quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

22 de dezembro dia de São Flaviano, Mártir.

22/12 Quinta-feira

Festa de Segunda Classe

Paramentos  Roxos
    São Flaviano pertencia à alta aristocracia romana.  Casado esposo da Santa Dafrosa(4 de Janeiro) e pai de duas filhas - que mais tarde também vieram a tornar-se santas  mártires Bibiana(2 de dezembro) e Demétria(21 de julho). Na época do Imperador Constantino, foi eleito governador de Roma, dadas a sua grande inteligência e boa moral.  Quando, porém, o imperador morreu e em seu lugar assumiu seu filho Constâncio que favorecia o Arianismo, este deu início à perseguição dos cristãos de uma maneira bárbara.
  Ele, porém, não se intimidou e passou a dedicar seus dias a confortar e estimular os católicos e defendia valorasamente a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo contra os erros de Ário, esta atitude desagradou o Imperador que logo, Flaviano foi destituído de seu cargo.  Morto Constâncio, assumiu Julião o apóstata inimigo fidagal do nome cristão, que deu continuidade à perseguição, empreendendo-a ainda com mais ênfase.  E Flaviano, também dava mais força à sua ação, e, assim, passou a dedicar-se diretamente aos cristãos presos, até que ele mesmo foi preso e levado à presença do governador para abjurar sua fé Católica ou ser entregue ao martírio.


  Ele, porém, não negou sua fé e, por isso, em vez de martirizado, foi destituído de todos os seus títulos de aristocracia, teve seus bens confiscados e foi rebaixado a escravo, sendo exilado na prisão o que confortava-se com suas orações reseguinadas e acabou morto por maus tratos entregando assim a Deus sua alma fiel a Santa Religião Católica Apostolica Romana.

Leitura da Epístola

I Coríntios 4, 1-5

1Que os homens nos considerem, pois, como simples operários de Cristo e administradores dos mistérios de Deus.2Ora, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis.3A mim pouco se me dá ser julgado por vós ou por tribunal humano, pois nem eu me julgo a mim mesmo.4De nada me acusa a consciência; contudo, nem por isso sou justificado. Meu juiz é o Senhor.5Por isso, não julgueis antes do tempo; esperai que venha o Senhor. Ele porá às claras o que se acha escondido nas trevas. Ele manifestará as intenções dos corações. Então cada um receberá de Deus o louvor que merece.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 3,1-16
 1No ano décimo quinto do reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca da Abilina,2sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zacarias.3Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados,4como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías (40,3ss.): Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.5Todo vale será aterrado, e todo monte e outeiro serão arrasados; tornar-se-á direito o que estiver torto, e os caminhos escabrosos serão aplainados.6Todo homem verá a salvação de Deus.7Dizia, pois, ao povo que vinha para ser batizado por ele: Raça de víboras! Quem vos ensinou a fugir da ira iminente?8Fazei, pois, uma conversão realmente frutuosa e não comeceis a dizer: Temos Abraão por pai. Pois vos digo: Deus tem poder para destas pedras suscitar filhos a Abraão.9O machado já está posto à raiz das árvores. E toda árvore que não der fruto bom será cortada e lançada ao fogo.10Perguntava-lhe a multidão: Que devemos fazer?11Ele respondia: Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo.12Também publicanos vieram para ser batizados, e perguntaram-lhe: Mestre, que devemos fazer?13Ele lhes respondeu: Não exijais mais do que vos foi ordenado.14Do mesmo modo, os soldados lhe perguntavam: E nós, que devemos fazer? Respondeu-lhes: Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo.15Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo,16ele tomou a palavra, dizendo a todos: Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo.
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário