sábado, 23 de dezembro de 2023

Sábado das Têmporas do Advento(Jejum)

23/12 Sábado das Têmporas 
Festa de Segunda Classe
 Paramentos Roxos


 http://www.arquidioceseolindarecife.org/wp-content/uploads/2017/06/sao_joao_batista_1-Medium.jpg


Intróito/ SL  79, 4 e 2.
Vinde, Senhor, você cujo trono é carregado pelos Querubins. Venha nos mostrar o Seu Rosto e seremos salvos. SL. Ouça, pastor de Israel, você que lidera o povo de José como um pastor de seu rebanho.V/.Glória Patri

Coleta
Senhor Deus, tu vês as provações que estamos passando por causa do pecado que está em nós: permite-nos encontrar conforto na tua vinda. Por Nosso Senhor.

Leitura do Profeta

Isaias 19, 20 -22
"20.E eles servirão de monumento ao Senhor, na terra do Egito. Quando maltratados pelos opressores, invocarão o Senhor, e ele lhes enviará um salvador, um defensor que os libertará.* 21.O Senhor se dará a conhecer ao Egito, os egípcios conhecerão o Senhor naquele tempo, e lhe oferecerão sacrifícios e oblações; farão votos ao Senhor e os cumprirão. 22.Quando o Senhor ferir os egípcios, será para curá-los; eles se voltarão para o Senhor, que se deixará aplacar e os curará."

Gradual/ S.Ps. 18, 7 e 2.
Como o sol, ele nasce em uma extremidade do céu e corre para a outra extremidade.V/.Os céus cantam a glória de Deus; sua abóbada sólida proclama o poder de suas mãos.

Rezemos. Vamos flexionar o joelho. R /. Ficar de pé.

Coleta
Deus Todo-Poderoso, por uma velha escravidão somos esmagados sob o jugo do pecado; deixe o novo nascimento de seu único filho, que estamos esperando, nos liberte.

Leitura do Profeta 

Isaías 35, 1–7.
"1.O deserto e a terra árida se regozijarão. A estepe vai alegrar-se e florir. Como o lírio. 2.ela florirá, exultará de júbilo e gritará de alegria. A glória do Líbano lhe será dada, o esplendor do Carmelo e de Saron; será vista a glória do Senhor e a magnificência do nosso Deus. 3.Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes. 4.Dizei àqueles que têm o coração perturbado: “Tomai ânimo, não temais! Eis o vosso Deus! Ele vem executar a vingança. Eis que chega a retribuição de Deus: ele mesmo vem salvar-vos”. 5.Então, se abrirão os olhos do cego. E se desimpedirão os ouvidos dos surdos;"
"6.então, o coxo saltará como um cervo, e a língua do mudo dará gritos alegres. Porque águas jorrarão no deserto e torrentes, na estepe.* 7.A terra queimada se converterá num lago, e a região da sede, em fontes. No covil dos chacais crescerão caniços e papiros.*"

Gradual/ S.Ps. 18, 6 e 7.
Os céus são a tenda armada para o sol. E como um jovem noivo, ele sai de casa.V/.Ele surge em uma extremidade do céu e corre para a outra extremidade.

Rezemos. Vamos flexionar o joelho. R /. Ficar de pé.

Coleta
Somos servos indignos, Senhor, e é nossa vida culpada que nos entristece. No entanto, faça-nos felizes com o advento de seu Filho Unigênito.

Leitura do Profeta 

Isaías 40, 9–11.
"9.Subi a uma alta montanha, para anunciar a boa-nova a Sião. Elevai com força a voz, para anunciar a boa-nova a Jerusalém. Elevai a voz sem receio, dizei às cidades de Judá: “Eis vosso Deus!* 10.Eis o Senhor Deus que vem com poder, estendendo os braços soberanamente. Eis com ele o preço de sua vitória; faz-se preceder pelos frutos de sua conquista; 11.como um pastor, vai apascentar seu rebanho, reunir os animais dispersos, carregar os cordeiros nas dobras de seu manto, conduzir lentamente as ovelhas que amamentam”."

Gradual/ S.Ps. 79, 20 e 3.
Senhor, Deus das forças do céu, converte-nos; mostre-nos o seu rosto e seremos salvos.V/.Desperte seu poder, Senhor, e venha e nos salve.

Rezemos. Vamos flexionar o joelho. R /. Ficar de pé.

Coleta
Rogamos-te, Deus Todo-Poderoso, que a próxima festa do teu Filho nos traga os remédios necessários para a nossa vida presente e nos mereça a recompensa eterna.

Leitura do Profeta 

Isaías 45, 1–8.
1.Eis o que diz o Senhor a Ciro, seu ungido, que ele levou pela mão para derrubar as nações diante dele, para desatar o cinto dos reis, para abrir-lhe as portas, a fim de que nenhuma lhe fique fechada:"2.“Irei eu mesmo diante de ti, aplainando as montanhas, arrebentando os batentes de bronze, arrancando os ferrolhos de ferro.* 3.Eu te darei os tesouros enterrados e as riquezas escondidas, para mostrar-te que sou eu o Senhor, aquele que te chama pelo teu nome, o Deus de Israel.* 4.É por amor de meu servo, Jacó, e de Israel que escolhi, que te chamei pelo teu nome, com títulos de honra, se bem que não me conhecesses.* 5.Eu sou o Senhor, sem rival, não existe outro Deus além de mim. Eu te cingi, quando ainda não me conhecias,""6.a fim de que se saiba, do levante ao poente, que nada há fora de mim. Eu sou o Senhor, sem rival; 7.formei a luz e criei as trevas, busco a felicidade e suscito a infelicidade. Sou eu o Senhor, que faço todas essas coisas. 8.Que os céus, das alturas, derramem o seu orvalho, que as nuvens façam chover a vitória; abra-se a terra e brote a felicidade e, ao mesmo tempo, faça germinar a justiça! Sou eu, o Senhor, a causa de tudo isso”.

Gradual/ S.Ps.  79, 3, 2 e 3.
Desperte seu poder, Senhor, e venha e nos salve.V/.Ouça, pastor de Israel, você que lidera o povo de José como um pastor de seu rebanho. Vós, cujo trono é sustentado pelos querubins, apresentai-vos aos descendentes de Efraim, Benjamim e Manassés.

Rezemos. Vamos flexionar o joelho. R /. Ficar de pé.

Coleta
Com misericórdia, Senhor, responda às orações de seu povo. E já que sofremos as provações que nossos pecados merecem, por favor, console-nos quando vier até nós, cheio de bondade.

Leitura do Profeta 

Daniel 3, 47–51.
"47.Então, as chamas, subindo a quarenta e nove côvados acima da fornalha, 48.ultrapassaram a grade e queimaram os caldeus que se achavam perto. 49.Mas o anjo do Senhor havia descido com Azarias e seus companheiros à fornalha e afastava o fogo. 50.Fez do centro da fogueira como um lugar onde soprasse uma brisa matinal: o fogo nem mesmo os tocava, nem lhes fazia mal algum, nem lhes causava a menor dor. 51.Então, os três jovens elevaram suas vozes em uníssono para louvar, glorificar e bendizer a Deus dentro da fornalha, neste cântico:"

Aqui não respondemos.Deo grátias.

Hino Dan. ibid., 52–53.
"52.Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais, digno de louvor e de eterna glória! Que seja bendito o vosso santo nome glorioso, digno do mais alto louvor e de eterna exaltação!* 53.Sede bendito no templo de vossa glória santa, digno do mais alto louvor e de eterna glória! 54.Sede bendito por penetrardes com o olhar os abismos, e por estardes sentado sobre os querubins, digno do mais alto louvor e de eterna exaltação!""54.Sede bendito por penetrardes com o olhar os abismos, e por estardes sentado sobre os querubins, digno do mais alto louvor e de eterna exaltação! 55.Sede bendito sobre vosso régio trono, digno do mais alto louvor e de eterna exaltação! 56.Sede bendito no firmamento dos céus, digno do mais alto louvor e de eterna glória! 57.Obras do Senhor, bendizei todas o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! 58.Céus, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente! 59.Anjos do Senhor, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!""60.Águas e tudo o que está sobre os céus, bendizei o Senhor, louvai-o e exaltai-o eternamente!"
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, louvor e glória para sempre.
Como era no início, agora e sempre e sempre. Um homem. Louvor e glória para sempre.
Bendito sejas Senhor, Deus de nossos pais, para o louvor e glória para sempre.

Leitura da Epístola

II Tessalonicenses 2,1-8
1 No que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e nossa reunião com ele, rogamo-vos, irmãos, 2 não vos deixeis facilmente perturbar o espírito e alarmar-vos, nem por alguma pretensa revelação nem por palavra ou carta tidas como procedentes de nós e que vos afirmassem estar iminente o dia do Senhor. 3 Ninguém de modo algum vos engane. Porque primeiro deve vir a apostasia, e deve manifestar-se o homem da iniqüidade, o filho da perdição, 4 o adversário, aquele que se levanta contra tudo o que é divino e sagrado, a ponto de tomar lugar no templo de Deus, e apresentar-se como se fosse Deus. 5 Não vos lembrais de que vos dizia estas coisas, quando estava ainda convosco? 6 Agora, sabeis perfeitamente que algo o detém, de modo que ele só se manifestará a seu tempo. 7 Porque o mistério da iniqüidade já está em ação, apenas esperando o desaparecimento daquele que o detém. 8 Então o tal ímpio se manifestará. Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o aniquilará com o resplendor da sua vinda.

Aqui dizemos V /. Dóminus vobíscum, sem Dobrar o joelho.
Rezemos.

Oração:Deus, que pelos três jovens abrandou as chamas do braseiro, rogamos-te: não deixes que o fogo das paixões devore os teus servos.

Dizemos aqui comemorações se necessário.

Tratos/S. Ps. 79, 2–3.
Ouça, pastor de Israel, você que lidera o povo de José como um pastor de seu rebanho.V/ Vós, cujo trono é carregado pelos Querubins, apresentai-vos aos descendentes de Efraim, Benjamim e Manassés. V/ Desperte seu poder, Senhor, e venha e nos salve.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 3,1-6
1 No ano décimo quinto do reinado do imperador Tibério, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da Ituréia e da província de Traconites, e Lisânias tetrarca da Abilina, 2 sendo sumos sacerdotes Anás e Caifás, veio a palavra do Senhor no deserto a João, filho de Zacarias. 3 Ele percorria toda a região do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão dos pecados, 4 como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías (40,3ss.): Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. 5 Todo vale será aterrado, e todo monte e outeiro serão arrasados; tornar-se-á direito o que estiver torto, e os caminhos escabrosos serão aplainados. 6 Todo homem verá a salvação de Deus. 

Ofertório/Zacarias. 9, 9.
- Exulta da alegria, filha de Sião; rejubila, filha de Jerusalém. Eis que o teu rei vem ter contigo: ele é santo e te salvará.

Secreta
Senhor, um olhar sereno sobre o sacrifício que tu nos apresentas; que ele nos ligue a Ti e garanta nossa salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Comunhão Ps. 18, 6–7.
Com passos gigantescos, ele partiu na trilha para cobrir; ele surge em uma extremidade do céu e corre para a outra extremidade.
(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Pedimos-te, Senhor nosso Deus: que estes mistérios sacrossantos, que deste para fortalecer a tua obra redentora em nós, sejam o remédio que nos salva para esta vida e para a eternidade.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário