quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

10 de janeiro dia do Papa Gregório X,Papa e Confessor.

10/01 Quinta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos
Gregorio X (1210 ca-1276), papa

    Santo Gregório X, O.Cist.184º papa Nome de nascimento Tedaldo Visconti
Nascimento Placência, Itália,1210.Eleição 1 de Setembro de 1271.
Fim do pontificado 10 de Janeiro de 1276.Antecessor Clemente IV.Sucessor Inocêncio V.
     Santo Gregório X, nascido Teobaldo Visconti, OCist (Placência, 1210 — Arezzo, 10 de janeiro de 1276) foi Papa entre 1271 e 1276. O conclave que o elegeu foi o mais longo da história da Igreja, durando quase três anos.
BiografiaTeobald Visconti foi monge da Ordem Cisterniense.
Italiano de nascimento, gastou a maioria de sua carreira eclesiástica nos Países Baixos.
Um homem severo e de grande dignidade.
Foi amigo de São Tomás de Aquino e conselheiro dos reis da Inglaterra e da França.
Sucedeu ao Papa Clemente IV após três anos de Sé Vacante,devido às divisões entre os cardeais, sendo o maior período de vacância registrado em toda a história da Igreja.
Os cardeais franceses e italianos igualmente rachados quiseram um papa de seu país devido à situação política com Carlos de Anjou.
Três dias mais tarde, o papa Gregório X foi eleito.
(Desde então, os cardeais escolheram sempre o papa sob o fechamento e a chave).
Gregório X foi considerado uma escolha forte porque embora fosse italiano, tinha passado parte da sua vida no norte dos Alpes e assim não estava envolvido em controvérsias políticas italianas recentes.
Sua eleição veio como uma surpresa completa a ele, pois quando eleito estava envolvido na Nona Cruzada a São João de Acre com Eduardo I de Inglaterra na Palestina.
  Não querendo deixar sua missão, sua primeira ação como o papa era emitir externamente apelações para os cruzados.
     Promulgou a Bula De Regno Portugaliae em 1276, que excomungava o Reino de Portugal, e o rei português D. Afonso III, o Bolonhês, devido a desentendimentos entre o reino e a Igreja porque rei em virtude do seu novo casamento, estando ainda viva sua esposa a condessa D.Matilde.
   À chegada a Roma o seu primeiro acto foi reunir um concílio que teve lugar em Lyon em 1274 que debateu o Cisma da Páscoa, a condição da Terra Santa.
 Foram chamados para fazer parte deste Concílio mais dois grandes teólogos: São Boaventura , franciscano , e São Tomás de Aquino, dominicano.
  Participaram também 15 cardeais, um rei, os patriarcas latinos de Constantinopla e de Antioquia e cerca de 1.600 eclesiásticos, entre 500 bispos
   Foi no regresso de uma das sessões do concílio que faleceu, em Arezzo.
   A Gregório X se deve a bula Ubi Periculum , subsequentemente incorporada no Código de Direito Canónico, que continua a regular os conclaves para a eleição papal.

O Papa Gregório X foi beatificado em 1713.


Leitura da Epístola

Isaías 60,1-6
1 Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti. 2 Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina. 3 As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora. 4 Levanta os olhos e olha à tua volta: todos se reúnem para vir a ti; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são transportadas à garupa. 5 Essa visão tornar-te-á radiante; teu coração palpitará e se dilatará, porque para ti afluirão as riquezas do mar, e a ti virão os tesouros das nações. 6 Serás invadida por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 2, 1-12
1 Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. 2 Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. 3 A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. 4 Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. 5 Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2). 7 Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. 8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo. 9 Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. 10 A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. 11 Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.