domingo, 8 de janeiro de 2017

Festa Sagrada Família.

08/01 Domingo
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos

  A Sagrada Família é o termo usado para designar a família de Jesus de Nazaré, composta segundo a Bíblia por José, Maria e Jesus. A sua festa foi estabelecida para toda Santa Igreja por Bento XV, a festa da Sagrada Família, instituída por Leão XIII, 1893 foi prescrita para o domingo na oitava da epifania. A festa tem importância muito atual por ser a família cristã ameaçada de ruiva pelo bolchevismo.
  
É um religioso canadense François de Laval , que é a origem do culto da Sagrada Família. Em 1660 , o mosteiro de São José Bessillon relatou os milagres de São José e de Santa Maria e da paróquia de Sainte-Famille no Ile d'Orleans foi fundada em 1661. 
  Em 1665 , François de Laval fundou a Confraria da Sagrada Família , uma irmandade que ainda existe em algumas paróquias do Canadá. Este culto é então derramado na Igreja Católica no século XIX , com o apoio do Papa Leão XIII .No calendário litúrgico Tridentino , a Sagrada Família é celebrada no primeiro domingo depois da Epifania , no final da época de Natal.

Sagrada Familia abençoai e fortalecei as familias nas virtudes cristãs.

Leitura da Epístola

Colossenses 3, 12-17
12 Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. 13 Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. 14 Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. 15 Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. 16 A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. 17 Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.


Sequência do Santo Evangelho
 
São Lucas 2,42-52
42 Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43 Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44 Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45 Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46 Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47 Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48 Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. 49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? 50 Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. 51 Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. 52 E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.