quinta-feira, 5 de outubro de 2017

05 de outubro dia de São Plácido e Companheiros, Mártires

05/10 Quinta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Verdes
   Os sete anos, Plácido foi confiado aos cuidados de São Bento a fim de que recebesse uma boa educação.  Já no mosteiro, um dia, brincando às margens de um lago, Plácido desequilibrou-se e caiu na água.  Bento, que estava em seu quarto, teve a visão de que o menino estava se afogando e ordenou a um jovem monge que fosse salvá-lo.  Já fora de perigo, o menino contou ter visto a imagem de Bento o socorrendo.  Este evento, foi considerado miraculoso e o menino o tomou como um aviso para que se colocasse a serviço de Deus.

Quando atingiu a idade, Plácido entrou para o convento dirigido por São Bento.  Seu pai, homem muito rico e influente em Roma, apoiou sua decisão, de tal modo que doou à ordem vários terrenos na Sicília, ao sul da Itália,  para construção de novos conventos.

Bento, então, encarregou Plácido de dirigir o convento na Sicília, uma vez que os terrenos doados por seu pai estavam sendo ameaçados por especuladores.  Lá, Plácido fundou um mosteiro e construiu um novo convento e mais uma igreja, abrigando, assim, inúmeros religiosos passavam a sua vida trabalhando e dedicando-se à oração, à penitência e à caridade junto com outros monges no convento.                                                                                                   
Piratas avessos ao cristianismo desembarcaram na ilha e destruíram o Mosteiro que viviam santos mártirando Plácido, monge, discípulo de São Bento, abade; Eutíquio e Vitorino, seus irmãos; Flávia, virgem, sua irmã; Donato e Firmato, diáconos; Fausto e mais trinta monges, trucidados em defesa da fé de Nosso Senhor Jesus Cristo pelo pirata Manuca.                                 
Em Agosto de 1588, foram descobertos no coro de São João Batista de Messina três corpos de homens e um de mulher. Eram os de Plácido, dos dois irmãos e da irmã. Depois encontraram-se outros, mas o número de trinta foi ultrapassado. Desde então, a festa de São Plácido foi instituída para toda a Igreja, e o seu nome passou a figurar no martirológio romano Mais tarde, aprisionado pelos sarracenos, morreu nas mãos dos piratas Manuca, com outros irmãos. Diz assim o resumo do martirológio.

Leitura da Epístola dos                                                                                                                                          
Efésios 4,1-6 
1. Exorto-vos, pois, - prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, 2. com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. 3. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. 4. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. 5. Há um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo. 6. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 22,34-46                                                                            
34. Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se 35. e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova: 36. Mestre, qual é o maior mandamento da lei? 37. Respondeu Jesus: Amará o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5). 38. Este é o maior e o primeiro mandamento. 39. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). 40. Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas. 41. Como os fariseus se agrupassem, Jesus interrogou-os: 42. Que pensais vós de Cristo? De quem é filho? Responderam: De Davi! 43. Como então, prosseguiu Jesus, Davi, falando sob inspiração do Espírito, chama-o Senhor, dizendo: 44. O Senhor disse a meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos por escabelo dos teus pés (Sl 109,1)? 45. Se, pois, Davi o chama Senhor, como é ele seu filho? 46. Ninguém pôde responder-lhe nada. E, depois daquele dia, ninguém mais ousou interrogá-lo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário