terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

14 de fevereiro dia de São Valentim,Confessor e Martir.

14/02 Terça-feira 
Festa de Quarta Classe
Paramentos Roxos
Na Bíblia João 15: 13 diz: "Ninguém tem maior amor que o daquele que da sua vida pelos seus amigos". E isso é exatamente o que fez São Valentim.
São Valentim foi um padre próximo a Roma por volta do ano 270 d.C na época do imperador romano Aureliano, que aprisionou os cristãos por não adorar os deuses romanos. Durante esta perseguição, Valentin foi preso. Alguns escrevem que ele foi preso porque ele estava realizando casamentos cristãos, mas outros dizem que foi para ajudar na fuga de outros cristãos.
Durante o julgamento, pediram a Valentin que ele adorasse os deuses romanos Júpiter e Mercúrio. Valentin disse que eles eram falsos deuses e que o Deus é Jesus com Pai e o Espirito Santo, o único Deus verdadeiro. Por isso foi preso por insulto aos deuses romanos.
Enquanto estava na prisão, Valentin continuou a ministrar. Testemunhou para os guardas. Um dos quais eraa um bom homem que havia adotado uma menina cega. Ele perguntou a Valentin se o seu Deus poderia ajudar a filha. Valentin rezou e à menina foi dada a visão. O guarda e toda sua família, 46 pessoas, começaram a acreditar em Jesus Cristo e foram batizados. Valentim exercia com afinco suas atividades cristãs a dar testemunho de Cristo na prisão, fazia com que seus captores ficassem com raiva. Mas, continuou, porque amava o Senhor e seus companheiros. E estava disposto a arriscar sua vida para libertar os prisioneiros e espalhar a Boa Nova de Jesus Cristo àqueles que precisavam ouvir.
Quando o imperador soube que Valentin convertia as almas para Jesus Cristo mesmo na prisão, então mandou decapitá-lo.

Leitura da Epístola de São Paulo a

I Coríntios 9,24-27 e; 10, 1-5
24 Nas corridas de um estádio, todos correm, mas bem sabeis que um só recebe o prêmio. Correi, pois, de tal maneira que o consigais. 25 Todos os atletas se impõem a si muitas privações; e o fazem para alcançar uma coroa corruptível. Nós o fazemos por uma coroa incorruptível. 26 Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. 27 Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros. 1 (Não quero que ignoreis, irmãos), que os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem e que todos atravessaram o mar; 2 todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar; 3 todos comeram do mesmo alimento espiritual; 4 todos beberam da mesma bebida espiritual (pois todos bebiam da pedra espiritual que os seguia; e essa pedra era Cristo). 5 Não obstante, a maioria deles desgostou a Deus, pois seus cadáveres cobriram o deserto. 

Sequência do Santo Evangelho segundo 

São Mateus 20,1-16
1 Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha. 2 Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha. 3 Cerca da terceira hora, saiu ainda e viu alguns que estavam na praça sem fazer nada. 4 Disse-lhes ele: - Ide também vós para minha vinha e vos darei o justo salário. 5 Eles foram. À sexta hora saiu de novo e igualmente pela nona hora, e fez o mesmo. 6 Finalmente, pela undécima hora, encontrou ainda outros na praça e perguntou-lhes: - Por que estais todo o dia sem fazer nada? 7 Eles responderam: - É porque ninguém nos contratou. Disse-lhes ele, então: - Ide vós também para minha vinha. 8 Ao cair da tarde, o senhor da vinha disse a seu feitor: - Chama os operários e paga-lhes, começando pelos últimos até os primeiros. 9 Vieram aqueles da undécima hora e receberam cada qual um denário. 10 Chegando por sua vez os primeiros, julgavam que haviam de receber mais. Mas só receberam cada qual um denário. 11 Ao receberem, murmuravam contra o pai de família, dizendo: 12 - Os últimos só trabalharam uma hora... e deste-lhes tanto como a nós, que suportamos o peso do dia e do calor. 13 O senhor, porém, observou a um deles: - Meu amigo, não te faço injustiça. Não contrataste comigo um denário? 14 Toma o que é teu e vai-te. Eu quero dar a este último tanto quanto a ti. 15 Ou não me é permitido fazer dos meus bens o que me apraz? Porventura vês com maus olhos que eu seja bom? 16 Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.(Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos).


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.