sexta-feira, 11 de agosto de 2017

11 de agosto dia de São Tibúrcio e Santa Susana, Mártires.

11/08 Sexta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Verdes

  São Tibúrcio foi mártir romano, a festa de 11 de Agosto. Tradição é contada que São Sebastião pelo qual o magistrado romano Cromácio condenou à morte e a vários cristãos. Tranquiliano tornou-se o juiz e recebeu o batismo de Policarpo. Tibúrcio filho, só de Cromácio também recebeu o batismo, a pedido de São Sebastião, que era seu padrinho. Tibúrcio durante a perseguição de Diocleciano permaneceu escondido na casa de seu pai. Um traidor acusando Tibúrcio de ser cristão foi levado perante o juiz Fabiano no  a julgamento Tibúrcio confessou sua fé e confirmada por um milagre para proteger apenas o sinal da cruz e caminhar sobre brasas, sem sofrer qualquer lesão. Mas o milagre foi considerado como um trabalho de magia e Tibúrcio foi decapitado no terceiro pilar da Laviciana Láctea no ano 286. O local da execução foi chamado de "os dois louros."
  Santa Susana virgem e mártir. Diz-se que a filha de um sacerdote sábio chamado Gabino e da sobrinha do Papa Caio. Era tão bela e encantadora como sua erudição se igualou à de seu pai. O imperador Diocleciano, que estava à procura de uma esposa para seu enteado Maximiano ouvido muitos elogios de Susan, mandou Claudius, um tio da menina que trabalhava no tribunal, dizendo que ele queria se casar com Susana Gabino Maximiano. Mas, como Susana soube da homenagem que distingue o imperador, disse que era a noiva de Cristo e não podia aceitar outro marido. Seu tio Cláudio, contudo, foi visitá-la e cumprimentou-a com um beijo e viu que Susana estava relutante em aceitá-lo, ele explicou que era um show simples de afeto. Ela respondeu: "O que me enoja não é o beijo, mas sua boca, profanado por sacrifícios aos ídolos." Claude disse: "Como eu posso limpar minha boca?" "Arrependei-vos e sejam batizados", foi a resposta.
Atitude de Susana em matéria de casamento com Maximiano, tão impressionado Cláudio, que foi instruído e foi batizado junto com sua esposa, Prepedigna, e seus dois filhos. Então, ele libertou seus escravos e repartiu sua propriedade entre os pobres. Como Claudio não voltara ao tribunal Diocleciano mandou seu irmão Max, outro cortesão, para encontrar a resposta a Susana e perguntar sobre a saúde de Cláudio, que se sentia doente. Máximo Claudio encontrado amplamente consumida pela penitência, e ele comunicou a decisão de Susana. Eles foram juntos visitar a menina e, em seguida, discutiu o assunto com Gabino e St. Papa Caio. Os dois irmãos perceberam que não tinha o direito de desviar Susana de sua vocação, apesar do perigo que este coloque toda a família. Maximus também recebeu o batismo e distribuiu seus bens aos pobres. Quando Diocleciano tomou conhecimento da decisão de Susanna e a conversão dos dois irmãos, ficou furioso e deu permissão para um de seus favoritos, chamado Julian, que queria vingar-se deles, para prender todos os membros da família e fazer o que eles queriam.
Temendo talvez se arrependam Diocleciano, Julian condenada a ser transferidos imediatamente para Máximo e Cláudio e esposa e os filhos deste último para Cumas, onde ele ordenou que fossem  queimados vivos e suas cinzas jogadas no mar. Santa Susana e seu pai foram decapitados em casa
em seu palácio, por volta do ano 295.



Leitura da Epístola dos

I Coríntios 10,6-13
6.Estas coisas aconteceram para nos servir de exemplo, a fim de não cobiçarmos coisas más, como eles as cobiçaram.7.Nem vos torneis idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo sentou-se para comer e para beber, e depois levantou-se para se divertir (Ex 32,6).8.Nem nos entreguemos à impureza como alguns deles se entregaram, e morreram num só dia vinte e três mil.9.Nem tentemos o Senhor, como alguns deles o tentaram, e pereceram mordidos pelas serpentes.10.Nem murmureis, como murmuraram alguns deles, e foram mortos pelo exterminador.11.Todas estas desgraças lhes aconteceram para nosso exemplo; foram escritas para advertência nossa, para nós que tocamos o final dos tempos.12.Portanto, quem pensa estar de pé veja que não caia.13.Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela.

Sequência do Santo Evangelho
                                                                                                                         
São Lucas 19,41-47                                                            
41.Aproximando-se ainda mais, Jesus contemplou Jerusalém e chorou sobre ela, dizendo:42.Oh! Se também tu, ao menos neste dia que te é dado, conhecesses o que te pode trazer a paz!... Mas não, isso está oculto aos teus olhos.43.Virão sobre ti dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados;44.destruir-te-ão a ti e a teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo em que foste visitada.45.Em seguida, entrou no templo e começou a expulsar os mercadores.46.Disse ele: Está escrito: A minha casa é casa de oração! Mas vós a fizestes um covil de ladrões (Is 56,7; Jr 7,11).47.Todos os dias ensinava no templo. Os príncipes dos sacerdotes, porém, os escribas e os chefes do povo procuravam tirar-lhe a vida.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.

Rezem todos os dia Santo Rosário