terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Papa Gregório X,Papa e Confessor.


10/01 Terça-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos
Gregorio X (1210 ca-1276), papa

    Santo Gregório X, O.Cist.184º papa Nome de nascimento Tedaldo Visconti
Nascimento Placência, Itália,1210.Eleição 1 de Setembro de 1271.
Fim do pontificado 10 de Janeiro de 1276.Antecessor Clemente IV.Sucessor Inocêncio V.
     Santo Gregório X, nascido Teobaldo Visconti, OCist (Placência, 1210 — Arezzo, 10 de janeiro de 1276) foi Papa entre 1271 e 1276. O conclave que o elegeu foi o mais longo da história da Igreja, durando quase três anos.
BiografiaTeobald Visconti foi monge da Ordem Cisterniense.
Italiano de nascimento, gastou a maioria de sua carreira eclesiástica nos Países Baixos.
Um homem severo e de grande dignidade.
Foi amigo de São Tomás de Aquino e conselheiro dos reis da Inglaterra e da França.
Sucedeu ao Papa Clemente IV após três anos de Sé Vacante,devido às divisões entre os cardeais, sendo o maior período de vacância registrado em toda a história da Igreja.
Os cardeais franceses e italianos igualmente rachados quiseram um papa de seu país devido à situação política com Carlos de Anjou.
Três dias mais tarde, o papa Gregório X foi eleito.
(Desde então, os cardeais escolheram sempre o papa sob o fechamento e a chave).
Gregório X foi considerado uma escolha forte porque embora fosse italiano, tinha passado parte da sua vida no norte dos Alpes e assim não estava envolvido em controvérsias políticas italianas recentes.
Sua eleição veio como uma surpresa completa a ele, pois quando eleito estava envolvido na Nona Cruzada a São João de Acre com Eduardo I de Inglaterra na Palestina.
  Não querendo deixar sua missão, sua primeira ação como o papa era emitir externamente apelações para os cruzados.
     Promulgou a Bula De Regno Portugaliae em 1276, que excomungava o Reino de Portugal, e o rei português D. Afonso III, o Bolonhês, devido a desentendimentos entre o reino e a Igreja porque rei em virtude do seu novo casamento, estando ainda viva sua esposa a condessa D.Matilde.
   À chegada a Roma o seu primeiro acto foi reunir um concílio que teve lugar em Lyon em 1274 que debateu o Cisma da Páscoa, a condição da Terra Santa.
 Foram chamados para fazer parte deste Concílio mais dois grandes teólogos: São Boaventura , franciscano , e São Tomás de Aquino, dominicano.
  Participaram também 15 cardeais, um rei, os patriarcas latinos de Constantinopla e de Antioquia e cerca de 1.600 eclesiásticos, entre 500 bispos
   Foi no regresso de uma das sessões do concílio que faleceu, em Arezzo.
   A Gregório X se deve a bula Ubi Periculum , subsequentemente incorporada no Código de Direito Canónico, que continua a regular os conclaves para a eleição papal.

O Papa Gregório X foi beatificado em 1713.

Leitura da Epístola

Romanos 12,1-5
 1 Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. 2 Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito. 3 Em virtude da graça que me foi dada, recomendo a todos e a cada um: não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas um conceito razoavelmente modesto, de acordo com o grau de fé que Deus lhes distribuiu. 4 Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, 5 assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 2,42-52
42 Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43 Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44 Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45 Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46 Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47 Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48 Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. 49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? 50 Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. 51 Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. 52 E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens. 


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.