Páginas

domingo, 30 de janeiro de 2022

30 de janeiro dia da Santa Martinha, Virgem e Mártir.

 

  Conhecida também como Santa Martinha de Roma, recebeu uma educação esmerada, baseada na doutrina do Cristianismo, seus pais entregaram sua alma a Deus quando era muito jovem. Inflamada de amor a Jesus Cristo, deu todos os bens aos pobres, fez voto de castidade e em atenção à sua vida santa e exemplar, foi recebida entre as diaconistas, honra com que pessoas de muita probidade eram distinguidas..
  Tinha o imperador Alexandre Severo (222-235) concebido o plano de exterminar os Galileus  (assim alcunhava aos cristãos). Conhecendo a formosura, nobreza e bondade de Martinha, tudo fez para afastá-la da religião cristã e chegou até a oferecer a dignidade de Imperatriz, caso se decidisse sacrificar a Apolo. Martinha respondeu: “O meu sacrifício pertence a Deus imaculado; a Ele sacrificarei, para que confunda e aniquile a Apolo e, este deixe de perder almas”.  Alexandre Severo, interpretando esta resposta em seu favor, organizou uma grande festa no templo de Apolo, para onde levou Martinha, na presença dos sacerdotes e de muito povo. Os olhos de todos estavam dirigidos para a jovem que, no meio  do grande silêncio que reinava, fez o sinal da cruz, elevou olhos e braços ao céu e disse em alta voz: “Ó Deus e meu Senhor !  Ouvi esta minha súplica e fazei com que se despedace este ídolo cego e mudo, para que todos, imperador e povo, conheçam, que só Vós sois o único Deus verdadeiro e que não é licito adorar senão a Vós !”  No mesmo instante a cidade inteira foi sacudida por um forte terremoto, a imagem de Apolo caiu do seu lugar; parte do templo ruiu por terra, sepultando nos escombros os sacerdotes e muita gente.
   O imperador ordenou que Martinha fosse esbofeteada, flagelada e tivesse as carnes dilaceradas com torqueses. Os algozes porém não puderam cumprir a ordem, porque um Anjo de Deus defendia a donzela e esta, no meio dos maus tratos , entoava cânticos de louvor a Jesus Cristo e convidava  os algozes a se converterem à religião de Jesus. Deus abençoou-lhes as palavras: oito algozes caíram de joelhos, pediram perdão à Mártir e confessaram alto a fé em Jesus Cristo. O imperador, ainda mais enraivecido com este incidente, mandou levá-los todos ao cárcere, torturar barbaramente os oito algozes, os quais, por uma graça especial divina, ficando fiéis a fé, receberam a palma do martírio, pela decapitação. No dia seguinte a “feiticeira” foi citada ao palácio do Imperador, que a recebeu com estas palavras:
  “Basta de embustes. Dize-me, para que eu saiba com quem estou tratando: Sacrificas aos deuses ou preferes aderir ao feiticeiro, ao Cristo?”  Com santa indignação respondeu Martinha: “Não admito que insultes a meu Deus!  Se queres aplicar-me novas torturas, aqui estou;  não as temo; pois sei que Deus me dá força”.   A resposta do imperador foi a condenação da Mártir a suplícios crudelíssimos e desumanos. Martinha, no meio das dores, glorificou a Deus e as feridas exalavam-lhe um suave perfume. Grande foi o espanto de Alexandre Severo ao ouvir, no dia seguinte, a notícia de que Martinha que se achava no cárcere, estava perfeitamente curada das feridas  e não só isto: Os guardas viram, durante a noite, o cárcere iluminado por uma luz maravilhosa e ouviram, extasiados, cânticos celestiais.
   O furor do imperador chegou ao extremo. Não mais senhor de sua paixão, condenou Martinha às feras no anfiteatro, e fez timbre de achar-se entre os espectadores.
    Novo milagre. Martinha, de uma beleza sobrenatural encantadora, ajoelhada na “arena”, calma se achava à espera do leão . Este, o indômito rei do Saara, possante e belo em sua força, se anuncia com rugido aterrador e em dois saltos se acha ao lado da vítima. Como que, domado por uma força invisível, arroja-se aos pés de Martinha, manso como um cordeiro. De repente se levanta, e num salto medonho ganha a barreira, entrando no recinto dos espectadores, matando alguns deles. O pânico foi indescritível. O imperador, longe de convencer da intervenção divina na defesa da mártir, atribui o fato extraordinário às forças mágicas de Martinha, as quais, segundo sua opinião, teriam sua sede na rica cabeleira da Santa. Deu ordem para a rica cabeleira ser-lhe cortada imediatamente e a donzela, assim profanada, ser fechada no templo de Júpiter. Nos dois dias seguintes Alexandre Severo, acompanhado de sacerdotes e muito povo, se dirigiu ao templo. Não entrou, porém, porque teve a impressão de ouvir vozes masculinas e julgou que fossem os deuses, que se tivessem reunido para converter Martinha. Aberto o templo no terceiro dia, ao imperador apresentou-se um espetáculo estranho: Achavam-se derrubados ao chão todas as imagens dos deuses. À sua pergunta onde estava a estátua de Júpiter, Martinha respondeu sorrindo: “Tendo ele que dar satisfação a Cristo, porque não salvou estes doze ídolos?  Meu Deus entregou-o aos demônios, que dele fizeram o que vedes”.
  Fulo de raiva por este escárnio, Severo  ordenou que se despejasse banha fervente sobre o corpo de Martinha e a entregassem às chamas. Veio, porém, uma grande chuva apagar a fogueira. Restava então o pro cônsul encarregado do martírio, furioso, mandou que a decapitassem. Santa Martinha aceitou a sentença, com toda submissão e gratidão para com Deus. Espontaneamente ofereceu a cabeça  ao algoz, que a fez entrar nas eternas núpcias do Senhor Jesus É contado que durante o seu martírio leite saia pelo seu corpo, em vez de sangue. .Isto ocorreu em 228 DC.
   Os cristãos apoderaram-se clandestinamente do corpo da Santa e sepultaram-no com todas as honras. As relíquias de Santa Martinha foram encontradas em 1634 e acham-se hoje na Igreja do mesmo nome, a qual se ergue perto do arco do triunfo de Severo.
   Em 1634 o Papa Urbano VIII decidiu reconstruir uma antiga igreja me honra de Santa Martinha que fica em baixo da Capitol Hill em Roma com vista para o Fórum. Os trabalhadores descobriram uma tumba cristã contendo ossos de uma mulher romana e seus dois irmãos. As relíquias de Santa Martinha, Concordius e Epiphanius. Bernini criou um magnífico santuário em bronze para as relíquias e hoje em dia, elas estão na igreja de Luca e Martinha, em Roma e lâmpadas ficam continuamente acesas em volta do santuário. Em 1558 o Papa Sixtus V adicionou São Lucas como co-titular da igreja e a doou para o edifício que estava sendo construído ao lado, o da Academia de San Luca.
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

sábado, 29 de janeiro de 2022

Comentários Eleison:SUPER-INFLAÇÃO CHEGANDO-Por Dom Williamson Número DCCLVIX (759) – 29 de janeiro de 2022

 

SUPER-INFLAÇÃO CHEGANDO

O homem sem Deus faz das finanças um inferno na terra.

Nossa única esperança é o renascimento de Cristo em nós.


Adaptamos aqui, e resumimos, mais verdades preciosas do website de Doug Casey: internationalman.com, em “Here’s why the money-printing won’t stop [Eis por que a impressão de dinheiro não vai parar]”.

Pergunta: O governo dos EUA imprimiu mais dinheiro recentemente do que em seus quase 250 anos de existência. Ele tem alguma alternativa a imprimir cada vez mais dinheiro?

Resposta: A questão é: o que o Federal Reserve (Fed) fará quando não puder mais fingir que a inflação está sob controle? O Fed já imprimiu trilhões, de modo que uma inflação muito mais alta já se incorporou ao bolo. A questão é como o Fed responderá à inflação fora de controle. Ou 1) ele continua imprimindo trilhões e deixa a inflação disparar, assegurando que o dólar acabe perdendo todo o seu valor, ou 2) ele endurece a política monetária cortando gastos do governo, e vê os mercados quebrarem, inclusive o mercado de ações.

Quando encaram esse tipo de escolha, os políticos costumam optar pela alternativa mais fácil, que é, neste caso, continuar imprimindo dinheiro. Pois, de fato, as decisões de cortar gastos muitas vezes se tornaram politicamente impossíveis, de modo que o governo dos EUA já tem a perspectiva certa de déficits intermináveis ​​de vários trilhões de dólares que a impressão de dinheiro cada vez maior pode financiar por si só. Assim, uma estimativa conservadora do déficit orçamentário entre agora e 2031 será de cerca de US$ 20 trilhões, e esse é um déficit que somente as impressoras do Fed podem pagar.

Ademais, não há maior devedor na história do mundo do que o governo dos Estados Unidos, e a inflação permite que qualquer devedor reduza sua carga de dívida, porque o que ele tomou emprestado em dólares pode pagar em moedas de dez centavos. Portanto, o governo tem um enorme incentivo para continuar criando enormes quantidades de inflação.

Além disso, uma breve olhada em como o governo dos EUA se financia revela que está, sem dúvida, executando um gigantesco esquema Ponzi, o que significa que, se eles pararem de injetar continuamente mais dinheiro fresco, a coisa toda entrará em colapso. Ora, ao contrário dos esquemas Ponzi privados, o governo dos EUA pode continuar a injetar dinheiro novo em seu esquema imprimindo o dinheiro necessário – e voltamos às impressoras do Fed. Assim, o Fed pode fazer gestos de cortar gastos, mas assim que os mercados começarem a colapsar e as instituições a falir, deixará de apertar e voltará a soltar a impressão de dinheiro. Em suma, o governo dos EUA não tem outra opção a não ser continuar com o aumento da impressão de dinheiro para cobrir seus gastos.

Pergunta: Mas o governo disse recentemente que “a inflação é boa”.

Resposta: Bobagem! Beneficia o governo ao aliviar sua carga de dívida, mas isso faz com que o valor dos dólares no bolso de cada cidadão seja esvaziado. O governo está na verdade roubando de seus cidadãos, mas de tal forma que poucos cidadãos percebem o que está acontecendo. Na realidade, o Federal Reserve e outros bancos centrais só vieram à existência para roubar dinheiro de você através da inflação e redirecioná-lo para pessoas politicamente conectadas. Esse é o principal objetivo deles, e sempre o foi. Daí o fluxo de informações falsas sobre finanças e economia na mídia vil e nas “universidades” em particular.

Pergunta: Que outros truques o governo dos EUA pode usar a esta altura do jogo?

Resposta: Seja qual for o nome e a forma que assumir, você pode ter certeza de que o efeito líquido transferirá mais dinheiro e poder para o governo. A inflação descontrolada é uma desculpa comum para os governos implementarem controles de capital, controles de preços, confiscos de riqueza e todo tipo de outras medidas desagradáveis. Mas talvez o item mais aterrorizante do menu sejam as moedas digitais dos bancos centrais (CBDCs), que possibilitarão um sistema de vigilância orwelliano que monitora e controla cada centavo que você ganha, economiza e gasta. As CBDCs são um tópico importante; devemos dedicar a elas nossa próxima conversa.

Kyrie Eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

domingo, 23 de janeiro de 2022

23 de janeiro dia São Raimundo de Penaforte, Confessor.

 http://www.infosbc.org.br/portal/images/stories/patrono/raimundo.jpg



  São Raimundo de Penaforte, do catalão Raimon de Penyafort (Vilafranca del Penedès, c. 1175 - Barcelona, 6 de Janeiro de 1275) é o santo patrono da lei canónica e dos advogados canônicos.
    São Raimundo dedicou-se desde jovem aos estudos filosóficos e jurídicos. Aos 20 anos de idade ensinava filosofia e direito canónico em Barcelona, onde foi cónego. Em 1210 foi ensinar para Bolonha (Itália), onde ficou até 1222. Foi capelão do papa Alexandre IV, e confessor de do rei Jaime I de Aragão, ao qual repreendeu pela vida licenciosa.
  Entrou depois na Ordem dos Pregadores, no convento de Santa Catalina e fez uma interveção na proclamação da cruzada contra Maiorca.
  A sua colaboração com Pedro Nolasco foi essencial na fundação da Ordem de Nossa Senhora das Mercês para a Redenção dos Cativos, obtendo o consentimento de Jaime I para a fundação da Ordem.Por ordem do Papa Gregório IX, voltou a Roma em 1230 para editar a colecção das «Decretais» e fazer a codificação da Lei canónica, que previamente estava espalhada por inúmeros documentos. A sua orgazição tornou-se um padrão por quase 700 anos, e a Lei canónica foi completamente codificada só em 1917.
Porém, quando o Papa disse que iria nomeá-lo Arcebispo de Tarragona, sentiu-se tão consternado que caiu gravemente enfermo. Quando os seus conhecidos amigos Dominicanos de Bolonha chegaram em Barcelona, abandonou tudo para vestir o hábito branco de São Domingos.
Em 1238 tornou-se terceiro Superior da Ordem Geral dos Dominicanos, por dois anos visitando a pé todos os conventos da Ordem. Redigiu também as suas novas constituições, promulgadas em Paris em 1240), apesar de renunciar ao seu cargo alegando motivos de fraca saúde.
Durante este tempo dedicou-se a converter judeus muçulmanos ao Catolicismo a unica religião de Cristo, e para cumprir este objectivo introduziu o ensino das línguas árabe e hebraica nas escolas dos dominicanos.
Exercendo a sua influência sobre o Jaime I de Aragão, persuadiu-o a convocar um debate público sobre o judaísmo e o cristianismo, entre Moshe ben Nahman (também chamado El Rab de España ou Bonastruc de Porta), um rabino de Gerona, e Pablo Christiani, um judeu convertido de Montpellier que pertencia à Ordem Dominicana. Neste debate, que teve lugar no palácio real de Barcelona (20-24 de Julho de 1263), na presença do rei e do alto clero, Raimundo teve um papel importante. Liderava os teólogos presentes e, com a concordância do rei, deu liberdade de expressão ao rabino, mas observando que não deveria blasfemar contra o cristianismo. A isto, Moshe ben Nahman respondeu que sabia o que as leis da propriedade exigiam. No sabbath imediatamente após o debate, os cristãos visitaram a sinagoga, onde Raimundo pregou a Santíssima Trindade, negada pelo rabino.
Raimundo obteve a permissão de Jaime I para que Pablo Christiani continuasse as suas viagens missionárias, e também a ordem para que todos os judeus sob a sua soberania fossem obrigados a ouvir os sermões deste e de todos os outros dominicanos. Para além disso, deu um prazo de três meses para eliminar dos livros destes tudo o que estivesse contra a religião cristã. A comissão de censura nomeada consistia em Arnaldo de Guerbo, bispo de Barcelona, Raimundo, e os dominicanos Arnoldo de Legarra, Raymundo Martin (autor de Pugio Fidei) e Pedro de Janua, ou Génova.
http://www.preguntasantoral.es/wp-content/uploads/2013/04/raimundo_pe%C3%B1afort.jpg
  Muitos e  grandes milagres obrou Deus por meio do seu servo, dos quais o mais conhecido é o seguinte:  Jaime I, rei de Aragônia, era penitente de Raimundo. Numa viagem que ia fazer à Ilha Majorca, desejava ter seu confessor como companheiro.   No mesmo trajeto, o rei levou uma mulher, com a qual  tinha relações ilícitas. Raimundo muito lhe pediu que a despedisse,  no que o rei prometeu atendê-lo, mas a mulher ficou.   Chegados a Majorca,  Raimundo fez  a  sua permanência na côrte depender do afastamento da concubina da  casa real; no caso contrário, voltaria  para Barcelona .  Jaime ordenou a  todos os barqueiros e proprietários de navios que, sob pena de morte, nenhum se  atrevesse a transportar  o frade para a Espanha. Raimundo, ignorando a  ordem do Rei, dirigiu-se  ao porto, para embarcar num daqueles navios que  iam para o continente,  mas não achou entre os marinheiros  quem  o  quisesse transportar. Adiantou-se então o santo homem até um rochedo, que estava mais para dentro do mar, tomou a capa, estendeu sobre a água, tomou o bastão, fez o sinal da cruz e pôs-se sobre a capa, como se entrasse numa barca. Chamou um companheiro para que fosse com ele. Este, porém, não teve o ânimo de seguí-lo e, estupefato, presenciou aquele singular embarque. Raimundo pôs então o bastão no meio, levantou uma parte da capa a  modo de vela, uniu-a com a extremidade do bordão e  começou a navegar.  Em seis horas fez a viagem até barcelona percorrendo uma distância de  160 milhas.  Chegando a Barcelona, saltou em terra, tirou a  capa, que estava enxuta, e foi para o convento.
  Aos 70 anos voltou a ensinar. Foi também um escritor fecundo.  Entre os seus escritos, destaca-se a Summa Casuum para a administração recta e proveitosa do sacramento da Penitência, e também a Summa de poenitentia et matrimonio, a Summa contra gentes sobre muçulmanos e judeus e a Summa pastorales.
Raimundo morreu em 6 de Janeiro de 1275 e está enterrado na catedral de Barcelona. O papa Clemente VIII procedeu à sua canonização em 29 de Abril de 1601. É o santo padroeiro da Lei canónica e dos seus advogados, e na Espanha é padroeiro de todos os advogados. A sua festa religiosa celebra-se a 23 de Janeiro.
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

sábado, 22 de janeiro de 2022

Comentários Eleison: O BOM SENSO DE PUTIN-Por Dom Williamson Número DCCLVIII (758) – 22 de janeiro de 2022

 

O BOM SENSO DE PUTIN

Os comunistas estavam enlouquecidos ontem.

Guerreando contra Deus, eles continuam loucos hoje.


O bom senso está tornando-se tão raro hoje em dia que, de onde quer que venha, deve ser bem-vindo. Algumas pessoas pensam que o presidente da Rússia Vladimir Putin é simplesmente um peão daquele poder mundial que atualmente usa a covid para chegar a uma ditadura anti-humana em nível global. Isso pode ser verdade em parte, na medida em que esse mesmo poder já tem tanto controle sobre os assuntos mundiais, que Putin dificilmente conseguiria ter-se tornado um líder mundial sem o seu consentimento. Por outro lado, outras pessoas pensam que ele é o único verdadeiro estadista no cenário mundial atual, por causa do bom senso que mostra quando trata dos verdadeiros interesses do mundo inteiro, e não somente dos da Rússia. Em todo caso, ele é capaz de falar com bom senso como poucos políticos dos dias de hoje o fazem. Veja-se, por exemplo, este resumo de parte de seu discurso de 21 de outubro passado na reunião anual do Clube de Debates Valdai em Sochi, na Rússia, que reuniu cerca de 300 participantes dos meios acadêmico, político e midiático. Link em inglês: Putin’s speech at the plenary session of the 18th Valdai Club – Global Review (global-review.info).

Algumas pessoas no Ocidente acreditam que uma eliminação agressiva de páginas inteiras de sua própria história; a "discriminação reversa" contra a maioria em benefício de uma minoria em particular; e a exigência de renunciar às noções tradicionais de mãe, pai, família e até mesmo gênero, são marcos no caminho de uma renovação social.

Os defensores do chamado “progresso social” acreditam que estão apresentando à humanidade algum tipo de consciência nova e melhor. No entanto, suas prescrições não são novas, absolutamente. A Rússia já esteve lá. Após a revolução de 1917, os bolcheviques, apoiando-se nos dogmas de Marx e Engels, também disseram que mudariam os modos e costumes existentes, inclusive a noção mesma de moralidade humana e os fundamentos de uma sociedade saudável. A destruição dos valores ancestrais, da religião e das relações entre as pessoas, até a rejeição total da família, com parentes mais próximos denunciando-se uns aos outros ao estado, foi proclamada então como um progresso, e foi amplamente apoiada em todo o mundo, tal como agora.

A luta pela igualdade e contra a discriminação nos países ocidentais se transformou em um dogmatismo agressivo que beira o absurdo. As obras dos grandes autores do passado, como Shakespeare, não são mais ensinadas em escolas ou universidades. Os clássicos são declarados atrasados ​​e ignorantes em relação à importância do gênero ou da raça. Em Hollywood, distribuem-se memorandos sobre quantos personagens de que cor ou gênero devem aparecer em um filme. Isso é ainda pior do que o departamento de Agitprop do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética.

Os fanáticos dessas novas abordagens chegam ao ponto de querer abolir completamente esses conceitos. Qualquer um que se atreva a mencionar que homens e mulheres realmente existem, o que é um fato biológico, é intimidado com uma horrenda “novilíngua”, que nega o fato. Isso não é novidade: na década de 1920, os “criadores” de cultura soviéticos também inventaram uma novilíngua, acreditando que estavam criando uma nova consciência e mudando os valores dessa maneira. Causaram um desastre que ainda dá arrepios.

É monstruoso que hoje em dia se ensine desde cedo às crianças que um menino pode facilmente tornar-se uma menina e vice-versa. É quase um crime contra a humanidade, e está sendo feito sob a bandeira do progresso e em nome dela. O custo desses experimentos sociais mal concebidos é por vezes incalculável. Tais ações podem destruir não só os fundamentos materiais, mas também espirituais da existência humana, deixando para trás uma ruína moral na qual por muito tempo nada se pode construir para substituí-la.

Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

domingo, 16 de janeiro de 2022

16 de janeiro dia de São Marcelo I, Papa e Mártir.

  O Papa Marcelo I (em latim: Marcellus) foi o trigésimo papa da Igreja, exercendo sua função de maio de 308 a 309, sucedendo o Papa Marcelino, após uma considerável lacuna de tempo.
 Papa São Marcelo, romano de origem, foi eleito quando Maxêncio, consolidando-se, entreteve maiores e melhores relações com Constantino. Reorganizaram-se, então, os centros de reunião para o culto, mas, surgindo perturbações, Maxêncio não titubeou em exilar o sumo Pontífice, já que o acusavam veemente.No tempo de Diocleciano, a perseguição vinha se arrefecendo. A Igreja romana, porém, vivia num estado de tribulação. Os lugares de reunião dos fiéis haviam sido confiscados, bem como os cemitérios, de modo que a desorganização imperava.
  Conta-se de Papa São Marcelo que, tendo uma rica senhora dado sua vasta casa à comunidade cristã, para que o Papa a transformasse numa igreja, ali se reuniam frequentemente os fiéis. Ora, o imperador, dado o grande movimento que no templo se registrava, excitado por conselheiros, ordenou que a igreja se transmudasse em estrebaria dos cavalos imperiais e Marcelo em palafreneiro. 
A morte do Papa Marcelo, no exílio, ocorreu em 309, sendo imediatamente venerado como santo. 
 Enterrado na catacumba de Santa Priscila, foi o corpo, mais tarde, transladado para a igreja que lhe tomou o nome: São Marcelo, em Roma.Seus restos mortais estão sob o altar da Igreja de San Marcello al Corso, em Roma, sendo substituído pelo Papa Eusébio.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha. Rezem todos os dias o Santo Rosário.

sábado, 15 de janeiro de 2022

Comentários Eleison: GUERRA CULTURAL- Por Dom Williamson Número DCCLVII (757) – 15 de janeiro de 2022

 
GUERRA CULTURAL

Homens bons, a luta é nada menos que por Deus.

Lute abertamente por Ele, e veja-O abençoar!

Estes “Comentários” recomendaram calorosamente aos leitores pelo menos uma vez a leitura dos artigos frequentes de John HORVAT no site da TFP, em tfp.org. E o fizeram porque para inúmeros adultos dos dias de hoje, Deus é o Grande Inominável. Ele não deve nem ser mencionado na sociedade educada. Em sentido contrário, quando Horvat comenta sobre a política americana, sempre o faz da perspectiva católica do Deus Todo-Poderoso.

Nas palavras de um dos grandes pensadores católicos do século XIX, Horvat vê e diz que se Deus hoje não está governando a Criação com Sua presença, então Ele a está governando com Sua ausência.

Isto se dá porque Deus criou o mundo livremente, por amor, e ama em particular a criatura que Ele mesmo estabeleceu que governaria a Criação como Sua substituta; e essa criatura é o homem, que governa por aquela faculdade da razão e do livre-arbítrio. que só ele possui entre todas as criaturas materiais de Deus. No entanto, se o homem usa esse livre-arbítrio para afastar-se de Deus, algo que Ele mesmo pode permitir-lhe fazer, então Deus, que conhece plenamente o que o homem não conhece, ou seja, a terrível eternidade que ele merece para si mesmo por desprezar o grande amor que Deus lhe tem, não pode deixar Sua amada criatura sozinha no caminho para tal destruição. E eis por que o homem moderno, que foge de Deus, não pode deixar de reconhecer que o amor de Deus ainda o persegue, mesmo que esse reconhecimento somente o leve a fugir ainda mais: “Para de me amar! Não quero Teu amor!”.

Assim Horvat lê (artigo de 11 de novembro de 2021) uma recente eleição surpresa no estado da Virgínia, pela qual os republicanos de direita arrasaram nas três eleições estaduais e surpreendentemente recuperaram a Câmara dos Representantes das mãos dos democratas de esquerda. Horvat diz que enquanto “republicanos moderados prometem tudo, mas não cumprem quase nada”, foram os conservadores morais (“com seu poderoso bloco de votos pró-vida”) que venceram essa eleição surpresa votando em questões morais da chamada “Guerra Cultural”: a Teoria Crítica da Raça, a educação sexual radical, a ideologia de gênero e o aborto provocado. Observe-se como essas questões morais de fato implicam e ofendem diretamente a Deus Todo-Poderoso. Horvat diz que esses temas ganham eleições porque, se forem bem apresentados, “abordam problemas profundos dentro das almas de inúmeros americanos”. Em outras palavras, a “Guerra Cultural” enquadra o debate no que toca ao que há de mais profundo e verdadeiro em nós homens, a lei natural de Deus, mesmo que Ele mesmo raramente seja mencionado. “Deus, abençoa a América” – ainda.



Mas os esquerdistas estão empenhados em expulsar Deus de Sua Criação. Consequentemente, eles odeiam a “Guerra Cultural”, e querem que ela nunca seja mencionada nem que seus problemas sejam levantados. Os guerreiros culturais que fazem isso são “deploráveis” (disse Hilary Clinton), sem legitimidade dentro da esmagadora cultura liberal dos liberais. E não é preciso dizer que a grande mídia vil faz tudo o que pode para sufocar os conservadores e impedi-los de enquadrar as questões como culturais ou morais, ou seja, de modo que apontem para Deus. Eles absolutamente não podem com Ele, nem mesmo com Sua sombra. Mas o homem tomou o lugar de Deus, e nada nem ninguém pode impor-lhe nenhum bem e mal que seja objetivo. Portanto, qualquer pessoa que tente fazê-lo será desacreditada como “racista” ou “sexista”, ou “fascista” ou “antissemita”, ou por algum outro rótulo de ódio intolerante.

E, no entanto, os liberais se conhecem a si mesmos tão pouco que se tornam crentes fanáticos na legislação “antiódio”!

A conclusão de Horvat é inteiramente lógica, e, se levada a sério, pode salvar os Estados Unidos da ruína: “Acima de tudo, os conservadores devem confiar que Deus venha em sua ajuda. Por trás da fachada de mil escaramuças se esconde uma guerra total contra Deus e Sua ordem. Aqueles que defendem Sua causa podem esperar Sua ajuda”. O Arcebispo Viganò disse exatamente a mesma coisa.

Mãe de Deus, sempre que eu rezar o teu santíssimo Rosário, por favor, deixe-me entender que não estou “somente rezando”, mas estou fazendo o melhor que posso para ajudar-te em tua tremenda batalha pela salvação dos homens e de suas nações, por meio de teu divino Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

Kyrie Eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Batismo de Nosso Senhor

  13/01 Quinta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos
batismoNS
 

Intróito/Mala 3, 1; 1 Par. 29, 12. Sl.1,1.
Aí vem o Senhor Soberano; o poder está em suas mãos, o poder e o império.PS.Ó Deus, dê ao rei seu julgamento e ao filho do rei sua justiça.
V /Gloria Patri.

Coleta
Ó Deus, cujo Unigênito apareceu na substância de nossa carne; por favor, que mereçamos ser reformados interiormente por aquele a quem reconhecemos como semelhante a nós exteriormente.

Leitura da Epístola


Isaías 60,1-6
Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti. Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina. As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora. Levanta os olhos e olha à tua volta: todos se reúnem para vir a ti; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são transportadas à garupa. Essa visão tornar-te-á radiante; teu coração palpitará e se dilatará, porque para ti afluirão as riquezas do mar, e a ti virão os tesouros das nações. Serás invadida por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.

Gradual/ Sl. Ibid., 6 e 1.
Todos de Sabá virão, trarão ouro e olíbano e proclamarão os louvores do Senhor.
V /.O Senhor deu a conhecer a sua obra de salvação: manifestou a sua justiça perante todos os povos.

Aleluia, aleluia/ Math. 2, 2
 V /. Levante-se e brilhe, Jerusalém! Pois a glória do Senhor está nascendo sobre você. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

 São João 1, 29-34. 
Naquele tempo, vendo João que Jesus vinha para ele, disse: “Eis o Cordeiro de Deus, eis o que tira o pecado do mundo. Este é Aquele de Quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que está primeiro do que eu, porque existia antes de mim.’ Eu não o conhecia (pessoalmente); eu vim batizar em água, para Ele ser conhecido em Israel.” E João deu testemunho, dizendo: “Vi o Espírito descer do céu em forma de pomba, e repousou sobre Ele. E eu não O conhecia (pessoalmente); porém, O que me mandou batizar em água, disse-me: ‘Aquele, sobre Quem vires descer e repousar o Espírito, esse é O que batiza no Espírito Santo.’ Ora, eu vi-O, e dei testemunho de que Ele é o Filho de Deus.” 

Ofertório/ Sl. 71,10-11
Os reis de Tharsis e das ilhas darão presentes a ele, os reis da Arábia e Sabá trarão presentes e todos os reis da terra o adorarão, todas as nações o servirão.

Secreta
Oferecemos-te, Senhor, anfitriões em memória da manifestação do teu filho que nasceu na terra e dirigimos aos nossos ardentes súplicas, para que, como Jesus Cristo, Nosso Senhor, ele mesmo seja o autor dos nossos dons, por isso os receba também. misericordiosamente.

Prefácio à Epifania
 
Comunhão/   Math. 2, 2.
Vimos sua estrela no leste e viemos com presentes para adorar ao Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Nós te imploramos, Senhor, sempre e em toda parte nos avisa da tua luz celestial; para que consideremos com pura intenção este mistério de que quiseste nos tornar participantes e que o recebamos com digno carinho.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

domingo, 9 de janeiro de 2022

09 de janeiro dia dos São Julião e Santa Basilissa,mártires.

 

Para figurar na história da Igreja com louvores. 
São Julião era filho de um casal cristão muito devotado da Antioquia. Para realizar o sonho dos pais, o jovem futuro santo - então com 18 anos - casou-se com Santa Basilissa, uma moça cuja família seguia os mesmos preceitos do cristão de seu noivo.
 São Julião mártir e Santa Basilissa virgem (mortos ca. 302) foram um casal de esposos, mortos como mártires em Antioquia,provavelmente, em Antinoe, no Egito, durante o reinado de Diocleciano.
  Segundo a tradição, São Julião, que havia feito voto de castidade, antes de se casar com Santa Basilissa, que também queria consagrar-se a Deus. Assim, acabaram se casando mas fizeram um acordo entre si, preservando a virgindade durante toda a vida este casamento chama-se Josefino por causa do casamento do Casto São José com Santíssima Virgem exemplo de pureza virginal.
  Santa Basilissa fundou um convento feminino, do qual foi superiora, e São Julião reuniu um grupo de monges e fundou um mosteiro.
  Mas o Cristianismo vivia os tempos trágicos da perseguição mortal dos imperadores Diocleciano e Maximiniano. Assim, Julião abrigou em seu mosteiro dezenas de cristãos refugiados. Aos poucos, foi vendo um a um ser “julgado” e condenado ao martírio e à morte. Até que chegou sua vez. Como se recusou a adorar os ídolos pagãos, foi martirizado por longo período, foi finalmente decapitado e pôde descansar em paz em 9 de janeiro de 302 época em que os escritos registram como de muito sofrimento, mas também de muitos milagres ocorridos através de suas mãos.
      Quanto a Santa Basilissa, viveu seus últimos dias rodeada de pobres a quem tratava como filhos.
  Preso por Marciano, um governador de Antioquia, com ele, foram martirizados Celso e Marcionila, filho e mãe, o sacerdote Antonio de Antioquia e o converso e neófito Anastácio de Antioquia. Diz-se também sete irmãos de Marcionila foram mortos.
Julião é o padroeiro de várias freguesias, como São Gião (concelho de Oliveira do Hospital).
      Igreja Matriz de Frielas
A Igreja Matriz Paroquial de São Julião e Santa Bazilisa de Frielas é uma igreja localizada em Frielas, no concelho de Loures, em Portugal dedicada a São Julião e Basilissa.
A Igreja encontra-se localizada junto ao cemitério paroquial da freguesia.
No interior domina uma bela luminosidade que convida à oração e reflexão e destaca-se o altar em mármore rosa, sóbrio e bem decorado, com um hostiário branco com motivos dourados e com a cruz de Cristo a dominar o espaço, e com imagens da Virgem Maria e de São Paulo. Realce-se ainda para as figuras de santos nas áreas laterais, com um pequeno altar dedicado a Santo Antônio, a pia baptismal e na parte posterior o coro. O tecto é composto por painéis de madeira. No espaço da sacristia existem ainda figuras com uma Nossa Senhora policromada com vestes brancas em fundo azul e com uma outra peça  centenária em barro cozido, com as mãos postas em oração e com uma serpente aos pés a morder uma pêra.
A Igreja tem paredes meias com o cemitério local e apresenta-se pintada de branco e com uma torre sineira.
No lado direito da fachada e parede lateral sul há um relógio solar.

