quinta-feira, 3 de agosto de 2017

03 de agosto dia da Instituição do corpo do mártir Santo Estevão


03/08 Quinta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Verdes
Santo Estevão começa com uma etimologia de Isidoro de Sevilha 's Etimologias : Estevão (do grego stephanos, "coroa"), também vem do hebraico a palavra para "padrão" [hebraico "tabniyth"?] desde que ele foi o primeiro mártir do Novo Testamento , ele estabeleceu o padrão para o sofrimento de Cristo. Ele acrescenta etimologias de outras fontes: Ou o seu nome vem de fãs strenue, "falar forte", por causa de sua maneira de falar e suas doutrinas religiosas. Ou se trata de stans  strenue ", louvavelmente pé" ou fãs Anibus, "instruir e governar sobre mulheres mais velhas." Assim, de acordo com de Voragine, "Stephen é uma coroa porque ele é o primeiro no martírio, uma norma com o seu exemplo no sofrimento e seu modo de vida, um alto-falante zeloso em seu ensino louvável das viúvas". A Tradição conta que Santo Estevão, de acordo com a Bíblia conta, como um dos sete diáconos, nomeados pelos apóstolos para apaziguar as viúvas entre os de língua grega cristãos da Igreja em Jerusalém. Isto provoca,a ira e o ódio ao Cristo e por causa deste sucesso de Estevão em seu ministério os compatriotas judeus, denunciaram as autoridades judaicas conspiraram para derrubá-lo. Primeiro, eles tentam derrotá-lo por meio de argumento, mas são mal sucedidos desde o Espírito Santo ilumina Santo Estevão com a sabedoria divina. Em seguida, eles trazem falsas testemunhas, que o acusam de blasfemar contra Deus, Moisés , a Lei e o Templo.  Ajudado por seu anjo , Santo Estevão refuta todos os pontos. Finalmente, eles torturaram; ainda o Santo Estevão persiste em falar da Salvação vinda por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo,  tenta convertê-los, e, mostrando seu amor por eles, ora por seus opositores mais os Judeus não aceitam tal pregação e com mais ódio eles apedrejam até a morte. Assim Santo Estevão da o mesmo testemunho que Nosso Senhor Jesus Cristo deu na Cruz perdoa o seus carrascos.
Leitura da Epístola dos 

Romanos 8, 12-17  
12.Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne.13.De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis,14.pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.15.Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai!16.O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus.17.E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 16, 1-9     
1.Jesus disse também a seus discípulos: Havia um homem rico que tinha um administrador. Este lhe foi denunciado de ter dissipado os seus bens.2.Ele chamou o administrador e lhe disse: Que é que ouço dizer de ti? Presta contas da tua administração, pois já não poderás administrar meus bens.3.O administrador refletiu então consigo: Que farei, visto que meu patrão me tira o emprego? Lavrar a terra? Não o posso. Mendigar? Tenho vergonha.4.Já sei o que fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando eu for despedido do emprego.5.Chamou, pois, separadamente a cada um dos devedores de seu patrão e perguntou ao primeiro: Quanto deves a meu patrão?6.Ele respondeu: Cem medidas de azeite. Disse-lhe: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve: cinqüenta.7.Depois perguntou ao outro: Tu, quanto deves? Respondeu: Cem medidas de trigo. Disse-lhe o administrador: Toma os teus papéis e escreve: oitenta.8.E o proprietário admirou a astúcia do administrador, porque os filhos deste mundo são mais prudentes do que os filhos da luz no trato com seus semelhantes.9.Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário