Se eu não
vivo à altura do que penso,
Para o nível
de minha vida estarão meus pensamentos em descenso.
Aqui
segue um testemunho abreviado dos Estados Unidos, que coloca o dedo na ferida:
A Fraternidade Sacerdotal São Pio X mudou sua imagem (“rebranded”), e
não é mais a mesmo que era. Tal como a FSSPX original pertencia à Igreja
Católica, assim a Neofraternidade pertence à Neoigreja. Para os mais velhos o
suficiente para recordar, é como se fosse novamente o Vaticano II, mas ainda pior,
porque desta vez não há ataque doutrinário direto nem um Concílio importante;
em vez disso, a revolução está sendo propagada por uma lenta, quase
imperceptível, transformação social.
Por enquanto mantém-se as aparências de Tradição, o Movimento
Tradicionalista está sendo lentamente mudado desde dentro. As coisas externamente
e materialmente parecem ser mais bem-sucedidas do que nunca, com quantidades
crescentes de dinheiro e edifícios, mas interna e espiritualmente há
decadência, porque a doença do modernismo está infectando imperceptivelmente as
fileiras. Uma variedade de sintomas indica que o modernismo é o mesmo, como por
exemplo, os novos e jovens sacerdotes de rostos felizes da Fraternidade que são
como os "sacerdotes da paz" dos anos 60 e 70, como o chamava o grande
Cardeal Mindszenty. Mas, ao contrário da geração anterior de sacerdotes, eles
não têm masculinidade, assim como alguns dos principais professores leigos da Neofraternidade.
Assim, a Missa pode ainda ser Tradicional, mas toda a cultura ao seu redor
é Novus Ordo. Os tradicionalistas querem preservar a Antiga Missa e os
Sacramentos, e alguns também a moral do Catecismo, mas ao mesmo tempo eles
querem ter tudo mais que o mundo moderno tem para oferecer. Isso faz com que
muitos chamados católicos tradicionais, fora da Missa e dos Sacramentos, sejam
em grande parte indistinguíveis dos suas contrapartes no resto do mundo
moderno. As estatísticas são as mesmas quando se trata de divórcio, nulidade,
"mães solteiras", etc. Se os tradicionalistas querem ir com o mundo
moderno, não podem ficar com a verdadeira religião. É um ou outro.
Tal como é, o Movimento Tradicionalista está agora se abrindo ao mundo,
a fim de se tornar socialmente aceitável e normal; e o processo de modernização
está em andamento, lenta mas seguramente. Há uma nova e jovem geração a cargo,
e eles estão mudando as coisas. Os velhos, excêntricos, embaraçosos intransigentes
foram substituídos, e a Tradição tem uma nova imagem, um rosto jovem, feliz e
amigável. A Igreja oficial teve seu “aggiornamento” há cinquenta anos, a
Fraternidade está sendo atualizada hoje. A velha geração que lutou tantas
batalhas para preservar as coisas está agora sendo substituída por uma nova
geração que nunca conheceu o Novus Ordo, ou como ele veio a ser, e nunca teve de
lutar por nada. Os jovens de hoje tendem a ter crescido em uma bolha
tradicional, e têm muito pouco conhecimento da guerra de ontem, base da de
hoje. Antes do Concílio, Bella Dodd testemunhou a infiltração comunista na
Igreja. Estamos certos de que o mesmo não está acontecendo agora com o
movimento tradicionalista?
Era tudo muito previsível. Não sendo infalível nem indefectível, a Fraternidade
passa agora pelo que a Igreja atravessou há cinquenta anos – infiltração,
compromisso, desintegração e o mesmo processo de autodemolição. O Arcebispo
Lefebvre teria notado a mudança radical imediatamente, mas um grande número de
sapos na panela da Fraternidade nem sequer notou o quanto a temperatura da água
está subindo. O Arcebispo "transmitiu o que recebeu", mas como pode a
nova geração transmitir o que não está mais recebendo? Portanto, ouvimos agora
que a "inevitável reconciliação" está ao alcance da mão. A FSSPX será
aceita como parte da Neoigreja, e, inversamente, terá de aceitar a Neoigreja.
Agora será apenas uma das muitas capelas laterais do Panteão da Nova Ordem
Mundial. E, quanto à "reconciliação", qual lado cedeu ao outro? A
Igreja Conciliar tornou-se católica? Longe disso!
Kyrie eleison.
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.