Que os Santos  São Julião e Santa Basilissa,mártires converta os modernistas que se dobram para idolo pagão.

 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.  

sábado, 8 de janeiro de 2022

Nossa Senhora no Sábado

08/01 Sábado
Festa de Quarta Classe 
Paramentos Brancos


Intróito/ Sl.44,13,15 e Sl Ibid. 2.
Todos os ricos entre as pessoas oferecerão suas humildes orações a você. Virgens serão trazidas ao rei depois de você, seus companheiros serão apresentados em meio à alegria e regozijo.SlIbid,2 Do meu coração brotou uma palavra excelente; é porque dirijo minhas obras a um rei.V /Gloria Patri.

Aos sábados, dizemos Glória, in excélsis.

Coleta
Ó Deus, que, tornando fecunda a virgindade de Maria Santíssima, assegurou à humanidade a salvação eterna, faz-nos sentir como é poderosa para ti a intercessão daquela por quem recebemos o Autor da vida, Nosso Senhor Jesus Cristo, teu Filho. Que vive e reina...

Leitura da Epístola 

Tito 3,4-7
4 Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens. 5 E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, 6 que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador, 7 para que a justificação obtida por sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna.

Gradual/ Sl. 44, 3 e 2.
Você supera os filhos dos homens em beleza; a graça é derramada em seus lábios.
V /.Do meu coração brotou uma palavra excelente; é porque dirijo minhas obras a um rei. Minha língua é como a pena de um escriba que escreve rápido.

Aleluia, aleluia
 V /. Depois do parto, você permaneceu uma Virgem inviolada: Mãe de Deus, intercede por nós. Aleluia. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 2, 15-20
15 Depois que os anjos os deixaram e voltaram para o céu, falaram os pastores uns com os outros: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou. 16 Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. 17 Vendo-o, contaram o que se lhes havia dito a respeito deste menino. 18 Todos os que os ouviam admiravam-se das coisas que lhes contavam os pastores. 19 Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração. 20 Voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, e que estava de acordo com o que lhes fora dito.

Ofertório
És feliz, bendita Virgem Maria e digna de louvor, porque de ti saiu o sol da justiça, Cristo nosso Deus.

Secreta
Sendo auspicioso para nós, Senhor, e graças à intercessão de Maria Santíssima, sempre virgem, que esta oblação nos assegure a felicidade na vida sem fim e a paz na vida presente.

Prefácio da Bem-Aventurada Virgem Maria e nesta Veneração.
 
Comunhão
  Bendito seja o ventre da Virgem Maria, que deu à luz o Filho do Pai Eterno.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que esta comunhão, Senhor, nos purifique das nossas faltas e nos faça saborear os efeitos deste remédio celeste, graças à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.


sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

7 de janeiro dia de São Luciano,Martir,Samosata

photo 17lucian6.jpg
07/01 Sexta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos


São Luciano,Martir,Samosata, cidade da Síria, é a  terra de São Luciano. Menino de doze anos apenas, perdeu os pais, mas tão firmado já estava na virtude cristã que distribuiu os seus bens entre os pobres e procurou asilo no convento do abade Macário, para poder instruir-se ainda melhor nos princípios da fé cristã e da santa perfeição. A prática constante das virtudes e o estudo dedicado dos livros sacros prepararam Luciano para a luta contra as heresias do tempo.


Tendo recebido em Antioquia o sacramento da Ordem, dedicou-se primeiramente ao ensino nas escolas primárias, com o fim de dar à mocidade uma instrução nos moldes dos princípios cristãos. Pelo estudo e pela prática, adquiriu conhecimentos tão sólidos nas ciências bíblicas, que pôde organizar uma nova edição dos livros sagrados, corrigindo erros que, por descuido ou por ignorância, talvez por malícia, se tinham insinuado nas traduções antigas. Esta nova edição teve acolhimento gratíssimo e prestou grandes serviços mais tarde a São Jerônimo quando, por ordem do Papa Dâmaso, este fez nova tradução da Escritura Sagrada.
Eram tão acatadas sua autorida­de e competência, que todos, fiéis e hereges, se lhe referiam, e sua ortodoxia foi valorosamente defendida por São João Crisóstomo e Santo Atanásio contra os arianos, que seu testemunho tinham invocado em favor de sua heresia. O fato de Luciano ter sido preso em Nicomédia, por causa de uma controvérsia com um sacerdote herético, é prova cabal da retidão de sua doutrina. Uma apologia da Religião Católica, apresentada ao imperador Maximiano, tem Luciano por autor.
A decretação da guerra, de extermínio à Igreja, por Diocleciano, surpreendeu Lucia­no, quando se achava em Nicomédia. Por ser católico e sacerdote de Cristo, foi encar­cerado. Da prisão dirigiu uma carta aos fiéis de Antioquia, comunicando-lhes, que o Papa Antimo tinha sofrido o mar­tírio e o incumbira de transmitir-lhes saudações. Nove anos durou a prisão. Passado este longo tempo, foi apresentado em juízo ao governador imperial ou ao próprio imperador. O processo que os juízes adotaram, para fazê-lo abjurar a religião, foi o de costume: elogios promessas, ameaças e por fim condenação.São Luciano ficou firme, e sua resposta a todos os argumentos e propostas do juiz foi esta: "Sou cristão !" O imperador mandou sujeitar o servo de Deus à crudelíssima flagelação, que não deixou um lugar são no corpo da vítima, e depois ordenou que, assim horrivelmente maltratado, fosse deitado sobre cacos de vidro e pedras agudas. Quinze dias passou o mártir nesta posição, sem que alguém se lembrasse de oferecer-lhe de comer. Quando depois lhe apresentaram comida, era esta deliciosa, apetitosa; mas Luciano rejeitou-a resolutamente, porque eram comidas que tinham vindo dos tem­plos pagãos.
Pela segunda vez Luciano foi citado perante o juiz. O resultado não foi outro. Negando-se a sujeitar-se às exigências do magistrado, foi de novo submetido à dolorosíssima tortura e metido no cárcere. Aos fiéis que o visitaram, o santo sacerdote exortava à constância na fé. Para fortificar a si mesmo e aos irmãos, celebrou a santa Missa sobre o pró­prio peito e deu a santa Comunhão a si e a todos os fiéis presentes. Esta última Santa Missa foi o prefácio de sua morte gloriosa. São João Crisóstomo afirma que Luciano morreu pela espada. Outros porém, dizem que foi es­trangulado   secretamente,   por   ordem de Maximiano. Atiraram com o corpo ao mar. Poucos dias depois, porém, os cristãos o encontraram na praia   e deram-lhe   honrosa sepultura. As relíquias do mártir es­tão na Igreja principal de Aries, na França.  São Luciano morreu provavelmente em Samosata, em 7 de janeiro de 312.

Volta do menino Jesus

      São Mateus, lemos: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até  eu te avisar, porque Herodes está procurando o menino para o matar” (Mt 2,13). A ordem de Deus para se exilar com a família foi cumprida por José imediatamente e com perfeição. “De  noite, tomou o menino e sua mãe e retirou-se para o Egito, onde ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia anunciado por meio do profeta: “Do Egito chamei o meu filho(Os 2,14-15).

 
  O tempo foi passando e o exílio determinado pela Providência chegava ao fim.São José e sua família retornaram do Egito após, segundo o texto, seus inimigos terem morrido. Acredita-se que Herodes tenha morrido por volta de 4 a.C.  Segundo uma das versões mais prováveis, dois anos após a matança dos inocentes, Herodes morreu depois de  uma doença dolorosa e repulsiva. Livre do tirano, o Anjo apareceu novamente em sonho a José no Egito e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e a mãe e retorna à  terra de Israel... José levantou, tomou o menino e a mãe e foi para a  terra de Israel. Mas, tendo ouvido que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes,  teve receio de ir para lá. Avisado em sonho, retirou-se para as bandas da Galiléia, indo morar numa cidade chamada Nazaré” (Mt 2,20-23). Solicito como sempre, José preparou tudo, pegou o menino e sua mãe e se pôs a caminho em direção da sua terra de origem.São José e sua família retornaram do Egito após, segundo o texto, seus inimigos terem morrido.
    E foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno. 
“A viagem de volta para a Terra Santa apresentou-se mais penosa ainda, porque o Menino Jesus já era tão crescido que, levá-lo ao colo, difícil tarefa devia ser, e fazer a pé o grande trajeto parecia acima de suas forças” (São Boaventura).

   Neste mistério também José foi o ministro da salvação fazendo escapar da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, como rezamos na oração composta por Leão XIII. Eis um motivo a mais para confiar no Patrocínio de São José, pois ainda hoje temos muitas razões para recomendar a São José cada ser humano, como nos ensina o documento Redemptoris Custos (N 31).


Intróito/Mala 3, 1; 1 Par. 29, 12. Sl.1,1.
Aí vem o Senhor Soberano; o poder está em suas mãos, o poder e o império.PS.Ó Deus, dê ao rei seu julgamento e ao filho do rei sua justiça.
V /Gloria Patri.

Coleta
Ó Deus, que neste dia revelou aos pagãos o teu Filho unigénito com o aparecimento de uma estrela: faze com que na tua misericórdia, conhecendo-te já pela fé, sejamos levados a contemplar-te no resplendor da tua majestade.

Leitura da Epístola


Isaías 60,1-6
Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti. Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina. As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora. Levanta os olhos e olha à tua volta: todos se reúnem para vir a ti; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são transportadas à garupa. Essa visão tornar-te-á radiante; teu coração palpitará e se dilatará, porque para ti afluirão as riquezas do mar, e a ti virão os tesouros das nações. Serás invadida por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.

Gradual/ Sl. Ibid., 6 e 1.
Todos de Sabá virão, trarão ouro e olíbano e proclamarão os louvores do Senhor.
V /.O Senhor deu a conhecer a sua obra de salvação: manifestou a sua justiça perante todos os povos.

Aleluia, aleluia/ Math. 2, 2
 V /. Levante-se e brilhe, Jerusalém! Pois a glória do Senhor está nascendo sobre você. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 2, 1-12
Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2). Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. 10 A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. 11 Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.

Ofertório/ Sl. 71,10-11
Os reis de Tharsis e das ilhas darão presentes a ele, os reis da Arábia e Sabá trarão presentes e todos os reis da terra o adorarão, todas as nações o servirão.

Secreta
Olha benevolente, rogamos-te, Senhor, os dons da tua Igreja, que já não te oferece ouro, nem olíbano, nem mirra, mas sim Aquele que estas ofertas representavam, que foi morto e que se fez nosso alimento, Jesus Cristo seu Filho, Nosso Senhor.

Prefácio à Epifania
 
Comunhão/   Math. 2, 2.
Vimos sua estrela no leste e viemos com presentes para adorar ao Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Faze, nós te imploramos, ó Deus Todo-Poderoso, que celebrando este mistério em um ofício solene, obtenhamos a compreensão dele e colhamos os frutos dele em uma alma purificada.

 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.