27/04 Sábado
Festa de Terceira Classe
Nasceu em oito de maio de 1521, no ducado de Geldern, atual Holanda. Ao contrário dos demais garotos, preferia os livros de oração às brincadeiras. Muito estudioso e dedicado, com quinze anos seu pai o encaminhou para estudar em Colônia e, com dezenove, recebeu o grau de doutor em filosofia. Não aprendeu somente as ciências terrenas. Com um mestre profundamente católico, Pedro também se aprofundou, nos estudos da doutrina de Cristo, fazendo despertar a vocação que se adivinhava desde a infância.
Redigiu o primeiro catecismo,conforme as prescrições do Concílio de Trento.Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
Nasceu em oito de maio de 1521, no ducado de Geldern, atual Holanda. Ao contrário dos demais garotos, preferia os livros de oração às brincadeiras. Muito estudioso e dedicado, com quinze anos seu pai o encaminhou para estudar em Colônia e, com dezenove, recebeu o grau de doutor em filosofia. Não aprendeu somente as ciências terrenas. Com um mestre profundamente católico, Pedro também se aprofundou, nos estudos da doutrina de Cristo, fazendo despertar a vocação que se adivinhava desde a infância.
Logo após sua formatura, os pais, que almejavam um belo futuro financeiro para a família, lhe arranjaram um bom casamento. Mas Pedro Canísio não aceitou. Não só recusou como também fez voto eterno de castidade. Dirigiu-se para Mainz, dedicar-se somente ao estudo da religião.
Orientado pelo padre Faber, célebre discípulo do futuro santo Inácio de Loyola, em 1543 ingressou na recém-fundada Companhia de Jesus. Três anos depois foi ordenado padre jesuíta, recebeu a incumbência de voltar para Colônia e fundar uma nova Casa para a Ordem. Assim começou sua luta contra um cisma que abalou e dividiu a Igreja: o protestantismo.
Quando era professor de teologia na cidade de Colônia, sendo respeitado até pelo imperador, Pedro Canísio conseguiu o afastamento do arcebispo local, que era abertamente favorável aos protestantes. Em seguida, participou do Concílio de Trento, representando o cardeal Oto de Augsburg. Pregou e combateu o cisma, também, em Roma e Messina, onde lecionava teologia. Mas teve que retornar à Viena, onde o protestantismo fazia enormes estragos. Foi nesse período que sua luta incansável trouxe mais frutos e que também escreveu a maior parte de suas obras literárias. Fundou vários colégios católicos como em Viena, Praga, Baviera, Colônia, Innsbruck e Dillingen.
Foi nomeado pelo próprio fundador, Inácio de Loyola, provincial da Ordem para a Alemanha e a Áustria. Pregou em Strasburg, Friburg e até na Polônia, sempre denunciando os seguidores do sacerdote Lutero, pai do protestantismo.
Admirado pelos pontífices e governantes do seu tempo, respeitado como primeiro jesuíta de nacionalidade alemã, Pedro Canísio morreu em 21 de dezembro de 1597, em Friburg, atual Suíça, após cinqüenta e quatro anos de dedicação à Companhia de Jesus e à Igreja.
Foi canonizado por Pio XI, em 1925, para ser festejado, no dia de sua morte, como São Pedro Canísio, Doutor da Igreja, título que também recebeu nessa ocasião.
Relíquias de São Pedro Canísio
São Canísio ensinou que, existe um caminho que conduzem a Jesus Cristo, a veneração de Maria é o unico caminho até Ele.
Durante sua vida, seu 'Catecismo' apareceu em mais de 200 edições em pelo menos 12 línguas. Foi uma das obras que influenciaram São Luiz Gonzaga a entrar na Companhia de Jesus; e até o séc. XVIII, em vários lugares, as palavras 'Canísio' e catecismo eram sinônimos. Ele tornou-se como fundamento e padrão para os catecismos impressos posteriormente".
Catechismus minimus (1556)
Parvus catechismus catholicorum (1558)
OBSERVEM ABAIXO A IGREJA DO VATICANO II
“A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor” (D.V. nº21).
São três a dar testemunho: As Escrituras (= Biblia); a Eucaristia e Jesus Cristo. Chamam-se proto-sacramentos que como na palavra protó-tipo, indicam o que está na origem de outros, na sua raiz.
Não há Eucaristia sem Palavra nem Jesus Cristo sem Bíblia.
Neste sentido a Bíblia é um proto-sacramento ainda mais forte, por ser Ela a primeira a dar-nos razões para acreditarmos em Jesus Cristo. Verdadeira Palavra de Deus e verdadeira palavra dos homens, lida com os olhos da fé, sob a luz do Espirito Santo e a vigilância dos pastores da Igreja, Ele torna-se para todo o crente “uma nascente de água a jorrar para a vida eterna” (Jo4, 14).
FONTE deste absurdo: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html
A SEITA DO VATICANO II QUE TEM 50 ANOS QUE VENERA O CORPO NOSSO SENHOR.
A IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA ADORA Corpo,Alma e Divindade de DEUS FILHO .
Para quem não sabe: Veneração (do latim veneratio, do grego δουλια, "douleuo" ou "dulia", que significa "honrar").
O Culto Divino latria= Adoração está devidamente reservado apenas para Deus.
Não há Eucaristia sem Palavra nem Jesus Cristo sem Bíblia.
Que loucura é essa?
Será que eles queriam falar assim: Não há Jesus Cristo sem a Santa Cruz e a Santa Cruz sem Jesus Cristo.(São Luís Maria Grignion de Montfort)
Inventaram PROTO-sacramento e dividiram em três as Escrituras
(= Bíblia); a Eucaristia e Jesus Cristo. Chamam-se proto-sacramentos.(proto-sacramentos)Proto significa antes o que eles querem dizer antes- sacramentos.
ESTE NOVO MISTÉRIO DA FÉ.
Tu és memo uma ONG.
Não leram o catecismo tradicional por isso ensinam heresias.
Concílio de Trento: 844. Cân. 1. Se alguém disser que os sacramentos da Nova Lei não foram todos instituídos por Jesus Cristo Nosso Senhor, ou que são mais ou menos que sete, a saber: Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Extrema-Unção, Ordem e Matrimônio; ou que algum destes sete não é verdadeira e propriamente sacramento — seja excomungado.
A Bíblia é um proto-sacramento ainda mais forte, por ser Ela a primeira a dar-nos razões para acreditarmos em Jesus Cristo.
Seguem o protestantes que colocam a Biblia em primeiro lugar.
Usam lingagem de protestante a palavra nós dizemos a Sagrada Escritura.
A Santa Igreja Ensina que a mais forte é a Tradição Divina e a Sagrada Escritura.
A Tradição "conserva a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, e transmite-a integralmente aos seus sucessores.
Ela Bíblia não é a primeira, mais sim Nosso Senhor Jesus Cristo que a transmitiu, pois antes de existir a Bíblia o Verbo já exista e depois se tornou carne e se revelou.
Novo Testamento só existe porque quem revelou foi Nosso Senhor.
Concílio de Trento: 846. Cân. 3. Se alguém disser que estes sete sacramentos são entre si iguais, de sorte que não há razão alguma de um ser mais digno do que o outro — seja excomungado.
A Eucaristia é o sacramento por exelencia pois é o Nosso Senhor Segunda pessoa da Santissima Trindade é Deus em Corpo,Alma e Divindade.
A conservação da Divina Tradição só podia ser garantida por Deus, pois aquele que a constitui também a conserva.
Isto diz Constituição Dei Verbum do Concílio do Vaticano II.
Depois querem que nós católicos que defendemos a santa Tradição aceitemos isto à luz da Tradição.
O que a luz tem que a ver com as trevas, pois quando chega a luz a trevas vai embora.
Dos modernistas pode esperar tudo que é heresia.
Por isso vamos reeditar os Catecismos da Santa Igreja antes do Concílio Vaticano II.
São Pedro Canísio. Apóstolo contra as heresias prostestante.
Convertei os modernistas pois ensinam doutrinas contrárias ao que a Santa Igreja ensina.
Intróito/ Ecl. 15, 5.
No meio da Igreja ele abriu a boca: e o Senhor o encheu com o espírito de sabedoria e entendimento: ele o vestiu com o manto da glória. (TP Aleluia, aleluia. )
Sal. 91.2 É bom louvar ao Senhor e cantar o teu nome, ó Altíssimo.
V/. Glória Patri.
Coleta
Ó Deus que, pela defesa da fé católica, armado de força e conhecimento o Beato Pedro, vosso Confessor, vos dignais fazer com que os seus exemplos e os seus conselhos reconduzam os perdidos ao caminho da salvação e mantenham os fiéis na confissão da verdade.
Leitura da Epístola extraída do livro do
II Timóteo4,1-8
1 Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino:
2 prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir.
3 Porque virá tempo em que os
homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas
próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres
para si.
4 Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas.
5 Tu, porém, sê prudente em tudo,
paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho,
consagra-te ao teu ministério.
6 Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima.
7 Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.
8 Resta-me agora receber a coroa
da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente
a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.
Gradual. Sal. 36, 30-31. Gradual
Os iusti meditábitur sapiéntiam, et lingua eius loquétur iudícium. A boca do justo meditará sobre a sabedoria, e sua língua falará justiça.
V/. Lex Dei eius in corde ipsíus: et non supplantabúntur gressus eius. V/. A lei do seu Deus está no seu coração, e não será anulada.
Aleluia, aleluia. V/. Ecl. 45, 9. Amávit eum Dóminus, et ornávit eum: stolam glóriæ índuit eum. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. O Senhor o amou e o adornou: Ele o vestiu com um manto de glória. Aleluia.
Post Septuagesimam, ommissis Allelúia et versu sequenti, dicitur Após a Septuagesima, omitimos o Aleluia e seu verso e dizemos:
Tratados. Sal. 111, 1-3. Característica
Beátus vir, qui timet Dóminum: in mandátis eius cupit nimis. Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor: tem prazer em seus mandamentos.
V/. Potens in terra erit semen eius: generátio rectórum benedicétur V/. Sua raça será poderosa na terra: a posteridade dos justos será abençoada.
V/. Glória et divítiæ in domo eius: et iustítia eius manet in sǽculum sǽculi. V/. Glória e riquezas estão na sua casa, e a sua justiça permanece para todo o sempre.
Tempore paschali omittitur graduale, et eius loco dicitur: No tempo da Páscoa, o gradual é omitido e em seu lugar dizemos:
Aleluia, aleluia. V/. Ecl. 45, 9. Amávit eum Dóminus, et ornávit eum: stolam glóriæ índuit eum. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. O Senhor o amou e o adornou: Ele o vestiu com um manto de glória.
Aleluia. V/. Osee 14, 6. Iustus germinábit sicut lílium: et florébit in ætérnum ante Dóminum. Aleluia.Aleluia. V/. O justo brotará como o lírio: e florescerá para sempre na presença do Senhor. Aleluia.
Sequência do Santo Evangelho
São Mateus 5,13-19
13.Vós
sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será
restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e
calcado pelos homens.14.Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder
uma cidade situada sobre uma montanha15.nem se acende uma luz para
colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro,
a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.16.Assim, brilhe vossa
luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e
glorifiquem vosso Pai que está nos céus.17.Não julgueis que vim abolir a
lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à
perfeição.18.Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes
que desapareça um jota, um traço da lei.19.Aquele que violar um destes
mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será
declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os
ensinar será declarado grande no Reino dos céus.
Ofertório/ Sal. 91, 13.
Os céus publicarão tuas maravilhas, Senhor, e tua verdade na assembléia dos santos, aleluia, aleluia.
Secreta.
Que a piedosa intercessão de São N.São Canísio , seu Pontífice e Doutor, não nos falte, Senhor: torne nossos dons agradáveis para você e obtenha sempre sua indulgência para nós.
Comunhão/Lucas. 12, 42.
Aqui está o servo fiel e prudente que o mestre designou sobre sua família para dar-lhes no tempo designado sua medida de trigo. (TP Aleluia. )(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
Depois da comunhão.
Que, Senhor, o vosso santo sacrifício nos traga a salvação: o bem-aventurado São Canísio. , vosso Pontífice e vosso admirável Doutor, interceda por nós.
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.