Páginas

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

13 de novembro dia de São Diogo, Confessor

13/11 Quarta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
 Confessor Seus pais pobres colocamos como uma criança sob os cuidados de uma vida eremita não muito longe de San Nicolás del Puerto de Sevilha - Espanha , sua cidade natal. Sentindo-se chamado para a vida religiosa, ele solicitou a admissão à Ordem Franciscana no convento de Arizafa e foi recebido como um irmão leigo. Em 1445 ele foi escolhido guardião da comunidade franciscana na Ilha das Canárias de Fuerteventura , onde, em 1446, os franciscanos Observantist fundou o Convento de São Boaventura. Há, porém, foi uma exceção às regras comuns para um irmão estava a ser feito superior; seu grande zelo, prudência e santidade justificou esta escolha. Em 1449, ele foi chamado de volta para a Espanha, onde ele foi a Roma para assistir à canonização de Bernardino de Sena , em 1450. No Alatraz ele cumpriu o escritório humilde de enfermeiro no Convento de Ara Coeli , e seus biógrafos gravar a cura milagrosa de muitos a quem ele participou, por sua intercessão piedosa. Ele foi finalmente chamado de volta para a Espanha e foi enviado por seus superiores para o Convento de Santa Maria de Jesus, em Alcalá, onde passou os últimos anos de sua vida em penitência, solidão na contemplação. Lá, ele morreu em 12 novembro de 1463 devido a um abscesso. Foi dito que ele espantou a todos que, em vez de odor uma fragrância, emitida a partir de sua infecção. Seu corpo foi também permanecido intacto , não sofreu rigor da morte e continuou a emitir um odor agradável. São Diogo foi canonizado pelo Papa Sisto V , em 1588.
 

Intróito/ Sal. 36, 30-31
A misericórdia do homem é exercida para com o próximo; mas a misericórdia de Deus se estende a toda carne. Aquele que tem misericórdia ensina e corrige, como um pastor faz com seu rebanho.
Sal. 1, 1.Bem-aventurado o homem que não andou no conselho dos ímpios, que não parou no caminho dos pecadores, e que não se assentou no púlpito da peste.
V/. Glória Patri.


Coleta
Ó Deus Todo-Poderoso e eterno, que, por uma providência admirável, escolhe o que há de mais fraco no mundo para confundir o que há de mais forte; sê favorável à nossa humildade e concede-nos, graças às piedosas orações do teu bendito Confessor Didace, ser elevados aos céus para a glória eterna.


Epístola extraída 

I Coríntios 4,9-14                                                                                                    
9 Porque, ao que parece, Deus nos tem posto a nós, apóstolos, na última classe dos homens, por assim dizer sentenciados à morte, visto que fomos entregues em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. 10 Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados! 11 Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes, 12 fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos! 13 Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora... 14 Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muitos amados da vida.
 
Gradual. Sal. 106, 8-9.Confiteántur Dómino misericórdiæ eius: et mirabília eius fíliis hóminum.Louvem ao Senhor por sua misericórdia e por suas maravilhas para com os filhos dos homens.
V/. Quia satiávit ánimam inánem: et ánimam esuriéntem satiavit bonis.V/. Pois ele satisfez a alma cansada, e encheu a alma faminta de coisas boas.
Aleluia, aleluia. V/. Prov. 31, 20. Manum suam apéruit ínopi: et palmas suas exténdit ad páuperem. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. Ele abriu a mão para os necessitados e estendeu os braços para os pobres.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 12, 32-34
32 Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino. 33 Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão e a traça não o destrói. 34 Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Ofertório/São João. 29, 14-16.
Revesti-me de justiça, e a equidade me serviu de manto e diadema. Fui olho de cego e pé de coxo; fui pai de pobre.

Secreta
Ó Deus Todo-Poderoso, por favor, conceda-nos que esta oferta que nossa baixeza apresenta a você em honra de seus santos possa ser aceitável para você por causa deles, e possa nos purificar em nosso corpo, bem como em nossa alma.


Comunhão/ São  Lucas. 6, 38.
Dai, e dar-se-vos-á: uma boa medida será derramada no vosso seio, espremida e sacudida, e transbordará.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)

Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Suplicamos-te, ó Deus Todo-Poderoso, que tendo recebido o alimento celestial e abençoado Didace, teu Confessor, intercedendo por nós, possamos, graças à sua ajuda, estar equipados contra todas as adversidades.
 


 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

terça-feira, 12 de novembro de 2024

12 de novembro dia de São Martinho I, Papa e Mártir

12/11 Terça-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Vermelhos


Nasceu em Todi (Úmbria) e formou parte do clero romano; no ano 649 foi eleito para a Cátedra de Pedro. Nesse mesmo ano celebrou um concílio em que foi condenado o erro dos monotelitas. No ano 653 foi preso por ordem do imperador Constante e levado para Constantinopla onde foi sujeito a duros sofrimentos; finalmente, transferido para Quersoneso, aí morreu no ano 656.O papa Martinho I sabia que as conseqüências das atitudes que tomou contra o imperador Constante II, no século VII, não seriam nada boas. Nessa época, os detentores do poder achavam que podiam interferir na Igreja, como se sua doutrina devesse submissão ao Estado. Martinho defendeu os dogmas cristãos, por isso foi submetido a grandes humilhações e também a degradantes torturas.                                                                    
O monotelismo foi uma heresia surgida pelas da Igreja do Oriente quando a teologia cristológica ainda possuía muitos adeptos de correntes distintas. Opôs-se ao nestorianismo (que afirmava haver em Jesus Cristo duas pessoas, a divina e a humana, o que foi condenado pelo Concílio de Éfeso, em 431). Eutiques, arquimandrita de um mosteiro de Constantinopla, defendeu que, havendo uma só pessoa em Jesus Cristo, também devia haver uma só natureza, admitindo que a humana fora absorvida pela divina. A discussão foi turbulenta e a questão só foi definitivamente resolvida no Concílio de Calcedónia, em 451, que definiu haver em Jesus Cristo duas naturezas, a divina e a humana, subsistindo na única pessoa divina do Verbo encarnado. Esta definição não convenceu diversas comunidades, que continuaram a aderir ao monotelismo, algumas até hoje. Tempos depois, o patriarca Sérgio I de Constantinopla, com a intenção de congraçar os monofisitas, proclamou que em Jesus Cristo, embora havendo duas naturezas, só havia uma vontade, pela identificação perfeita da vontade humana com a vontade divina, o que ficou conhecido na história das heresias por monotelismo. A questão ficou O Terceiro Concílio de Constantinopla, que foi o Sexto concílio ecumênico, realizado nos anos 680-681, na cidade de Constantinopla, condenou o monotelismo (do grego monos - uma, thelema - vontade) como sendo herético e definiu que Jesus Cristo tem duas naturezas e duas vontades (divina e humanaesclarecida no Terceiro Concílio de Constantinopla, em 681.




Papa Honório I nasceu em Capua. Eleito em 27 de outubro de 625. Durante o seu pontificado impulsou a evangelização de Inglaterra, procurando a integração dos monotelitas na Santa Igreja - heresia que negava uma vontade humana em Cristo, mantendo somente a divina - a qual ele não combateu (inclusive aprovando a Ecthesis de Sérgio I de Constantinopla. Isso fê-lo ser condenado (anatima) pelo Papa Leão II (682).Papa Honório I, anatemizado pelo Concílio por não condenar o monotelismo.É a maior e a pior sentença de excomunhão da Santa Igreja, onde o anátemo, além de ser expulso da igreja com todos seus ritos eucarísticos e todas as atividades voltadas ao fiéis, ainda é considerado como amaldiçoado pelo sacerdote. Os anátemas acontecem em celebrações públicas e são feitas por pontífices maiores, como bispos e cardeais. Em algumas tradições cristãs existem ritos específicos para o anátema.O anátema é o mais severo caso de excomunhão, ocorrendo somente nos piores casos possíveis de heresia contra a fé.
Este acima demonstra como há no mais alto escalão da Igreja Papas que não defenderam a doutrina Tradicional da Santa Igreja isto que vemos desde Papa João XXIII até  Bento XVI. Nossa Senhora em Fátima de Salete disse: que ia começar do Topo. 

Intróito/  Dan. 3, 84 e 87.
Sacerdotes do Senhor, bendizei o Senhor; santo e humilde de coração, louvado seja Deus.
Ibid., 57 Obras do Senhor, todos louvam ao Senhor, louvam-no e exaltam-no para sempre.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que todos os anos nos dás um novo motivo de alegria por meio da solenidade de teu Mártir e Pontífice, o Beato Martinho, concede-nos, em tua misericórdia, poder sentir os efeitos da proteção daquele cujo nascimento estamos celebrando.

Epístola extraída                                                                                                                                      
I São Pedro 5,1-4,10-11                                                                     
1 Eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar. 2 Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; 3 não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho. 4 E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória.10 O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. 11 A ele o poder na eternidade! Amém.

Gradual. Sal. 8, 6-7.Glória et honrare coronasti eum. Você o coroou de glória e honra.V/. Etsti constituiu uma super ópera mánuum tuárum, Dómine.V/. E tu o estabeleceste sobre as obras das tuas mãos, Senhor.
Aleluia, aleluia. V/. Hic is Sacérdos, quem coronávit Dóminus. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. É o Sacerdote que o Senhor coroou. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 16, 13 -19
13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? 14 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. 15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? 16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! 17 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Ofertório/ Sal. 88, 21-22.
Encontrei meu servo Davi; Eu o ungi com meu óleo sagrado; pois minha mão o ajudará e meu braço o fortalecerá.

Secreta
Santificai, Senhor, estes dons que vos são consagrados, graças a eles e o Beato Martinho, vosso Mártir e Pontífice, lança sobre nós um olhar de paz e de bondade.

Comunhão/  Sal. 20, 4.
Tu pões na cabeça dele, Senhor, uma coroa de pedras preciosas.
 (Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

Depois da comunhão.
Esta comunhão, Senhor, nos purifique de nossas faltas e, por intercessão do Beato Martinho, Mártir e Pontífice, nos torne participantes da salvação celestial.
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

11 de novembro dia de São Martinho, Bispo e Confessor

11/11 Segunda-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos


São Martinho de Tours era filho de um Tribuno e soldado do exército romano. Nasceu e cresceu na cidade de Sabaria, Panónia (atual Hungria), em 316, família pagã sob uma educação das seitas dos seus antepassados, deuses mitológicos venerados no Império Romano. Seu pai era comandante do exército romano. Por curiosidade aos 10 anos de idade, entrou para o grupo dos catecúmenos (aqueles que estão se preparando para receber o batismo).começou a frequentar uma Igreja cristã, sendo instruído na doutrina cristã, porem sem receber o batismo. Ao atingir a adolescência com 15 anos de idade seu pai para tê-lo mais à sua volta; o alistou na cavalaria do exército imperial, e contra a própria vontade, teve de ingressar no exército romano e dirigir-se para a Gália (região na atual França). Mas se o intuito do pai era afasta-lo da Igreja, o resultado foi inverso, pois Martinho, continuava praticando os ensinamentos cristãos, principalmente a caridade. Depois, foi destinado a prestar serviço na Gália, hoje França.  
Foi nessa época que ocorreu o famoso episódio do manto. Um dia um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola e, como não tinha, o cavalariano cortou seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Durante a noite o próprio Jesus lhe apareceu em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio. Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião. Aos 18 anos abandonou o exército pois o cristianismo não comportava mais suas funções militares. Foi batizado por Santo Hilário, bispo da cidade de Poitiers.                                                                                    
Com vinte , afastado da vida da corte e do exercito. Tornou-se monge e discípulo do famoso Bispo de Poitiers, Santo Hilário que o ordenou diácono. Mais tarde, quando voltou do exílio em 360, doou a Martinho um terreno em Ligugé, a doze quilômetros de Poitiers. Ali ele fundou uma comunidade de monges. Mas logo eram tantos jovens religiosos que buscavam sua orientação, que Martinho construiu o primeiro mosteiro da França e da Europa ocidental.
No ocidente, ao contrário do oriente, os monges podiam exercer o sacerdócio para que se tornassem apóstolos na evangelização. Martinho liderou então a conversão de muitos e muitos habitantes da região rural. Com seus monges ele visitava as aldeias pagãs, pregava o evangelho, derrubava templos e ídolos e construía igrejas. Onde encontrava resistência fundava um mosteiro com os monges evangelizando pelo exemplo da caridade cristã, logo todo o povo se convertia. Dizem os escritos que, nesta época, havia recebido dons místicos, operando muitos prodígios em beneficio dos pobres e doentes que tanto amparava.
Quando ficou vaga a diocese de Tours, em 371 o povo o aclamou por unanimidade para ser o Bispo. Martinho aceitou, apesar de resistir no início. Mas não abandonou sua peregrinação apostólica, visitava todas as paróquias, zelava pelo culto e não desistiu de converter pagãos e exercer exemplarmente a caridade. Nas proximidades da cidade fundou outro mosteiro, chamado de Marmoutier. E sua influência não se limitou a Tours, mas se expandiu por toda a França, tornando-o querido e amado por todo o povo. Martinho exerceu o bispado por vinte e cinco anos e, aos oitenta e um, estava na cidade de Candes, quando morreu no dia 8 de novembro de 397. Sua festa é comemorada no dia 11, data em que foi sepultado na cidade de Tours. Venerado como São Martinho de Tours, tornou-se o primeiro Santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e tornou-se um dos Santos mais populares da Europa medieval foi tão feliz”. São Martinho de Tours "Senhor, se o vosso povo precisa de mim, não vou fugir do trabalho. Seja feita a vossa vontade" dizia Martinho, Bispo de Tours, aos oitenta e um anos de idade.
A sua vida foi uma verdadeira cruzada contra os pagãos e em favor do cristianismo. Quatro mil igrejas dedicadas a ele na França, e o seu nome dado a milhares de localidades, povoados e vilas; como em toda a Europa, nas Américas, enfim em todo os países do mundo.  

Intróito/ Ecl. 45, 30.
O Senhor fez uma aliança de paz com ele e o estabeleceu como príncipe, para que a dignidade sacerdotal lhe pertencesse sempre.
Sal. 131, 1. Lembra-te, Senhor, de David e de toda a sua doçura.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que vês que não podemos subsistir por nossa própria força; conceda, em sua bondade, que a intercessão do Beato Martinho, seu Pontífice e Confessor, nos fortaleça contra todos os males.
E comemorou S. Mennæ Mart. :São Menne, Mártir:
Oratio.Præsta, quǽsumus, omnipotens Deus: ut, qui beáti Mennæ Mártyris tui natalícia cólimus, intercessióne eius, in tui nóminis amóre roborémur. Por Dominum.Concede, Deus Todo-Poderoso, a nós que celebramos o nascimento no céu do Beato Menne, teu Mártir, a graça de sermos, por sua intercessão, fortalecidos no amor do teu nome.

Epístola extraída do
                                                                               
Eclesiástico 44,16-20
16Henoc agradou a Deus e foi transportado ao paraíso, para excitar as nações à penitência. 17 Noé foi julgado justo e perfeito, e no tempo da ira tornou-se o elo de reconciliação. 18 Por isso foram deixados alguns na terra, quando veio o dilúvio. 19 Ele foi o depositário das alianças feitas com o mundo, a fim de que ninguém doravante fosse destruído por dilúvio. 20 Abraão é o pai ilustre de uma infinidade de povos.

Gradual. Ecl. 44, 16.Ecce sacérdos magnus, qui in débus am plácuit Deo. Eis o grande Pontífice que nos dias da sua vida agradou a Deus.
V/. Ibid., 20. Non est invéntus símilis illi, qui conserváret legem Excélsi.V/. Ninguém foi encontrado como aquele que guardou a lei do Altíssimo.
Aleluia, aleluia.V/. Beátus vir, sanctus Martínus, urbis Turónis Epíscopus, requer: quem suscéperunt Angeli atque Archángeli, Throni, Dominatiónes e Virtútes. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. Este homem abençoado, São Martinho, Bispo de Tours, entrou em seu descanso: e os Anjos, os Arcanjos, os Tronos, os Domínios e as Virtudes o acolheram. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 11,33-36                                                        
33 Ninguém acende uma lâmpada e a põe em lugar oculto ou debaixo da amassadeira, mas sobre um candeeiro, para alumiar os que entram. 34 O olho é a lâmpada do corpo. Se teu olho é são, todo o corpo será bem iluminado; se, porém, estiver em mau estado, o teu corpo estará em trevas. 35 Vê, pois, que a luz que está em ti não sejam trevas. 36 Se, pois, todo o teu corpo estiver na luz, sem mistura de trevas, ele será inteiramente iluminado, como sob a brilhante luz de uma lâmpada.

Ofertório/ Sal. 88, 25.
A minha verdade e a minha misericórdia estarão com ele e pelo meu nome surgirá o seu poder.Sal. 131, 1.
Meménto, Dómine, David: et omnis mansuetúdinis eius. Lembra-te, Senhor, de David e de toda a sua doçura.
V/. Glória Patri.
Oratio.Da, quǽsumus, omnipotens Deus: ut beáti N. Confessóris tui atque Pontíficis veneránda sollémnitas, et devotiónem nobis áugeat et salútem. Por Dominum. Peço-te, Deus Todo-Poderoso, que a venerável solenidade do Beato N., teu Confessor e Pontífice, aumente em nós a devoção e nos ajude a nossa salvação.

Secreta
Santificai, rogamos-vos, Senhor Deus, os dons que vos oferecemos na solenidade do vosso santo Bispo Martinho, para que, por meio destes dons consagrados, a nossa vida, que continua entre as adversidades e a prosperidade, seja em toda a parte dirigida directamente para o seu meta.

Pro S. Mennasecreta
Munéribus nostris, quǽsumus, Dómine, precibúsque suscéptis: et cæléstibus nos munda mystériis, et clementer exáudi. Per Dominum nostrum. Tendo aceitado nossos dons e nossas orações, suplicamos-te, Senhor, purifica-nos por estes mistérios celestes e ouve-nos em tua clemência.

Comunhão/ São Mateus,  24,46-47.
Bem-aventurado o servo que o senhor, ao chegar, encontrar vigiando; em verdade vos digo que ele o designará sobre todos os seus bens. (Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

Depois da comunhão.
Fazei, nós vos pedimos, Senhor nosso Deus, que estes mistérios nos sejam tornados salutares por intercessão daqueles em cuja solenidade são celebrados.
Pro S. MennaPós-comunhão
Da, quǽsumus, Dómine, Deus noster: ut, sicut tuórum comemoraióne Sanctórum temporáli gratulámur offício; ita perpétuo lætámur aspéctu. Per Dominum nostrum.Por favor, Senhor nosso Deus, como nos regozijamos em honrar no tempo, neste ofício, a memória de seus santos, possamos também nos alegrar em vê-los na eternidade.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

domingo, 10 de novembro de 2024

Vigésimo Quinto Domingo depois de pentecoste (5º Domingo após a Epifania)



Intróito/E. 29,11,12 e 14.

Tenho pensamentos de paz e não de aflição, diz o Senhor; você me invocará, e eu o ouvirei, e trarei de volta os seus cativos de todos os lugares.Salmo 84, 2. Abençoaste, Senhor, a tua terra, livraste Jacó do cativeiro.
V/. Glória Patri.

Coleta
Suplicamos-te, Senhor, que proteja a sua família com bondade constante, para que aqueles que confiam na única esperança da sua graça celestial sempre recebam a sua proteção..

Leitura da Epístola de São Paulo aos

Colossenses 3, 12-17
12 Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. 13 Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. 14 Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. 15 Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. 16 A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. 17 Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 

Gradual/ Sal. 43, 8-9.
Tu nos livraste, Senhor, daqueles que nos afligiram e confundiste aqueles que nos odiavam.
V / Em Deus nos gloriaremos o dia todo e celebraremos o seu nome para sempre.

Aleluia, aleluia/Sal. 129, 1-2.
 V /.Das profundezas clamo a ti, Senhor; Senhor, ouça minha oração. Aleluia.


Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 
13, 24-30.
24 Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.
25 Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.26 Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.27 "Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio? ’
28 " ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. "Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que vamos tirá-lo? ’29 "Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo.30 Deixem que cresçam juntos até à colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ".

Ofertório/ Sal.129, 1-2.
Das profundezas do abismo. Eu clamo a você, ó Senhor, Senhor, ouça minha oração. Das profundezas eu clamo a ti, Senhor.

Secreta
Oferecemos-te, Senhor, estas hostes de propiciação, para que, na tua misericórdia, nos perdoes as nossas faltas e orientes os nossos corações vacilantes.

Prefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis.

Comunhão/ Marcos. 11, 24.
Em verdade vos digo: tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e vos será dado. (Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)

Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Suplicamos-te, Deus Todo-Poderoso, concede-nos os favores dos quais, através destes mistérios, recebemos o penhor.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário

10 de novembro dia Santo André Avelino

Ele nasceu em Castronuovo em 1521 , por John Avellino e Appella Margaret. Ele foi batizado com o nome de Lancelot, o primeiro dos dois irmãos. Ele recebeu sua educação de seu tio Don Cesare Appella, que era reitor do país. Em 1532 ele se mudou para Senise , aldeia a poucos quilômetros de distância, onde estudou clássicos , matemática e música para quatro anos. Em 17 ago 1537 o Bispo de Anglona , Pietro Paolo Parisio o ordenou diácono . Durante quatro anos, ele ajudou seu tio sacerdote no trabalho de catequese na paróquia. Foi ordenado sacerdote entre 1545 e 1546 . No ano seguinte, ele se matriculou na " Universidade de Nápoles para um grau em utroque jure .
Em 1548 ele fez o conhecimento do jesuíta espanhol Diego Lainez pai, a presença de um retiro realizado pelo sacerdote causou uma profunda mudança na maneira de pensar de Lancelot que indicam como o momento de sua verdadeira conversão. A partir desse momento, ele decidiu continuar seus estudos jurídicos, mas para dar-se o grau, dominar e combater os movimentos instintivos de sua própria vontade; fazer progressos todos os dias no caminho da perfeição, dedicando-se totalmente a Deus, abraçando o estado religioso da família Teatina . Gaetano Thiene , fundou em 1533 uma comunidade de este reformador fim em Nápoles, na grande basílica de San Paolo Maggiore .
Após completar seus estudos, como acordado, ele renunciou a sua formatura projetos e aspirações de grandeza abandonando. Esperando para ser aceito entre os Teatinos, ele trabalhou no arcebispado de Nápoles como advogado. Durante este período, ele foi capaz de defender um padre no tribunal o caso foi vencido, mas apenas com o uso de mentiras. Este fato Lancellotto Ele marcou profundamente que ele decidiu deixar tudo o que poderia prejudicar o seu serviço a Deus, Ele retornou ao país e concedeu em favor de seu irmão, a parte de sua herança de direito. Logo, ele foi chamado para Nápoles pelo vigário geral Scipio Rebiba.
Em 1551 ele foi nomeado para reformar os costumes do mosteiro de St. Arcanjo em Baiano . Naquele tempo era costume nas famílias nobres para colocar suas filhas no convento que não tinha encontrado um casamento adequado. Este costume criado em mosteiros um estado de degradação e falta de coerência com a verdade a vida monástica . Don Lancelot se dedicou com todas as suas forças para a reforma desta comunidade com a introdução de uma gestão mais disciplinada e cuidadosa da vida de freiras. Isto causou-lhe ressentimento e críticas, que resultou em uma tentativa de assassinato.
Em 14 de agosto 1556 , entrou como postulante no San Paolo, em Nápoles Teatinos. Em 30 de novembro do mesmo ano, ele tomou o hábito de noviça, tendo o novo nome de André. Em 25 de janeiro 1558 tomou votos. No ano seguinte, ele foi recebido em Roma pelo Papa Paulo IV co-fundador com São Caetano de Thiene Ordem dos Clérigos Teatini Regular. Em 1560, foi nomeado mestre de noviços, cargo que ocupou por 10 anos. Ele foi muito apreciado como confessor .
Em 1567 Padre Don Andrea Avellino foi nomeado reitor do San Paolo Maggiore, em Nápoles. Papel que cobria várias vezes ao longo dos próximos dez anos. Visitante foi a província da Lombardia Teatinos entre 1573 e 1577 eo sino Província de 1590 a 1591 .
Suas regras para melhor realizar as suas actividades foram maiores:
Agir de acordo com as palavras de sabedoria, com firmeza e gentileza;
Imitar o Senhor que primeiro ensinou pelo exemplo e, em seguida, com a palavra;
Ter em mente a admoestação de São Bernardo para ver todos os Reitores, dissimular muito, pouco correta;
Avaliar a vontade dos membros, apreciar o seu trabalho e torná-lo conhecido, porque, como um exemplo e incentivo para os outros. 

 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

sábado, 9 de novembro de 2024

09 de novembro dia de Dedicação da Basílica de São Latrão

 09/11 Sábado
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos
  A tradição da Santa Igreja, o aniversário de sua dedicação, antes celebrado apenas em Roma, hoje é comemorado em todas as comunidades católicas do rito romano, para enaltecer o ministério petrino do Sumo Pontífice que, de sua Basílica Patriarcal, preside a toda a Igreja. Seu nome oficial é Arquibasílica do Santíssimo Salvador. Até a construção do Vaticano, o Santo Padre morava no Palácio Lateranense, anexo à Basílica de Latrão. Como catedral da Diocese de Roma, contém o trono papal (Cathedra Romana), o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. Tem o título honorífico de Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do mundo.
De acordo com a tradição, ele nasceu na cidade de Eucaita seu nome quer dizer dom de Deus. Ele foi agraciado com muitos talentos e tinha uma bela aparência, sendo conhecido por sua caridade e sua bravura. Teodoro foi nomeado comandante militar (stratelates) na cidade de Heracleia Pôntica durante o reinado do imperador romano Licínio (307-324 dC), quando iniciou-se uma feroz perseguição aos cristãos. Exposto como cristão o tribunal militar decidiu que ele era um excelente soldado que havia cometido um deslize e foi solicitado a ele que reconsiderasse e deixaram-no livre. Mas ele, logo em seguida ateou fogo em um templo pagão e foi de novo preso. Foi ordenado a renunciar a sua fé e como não o fizesse foi martirizado na roda, na prensa e finalmente tiraram parte de sua pele, e com não renunciasse a sua fé, foi queimado vivo. A testemunha foi seu servo, Varos, que também é venerado como santo. De manhã, os soldados imperiais o encontraram vivo e incólume. Não querendo se livrar da morte de mártir, Teodoro voluntariamente se entregou novamente às mãos de Licínio e foi decapitado por uma espada. Isto ocorreu em 8 de fevereiro de 319 dC, num sábado, na terceira hora do dia. Era militar e foi decapitado por ter confessado corajosamente a fé cristã. Seu túmulo, em Achaita, atual Turquia, foi grande foco de peregrinações.                                                            
Juntamente com São Jorge e São Demétrio constitui uma tríade de Santos militares orientais.

Intróito/Jer. 28, 17.
Este lugar é terrível: é a casa de Deus e a porta do céu, e será chamado o palácio de Deus.
Sal. 83, 2-3.Quão formosos são os teus tabernáculos, ó Deus dos exércitos! Minha alma anseia e anseia pelas cortes do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que renovas a cada ano em nosso favor o dia em que este santo templo foi consagrado a ti, e que nos preservas em condições de assistir em teus santos mistérios, ouve as orações de teu povo e concede a quem entrar neste templo peça suas graças, a alegria de tê-las obtido.
E comemorou S. Theodori Mart.São Teodoro, Mártir:
Oratio.Deus, qui nos beáti Theodóri Mártyris tui confessióne gloriósa circúmdas et prótegis: præsta nobis ex eius imitatióne profícere, et oratióne fulcíri. Per Dominum nostrum. Ó Deus, que nos dás a gloriosa profissão de fé de teu bem-aventurado Mártir Teodoro, como amparo e proteção, concede-nos a graça de tirar proveito de seus exemplos e ser sustentados por suas orações.

Leitura da Epístola do

Apocalipse 21, 2-5     2Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo.3Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.4Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição.5Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.

Gradual.Locus iste a Deo factus est, inæstimábile sacramentum, irreprehensíbilis est. Este lugar foi feito pelo próprio Deus: é um mistério inestimável, está livre de toda contaminação.
V/. Deus, cui astat Angelórum chorus, exáudi preces servórum tuórum.V/. Ó Deus diante de quem está o coro dos Anjos, ouça a oração de seus servos.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 137, 2. Adorábo ad templum sanctum tuum: et confitébor nómini tuo. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Eu adorarei no teu santo templo, e louvarei o teu nome. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 19, 1-10
 1Jesus entrou em Jericó e ia atravessando a cidade.2Havia aí um homem muito rico chamado Zaqueu, chefe dos recebedores de impostos.3Ele procurava ver quem era Jesus, mas não o conseguia por causa da multidão, porque era de baixa estatura.4Ele correu adiande, subiu a um sicômoro para o ver, quando ele passasse por ali.5Chegando Jesus àquele lugar e levantando os olhos, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque é preciso que eu fique hoje em tua casa.6Ele desceu a toda a pressa e recebeu-o alegremente.7Vendo isto, todos murmuravam e diziam: Ele vai hospedar-se em casa de um pecador...8Zaqueu, entretanto, de pé diante do Senhor, disse-lhe: Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se tiver defraudado alguém, restituirei o quádruplo.9Disse-lhe Jesus: Hoje entrou a salvação nesta casa, porquanto também este é filho de Abraão.10Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.

Ofertório/1. Par. 29, 17 e 18.
Senhor, meu Deus, todas estas coisas vos ofereci na simplicidade do meu coração e com alegria; e fiquei feliz em ver todo este povo reunido também, ó Deus de Israel, guarda esta vontade, aleluia.

Secreta
Suplicamos-te, Senhor, que recebas favoravelmente nossas orações e que, cumprindo nossos votos na vida presente, mereçamos chegar, graças à tua ajuda, com as recompensas eternas.
Pró S. Theodoro
secretaSúscipe, Dómine, fidélium preces cum oblatiónibus hostiárum: et, intercedente beáto Theodóro Mártyre tuo, per hæc piæ devotiónis oficia ad cæléstem glóriam transeámus. Por Dominum.Aceite, Senhor, as orações dos fiéis com a oferta de hóstias, e conceda que o Beato Teodoro, seu Mártir, intercedendo por nós, possamos alcançar, cumprindo esses deveres de devoção piedosa, a glória celestial.
In aliquibus diœcesibus, Præfatio de Dedicatione Ecclesiae.Em algumas dioceses, Prefácio à Dedicação .

Comunhão/ Matheus. 21, 13.
A minha casa será chamada casa de oração, diz o Senhor. Quem pede recebe; e quem procura encontra; e será aberto para quem bate. (Quem não pode comungar em espécie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)

Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

 
Depois da comunhão.
Ó Deus que preparais um templo eterno para vossa majestade por meio de pedras vivas e escolhidas, vinde em socorro do vosso povo suplicante, para que o que for útil à vossa Igreja em termos de espaços materiais seja ocasião de crescimento espiritual.
Pró S. Theodoro São Teodoro
Pós-comunhão Præsta nobis, quǽsumus, Dómine: intercedente beáto Theodóro Mártyre tuo; ut, quod ore contíngimus, pura mente capiámus. Per Dominum nostrum. Concede-nos, por favor, Senhor, que pela intercessão de teu abençoado Mártir Teodoro, mantenhamos em um coração puro o que nossas bocas receberam.

 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

08 de novembro dia de Santos Quatro Coroados, Mártires

 08/11 Sexta-feira
Festa de  Quarta Classe 
Paramentos Verdes
   
O título cardinalício de Santos Quatro Coroados foi criado em 600 pelo Papa Gregório I, de acordo com o Anuário Pontifício. Aparece com o nome de Aemilianae em sínodos realizados em 499 e em 595. Os santos “Quatro Incoronato”. mártires coroados são: Castório, Cláudio, Nicóstrato e Sinfrônio; foram torturados e martirizados na Pannonia (hoje Hungria). Eram escultores em Sirmium (antiga Iugoslávia), e se recusaram a esculpir uma estátua pagã para o Imperador Diocleciano (243-305). Na Colina de Caelian, em Roma, existe uma igreja dedicada aos "Sancti Quatuor Coronati”, provavelmente construída no século sexto. Teriam sido grandes escultores em pedra e trabalhavam juntos. Seu trabalho exibia um perfeito equilíbrio entre a pedra e o espaço, e o Imperador Diocleciano havia adquirido um certo número de trabalhos deles, aos quais admirava. Outros escultores, menos talentosos, com inveja, persuadiram Diocleciano a ordenar uma escultura de Aesculapius (Esculápio), deus da medicina e da cura, sabendo que eles, sendo cristãos, iriam recusar. Realmente, os escultores educadamente recusaram-se a esculpir a referida estátua. Foi-lhes, então, ordenado que oferecessem sacrifícios ao deus Sol, o que lhes era ainda menos aceitável. Quando um oficial de Diocleciano, chamado Lampadius, que estava tentando convencer os escultores a oferecer os sacrifícios, morreu repentinamente, seus parentes culparam os quatro pela morte. Para aplacá-los Diocleciano ordenou que os escultores fossem amarrados vivos dentro de caixas de chumbo e jogados no rio, tendo-lhes, ainda, sido pregadas no crânio uma coroa de pregos, daí o título “mártires coroados”.Os corpos foram enterrados a três quilômetros de Roma. Mais tarde, o Papa Gregório, o Grande (Magno), um estudioso dos mártires, mencionou pela primeira vez na Igreja os "quatro mártires coroados", e o Papa Leão IV, em 841, trasladou suas relíquias para a igreja da Via Lavican. Posteriormente a igreja foi quase destruída pelo fogo, e o Papa Pascoal II a reconstruiu.                                
Eles são venerados na Inglaterra, havendo uma capela a eles dedicada em Canterbury, erigida em 619 d.C. Os escultores em pedra da Idade Média tinham pelos quatro mártires uma especial veneração.  
São padroeiros dos escultores, dos trabalhadores em pedra e em mármore.

Intróito
Tenho pensamentos de paz e não de aflição, diz o Senhor; você me invocará, e eu o ouvirei, e trarei de volta os seus cativos de todos os lugares. Salmo 84, 2.   
Abençoaste, Senhor, a tua terra, livraste Jacó do cativeiro.

Coleta

Ó Deus, que sabes que por causa da fragilidade humana não podemos sobreviver no meio de tantos perigos, dá-nos saúde de alma e de corpo, para que, graças à tua ajuda, possamos superar o que sofremos pelos nossos pecados.

Leitura da Epístola

Romanos  13, 8-10

8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei. 9 Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existam, eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 10 A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei.
 
Gradual. Sal. 43, 8-9.
Tu nos livraste, Senhor, daqueles que nos afligiram e confundiste aqueles que nos odiavam.
V/Em Deus nos gloriaremos o dia todo e celebraremos o seu nome para sempre.
Aleluia,aleluia.V/.Salmos129,1-2Das profundezas clamo a ti, Senhor; Senhor, ouça minha oração. Aleluia

Evangelho

São Mateus 8, 23-27
 23 Subiu ele a uma barca com seus discípulos. 24 De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. 25 Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos! 26 E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. 27 Admirados, diziam: Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?

Ofertório/Salmos 129, 1-2.
Das profundezas do abismo. Eu clamo a você, ó Senhor, Senhor, ouça minha oração. Das profundezas eu clamo a ti, Senhor.

Secreta
Conceda, nós te imploramos, Deus Todo-Poderoso, que a oferta deste sacrifício possa sempre nos purificar e guardar nossas almas de todo mal.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ Marcos. 11, 24.
Em verdade vos digo: tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e vos será dado.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

Depois da comunhão.
 Deus, que os teus dons nos afastem dos prazeres terrenos e que a tua graça nos fortaleça sempre através deste alimento inteiramente celestial.

Viva Cristo Rei e e Maria Rainha.

Rezem todos os dias o Santo Rosário