Ortodoxa de Alexandria) em 248 d.C, sucedendo o já falecido Héraclas .

Leitura da Epístola

Apocalipse 21, 2-5  
2 Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo. 3 Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. 4 Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição. 5 Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

Sequência do Santo Evangelho   
                                                                                             
São Lucas 19, 1-10                                                                           

1 Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade. 2 Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos. 3 Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura. 4 Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali. 5 Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa. 6 Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente. 7 Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador... 8 Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo. 9 Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão. 10 Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário