Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2024

11 de abril dia de São Leão Magno,Papa,Confessor e Doutor.

11/04 Terça-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHPz0ISieeOwaKV8v41VizG9GvQUTGyEWf6zqjcwfMRCUHzJ8Y9f3rZ11tUzuAYYIeY9Cm1EiWvnc5SzetULsox7Tm-ssc81ZuR4ezWGbaY7N7Clm8zKqU0y4pHXOZwS4tMVSP9Iv7xvI/s1600/bernardino-campo-saint-leo-the-great.jpg
  São Leão I, também conhecido como Leão Magno foi o 45° bispo de Roma Papa da Santa Igreja Católica, de 29 de setembro de 440 até a sua morte, em 10 de novembro de 461. É um doutor da Igreja e um dos Padres latinos. São Leão Magno, é conhecido por ter, convencido Átila, o Huno em Roma, em 452, a voltar atrás em seu propósito de invasão da Europa Ocidental.
  É venerado pela sua ortodoxia, sendo celebrado. É, juntamente com o Papa Gregório I, e com o Papa Nicolau I, um dos Sumos Pontífices que passaram à história com o cognome Magno (ou o Grande).

De acordo com o Liber Pontificalis, era natural da Toscânia. Em 431, como um diácono, ocupando uma posição suficientemente importante para trocar cartas com Cirilo de Alexandria e o Papa Celestino I. Quando o Papa Sixto III morreu (11 de agosto de 440),São Leão foi unanimemente eleito pelo povo para sucedê-lo.
  O seu pontificado, de rara longevidade nos tempos iniciais da Santa Igreja, foi pródigo em importantes acontecimentos.
  Em 451, os hunos assolaram o norte da Península Itálica, saqueando e matando. O imperador do Ocidente não logrou defender o seu território.    Diante da invasão e do vazio do poder imperial, Leão assumiu a governança de Roma, passando a usar o título de Papa e de sumo pontífice, que anteriormente eram atribuídos ao imperador. Ao mesmo tempo adotou o estilo imperial de poder monárquico, absoluto e centralizado e todos os seus símbolos, inclusive as vestimentas. 
  Segundo a tradição, Leão encontrou-se com Átila, rei dos hunos, em 452, na cidade de Mântua, e conseguiu que finalmente fosse firmado um acordo de paz.
  No entanto, Roma foi pilhada depois pelos vândalos. Quando, em 455, os vândalos, comandados por Genserico, se encontraram às portas de Roma, sem que nenhum exército imperial trouxesse ajuda, os olhares se voltaram para São Leão Magno. Ele se dirigiu ao acampamento dos inimigos e, embora não lograsse impedir de todo o saque da cidade, conseguiu, preservar a vida da população e impedir a tortura de muitos cidadãos romanos.
  Em 446, Leão declarou que "o cuidado da Igreja universal deve convergir para a cadeira de Pedro, e nada (…) deve ser separado de sua cabeça". Esta doutrina foi reafirmada no Concílio de Calcedónia, em 451, por Leão I, através de seus emissários.
  São Leão I impôs a uniformidade da prática pastoral, corrigiu abusos e resolveu disputas. Igualmente ficou marcado pela defesa do conceito teológico fundamental de que Nosso Senhor Jesus Cristo teve duas naturezas distintas, a humana e a divina. Devido à sua coragem e às suas posições inflexíveis, o povo romano o apelidou de "Leão de Judá", em referência à passagem no capítulo 5º do Livro do Apocalipse de São João: "Então um dos anciãos me falou: Não chores! O Leão da tribo de Judá, o descendente de Davi, achou meio de abrir o livro e os sete selos."

 São Leão Magno, que defendeu e protegeu a Santa DOUTRINA DE SEMPRE,nunca tirou imagens e mudou a Santa Liturgia para agradar os inimigos da Santa Igreja.

  REZEMOS Virgem de Quito PARA QUE PAPA FRANCISCO se converta e se torne um Pastor de Sempre(Bom pastor).

 

Intróito/ Ecl. 15, 5
No meio da Igreja ele abriu a boca, e o Senhor encheu-o do espírito de sabedoria e de compreensão, e vestiu-o com o manto da glória. (TP Aleluia, aleluia.)Ps. 91,2.É bom louvar ao Senhor e cantar o teu nome, ó Altíssimo.V/. Glória Patri.

Coleta
Eterno Pastor da Igreja, olha com bondade para o teu rebanho, protege-o e guarda-o sempre. Isto vos pedimos através do bem-aventurado Papa Leão, que colocastes como pastor à frente da Igreja.

Leitura da Epístola São Pedro

I Pedro 5,1-4 ; 5,10-11.
1.Eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar.*2.Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação;3.
não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho.4.E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória.10.O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará.11.A ele o poder na eternidade! Amém.

 
Gradual/Ps. 36, 30-31.
A boca do justo meditará em sabedoria, e a sua língua falará a justiça.
V/.  A lei do seu Deus está em seu coração e ele não será derrubado.

Aleluia, aleluia/ Ose 14, 6
 V /. Os justos brotarão como um lírio e florescerão para sempre na presença do Senhor. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho segundo 

São Mateus 16,13-19.
13 .Chegando ao território de Cesareia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: “No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?”.14 .Responderam: “Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas”.15.Disse-lhes Jesus: “E vós quem dizeis que eu sou?”16.Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!”.17.Jesus, então, lhe disse: “Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.*18.E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.*19.Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.*


Ofertório/Ps. 88, 21-22.
Encontrei Davi, meu servo; Eu o ungi com meu óleo sagrado; pois a minha mão o ajudará e o meu braço o fortalecerá. (TP Aleluia.)

Secreta
Através da oferta destes dons, concede, Senhor, luz à tua Igreja; faça prosperar o seu rebanho em todos os lugares e digne-se a dirigir seus pastores para que eles sejam agradáveis ​​a Ti.
 
Comunhão/Matheus. 24,46-47.
Feliz o servo que o patrão, ao chegar, encontrará vigiando; em verdade vos digo que ele o estabelecerá sobre todos os seus bens. (TP Aleluia.)(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Senhor, conduzi com amor a tua Igreja que acaba de ser nutrida nesta mesa sagrada, para que, sob a tua orientação todo-poderosa, veja crescer a sua liberdade e conserve a religião em toda a sua pureza.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.