quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Quarta-feira das Têmporas do Advento

20/12 Quarta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Roxos

Intróito/ ( Isaías 45,8; Salmo 18.2 )

Derramai ó Céus, o vosso orvalho, e que a nuvens chovam o justo; que se abre a terra, e brote o Salvador. SL. Os Céus proclamam a glória Deus, e o Firmamento manifesta as obras de suas mãos. V. Glória Patri Gloria Patri.

Depois do Kýrie, eléison, dizemos imediatamente: Oremos. Vamos Ajoelhemos.
 R /. Levantai-vós. Ficar de pé.

Coleta( Primeira oração)
Fazei, te pedimos, Senhor: que a solenidade que se aproxima de nossa redenção nos traga consigo as graças necessárias para a vida presente e nos obtenha a recompensa da felicidade eterna.Por Nosso Senhor Jesus Cristo.


Leitura da Epístola


1 Leitura Isaías 2,2-5
No fim dos tempos acontecerá que o monte da casa do Senhor estará colocado à frente das montanhas, e  dominará as colinas. Para aí acorrerão todas as gentes, e os povos virão em multidão: Vinde, dirão eles, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó: ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas. Porque de Sião deve sair a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor. Ele será o juiz das nações, o governador de muitos povos. De suas espadas forjarão relhas de arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se arrastarão mais para a guerra. Casa de Jacó, vinde, caminhemos à luz do Senhor. Vós rejeitastes inteiramente vosso povo, a casa de Jacó, porque ela está cheia de adivinhos do Oriente, e de agoureiros como os filisteus; ela transige com os estrangeiros. 

Gradual/ Sl. 23, 7,3 e 4
Abri vossas portas,ò príncipes! Levantem-se, portais antigos! e o Rei da glória entrará.V /. Quem poderá escalar a montanha do Senhor e permanecer neste lugar sagrado? Aquele que terá as mãos limpas e um coração puro.

Aqui dizemos V /. Dóminus vobíscum, sem Dobrar o joelho.
Rezemos..

Coleta( Segunda oração)
Apressa-te, Senhor, te pedimos, não te demores mais: ajuda-nos com a força do alto para que sejamos tua vinda amparados e conforte os que confiam na tua bondade. Vós que viveis e reinais.

1 Leitura Isaías 7,10-15 
10 O Senhor disse ainda a Acaz: 11 Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto. 12 Acaz respondeu: De maneira alguma! Não quero pôr o Senhor à prova. 13 Isaías respondeu: Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus? 14 Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco. 15 Ele será nutrido com manteiga e mel até que saiba rejeitar o mal e escolher o bem.

Gradual/ Sl. 144, 18,21
O Senhor não está longe de todos os que invocam a Ele, de todos os que  invocam a Ele com verdade. V /. Que a minha voz proclame os louvores do Senhor;que tudo vive    cante o seu santíssimo Nome.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 1,26-38
26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33 e o seu reino não terá fim. 34 Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? 35 Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível. 38 Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela. 

Ofertório/ Isaías 35, 4.
 Anime-se e não tema mais. Aqui está nosso Deus vindo para restaurar a justiça. Ele está vindo pessoalmente e vai nos salvar.
 
Secreta
Digna-se a aceitar, pedimos-te, Senhor, as nossas privações: para que, purificando-nos, esta penitência nos torne dignos da tua graça e nos encaminhe para os bens eternos que nos prometeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que sendo Deus convosco, vive e reina na unidade de Deus Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão Isaias 7,14 .
Isaias 7,14 – A Virgem mãe conceberá  e dará à luz um Filho que receberá o nome de Emanuel.
(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
–Alimentados, Senhor, satisfeitos,  pelo sacramento da Salvação, humildemente te pedimos que depois de termos tido a alegria de prová-la, sejamos verdadeiramente renovados pela Sua virtude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que sendo Deus convosco, vive e reina na unidade do mesmo Deus Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos..




Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário