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sexta-feira, 20 de junho de 2025

Dia 20 de junho dia de São Silvério, Papa e Mártir.

20/06 Sexta-feira
Festa de Quarta Classe 
Paramentos Verdes

 São Silvério Pontificado - 536 a 537. O pontificado de São Silvério coincide com a ocupação da Itália pelos imperadores bizantinos. A nota característica do seu governo é a firmeza e intrepidez com que defendeu os direitos da igreja, contra a imperatriz Teodora. Eis o fato como os hagiógrafos o relatam. O Papa Agapito, antecessor de Silvério, tinha deposto o bispo de Constantinopla, Antimo, por este haver defendido a heresia eutiquiana. A imperatriz, fautora da mesma heresia, desejava ver Antino reabilitado na jurisdição episcopal, desejo que Agapito não quis atender e não atendeu. Morto este Papa, Virgílio, diácono romano, apresentou-se à imperatriz Teodora, prometendo-lhe a reabilitação de Antimo se apoiasse sua candidatura ao pontificado. Teodora deu a Virgílio uma carta de apresentação a Belisário, general bizantino, que se achava na Itália, recomendando-lhe apoiasse a eleição. Entretanto foi eleito Papa Silvério e como tal reconhecido. A este a imperatriz se dirigiu, exigindo a reabilitação dos bispos, por Agapito depostos, e a anulação das decisões do Concílio de Chalcedon, que tinha condenado a heresia de Eutiques. Nesse ofício arrogante Teodora ameaçou o Papa com a deposição, caso não lhe acedesse às exigências. A resposta de Silvério foi respeitosa, mas negativa. Com franqueza e firmeza apostólicas declarou à imperatriz que estaria pronto a sofrer prisão e morte, mas não cederia um ponto das constituições do Concílio.Teodora não se conformando com esta resposta, ordem deu a Belisário de afastar Silvério de Roma e pôr Virgílio na cadeira de São Pedro. Para não cair no desagrado da imperatriz, Belisário prontificou-se a executar a ordem, mas desejava ter em mãos outros documentos, a pretexto dos quais pudesse proceder contra o Papa. Tirou-o do embaraço sua ímpia mulher Antonina. Esta lhe fez chegar às mãos uma carta falsificada, que trazia as armas e assinatura de Silvério, carta em que o Papa se teria dirigido aos Godos, prometendo-lhes entregar Roma, se lhe viessem em auxílio. Belisário estava a par do que se passava, e bem sabia qual era a autoria da carta. Não obstante, para obsequiar a mulher, citou Silvério à sua presença, mostrou-lhe a carta, acusou-o de alta traição e, sem esperar pela defesa da vítima, ordenou que lhe tirassem as insígnias pontifícias e lhe pusessem um hábito de monge, e assim o mandou para o desterro. No mesmo dia Virgílio assumiu as funções de Sumo pontífice. A consternação e indignação dos católicos eram gerais. Só Silvério bendizia a graça de sofrer pela justiça. O Bispo de Pátara, diocese que deu agasalho ao Papa desterrado, pôs-se a caminho de Constantinopla, com intuito de defender a causa de Silvério. Recebido pelo imperador Justiniano, fez-lhe a exposição clara das cousas ocorridas, e mostrou-lhe a injustiça feita ao representante de Cristo. Justiniano ordenou que Silvério fosse imediatamente levado a Roma, e que a permanência na metrópole lhe fosse vedada só no caso de se provar o crime de alta traição. Belisário e o antipapa Virgílio souberam impossibilitar a volta de Silvério para Roma. Apoderaram-se dele e transportaram-no para a ilha Palmaria. Lá o sujeitaram a um tratamento indigno e sobremodo humilhante. Silvério, porém, ficou firme na justa resistência à tirania e usurpação. Longe de reconhecer a autoridade de Virgílio, excomungou-o e deu do exílio sábias leis à igreja. Nunca se lhe ouviu uma palavra sequer de queixa contra os planos e desígnios de Deus. Ao contrário, no meio dos sofrimentos e provações, louvava e enaltecia a sabedoria e bondade da Divina Providência.Três anos passou Silvério no desterro. Liberato, historiador contemporâneo de Silvério, diz que o Santo Papa morreu de fome.

Intróito/P B. 12, 6.
Senhor, espero na tua misericórdia; o meu coração se alegrará na tua salvação. Cantarei louvores ao Senhor, que me abençoou com coisas boas, e louvarei o nome do Senhor Altíssimo.Até quando, Senhor, te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, tu és a força daqueles que esperam em ti, sê propício às nossas súplicas; e como a fraqueza humana nada pode fazer sem ti, dá-nos o auxílio da tua graça; para que, fiéis na observância dos teus mandamentos, possamos agradar-te em querer e em agir.

Leitura da Epístola dos

1. João 4, 8-21
⁸ Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
⁹ Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: Que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
¹⁰ Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
¹¹ Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
¹² Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
¹³ Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
¹⁴ E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
¹⁵ Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
¹⁶ E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
¹⁷ Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.
¹⁸ No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
¹⁹ Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.
²⁰ Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
²¹ E dele temos este mandamento: Que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. 

Gradual. Sl. 40, 5 e 2.Eu disse: Senhor, tem misericórdia de mim; cura a minha alma, pois pequei contra ti.V/. Bem-aventurado o que entende o necessitado e o pobre; o Senhor o livrará no dia mau.
Aleluia, aleluia.
V/. Sal. 5, 2. Verba mea áuribus pércipe, Dómine: intéllege clamórem meum. Aleluia.V/. Senhor, ouve as minhas palavras; compreende o meu clamor. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São 
Lucas 6:36-42.
36.Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso.
37"Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.38Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês".39Jesus fez também a seguinte comparação: "Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco?40.O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre.41"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?42.Como você pode dizer ao seu irmão: 'Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho', se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Ofertório/ Sal. 5, 3-4.
Atende à voz da minha oração, Rei meu e Deus meu; pois a ti orarei, Senhor.

Secreta
Nossas hóstias são oferecidas a ti, recebe-as favoravelmente, Senhor, e faze com que nos sirvam para obtermos auxílio perpétuo.



Comunhão/. Sal. 9, 2-3.
Contarei todas as tuas maravilhas; em ti me alegrarei e me alegrarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

Depois da comunhão.
Somos nutridos, Senhor, por tão grandes bênçãos: concedei-nos, nós vos pedimos, que possamos aproveitar estes dons salutares e que nunca deixemos de vos louvar.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

quinta-feira, 19 de junho de 2025

Festa do Corpus Christi

19/06 Quinta-feira Festa do Corpus Christi
Festa de Primeira Classe 
 Paramentos Brancos 
   
 Corpus Christi é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo, é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.Realiza-se na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. A origem de Corpus Christi A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque(Juliana de Liège, nasceu entre 1191 e 1192 . Órfã aos cinco anos, foi confiada aos cuidados das monjas agostinianas do convento-leprosário de Mont-Cornillon. "Aos 16 anos teve a primeira visão, que após repetiu-se mais vezes nas suas adorações eucarísticas. A visão apresentava a lua no seu pleno esplendor, com uma faixa escura que a atravessava diametralmente. O Senhor a fez compreender o significado disso que lhe havia aparecido).Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.

A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.

O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho

São Tomás de Aquino
  O frei dominicano e doutor em Teologia Moral, Carlos Josaphat Pinto de Oliveira, relata que São Tomás compôs os textos da Missa da Solenidade e da Liturgia das Horas (comumente recitados pelos religiosos), ressaltando-se os hinos Lauda Sion e Adoro Te Devote.

São Paulo de Constantinopla, Bispo e Confessor.
  Ele naceu em Tessalônica, um presbítero de Constantinopla e um secretário do já idoso bispo Alexandre de Constantinopla, seu predecessor na sé episcopal. Assim que Alexandre morreu, os dois lados em disputa (os arianos e os ortodoxos) entraram em conflito aberto. O partido ortodoxo inicialmente prevaleceu, Paulo foi eleito e consagrado por bispos que estavam na capital imperial na Igreja da Paz, perto de onde futuramente estará a Basílica de Santa Sofia. O imperador Constâncio II tinha estado fora durante estes eventos. Assim que ele chegou, ele ficou furioso por não ter sido consultado. Ele convocou um sínodo de bispos arianos, declarou Paulo incapaz para o episcopado, banindo-o e trazendo Eusébio de Nicomédia para Constantinopla. Acredita-se que isto tenha ocorrido em 338 e Eusébio morreu três anos depois, em 341. Paulo foi logo restaurado pelo povo à sua sé, porém os arianos aproveitaram a situação. Teógnis de Niceia e Teodoro de Heracleia (junto com outros bispos arianos) consagraram Macedônio na igreja de São Paulo. E novamente a cidade estava à beira de uma guerra civil.
 O imperador estava em Antioquia quando ele soube dos fatos e ordenou Hermógenes, seu general de cavalaria, que fosse à cidade expulsar novamente Paulo. A população não queria que nada violento fosse feito com seu bispo e correu para a casa onde o general estava hospedado. Ela foi incendiada, Hermógenes foi assassinado e seu cadáver foi arrastado para fora do edifício em chamas e arrastado pela cidade em triunfo.
  Constâncio não iria deixar por menos esta rebelião contra sua autoridade. Ele cavalgou à toda velocidade de volta à Constantinopla, determinado a punir a população severamente por sua revolta. Porém, ele encontrou o povo de joelhos, com lágrimas nos olhos e se conteve de cortar metade do suprimento de milho. Porém, ele ordenou que Paulo fosse expulso imediatamente.
  Santo Atanásio, Patriarca deposto de Alexandria, estava exilado, assim como Marcelo de Ancira e Asclepas de Gaza. Paulo se juntou a eles e foram todos para Roma buscar o apoio do Papa Júlio I, que examinou o caso com profundidade e confirmou que os três estavam firmes no credo de Niceia. Por isso, os admitiu em comunhão e desposou a causa de defendê-los, escrevendo em tons fortes aos bispos do oriente. Atanásio e Paulo recuperaram assim as suas sés. Porém, os bispos do oriente responderam ao Papa de modo geral se recusando a agir como lhes fora aconselhado por ele.
 Constâncio, novamente em Antioquia, e estava mais resoluto do que nunca contra a escolha do povo de Constantinopla. Filipus, prefeito do oriente, estava lá e recebeu ordens de, novamente, expulsar Paulo e recolocar Macedônio como patriarca. Filipus não queria correr o risco de acabar como Hermógenes e nada disse ao chegar sobre uma ordem imperial.
 Num esplêndido banho público chamado Zeuxippus, junto de um palácio na costa do Helesponto, Filipus pediu que Paulo fosse encontrá-lo para discutir alguns assuntos públicos. Quando ele chegou, Filipus lhe mostrou a carta do imperador e ordenou que ele fosse secretamente enviado, por dentro do palácio, à costa e colocado num barco para ser levado de volta a Tessalônica, sua terra natal. Filipus permitiu que ele posteriormente visitasse prefeitura da Ilíria e outras províncias romanas mais remotas, mas proibiu que ele pisasse novamente no oriente.
 Nos anos finais de sua vida, ele foi levado preso para Singara, na Mesopotâmia, depois para Emesa e finalmente para Cucusus, na Armênia, onde ele morreu.

Intróito/Sal. 80, 17.
Ele os alimentou com a flor do trigo e os satisfez com o mel da rocha, aleluia, aleluia, aleluia.
Ps. ib., 2.Exultai em Deus nosso protetor: regozijai-vos em honra do Deus de Jacó.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, vós nos deixastes sob um admirável Sacramento o memorial da vossa paixão: concedei-nos, nós vos suplicamos, venerar os sagrados mistérios do vosso Corpo e do vosso Sangue; para sentir sempre em nós o fruto da sua redenção.

Leitura da Epístola dos

1ª Coríntios 11, 23-29
23.Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão24.e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim.25.Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.26.Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.27.Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor.28.Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice.29.Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação.

Gradual. Sal. 144, 15-16.Gradual
Oculi ómnium in te sperant, Dómine: et tu das illis escam in témpore opportuno.Os olhos de todos, Senhor, olham para ti com esperança: e tu lhes dás o seu alimento a seu tempo.
V/. Aperis tu manum tuam: et imples omne animal benedictióne.V/. Você abre a mão: e enche de bênção tudo o que tem vida.
Aleluia, aleluia.Aleluia, aleluia.
V/. Ioann. 6, 56-57. Caro mea vere é cibus, e sanguis meus vere é potus: qui mandúcat meam carnem et bibit meum sánguinem, in me manet et ego in eo.V/. Minha carne é verdadeiramente comida, e meu sangue é verdadeiramente bebida; quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Sequência.Seqüência.
Lauda, ​​Sion, Salvatórem, lauda ducem e pastórem in hymnis et canticis.Louve, Sion, seu Salvador, louve seu líder e seu pastor, com hinos e cânticos.
Quantum potes, tantum aude: quia maior omni laude, nec laudáre súffícis.Tanto quanto você puder, ouse cantá-la, porque ela excede todo louvor, e você não é suficiente para elogiá-la.
Laudis thema speciális, panis vivus et vitális hódie propónitur.O tema especial do louvor é o pão vivo e vivificante oferecido a nós hoje.
Quem in sacræ mensa cenæ turbæ fratrum duodenae datum non ambígitur.O pão que na ceia do Senhor, aos doze, seus irmãos, Jesus realmente deu.
Sit laus plena, sit sonora, sit iucúnda, sit decóra mentis iubilátio.Que o louvor seja pleno e vivo; que seja alegre e magnífico, o júbilo da alma.
Dies enim sollémnis agitur, in qua mensæ prima recólitur huius institútio.Porque hoje é a solenidade, que lembra a primeira instituição da Última Ceia.
In hac mensa novi Regis, novum Pascha novæ legis Phase vetus términat.Nesta mesa do novo Rei, a nova Páscoa da nova lei põe fim à antiga Páscoa.
Vetustátem nóvitas, umbram fugat veritas, noctem lux elíminat.O velho rito é sucedido pelo novo, a verdade expulsa as sombras, a luz dissipa a noite.
Quod in cœna Christus gessit, faciendum hoc expréssit in sui memóriam.O que Cristo realiza na Última Ceia, ele ordenou que fosse feito em memória dele.
Docti sacris institútis, panem, vinum in salútis consecrámus hóstiam.Instruídos por suas santas ordens, consagramos o pão e o vinho na hóstia da salvação.
Dogma datur Christiánis, quod in carnem transit panis et vinum in sánguinem.É uma verdade oferecida aos cristãos que o pão se torna a carne e o vinho o sangue de Cristo.
Quod non capis, quod non vides, animosa fírmat fides, præter rerum órdinem.Sem entender e sem ver, a fé viva atesta isso contra a ordem usual das coisas.
Sub divérsis speciébus, signis tantum, e non rebus, latente res exímiæ.Sob várias espécies, meras aparências e não-realidade, escondem-se realidades sublimes.
Caro cibus, sanguis potus: espécie manet tamen Christus totus sub utráque.A carne é comida, o sangue é bebida: mas Cristo permanece inteiro, sob uma e outra espécie.
A suménte non concísus, non confráctus, non divísus: ínteger accípitur.Nós a recebemos sem dividi-la, ou quebrá-la, ou quebrá-la: ela é recebida inteiramente.
Sumit unus, sumunt mille: quantum isti, tantum ille: nec sumptus consúmitur.Apenas um recebe, mil recebem: este tanto quanto estes: nos alimentamos dele sem consumi-lo.
Sumunt boni, sumunt mali sort tamen inæquáli, vitae vel intéritus.Os bons recebem, os maus também: mas se o destino deles é diferente, é vida ou é morte!
Mors est malis, vita bonis: void, paris sumptiónis quam sit dispar éxitus.Morte para os ímpios, vida para os bons; ver quanto do mesmo tratamento, diferente é a questão.
Fracto demum sacramento, ne vacílles, sed memento, tantum esse sub fragmento, quantum toto tégitur.Se você dividir a Santa Hóstia, não hesite, mas lembre-se de que há tanto sob cada parte quanto no todo.
Nulla rei fit scissúra: signi tantum fit fractúra: qua nec status nec statúra signáti minúitur.Do Corpo divino não há ruptura: apenas o sinal é quebrado; nem o estado nem a magnitude da realidade significada são diminuídos.
Ecce panis Angelórum, factus cibus viatórum: vere panis filiórum, non mitténdus canibus.Aqui está o Pão dos Anjos, que se tornou o alimento dos viajantes: é realmente o pão das crianças, que não deve ser jogado aos cães.
In figuris præsignátur, cum Isaac immolátur: agnus paschæ deputátur: datur manna pátribus.Ele é designado antecipadamente por figuras, a imolação de Isaac, o Cordeiro Pascal, o maná dado a nossos pais.
Pastor de osso, panis vere, Iesu, nostri miserére: você nos passa, nos mata: você nos passa nosso bona fac vidére in terra viventium.Bom pastor, verdadeiro pão, Jesus, tem piedade de nós: alimenta-nos, guarda-nos, faze-nos gozar de bens verdadeiros, na terra dos vivos.
Tu, qui cuncta scis et vales: qui nos pascis hic mortáles: tuos ibi commensáles, coherédes et sodáles fac sanctórum cívium. Um homem. AleluiaTu que sabes e tudo podes, que nos nutres nesta vida mortal: faze-nos acima dos comensais, co-herdeiros e companheiros dos santos no céu, assim seja. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São João 6, 55-58
55.Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.56.Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.57.Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.58.Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.

Ofertório/Levit. 21, 6.
Os sacerdotes do Senhor oferecem incenso e pães a Deus; por isso se santificarão ao seu Deus, e não contaminarão o seu nome, aleluia.

Secreta
Nós Vos suplicamos, Senhor, concedei em vossa bondade à vossa Igreja os dons da unidade e da paz: que os materiais oferecidos neste sacrifício representem misticamente.

Comunhão/I Cor. 11, 26-27.
Sempre que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que venha; portanto, quem comer este pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpado de profanar o corpo e o sangue do Senhor, Aleluia.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

Depois da comunhão.
Nós vos suplicamos, Senhor, fazei-nos saciados pelo gozo eterno da vossa divindade: gozo do qual a recepção no tempo, do vosso precioso Corpo e do vosso Sangue, é para nós uma figura antecipada.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

Dia 19 de junho dia Santa Juliana de Falconieri. Virgem.

 https://fetedieualiege.files.wordpress.com/2010/02/lune_barree4.jpg

    Ano de 1270. Era filha única do já idoso casal Caríssimo e Ricordata, da riquíssima disnatia dos Falconieri. De grande tradição na aristocracia, bem como no clero, a família contribuiu ao longo do tempo com muitos santos venerados nos altares da Igreja. Ela era sobrinha de santo Aleixo Falconieri, um dos sete fundadores da Ordem dos Servos de Maria, e como ele também trilhou o caminho para a santidade.
    Ainda criança, vivia com o coração dedicado às virtudes, longe das ambições terrenas e das vaidades. Junto com algumas amigas, em vez das brincadeiras típicas da idade, preferia cantar e rezar para o Menino Jesus e a Virgem Maria.
 Aos quinze anos de idade, fez voto de castidade, ingressando na Ordem das Servitas, sob a orientação de Filipe Benício, hoje santo. Foi seguida por suas amigas aristocratas e, com o apoio de religiosas, passaram a visitar hospitais e a desenvolver dezenas de obras de caridade e assistenciais. Essas jovens se organizaram de tal forma que logo optaram por ter sua própria instituição. Com inspiração em regras escritas por Juliana, fundaram a Congregação das Servas de Maria, também chamadas de "Mantellate", numa referência ao hábito que vestem. Ordem que obteve a aprovação canônica em 1304.
     A dedicação de Santa Juliana foi tão radical ao trabalho junto aos pobres e doente, às orações contemplativas e às severas penitências que acabou por adoecer. Mesmo assim, continuou dormindo no chão e fazendo os jejuns nas quartas e sextas-feiras tomava por alimento apenas a santa comunhão. Jejuava ainda no sábado, a pão e água, em honra da Virgem Santa, em cujas sete dores meditava. Empregava as sextas-feiras na meditação da paixão do Salvador. Para se tornar semelhante a ele, macerava a carne até o sangue, com rudes disciplinas. Muitas vezes foi arrebatada em êxtases, pelo veemente desejo de ser crucificada com Jesus sofredor. À sua morte encontraram-lhe uma cintura de ferro sobre os rins e tão fundo tinha penetrado na carne, que não puderam retirá-la sem lesar o corpo; isso faz crer que ela a carregasse desde a juventude que se tinha proposto. Os problemas estomacais surgiram, passaram a ser freqüentes e depois se tornaram crônicos, padecendo de fortes dores. Mesmo assim não diminuiu as penitências, nem mesmo o trabalho com seus pobres e doentes abandonados. Aos setenta anos, o problema gástrico era tão grave que não conseguia manter nenhum alimento no estômago. Nem mesmo a hóstia.
      No dia 10 de junho de 1341, poucos momentos antes de morrer, Juliana pediu ao sacerdote que colocasse uma hóstia sobre seu peito e, pronunciando as palavras: "Meu doce Jesus", o Salvador dignou-se fazer um prodígio para unir-se à esposa: a santa hóstia, colocada sobre o seu coração, desapareceu subitamente em seguida ingressou no Reino de Deus no dia 19 de Junho de 1340.
 Ao prepararem o corpo para ser sepultado, as irmãs constataram no seu peito uma mancha roxa, como se fosse uma hóstia impressa na sua carne, tendo no centro a imagem de Jesus crucificado. Em memória desse milagre, as irmãs "Mantellate" trazem sobre o lado esquerdo do escapulário a imagem de uma hóstia. A verdade de diversos milagres, operados por sua intercessão, foram juridicamente aprovados, e Bento XIII beatificou-a em 1729 e Clemente XII terminou o processo de canonização.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

quarta-feira, 18 de junho de 2025

Dia 18 de junho dia do Santo Efrem. Diácono. Confessor e Doutor.

18/06 Quarta-feira
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Brancos
  Santo Efrém nasceu no ano 306, bem no início do século IV, na cidade de Nisibi, atual Turquia. Cresceu em meio a graves conflitos de ordem religiosa, além das heresias que surgiam tentando abalar a unidade da Igreja. Mas todos eles só serviram de fermento para que sua fé em Cristo e sua ardente devoção à Virgem Maria vigorassem e se firmassem.
 O pai de Efrém era sacerdote pagão, embora sua mãe, cristã, defendesse a liberdade religiosa educando o filho dentro dos preceitos da palavra de Cristo. Ele foi educado na infância entre a dualidade do paganismo do pai e do cristianismo da mãe, pois o Edito de Milão, autorizando a liberdade de culto, só entrou em vigor quando ele já tinha sete anos de idade. Mas o patriarca da família jamais aceitou a fé professada pelo filho. Como não o venceu nem com a força, nem com argumentos, expulsou-o de casa. Efrém foi batizado aos dezoito anos e viveu do seu próprio sustento, trabalhando num balneário local.
 No ano 338, Nisibi foi invadida pelos persas. Efrém, então diácono, deslocou-se para a cidade de Edessa, também atual Turquia. Os poucos registros sobre sua vida contam-nos que era muito austero. Ele dirigiu e lecionou uma escola que pregava e defendia os princípios cristãos, escrevendo várias obras sobre o tema. Como não sabia grego, sua obra ficou isenta da influência dos teólogos seus contemporâneos, inclinados à controvérsia da Trindade. Efrém foi um ardente defensor da genuína doutrina cristã antiga.
 Com veia poética, seus sermões atraiam multidões e sua escola era muito concorrida pelo conteúdo didático simples e exortativo, atingindo diretamente o povo mais humilde. Na sua época estava-se organizando o canto religioso alternado nas igrejas. Esse movimento foi iniciado pelos bispos Ambrósio de Milão e Diodoro da Antioquia. A colaboração do diácono Efrém de Nisibi foram poesias na língua nativa próprias para o canto coletivo, o que permitiu uma rápida divulgação.
 Por sua linguagem poética recebeu o apelido carinhoso de "Harpa do Espírito Santo". Somente a Nossa Senhora dedicou mais de vinte poemas, transformados em hinos. Suas poesias eram tão populares e empolgantes que da Síria espalharam-se e chegaram até o Oriente mediterrâneo, graças a uma cuidadosa e fiel tradução em grego. Efrém escreveu uma grande variedade de hinos, poemas e sermões de exegese bíblica, em verso e em prosa. Eram obras de teologia prática para a edificação da igreja em tempos turbulentos... O papa Bento XV declarou-o doutor da Igreja em 1920. Efrém morreu no dia 9 de junho de 373, em Edessa, sem ter sido ordenado sacerdote..
 «Coloquei (a pérola), irmãos, na palma de minha mão para poder examiná-la”. Observei-a por todos os lados: tinha o mesmo aspecto desde todos os lados. Assim é a busca do Filho, inescrutável, pois é totalmente luminosa. Em sua limpidez, vi o Límpido, que não se opaca; em sua pureza, vi o símbolo do Corpo de nosso Senhor, que é puro. “Em seu caráter indivisível, vi a verdade, que é indivisível» (Hino sobre a Pérola 1, 2-3).

Intróito/ Ecl. 15, 5.
No meio da Igreja ele abriu a boca: e o Senhor o encheu com o espírito de sabedoria e entendimento: ele o vestiu com o manto da glória. (TP Aleluia, aleluia. )
Ps91.2.É bom louvar ao Senhor e cantar o teu nome, ó Altíssimo.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, quisestes tornar a vossa Igreja ilustre pela admirável erudição e pelos fulgurantes méritos do Beato Efrém, vosso Confessor e Doutor: nós vos suplicamos, dignai-vos defendê-la com o vosso constante auxílio, com o vosso auxílio constante contra as armadilhas do erro e da depravação.

Leitura da Epístola dos

II Timóteo 4, 1-8.
1.Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino:2.prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir.3.Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si.4.Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas.5.Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério.6.Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima.7.Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.8.Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.

Gradual. Sal. 36, 30-31.
Os iusti meditábitur sapiéntiam, et lingua eius loquétur iudícium.A boca do justo meditará sobre a sabedoria, e sua língua falará justiça.
V/. Lex Dei eius in corde ipsíus: et non supplantabúntur gressus eius.V/. A lei do seu Deus está no seu coração, e não será anulada.
Aleluia, aleluia. V/. Ecl. 45, 9. Amávit eum Dóminus, et ornávit eum: stolam glóriæ índuit eum. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. O Senhor o amou e o adornou: Ele o vestiu com um manto de glória. Aleluia.
Post Septuagesimam, ommissis Allelúia et versu sequenti, dicitur Após a Septuagesima, omitimos o Aleluia e seu verso e dizemos:
Tratados. Sal. 111, 1-3.Beátus vir, qui timet Dóminum: in mandátis eius cupit nimis.Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor: tem prazer em seus mandamentos.
V/. Potens in terra erit semen eius: generátio rectórum benedicétur V/. Sua raça será poderosa na terra: a posteridade dos justos será abençoada.
V/. Glória et divítiæ in domo eius: et iustítia eius manet in sǽculum sǽculi.V/. Glória e riquezas estão na sua casa, e a sua justiça permanece para todo o sempre.Tempore paschali omittitur graduale, et eius loco dicitur: Na época da Páscoa, o gradual é omitido e em seu lugar é dito:
Aleluia, aleluia. V/. Ecl. 45, 9. Amávit eum Dóminus, et ornávit eum: stolam glóriæ índuit eum. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. O Senhor o amou e o adornou: Ele o vestiu com um manto de glória.
Aleluia. V/. Osee 14, 6. Iustus germinábit sicut lílium: et florébit in ætérnum ante Dóminum. Aleluia.Aleluia. V/. O justo brotará como o lírio: e florescerá para sempre na presença do Senhor. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho  

São Mateus 5, 13-19
13.Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens.14.Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha15.nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.16.Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.17.Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.18.Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.19.Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.

Ofertório/ Sal. 91, 13.
O justo florescerá como a palmeira, e se multiplicará como o cedro do Líbano. (TP Aleluia. )

Secreta
Santificai, Senhor, estes dons que vos são consagrados, graças a eles e os Beatos Marcos e Marceliano, vossos mártires, intercedendo por nós, olhai-nos com bondade.

Comunhão/São Lucas. 12, 42.
Aqui está o servo fiel e prudente que o mestre designou sobre sua família para dar-lhes no tempo designado sua medida de trigo. (TP Aleluia. )(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Que, Senhor, o vosso santo sacrifício nos traga a salvação, que o bendito Efrém, vosso Confessor e vosso admirável Doutor, interceda por nós.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

terça-feira, 17 de junho de 2025

17 de junho dia de São Gregório Barbarigo. Bispo e Confessor.

17/06 Terça-feira
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Brancos
  São Gregório Barbarigo. Bispo e Confessor.Gregorio Giovanni Gasparo Barbarigo; Veneza, 16 de Setembro de 1625 - Pádua, 18 de Junho de 1697 foi um cardeal católico, diplomata e académico italiano. Oriundo de uma família aristocrata, rica, famosa e piedosa de Veneza, ele pôde por isso receber uma sólida e integral formação religiosa e intelectual. Fazia parte da Congregação Mariana. Aos dezoito anos, ele já era secretário do embaixador de Veneza. Em 1648, viajou com o embaixador veneziano Alvise Contarini ao Congresso de Munique, na Alemanha, para as negociações do Tratado de Vestefália, que pôs fim à sangrenta Guerra dos Trinta Anos. Durante o congresso, ele conheceu o núncio apostólico Fábio Chigi, que o orientou para o sacerdócio. Completou os seus estudos na Universidade de Pádua.
 Foi ordenado sacerdote em 1655. Nesse mesmo ano, foi nomeado cônego de Pádua e prelado da Casa pontifícia pelo Papa Alexandre VII (ou Fabio Chigi). Sendo conselheiro e próximo do Papa, ele tornou-se também referendário do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica. Entre 1657 e 1664 foi bispo de Bérgamos e entre 1664 e 1697 foi bispo de Pádua. Em 1660 foi nomeado cardeal-presbítero de San Tommaso in Parione e em 1677 optou pelo título cardinalício presbiteral de São Marcos.
 Como cardeal, participou nos conclaves de 1667, de 1676, de 1689 e de 1691. Após o conclave de 1676, o novo Papa eleito, Inocêncio XI, manteve-o em Roma durante três anos como conselheiro e confiou-lhe a supervisão do ensino da religião católica na cidade.
 As suas actividades apostólicas e pastorais como bispo influenciaram muita a sua época. Cumprindo o espírito reformador do Concílio de Trento, ele desenvolveu e engrandeceu os seminários de Pádua e de Bérgamo, dotando-os com bons professores vindos de vários países da Europa. Incentivou o estudo das línguas orientais no seminário de Pádua e promoveu a unidade entre as Igrejas Católica e Ortodoxa. Ele fundou tambem vários seminários, que colocou sob as regras de São Carlos Borromeu.
 Fundou em Pádua uma biblioteca e uma imprensa poliglota, que foi considerada na altura uma das melhores da Itália. Para educar e orientar melhor os pais e educadores, criou também escolas populares e instituições onde se ensinava religião. Fundou também várias instituições de caridade. Num período de peste, mais de treze mil pessoas tiveram assistência e cuidados de saúde por causa do seu esforço caritativo e humanitário. Constituiu a Congregação dos Oblatos dos Santos Prosdócimo e António. Sendo um hábil diplomata, ele evitou e pacificou várias disputas políticas que podiam tornar-se sangrentas.
 Gregório Barbarigo morreu em Pádua, no dia 18 de junho de1697. Foi beatificado pelo Papa Clemente XIV no dia 6 de junho de 1771 e foi canonizado pelo Papa João XXIII no dia 26 de maio de 1960.

Intróito/ Ecl. 45, 30.
O Senhor fez uma aliança de paz com ele e o estabeleceu como príncipe, para que a dignidade sacerdotal lhe pertencesse sempre. (TP Alelúia, alelúia. )
Sal. 131, 1.Lembra-te, Senhor, de David e de toda a sua doçura.
V/. Glória Patri.

Coleta
Senhor, quisestes iluminar o Beato Gregório, vosso Confessor e Pontífice, com zelo pastoral e ternura pelos pobres: concedei-nos favoravelmente que, celebrando os seus méritos, sigamos o seu exemplo de caridade.

Leitura da Epístola dos

Eclesiástico 44, 16-27 e 45, 3-20
16.Henoc agradou a Deus e foi transportado ao paraíso, para excitar as nações à penitência.17.Noé foi julgado justo e perfeito, e no tempo da ira tornou-se o elo de reconciliação.18.Por isso foram deixados alguns na terra, quando veio o dilúvio.19.Ele foi o depositário das alianças feitas com o mundo, a fim de que ninguém doravante fosse destruído por dilúvio. 20.Abraão é o pai ilustre de uma infinidade de povos. Ninguém lhe foi igual em glória: guardou a lei do Altíssimo, e fez aliança com ele.21.O Senhor marcou essa aliança em sua carne; na provação, mostrou-se fiel. 22.Por isso jurou Deus que o havia de glorificar na sua raça, e prometeu que ele cresceria como o pó da terra.23.Prometeu-lhe que exaltaria sua raça como as estrelas, e que seu quinhão de herança se estenderia de um mar a outro: desde o rio até as extremidades da terra.24.Ele fez o mesmo com Isaac, por causa de seu pai, Abraão.25.O Senhor deu-lhe a bênção de todas as nações, e confirmou sua aliança sobre a cabeça de Jacó.26.Distinguiu-o com suas bênçãos, deu-lhe a herança, e repartiu-a entre as doze tribos.27.Conservou-lhe homens cheios de misericórdia, que encontraram graça aos olhos de toda carne.

3.Glorificou-o na presença dos reis, prescreveu-lhe suas ordens diante do seu povo, e mostrou-lhe a sua glória.4.Santificou-o pela sua fé e mansidão, escolheu-o entre todos os homens.5.Pois (Deus) atendeu-o, ouviu sua voz e o introduziu na nuvem.6.Deu-lhe seus preceitos perante (seu povo) e a lei da vida e da ciência, para ensinar a Jacó sua aliança e a Israel seus decretos.7.Exaltou seu irmão Aarão, semelhante a ele, da tribo de Levi.8.Fez com ele uma aliança eterna, deu-lhe o sacerdócio do seu povo, e cumulou-o de felicidade e de glória.9.Adornou-o com um cinto de honra, revestiu-o de um manto de glória, coroou-o com todo esse aparato majestoso. 10.Deu-lhe a longa túnica, a túnica inferior e o efod, cujas bordas eram ornadas de numerosas campainhas,11.que deviam retinir, quando ele andasse, e se ouvisse o seu som no templo, para advertir os filhos de seu povo.12.Deu-lhe uma túnica santa, tecida de ouro, de pedras preciosas e de púrpura, obra de um homem sábio, dotado de juízo e de verdade. 13.Era uma obra de artista, de fio de escarlate, com doze pedras preciosas engastadas no ouro, gravadas pelo trabalho do lapidador, em memória das doze tribos de Israel.14.Sobre sua tiara colocou uma coroa de ouro, onde estava gravado o cunho da santidade, da glória e da honra; era uma obra majestosa, adorno que encantava os olhos.15.Nunca antes dele houve coisa tão magnífica, desde o princípio do mundo.16.Nenhum estranho dele se revestiu, mas somente os seus filhos, e os filhos de seus filhos no decorrer dos tempos. 17.Os sacrifícios foram diariamente consumidos pelo fogo.18.Moisés o investiu e o ungiu com o óleo santo.19.Deus fez com ele e com sua raça uma aliança eterna, que durará tanto quanto os dias do céu, para exercer o sacerdócio, para cantar os louvores do Senhor, e abençoar solenemente o seu povo em seu nome.20.Escolheu-o entre todos os viventes para oferecer a Deus o sacrifício, o incenso e o perfume da lembrança, e para fazer a expiação em favor do seu povo.

Gradual. Gradual. Ecl. 44, 16.GradualEcce sacérdos magnus, qui in débus am plácuit Deo. Eis o grande Pontífice que nos dias da sua vida agradou a Deus.V/. Ibid., 20. Non est invéntus símilis illi, qui conserváret legem Excélsi.V/. Ninguém foi encontrado como aquele que guardou a lei do Altíssimo.Aleluia, aleluia. V/. Sal. 109, 4. Vocês são sacérdos in ætérnum, secúndum órdinem Melchísedech. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Você é um sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque. Aleluia.
Post Septuagesimam, ommissis Allelúia et versu sequenti, diciturApós a Septuagesima, omitimos o Aleluia e seu verso e dizemos:
Tratados. Sal. 111, 1-3.Beátus vir, qui timet Dóminum: in mandátis eius cupit nimis.Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor e se deleita em seus mandamentos.V/. Potens in terra erit semen eius: generátio rectórum benedicéturV/. Sua raça será poderosa na terra; a posteridade dos justos será abençoada.
V/. Glória et divítiæ in domo eius: et iustítia eius manet in sǽculum sǽculi. V/. Glória e riquezas estão em sua casa, e sua justiça permanece para sempre.
Tempore paschali omittitur graduale, et eius loco dicitur: Na época da Páscoa, o gradual é omitido e em seu lugar é dito:
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 109, 4. Vocês são sacérdos in ætérnum, secúndum órdinem Melchísedech. Aleluia, aleluia. V/. Você é um sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque.
Aleluia. V/. Hic est sacérdos, quem coronávit Dóminus. Aleluia. Aleluia. V/. Este é o Pontífice que o Senhor coroou. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 25,14-23
14.Será também como um homem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens.15.A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu.16.Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco.17.Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois.18.Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor.19.Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas.20.O que recebeu cinco talentos, aproximou-se e apresentou outros cinco: - Senhor, disse-lhe, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei.'21.Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor.22.O que recebeu dois talentos, adiantou-se também e disse: - Senhor, confiaste-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei.23.Disse-lhe seu senhor: - Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor.

Ofertório/Sal. 88, 21-22.
Encontrei meu servo Davi; Eu o ungi com meu óleo sagrado; pois minha mão o ajudará e meu braço o fortalecerá. (TP Aleluia. )

Secreta
Que a memória dos vossos Santos seja para nós, Senhor, em todos os lugares, motivo de alegria, para que possamos sentir a proteção daqueles cujos méritos voltamos a celebrar.

Comunhão/São Lucas. 12, 42.
Aqui está o dispensador fiel e prudente que o Mestre designou sobre seus servos para dar-lhes na hora marcada sua medida de milho (TP Aleluia. )(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Por favor, conceda-nos, ó Deus Todo-Poderoso, que enquanto damos graças pelos dons recebidos, possamos receber ainda mais benefícios por intercessão do Beato N. seu Confessor e Pontífice.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

segunda-feira, 16 de junho de 2025

Dia 16 de junho dia de São Quírico e Julita. Mártires

16/06 Segunda-feira
Feria de Quarta Classe 
Paramentos Verdes 
Mártires: Mãe e Filho

Martirológico Romano: Na província romana da Ásia Menor, em comemoração ao Santos Quirico e Julita, os mártires.
 Quando editos de Diocleciano contra os cristãos foram aplicados com a máxima severidade em Licaônia, uma viúva chamada Julia, que morava em Konya, julgou prudente retirar de um distrito, onde ocupou uma posição de destaque e buscar um porto seguro sob uma forma mais branda. Consequentemente, levou seu filho Quiricio ou Ciriaco, três anos, e dois dos seus servos e fugiu para a Selêucia. Não ficou chocada ao descobrir que a perseguição foi ainda mais cruel, sob a direção de Alexandre, o governador e, portanto, continuou seu vôo para Tarso. Sua chegada na cidade foi intempestiva, uma vez que coincidiu com a de Alexandre, alguns membros da comitiva do governador reconheceu o pequeno grupo de peregrinos. Quase imediatamente, Julia foi presa e trancado na prisão. Aparecendo diante dos juízes que iria julgá-la, pegou o filho pela mão e usava uma serenidade absoluta. Julita foi uma senhora de linhagem nobre, com posses muito vastas e ricas em Icônio, mas em resposta a perguntas sobre seu nome, estatuto e local de nascimento, apenas disse que ela era cristã. Consequentemente, o processo ocorreu e foi condenado à pena de chicotadas amarrado a estacas. Antes de dar cumprimento ao acórdão, seu filho foi arrebatado Ciriaco, apesar de suas lágrimas e protestos.
 Ciriaco era uma criança muito bonita e que o governador levou em seus braços e sentou-se de joelhos em uma vã tentativa de ter deixado de lamentar. A criatura só queria voltar para o lado de sua mãe e esticou os braços para ela como o chicote e quando Julia gritou, em meio a tortura: "Eu sou uma cristã" A criança respondeu como um eco: "Eu também sou cristão! ". Em um ponto, pela ansiedade de se livrar das mãos que o prendiam e correr para sua mãe, o menino começou a lutar e, como Alexander lutou para contê-lo, deu-lhe alguns pontapés e arranhou seu rosto. Nas circunstâncias, acendeu a ira do governador. Ele entrou em um acesso de raiva, a criatura levantou uma perna e jogou-o com força nos degraus ao pé da tribuna, o crânio foi fraturado e ele morreu instantaneamente. Julita tinha presenciado tudo, desde as estacas onde foi amarrado, mas sim para expressar sua dor, ele levantou sua voz para dar graças a Deus por ter dado seu filho a coroa do martírio. Sua atitude não é só aumentou a raiva de Alexandre. Este desgarrassem ordenou que os lados da mulher infeliz com ganchos, que foi decapitado e seu corpo, junto com seu filho, foi atirado para o lixo nos arredores da cidade, com o resto dos criminosos. No entanto, após a execução, o corpo de Julia e Quírico foram resgatados pelas duas empregadas trouxera , que os enterraram secretamente em um campo vizinho.
 Quando Constantino restabeleceu a paz à Igreja, um desses funcionários revelou onde foram enterrados os restos mortais dos mártires e dos fiéis acorreram para venerar. Diz-se que as supostas relíquias de São Ciríaco mudou-se para Antioquia no século IV por iniciativa do bispo de Auxerre. Isto estendeu o culto ao Menino na França sob o nome de Santo Quírico.

Intróito/P B. 12, 6.
Senhor, espero na tua misericórdia; o meu coração se alegrará na tua salvação. Cantarei louvores ao Senhor, que me abençoou com coisas boas, e louvarei o nome do Senhor Altíssimo.Até quando, Senhor, te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto?
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, tu és a força daqueles que esperam em ti, sê propício às nossas súplicas; e como a fraqueza humana nada pode fazer sem ti, dá-nos o auxílio da tua graça; para que, fiéis na observância dos teus mandamentos, possamos agradar-te em querer e em agir.

Leitura da Epístola dos

1. João 4, 8-21
⁸ Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
⁹ Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: Que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.
¹⁰ Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.
¹¹ Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros.
¹² Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.
¹³ Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.
¹⁴ E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.
¹⁵ Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
¹⁶ E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.
¹⁷ Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.
¹⁸ No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.
¹⁹ Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.
²⁰ Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?
²¹ E dele temos este mandamento: Que quem ama a Deus, ame também a seu irmão. 

Gradual. Sl. 40, 5 e 2.Eu disse: Senhor, tem misericórdia de mim; cura a minha alma, pois pequei contra ti.V/. Bem-aventurado o que entende o necessitado e o pobre; o Senhor o livrará no dia mau.
Aleluia, aleluia.
V/. Sal. 5, 2. Verba mea áuribus pércipe, Dómine: intéllege clamórem meum. Aleluia.V/. Senhor, ouve as minhas palavras; compreende o meu clamor. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São 
Lucas 6:36-42.
36.Sejam misericordiosos, assim como o Pai de vocês é misericordioso.
37"Não julguem e vocês não serão julgados. Não condenem e não serão condenados. Perdoem e serão perdoados.38Deem e será dado a vocês: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês".39Jesus fez também a seguinte comparação: "Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois no buraco?40.O discípulo não está acima do seu mestre, mas todo aquele que for bem preparado será como o seu mestre.41"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?42.Como você pode dizer ao seu irmão: 'Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho', se você mesmo não consegue ver a viga que está em seu próprio olho? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.

Ofertório/ Sal. 5, 3-4.
Atende à voz da minha oração, Rei meu e Deus meu; pois a ti orarei, Senhor.

Secreta
Nossas hóstias são oferecidas a ti, recebe-as favoravelmente, Senhor, e faze com que nos sirvam para obtermos auxílio perpétuo.



Comunhão/. Sal. 9, 2-3.
Contarei todas as tuas maravilhas; em ti me alegrarei e me alegrarei; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

Depois da comunhão.
Somos nutridos, Senhor, por tão grandes bênçãos: concedei-nos, nós vos pedimos, que possamos aproveitar estes dons salutares e que nunca deixemos de vos louvar.
 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário