domingo, 24 de dezembro de 2023

24 de dezembro dia da Vígilia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

24/12 Sábado
Festa de Primeira Classe
Paramentos Roxos


Santas Tarsilas e Emiliana,Virgens.
   A família romana Anicia teve a graça de enviar para a Igreja aquele que foi um dos grandes doutores da Igreja do Ocidente, o Papa Gregório Mágno, depois também Santo. Era um homem de estatura pequena e de saúde frágil, mas um gigante na administração e uma fortaleza espiritual. Entre seus antepassados  estão o imperador Olívio, o Papa e Santo Félix III e o senador Jordão, que era seu pai.
   A formação intelectual, religiosa e moral do menino Gregório ficou sob a orientação e cuidado de sua mãe, a futura Santa Sílvia e de suas tias: Tarsila, Emiliana, também Santas, e de Jordâna, irmãs de seu pai, que logo faleceu.   Tarsila e Emiliana eram muito unidas, além do parentesco, pelo fervor da fé em Cristo e pela caridade. As três viviam juntas na casa herdada do pai, no Monte Célio, como se estivessem num mosteiro.Tarsila era a guia de todas, orientando pela Palavra do Evangelho e pelo exemplo da caridade e da castidade. Dessa maneira os progressos na vida espiritual foram grandes. Depois, Jordâna decidiu seguir a vida matrimonial, casando-se com um bom cristão, o administrador dos bens da sua família.
   Tarsila permaneceu com a opção de vida religiosa que havia escolhido. Sempre feliz, na paz do seu retiro e na entrega de seu amor a Deus, até que foi ao Seu encontro na glória de Cristo. Santo Gregório relatou que a tia Tarsila tivera uma visão de seu parente, o Papa Santo Félix III, o lhe teria mostrado o lugar que ocuparia no céu, com essas palavras: “Vem, que eu haverei de te receber nestas moradas de Luz”.
    Após essa experiência, Tarsila foi acometida de febre alta e ficou gravemente enferma. No seu leito de morte, ao lado da irmã Emiliana e dos parentes, pediu para que todos se afastassem dizendo: “Está chegado Jesus, meu Salvador!”. Com estas palavras e sorrindo entregou sua alma a Deus. Ao ser preparada para o sepultamento, encontraram calos, duros e grossos, em seus joelhos e cotovelos, causados pelas contínuas penitências. Durante as orações, que duravam muitas horas, rezava ajoelhada e apoiada, diante de Jesus Crucificado.
Poucos dias depois de morrer, Tarsila apareceu em sonho para sua irmã Emiliana e a convidou para celebrarem juntas a festa da Epifania no céu. E foi isso que aconteceu, Emiliana acabou morrendo na véspera do dia dos Reis. O culto a Santa Tarsila, mesmo não sendo acompanhado de fatos prodigiosos, se manteve discreto e persistente ao longo do tempo. Talvez pelo enriquecimento dos exemplos singulares narrados pelo sobrinho, Papa Santo Gregório Magno,século VI.

Intróito/ Êxodo 16, 6 e 7. Ps. 23, 1.
S.Hoje você saberá que o Senhor está vindo e que nos salvará. E amanhã de manhã você o verá em sua glória. Sl.:  Ao Senhor pertence a terra e tudo o que a preenche, o universo e todos os que o habitam. Gloria Patri.

Coleta
Senhor Deus, todos os anos tu nos deste a alegria de esperar pela nossa redenção. E visto que é com alegria que acolhemos o teu Filho unigénito, quando vier nos redimir, faze-nos que ainda possamos olhar para ele sem preocupações, quando voltar para nos julgar.

Leitura da Epístola

Romanos 1,1-6
"1.Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evange­lho de Deus; "2.este Evangelho Deus prometera outrora pelos seus profetas na Sagrada Escritura, 3.acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Se­nhor, des­cendente de Davi quanto à carne,* 4.que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos; 5.e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé,""6.entre as quais também vós sois os eleitos de Jesus Cristo –,"
Romanos, 1 - Bíblia Católica Online

Gradual/ Êxodo 16, 6 e 7.V /. Salmos 79, 2–3 
S.Hoje você saberá que o Senhor está vindo e que nos salvará. E amanhã de manhã você o verá em sua glória.V /. Ouça, pastor de Israel, você que lidera o povo de José como um pastor de seu rebanho. Vós, cujo trono é sustentado pelos querubins, apresentai-vos aos descendentes de Efraim, Benjamim e Manassés.

Aleluia, aleluia/
V. Não recitamos o Alelúia nem o seu verso, a menos que a vigília caia no domingo.Aleluia. 

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 1, 18–21
"18.Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. 19.José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20.Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”."

Se a Vigília cair no domingo, dizemos o Credo

Ofertório/ Sl. 23, 7.
 S.: Portas, levantem seus frontões! Levante-se, portais antigos, e o Rei da glória entrará.

Secreta
Deus Todo-Poderoso, estamos correndo hoje para adorar o nascimento do seu Filho. Permita-nos receber com igual alegria os dons eternos que ele nos traz. Amém.
 
Prefácio comum; mas se a vigília cair no domingo, o Prefácio da Santíssima Trindade é tomado .
 
Comunhão/Is. 40, 5.
O Senhor aparecerá em sua glória e cada ser vivente verá o Salvador nosso Deus.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Pedimos-te, Senhor: no aniversário do Natal do teu Filho único, concede-nos voltar à vida, porque já estamos nutridos e regados pelo seu mistério celeste.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário