quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

19 de janeiro dia dos Santos Mário,Marta,Audíface e Abaco,Mártires.

  19/01 Quinta-feira
Festa de Quarta Classe
 Paramentos Verdes
 
Mártires Mário era um persa notável que se converteu com sua família Marta sua esposa, seus dois filhos os Santos Audifax e Ábacopara ao cristianismo. Vem em peregrinação a Roma no reinado de Cláudio, o Gótico (268-270), está família que pertencia à nobreza persa e foi a Roma para venerar os túmulos dos Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo. Eles ajudaram a comunidade cristã a dar um enterro digno aos 260 mártires,cujos corpos jaziam insepultos.Reconhecidos como cristãos,foram apanhados pelos soldados do imperador Cláudio II enquanto cumpriam obra de misericordia de enterrar os mortos cumprindo o dever de cristão. Levados presos queriam obriga-los à oferecer sacrifícios aos deuses pagãos recusaram-se e não renunciaram à fé cristã. Assim foram condenados primeiro São Mário, Santo Audifax e Santo Ábaco foram martirizados e mortos por decapitados  na via Cornélia. Já Santa Marta foi condenada à morte por afogamento. Hoje, no local do ocorrido, ainda existem as ruínas de uma antiga igreja, construída para reverenciar os quatro Santos. Seu culto é ainda parte do Martirológio Romano recente.
Corneille na pista em décimo terceiro os quilômetros de Roma, o cemitério "Em Ninfas", o santo mártires Marius, Marta e Abacum Audifax. . 
 Hoje, no local do ocorrido, ainda existem as ruínas de uma antiga igreja, construída para reverenciar os quatro Santos.

Leitura da Epístola

Romanos 12,6-16
6 Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o conforme a fé. 7 Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; 8 o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas, faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade. 9 Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem. 10 Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros. 11 Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. 12 Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. 13 Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade. 14 Abençoai os que vos perseguem; abençoai-os, e não os praguejeis. 15 Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. 16 Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisa modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos.

Sequência do Santo Evangelho
 
São João 2,1-11
1 Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galiléia, e achava-se ali a mãe de Jesus. 2 Também foram convidados Jesus e os seus discípulos. 3 Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: Eles já não têm vinho. 4 Respondeu-lhe Jesus: Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. 5 Disse, então, sua mãe aos serventes: Fazei o que ele vos disser. 6 Ora, achavam-se ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus, que continham cada qual duas ou três medidas. 7 Jesus ordena-lhes: Enchei as talhas de água. Eles encheram-nas até em cima. 8 Tirai agora , disse-lhes Jesus, e levai ao chefe dos serventes. E levaram. 9 Logo que o chefe dos serventes provou da água tornada vinho, não sabendo de onde era (se bem que o soubessem os serventes, pois tinham tirado a água), chamou o noivo 10 e disse-lhe: É costume servir primeiro o vinho bom e, depois, quando os convidados já estão quase embriagados, servir o menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora. 11 Este foi o primeiro milagre de Jesus; realizou-o em Caná da Galiléia. Manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele. 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.