quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Quarta-feira de Têmporas. (Quaresma)

21/02 Quarta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Roxos

Jejum e abstinência
Façam penitência.

Intróito/Sal. 24, 6, 3 e 22.
Lembre-se de sua bondade, Senhor, e de sua misericórdia que remonta a séculos. Que nossos inimigos nunca triunfem sobre nós. Deus de Israel, livra-nos de todas as nossas tribulações.Ps. ibid., 2.A ti, Senhor, elevo a minha alma; meu Deus, confio em ti, para não ter de corar. V/. Glória Patri.

Depois do Kýrie, eléison , dizemos:
Oremus. Flectamus genua. Vamos rezar. Vamos dobrar os joelhos.
V/. Levante. V/. Ficar de pé.
Oratio. Rezar
Preces nostras, quǽsumus, Dómine, clementer exáudi: et contra cuncta nobis adversántia, déxteram tuæ maiestátis exténde. Per Dominum nostrum. Rogamos-te, Senhor, por tua clemência, que ouças nossas orações e estenda a mão direita de tua majestade para nos preservar de tudo o que é contra nós.

Leitura da Epístola do livro dos 

Êxodo 24, 12-18.
"12.O Senhor disse a Moisés: “Sobe para mim ao monte. Ficarás ali para que eu te dê as tábuas de pedra, a lei e as ordenações que escrevi para sua instrução”. 13.Moisés levantou-se com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus. 14.E disse aos anciãos: “Esperai-nos aqui até que voltemos. Tendes convosco Aarão e Hur. Se alguém tiver um litígio, se dirigirá a eles”. 15.Moisés subiu ao monte. A nuvem cobriu o monte 16.e a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, que ficou envolvido na nuvem durante seis dias. No sétimo dia, o Senhor chamou Moisés do seio da nuvem. 17.Aos olhos dos israelitas a glória do Senhor tinha o aspecto de um fogo consumidor sobre o cume do monte. 18.Moisés penetrou na nuvem e subiu a montanha. Ficou ali quarenta dias e quarenta noites."

Gradual/Sal. 24, 17-18.
Multiplicaram-se as tribulações do meu coração: tira-me da minha angústia.
V / Veja minha humilhação e dor e perdoe-me todos os meus pecados.
Aqui dizemos V/. O Senhor esteja convosco , sem dobrar os joelhos.

Oração
Olha, em tua benevolência, te imploramos, Senhor, a devoção de teu povo para que o fruto das boas obras fortaleça e renove segundo o espírito aqueles que mortificam seu corpo por meio da abstinência

Leitura da Epístola do livro dos 

Reis.19, 3-8.
Naqueles dias, Elias chegou a Berseba, que pertence a Judá, e deixou ali seu servo. Para ele, ele foi ao deserto pelo espaço de um dia de caminhada; chegou lá, sentou-se debaixo de uma vassoura e pediu sua morte, dizendo: "Basta! Agora, Senhor, tire minha vida, porque não sou melhor do que meus pais!" Deitou-se e adormeceu debaixo da vassoura. E eis que um anjo o tocou e lhe disse: “Levanta-te, come”. Ele olhou, e eis que havia um bolo assado em pedras aquecidas e um jarro de água ao lado de sua cama. Depois de comer e beber, voltou para a cama. O anjo do Senhor veio pela segunda vez, tocou nele e disse: "Levante-se, coma, pois o caminho é muito longo para você". Levantou-se, comeu e bebeu, e com a força que este alimento lhe deu,Horeb.

Trato/  Ps. 24, 17, 18 e 1-4.
Tira-me da minha angústia, Senhor, vê a minha humilhação e a minha dor e perdoa-me todos os meus pecados.
V / A ti, Senhor, elevo a minha alma; meu Deus, confio em ti, que não devo corar; e que meus inimigos não riem de mim.
V /Porque todos aqueles que esperam por você não ficarão confusos. Confunda todos os que cometem iniqüidade sem causa.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 12, 38-50 
38 Então alguns escribas e fariseus tomaram a palavra: Mestre, quiséramos ver-te fazer um milagre. 39 Respondeu-lhes Jesus: Esta geração adúltera e perversa pede um sinal, mas não lhe será dado outro sinal do que aquele do profeta Jonas: 40  do mesmo modo que Jonas esteve três dias e três noites no ventre do peixe, assim o Filho do Homem ficará três dias e três noites no seio da terra. 41 No dia do juízo, os ninivitas se levantarão com esta raça e a condenarão, porque fizeram penitência à voz de Jonas. Ora, aqui está quem é mais do que Jonas. 42 No dia do juízo, a rainha do Sul se levantará com esta raça e a condenará, porque veio das extremidades da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está quem é mais do que Salomão. 43 Quando o espírito impuro sai de um homem, ei-lo errante por lugares áridos à procura de um repouso que não acha. 44 Diz ele, então: Voltarei para a casa donde saí. E, voltando, encontra-a vazia, limpa e enfeitada. 45 Vai, então, buscar sete outros espíritos piores que ele, e entram nessa casa e se estabelecem aí; e o último estado daquele homem torna-se pior que o primeiro. Tal será a sorte desta geração perversa. 46 Jesus falava ainda à multidão, quando veio sua mãe e seus irmãos e esperavam do lado de fora a ocasião de lhe falar. 47 Disse-lhe alguém: Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar-te. 48 Jesus respondeu-lhe: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? 49 E, apontando com a mão para os seus discípulos, acrescentou: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 50 Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

Ofertório/Sal. 118, 47 e 48.
Meditarei nos teus mandamentos, porque os amo, e levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos que amo.

Secreta
Apresentamos-te, Senhor, hostes de propiciação para que, na tua misericórdia, perdoes-nos as nossas faltas e dirijas os nossos corações vacilantes.
Prefácio da Quadragésima.Prefácio à Quaresma

Comunhão/Sal. 5, 2-4.
Entenda meu choro. Esteja atento à voz da minha oração, meu rei e meu Deus, porque é a ti que orarei, Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Senhor, ao receber o teu sacramento, sejamos purificados de nossos pecados ocultos e libertos das armadilhas que nossos inimigos armaram para nós.

Sobre o povo: Oremos. Humilhem suas cabeças diante de Deus.
Oração Ilumina as nossas almas com a claridade da tua luz, nós te suplicamos, Senhor, para que vejamos o que devemos fazer e tenhamos força para fazer o que é certo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.