sexta-feira, 29 de setembro de 2023

29 de setembro dia de São Miguel Arcanjo.Novena

29/09 Sexta-feira
Festa de Primeira Classe
Paramentos Brancos

Dedicação a Arcanjo Miguel significa "Quem com Deus".

                                                                     
Na tradição da Igreja a varia aparições do chefe dos Anjos no Céu:         



São Miguel apareceu a uma jovem virgem de 15 anos, chamada Joana d'Arc, ela morava em Lorena, França, que neste período estava sendo invadida pelos ingleses, os quais já tinham tomado quase toda a região. São Miguel mandou que a menina se vestisse de cavaleiro e fosse para batalha, esta sendo apenas uma pastorinha começou chorar e São Miguel encorajando-a, disse-lhe "Vai, sem temor, que combaterei em teu favor".

Joana foi até o rei Carlos VII e o convenceu a deixá-la combater. Com a proteção do Arcanjo, teve 20 vitórias, e depois foi presa e condenada a fogueira, e neste momento São Miguel, também estava com ela. A libertadora da França, foi levada a julgamento, e deu o seguinte testemunho, diante dos juízes : "foi Miguel quem vi diante dos meus olhos e não estava só, mas acompanhado por anjos do Céu. Eu os vi com os olhos físicos tão bem como vejo vocês. E, quando me deixaram, chorei e teria gostado que me levassem com eles". Não são só as Sagradas Escrituras que vem nos revelar as aparições do Arcanjo São Miguel. A Igreja também reconhece outras aparições, sendo algumas festejadas com Missas e ofícios próprios.

São João Evangelista, começou seu trabalho de evangelização na Ásia Menor, após a Ascenção do Senhor Jesus ao Céu. Havia um cidade nesta região chamada Hierópolis, onde se tinha como deusa uma serpente. Após fervorosa e contínua oração de São João, a serpente morreu. O Ápostolo teve de fugir, pois foi perseguido, pelos sacerdotes do ídolo. São João foi para região de Chones, na Frígia, lá pregou e muitos se converteram. São João falou-lhes sobre os anjos e o nobilíssimo príncipe dos anjos, São Miguel, o qual fez brotar uma fonte nas portas da cidade, e todos doentes, tanto fiéis como pagãos, que invocavam a sua proteção e faziam o sinal-da-cruz, na mesma hora ficavam curados, o fato se espalhou por várias regiões.

Havia um homem, que tinha uma filha muda. Certa noite, São Miguel apareceu-lhe em forma humana e disse: "Conduze a tua filha à fonte dos cristãos e acredita na onipotência do seu Deus, que a tua fé será recompensada". Cheio de esperança e de temor, foi com a filha até a fonte, e lá perguntou o que deveria fazer. Eles disseram: "É em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e pela intercessão de São Miguel que nós usamos desta água". O homem repetiu essas palavras, e a filha começou a falar e a fé iluminou a sua alma e a de seu pai. Os dois pediram o batismo. Em forma de gratidão e para testemunhar o milagre, o homem mandou edificar junto a fonte uma igreja. um cristão jovem, que seguia a vida eremita ficou como guardião desse santuário.

Os adoradores da serpente, tentaram destruir o santuário, rompendo os diques que continhan os rios que por ali passavam, quando o guardião do santuário escutou o barulho, clamou a Deus dizendo:" Senhor,a Vossa onipotência comanda e rege os abismos do mal. Vós podeis salvar o templo do Vosso arcanjo", e São Miguel veio em seu socorro para combater o inimigo, e disse ao eremita: "Não temais, o inferno não pode nada contra nós", o Arcanjo traçou sobre as águas o sinal-da-cruz e estas no mesmo instante se acalmaram e mudaram seu curso. São Miguel pediu ao eremita que continuasse a chamar todos que estivessem doentes, não só fisicamente, mas também doentes da alma, a traçar sobre si o sinal-da-cruz, e assim alcançar a cura que necessitassem.

Este acontecimento, é comemorado no dia 6 de setembro, pela Igreja Oriental, com Missa e ofícios próprios.                                                                                                                           

E em 1950 Papa Pio XII o nomeou padroeiro dos policiais. O famoso Monastério do Monte São Miguel obviamente tem este nome em sua honra.

São Miguel é mostrado na arte litúrgica da Igreja como um anjo segurando uma espada ou lança, um escudo e uma balança.

 Imposição do escapulário de São Miguel.


6ºdia da Novena de Santa Teresinha

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante 24 anos que passou na terra e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei a graça que ardentemente Vos peço ( faça o pedido da graça ), se for a Vossa Santíssima vontade e para salvação de minha alma. Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez Vossa promessa de que ninguém Vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.

Na medalha: Um Pai Nosso  nas três rosinhas inicial três Ave-Maria
Rezam-se em seguida 24 vezes:
"GLÓRIA AO PAI, AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO ASSIM
COMO ERA NO PRINCÍPIO, AGORA E SEMPRE, POR TODOS OS SÉCULOS DOS SÉCULOS.AMÉM."
Santa Terezinha do Menino Jesus, rogai por nós
. Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai todos os vossos Sacerdotes sob a proteção do vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder. Conservai ilibadas as suas mãos ungidas, que tocam todos os dias em vosso Corpo santíssimo. Conservai puros os seus lábios, tintos pelo vosso Sangue preciosíssimo. Conservai puros e desapegados dos bens da terra, os seus corações que foram selados com o caráter sublime do vosso glorioso sacerdócio. Fazei-os crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo.  Dai-lhes também, juntamente com o poder que têm de transubstanciar o pão e vinho em vosso Corpo e Sangue, o poder de transformar o coração dos homens. Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos, e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna. Assim seja. Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente.

E ofereço-Vos o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido.

E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.


Intróito/Sal. 102, 20.
Bendigam ao Senhor, todos vocês, seus anjos, que são poderosos e fortes; que cumpre a sua palavra, para obedecer à voz das suas ordens.
Ps. ibid., 1.Minha alma, bendiga ao Senhor, e que tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que dispensas com admirável ordem os ministérios dos Anjos e dos homens, concede-nos em tua bondade, ter como protetores de nossa vida na terra, aqueles que incessantemente, no céu, te cercam e te servem.

Leitura da Epístola dos  
Apocalipse 1, 1-5.
Naqueles dias: Manifestou Deus  o que em breve deveria acontecer. Manifestou-o, enviando  o Anjo a seu servo João, que deu testemunho da palavra de Deus, e testemunhou de Jesus Cristo sobre todas as coisas que viu. Feliz de quem ler e ouvir as palavras desta profecia, observar o que nela está escrito, porque o tempo está próximo. João, às sete igrejas que há na Ásia: A graça e a paz vos sejam dadas, da parte dAquele que é, que era e que virá; da parte dos sete Espíritos que assistem ante o trono de Deus; e da parte de Jesus Cristo, Testemunha fiel, Primogênito dentre os mortos, Príncipe dos reis da terra, a Ele que nos amou e nos lavou de nossos pecados com seu Sangue.

Gradual. Pr. 102, 20 e 1.Benedícite Dóminum, omnes Angeli eius: poténtes virtúte, qui fácitis verbum eius.Bendigam ao Senhor, todos vocês, seus anjos, que são poderosos e fortes; que cumpre a sua palavra.
V/. Benedic, ánima mea, Dóminum, et ómnia interióra mea, nomen sanctum eius. V/. Minha alma, bendiga ao Senhor, e que tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.Aleluia, aleluia. V/. Sancte Míchaël Archángele, defénde nos in prǽlio: ut non pereámus in tremendo iudício. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. São Miguel Arcanjo, defendei-nos na luta, para que não pereçamos no dia do terrível juízo. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

Mateus 18, 1-10.
Naquele tempo: Chegaram-se a Jesus os discípulos com esta pergunta: “Quem é maior no reino dos céus?” Jesus, chamando uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo: se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, não entrareis no Reino dos céus. Portanto quem se tornar humilde como esta criança, este é o maior no Reino do céu. Quem acolher, em meu Nome, uma criança assim, a mim é que acolhe. Mas quem escandalizar um desses pequeninos que em mim creem, melhor lhe fora que suspendesse a mó de um moinho ao pescoço e se lançasse nas profundezas do mar. Ai do mundo por causa dos escândalos! É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem por quem eles vierem. Se tua mão e teu pé te forem ocasião de pecado, corta-os e lança-os longe de ti! Melhor te é entrares na vida manco e aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado ao fogo eterno. Se tua vista for ocasião de pecado, arranca-a e lança-a longe de ti; melhor te é entrares na vida com um só olho do que com dois seres lançado ao fogo do inferno. Cuidai para que não desprezeis a nenhum desses pequeninos! Porque vos digo: seus Anjos contemplam sem cessar a face de meu Pai, que está nos céus.”

Ofertório/ Apocalipse. 8, 3 e 4.
O Anjo estava diante do altar do templo, com um incensário de ouro na mão; e lhe deram muitos incensos; e a fumaça do incenso subiu diante de Deus, aleluia.

Secreta
Oferecemos-te, Senhor, hostes de louvor, suplicando-te humildemente: pela intercessão do sufrágio dos Anjos, recebe-os com benevolência e faze que sirvam à nossa salvação.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/  Dan. 3, 58.
Todos os anjos do Senhor, bendizei o Senhor; cantem-lhe hinos e exaltem-no através dos tempos.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Fortalecidos pela intercessão do Beato Miguel, vosso Arcanjo, humildemente vos suplicamos, Senhor, que o que os nossos lábios suplicam, a nossa alma venha a possuir.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário