Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2014

Concilio Vaticano II a revolução do satanás V.

Documento Lumen Gentium que auxilia a infiltração dos erros.
Vamos pegar trechos para poderem ver onde estão os erros.

CONSTITUIÇÃO ANTI-DOGMÁTICA.
 LUMEN GENTIUM 
SOBRE A IGREJA
CAPÍTULO I
A Igreja, sociedade visível e espiritual


8........Esta é a única Igreja de Cristo, que no Credo confessamos ser una, santa, católica e apostólica (12); depois da ressurreição, o nosso Salvador entregou-a a Pedro para que a apascentasse (Jo. 21,17), confiando também a ele e aos demais Apóstolos a sua difusão e governo (cfr. Mt. 28,18 ss.), e erigindo-a para sempre em «coluna e fundamento da verdade» (I Tim. 3,5). Esta Igreja, constituída e organizada neste mundo como sociedade, é na Igreja católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em união com ele (13), que se encontra, embora, fora da sua comunidade, se encontrem muitos elementos de santificação e de verdade, os quais, por serem dons pertencentes à Igreja de Cristo, impelem para a unidade católica.

Vimos nos estudos passados:

    A revolução de satanás dos modernista com sua Igreja do Vaticano II e sua ANTI-doutrina seu falso Reino que incluiriam dentro de sua falsa religião as outras falsas religiões e afirmaram como sendo encontrados elementos de santificação e de verdade.
  Nesta visão distorcida da Verdade os Modernistas querem ter como suporte os elementos de santificação a o que querem dizer é mistério da igreja, iluminado por uma luz nova pelo II Concílio do Vaticano" a todos ilumina.Neste tal luz nova que criaram tem o objetivo e essencial: a fé em Deus Trindade e no Senhor e Salvador Jesus Cristo, o anúncio do seu Evangelho, seja o testemunho de sua caridade. Assim criando nestes logos 52 anos a "Nouvelle Théologie" - "Nova Teologia". 
   Neste sentido próprio os modernistas,com a palavra ecumenismo tem significado de o diálogo entre as diversas igrejas ou comunidades eclesiais cristãs(Novo nome que a Nova Teologia Modernista dá para os Cismáticos e hereges). E isto distingue-o do diálogo entre tais religiões.    Esta distinção é fundamental para os modernistas precisamente para evitar equívocos ou melhor ir contra a tradição infalível. De facto, um dos frutos conciliar mais acabados do movimento ecumênico foi  ao tomarem consciência de algo evidente mas quase sempre ignorado: os cristãos das diversas igrejas para eles não constituem religiões diferentes, antes pertencem a uma mesma comunidade de fé (por isto termo comunidade eclesiais), a comunidade dos discípulos de Concilio Vaticano II–embora separados por diferenças doutrinais, por vezes graves e quase intransponíveis. Entre eles, portanto, há lugar a um diálogo entre suas tal religiões, mas a um diálogo entre membros da mesma religião de constituir uma nova ordem. 
   O ecumenismo modernista, também, por parte de cada diversas igrejas, procuram a firmeza na própria identidade e a consciência de que esta é fonte de diferenças e não na procura da conversão destas tal igrejas separadas.
  Querem que todos devem ser entendidos neste contexto os esclarecimentos recentemente publicados pela Congregação para a Doutrina da Fé sobre a compreensão que a Igreja Católica tem de si mesma – os quais, aliás, nada acrescentam ao anterior documento Dominus Iesus, da mesma Congregação, e às afirmações do Concílio Vaticano II: «Esta Igreja [a única Igreja de Cristo], constituída e organizada neste mundo como sociedade, subsiste na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em união com ele, embora fora da sua comunidade se encontrem muitos elementos de santificação e de verdade, os quais, por serem dons pertencentes à Igreja de Cristo, impelem para a unidade católica» (Constituição Lumen gentium, 8); e noutro documento, precisamente dedicado a refletir sobre a unidade dos cristãos: «... só pela Igreja Católica de Cristo, que é o meio geral de salvação, pode ser atingida toda a plenitude dos meios de salvação» (Unitatis redintegratio, 3).
   Ao afirmar o modo como se entende a si própria, a Igreja Conciliar não cria dificuldades acrescidas ao seu ecumenismo revolucionário. Presta um serviço a nova ordem mundial e com esse contributo inestimável ao diálogo com as outras comunidades eclesiais, clarificando o ponto de partida desse mesmo diálogo e contribuindo também para que aquelas reflitam sobre a própria identidade. Então fica aberto o único caminho ecumênico capaz de criar esta nova religião do homem contra a Religião de Deus.
 Esta nova religião quer que: os católicos reconheçam com alegria e estimem os valores dos irmã genuinamente cristãos, derivantes de um patrimônio comum, que se encontram entre os tal irmãos de nós separados(II Conc. do Vat.: Decr. sobre o Ecumenismo Unitatis redintegratio, n. 4; Const. Decr. Decl., p. 253)e, num esforço comum de purificação e de renovamento, devem aplicar-se em contribuir para restabelecer a unidade entre todos os cristãos, [9] a fim de que se realize a vontade de Cristo e a divisão entre os cristãos não continue a ser obstáculo à proclamação do Evangelho no mundo.[10]


http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decree_19641121_unitatis-redintegratio_po.html

Decreto sobre o ecumenismo Unitatis redintegratio: “Não existe verdadeiro ecumenismo sem conversão interior” (número 7)
  Ora, o verdadeiro sinal da conversão é a superação de todo  particularismo.  “Estes santos provêm de todas as igrejas e Comunidades eclesiais, que lhes abriram a entrada na comunhão de salvação”número 3 do Decreto sobre o ecumenismo Unitatis redintegratio, que a Ut Unum Sint recupera em seu número 13: “Justificados no Batismo pela fé, são incorporados a Cristo, e, por isso, com direito se honram com o nome de cristãos e justamente são reconhecidos pelos filhos da Igreja Católica como irmãos no Senhor”. Esse reconhecimento dos “valores eclesiais presentes nos outros cristãos”, que o papa recomenda a toda a Igreja Católica no número 10, só foi possível com o abandono da etiqueta “herege” que por tanto tempo foi aposta a protestantes e cristãos orientais.O documento lembra que “o elemento que decide a comunhão na verdade é o significado da verdade. A expressão da verdade pode ser multiforme” (número 19).
 Um dos seus participantes mais destacados, inclusive, o teólogo católico suíço Hans Küng, foi um dos responsáveis pela Declaração das Religiões para uma Ética Global, de 1992 que pode ser considerada o espelho do pensamento desse órgão.
  Os modernistas querem dizer o que com a superação do particularista a expressão da verdade pode ser multiforme?

Paternidade de Deus. Irmandade dos Homens." 

— Essas frases estão insculpidas na placa dos templos maçônicos. Podemos ter uma rápida visão geral do conceito maçônico de Deus examinando essas duas frases.
O Que a Maçonaria Quer Dizer com Paternidade de Deus e Irmandade dos Homens?

Este The Lost Key of Freemasonry, de Manly Palmer Hall, explica melhor o ensino maçônico: 
"O verdadeiro maçom não está preso a um credo. Ele percebe com a divina iluminação de sua loja que, como maçom, sua religião precisa ser universal: Cristo, Buda, ou Maomé, o nome pouco significa, porque ele reconhece somente a luz e não o portador. Adora em todo santuário, ajoelha-se diante de todo altar, seja em templo, mesquita ou catedral, percebendo com sua maior compreensão a unicidade de toda a verdade espiritual." [pág. 65].

Mesmo ensinamento vemos na Igreja  Conciliar será coincidência?
 Capítulo III – Igrejas e Comunidades Eclesiais separadas da Sé Apostólica 
Romana (13-23). Para a igreja Conciliar são ―igrejas‖ aquelas comunidades que possuem dois sacramentos válidos: o sacerdócio e a eucaristia11. São―Comunidades Eclesiais‖ aquelas comunidades que possuem o batismo válido(CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ, Declaração DOMINUS IESUS sobre a unicidade e a universalidade salvífica de Jesus Cristo e da Igreja, 06-08-2000, nº 17). 
  Entre os elementos importantes para compreender a anti-teologia do Vaticano II em torno ao ecumenismo está a consideração e o reconhecimento de que nas outras igrejas e comunidades eclesiais há elementos que são propriamente cristãos e, como tais pertencem à Igreja de Cristo, a qual subsiste na Igreja Católica. Como diz o Concílio: a Igreja ―como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos bispos em comunhão com ele, ainda que fora do seu corpo se encontrem realmente vários elementos de santificação e de verdade, que, na sua qualidade de dons próprios da Igreja de Cristo, conduzem para a unidade Católica‖14. 
  A partir dessa consideração pode-se falar de distintos graus de pertença à 
comunhão católica. Isto é, até a incorporação plena à Igreja de Jesus Cristo, os irmãos separados de nós podem passar por diversas fases. Ainda que nem sempre, como veremos, os católicos estão plenamente unidos à Igreja de Cristo, o simples fato de estar na Igreja Católica, pelo menos externamente, está a mostrar a plenitude de comunhão alcançada.

  Ora, esses bens, que são próprios da Igreja Católica, podem encontrar-se fora do seu âmbito visível. Esta é a afirmação do Concílio Vaticano II que nos serve como chave de interpretação com vistas ao ecumenismo assim os ortodoxos, evangélicos e demais cristãos separados da Igreja Católica já são meio católicos sem saber? É exatamente isso o que está explícito nas afirmações anteriores. Portanto, quando eles chegam ao ambiente visível da "igreja Católica" alcançam a plena comunhão com a Igreja de Cristo, comunhão esta que antes era apenas parcial. 

Os modernistas a serviço dos inimigos da Santa Igreja querem transformar a todos numa fraternidade dedicada à liberdade de pensamento e expressão, religiosa , e contra qualquer tipo de absolutismo. “Tanto que esta organização grande influência nos bastidores da Revolução Francesa.Antes, trata-se de um poderoso segmento do Império de Satanás. Querem formar tal grau dentro da Santa Igreja como não conseguiram formar tal grau formaram esta igreja conciliar que criou este subsiste paRA SIM IMPLANTAR NAS MENTES E STA NOVA FORMA DE RELIGIÃO QUE NADA MAIS É A RELIGIÃO DA NOVA ORDEM MUNDIAL.
O conceito de DEUS é diferente daquele apresentado na Bíblia e na doutrina católica. Para os modernista, DEUS é um conceito filosófico e natural. Por isto todos tem DEUSo caminho para um governo mundial em que caberia uma grande religião que abafaria as demais, exterminando-as com o passar do tempo, com um único deus – que poderia ser chamado de Grande Arquiteto do Universo – e por que não começar essa modificação radical através da Igreja Católica? Para isso seria necessário que mais padres revolucionários que não acreditam em demonios e etc... e se tornassem cardeais e, dentre eles, escolhessem um futuro Papa que começaria a implantar as necessárias reformas que aqui apresentamos a cada estudo por isto estas reformas não são católicas sim vinda da revolução para destruir a Santa Igreja.
  Assim criando um mundo relativista ou seja, um mundo amoral, sem dogmas ou conceitos pré-fixados. Sem religião, ou, se houver uma religião, deverá dar espaço a tudo e a todos e isto será chamado de ecumenismo.
37. Nós bem sabemos, entretanto, que os nossos esforços unidos não serão de modo algum suficientes para arrancar estas sementes perniciosas do campo do Senhor, a menos que o Celestial Mestre da vinha misericordiosamente nos ajude em nossos esforços. Nós precisamos, portanto, com grande e ansioso cuidado, implorar a Ele a ajuda que a grandeza do perigo e da necessidade requer. A seita da Maçonaria mostra-se insolente e orgulhosa de seu sucesso, e parece que ela não colocará limites à sua pertinácia. Seus seguidores, ajuntados por perversos acordos e por conselhos secretos, ajudam-se uns aos outros, e excitam-se uns aos outros a uma audácia nas coisas malignas. Um ataque tão veemente exige uma igual defesa - especificamente, que todos os homens de bem formem a mais abrangente associação possível de ação e de oração. Nós imploramos a eles, portanto, com corações unidos, a permanecer unidos e firmes contra as forças das seitas que avançam; e em aflição e súplica estender suas mãos a Deus, orando que o nome Cristão possa florescer e prosperar, que a Igreja possa desfrutar da sua necessária liberdade, que aqueles que se extraviaram possam retornar a uma mente reta, que o erro difundido possa dar lugar à verdade, e o vício à virtude. Tomemos como nossa auxiliadora e intercessora a Virgem Maria, Mãe de Deus, para que ela, que desde o momento de sua concepção derrotou Satanás possa mostrar seu poder sobre estas seitas malignas, nas quais revive o contumaz espírito do demônio, juntamente com sua perfídia insubmissa e enganosa. Imploremos a Miguel, o príncipe dos anjos celestes, que lançou fora o infernal inimigo; e José, o esposo da santíssima Virgem, e patrono celeste da Igreja Católica; e os grandes Apóstolos, Pedro e Paulo, os pais e campeões vitoriosos da fé Cristã. Por seu patrocínio, e pela perseverança na união de oração, Nós esperamos que Deus irá misericordiosamente e oportunamente socorrer o gênero humano, que é rodeado por tantos perigos.

38. Como garantia dos dons celestes e de Nossa benevolência, Nós amorosamente concedemos no Senhor a vós, veneráveis irmãos, e ao clero e todo o povo confiado ao vosso vigilante cuidado, Nossa bênção apostólica.

Dado em Roma, junto de S. Pedro, no vigésimo dia de abril de 1884, o sexto ano de Nosso pontificado.

LEÃO PP. XIII


REZEM TODOS OS DIAS O SANTO ROSÁRIO pelo “Triunfo da Verdade Católica sobre o erros modernistas”.
 PARA O TRIUNFO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA,
   PELA SALVAÇÃO DAS ALMAS.

quinta-feira, 27 de março de 2014

Turma 2 de Por uma Filosofia Tomista


Curso on-line de 60 horas ministrado por

Carlos Nougué

 “A felicidade última do homem está na contemplação da Verdade.”

Santo Tomás de Aquino

[Comunicado 2]

FALTAM OITO DIAS PARA

O ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES

1) Relembre-se que o período de inscrições no curso on-line Por uma Filosofia Tomista, de 60 horas, se encerrará impreterivelmente no dia 2 de ABRIL PRÓXIMO. Não se abrirão exceções.

2) As inscrições são feitas em nosso site (cursos.carlosnougue.com.br).

3) No mesmo site, aliás, explica-se tudo a respeito do curso (mediante F.A.Q., os comunicados anteriores, etc.), incluindo o valor e as formas de pagamento.

4) Quanto a qualquer dúvida, porém, que permaneça, escreva-se para Marcel Assunção Barboza (cursos@carlosnougue.com.br).

AINDA SOBRE O CURSO

1) O curso se iniciará no dia 3 de abril próximo, com a postagem do primeiro vídeo. Neste mesmo dia 3 os alunos receberão um Comunicado particular explicando ainda mais pormenorizadamente a dinâmica das aulas, das respostas às dúvidas (haverá um e-mail próprio para enviá-las), etc.

2) Os 30 vídeos-aula permanecerão 8 meses em nosso site a contar do dia 3 de abril.

3) Os alunos da Turma 2 também receberão no dia 3 todos os documentos e respostas aos alunos escritos pelo professor ao longo das aulas da Turma 1.

EMENTA DO CURSO

I) APRESENTAÇÃO GERAL: A necessidade de uma Filosofia tomista.

II) PREÂMBULO 1: Resumo da História da Filosofia – Do impulso grego ao abismo moderno.

III) PREÂMBULO 2: Se Santo Tomás era filósofo e/ou teólogo.

IV) PREÂMBULO 3: A essência da doutrina de Santo Tomás, ou se o tomismo é um aristotelismo.

V) PREÂMBULO 4: Como estudar a Filosofia, e em ordem a quê.

VI) INTRODUÇÃO GERAL À FILOSOFIA

A) AS PRIMEIRAS NOÇÕES

1) O ente e os primeiros princípios; 2) Ente e esse (ser ou ato de ser) – uma primeira aproximação; 3) A quididade das coisas; 4) O essencial e o acidental; 5) Existência e esse – uma primeira aproximação; 6) Substância e acidentes; 7) Semelhanças e diferenças; 8) A questão do an sit; 9) Divisão e definição; 10) Se os acidentes são entes e têm quididade; 11) Se as coisas artificiais têm quididade.

B) A PRIMEIRA OPERAÇÃO DO INTELECTO: A SIMPLES APREENSÃO

C) AS PROPRIEDADES DAS COISAS

D) A SEGUNDA OPERAÇÃO DO INTELECTO: O JUÍZO OU COMPOSIÇÃO

E) AS CAUSAS

F) A TERCEIRA OPERAÇÃO DO INTELECTO: O RACIOCÍNIO

VII) INTRODUÇÃO À LÓGICA:

1) A arte de pensar; 2) O que é a Lógica 3) O sujeito da Lógica; 4) As propriedades da Lógica. 5) O método da Lógica; 6) Lógica e Gramática; 7) Os universais.

VIII) INTRODUÇÃO À FÍSICA GERAL: 1) O que é a natureza; 2) Os princípios da natureza: ato e potência, etc.; 3) O que é a Física geral; 4) O sujeito da Física Geral; 5) Existência e esse – segunda aproximação; 6) As propriedades da Física geral; 7) O método da Física geral; 8) Em defesa da Física Geral aristotélico-tomista; 9) Se e em que caducou esta ciência; 10) Que classe de ciência é a Física moderna; 11) O que pensar da Biologia, da Psicologia, etc., atuais; 10) Uma crítica a Jacques Maritain.

IX) INTRODUÇÃO À METAFÍSICA:

1) Se tal ciência existe ou é válida ou necessária; 2) O sujeito da Metafísica; 3) Ente e esse – segunda aproximação; 4) As propriedades da Metafísica; 5) O método da Metafísica; 6) Diferença entre Teologia (ou Metafísica) e Sacra Teologia, e se elas se opõem; 7) As provas da existência de Deus; 8) O tratado de Deus uno;

X) A ORDEM GERAL DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES.

XI) APÊNDICES:

1) Os transcendentais; 2) Se o mal é algo; 3) A alma humana e sua imortalidade; 4) A Política e sua ordem ao Fim último do homem; 5) O mundo poderia ter sido criado ab aeterno (desde a eternidade)?

XII) CONCLUSÃO DO CURSO

OBSERVAÇÃO: No mesmo dia 2 de abril, os alunos da Turma 2 do Curso receberão todo o material escrito pelo professor e enviado aos alunos da Turma 1. São mais de 300 páginas de documentos imprescindíveis para a compreensão do curso e, sobretudo, de respostas a perguntas e dúvidas dos alunos. Mas os alunos da Turma 2 poderão fazer ao professor novas perguntas.

CURRÍCULO DE CARLOS NOUGUÉ
I) Dados pessoais:

Nome: Carlos (Augusto Ancêde) Nougué;

Nacionalidade: brasileira;

Idade: 61 anos.

II) Qualificações profissionais:

1) Professor de Filosofia por diversos lugares;

2) Professor de Tradução e de Língua Portuguesa em nível de Pós-graduação;

3) Tradutor de Filosofia, Teologia e Literatura (do francês, do latim, do espanhol e do inglês);

4) Lexicógrafo.

III) Prêmio e indicações para prêmio:

• Prêmio Jabuti de Tradução/1993;

• Indicação ao Prêmio Jabuti/1998;

• Finalista do Prêmio Jabuti/2005 pela tradução de D. Quixote da Mancha, de Miguel de Cervantes (edição oficial do Quarto Centenário da edição princeps).

IV) Responsável pelos seguintes blogs:

• Estudos Tomistas (http://www.estudostomistas.blogspot.com.br/);

• A Boa Música (http://aboamusicacat.blogspot.com.br/).



Observação geral: Há em nosso site uma seção chamada Perguntas Mais Frequentes (F.A.Q.), em que cremos responder a todas as possíveis dúvidas a respeito do Curso. Caso, porém, persista alguma dificuldade, escreva-se para Marcel Assunção Barboza (cursos@carlosnougue.com.br).



VÍDEOS DE APRESENTAÇÃO

Primeiro Vídeo

Segundo Vídeo

 Terceiro Vídeo 

___________

Uma iniciativa conjunta

Central de Cursos Contemplatio

Associação Cultural Santo Tomás

© 2014 MicrosoftTermosPrivacidadeDesenvolvedoresPortuguês (Brasil)
© 2014 MicrosoftTermosPrivacidadeDesenvolvedoresPortuguês (Brasil)

       

segunda-feira, 24 de março de 2014

Concilio Vaticano II a revolução do satanás IV.

Documento Lumen Gentium que auxilia a infiltração dos erros.
Vamos pegar trechos para poderem ver onde estão os erros.

CONSTITUIÇÃO ANTI-DOGMÁTICA.
 LUMEN GENTIUM 
SOBRE A IGREJA
CAPÍTULO I

O Reino de Deus

5. O mistério da santa Igreja manifesta-se na sua fundação. O Senhor Jesus deu início à Sua Igreja pregando a boa nova do advento do Reino de Deus prometido desde há séculos nas Escrituras: «cumpriu-se o tempo, o Reino de Deus está próximo» (Mc. 1,15; cfr. Mt. 4,17). Este Reino manifesta-se na palavra, nas obras e na presença de Cristo. A palavra do Senhor compara-se à semente lançada ao campo (Mc. 4,14): aqueles que a ouvem com fé e entram a fazer parte do pequeno rebanho de Cristo (Luc. 12,32), já receberam o Reino; depois, por força própria, a semente germina e cresce até ao tempo da messe (cfr. Mc. 4, 26-29). Também os milagres de Jesus comprovam que já chegou à terra o Reino: «Se lanço fora os demónios com o poder de Deus, é que chegou a vós o Reino de Deus» (Luc. 11,20; cfr. Mt. 12,28). Mas este Reino manifesta-se sobretudo na própria pessoa de Cristo, Filho de Deus e Filho do homem, que veio «para servir e dar a sua vida em redenção por muitos» (Mt. 10,45).
 E quando Jesus, tendo sofrido pelos homens a morte da cruz, ressuscitou, apareceu como Senhor e Cristo e sacerdote eterno (cfr. Act. 2,36; Hebr. 5,6; 7, 17-21) e derramou sobre os discípulos o Espírito prometido pelo Pai (cfr. Act. 2,33). Pelo que a Igreja, enriquecida com os dons do seu fundador e guardando fielmente os seus preceitos de caridade, de humildade e de abnegação, recebe a missão de anunciar e instaurar o Reino de Cristo e de Deus em todos os povos e constitui o germe e o princípio deste mesmo Reino na terra. Enquanto vai crescendo, suspira pela consumação do Reino e espera e deseja juntar-se ao seu Rei na glória.

Vimos nos estudos passados:

    A revolução de satanás dos modernista que criaram a Igreja do Vaticano II e sua ANTI-doutrina sua farsa do Reino de Deus e vão espalhar mesmo à condenação de São Pio X, no início do século XX, e propagou-se nos meios católicos, depois da Primeira Guerra Mundial, através do “movimento bíblico”, “movimento litúrgico”, “movimento ecumênico” e a assim chamada Nouvelle théologie, apesar das advertências dos Papas Pio XI e Pio XII.
  A Pio XI, em 1923: “A retomada do Concílio [Vaticano I, suspenso no meio de seus trabalhos, em 1870, por causa da guerra franco-prussiana] é desejada pelos piores inimigos da Igreja, quer dizer os modernistas, que já se aprontam — como patenteiam os indícios mais evidentes — para aproveitar-se dos Estados Gerais da Santa Igreja para fazer a Revolução satanás que eclipsar a verdade, o novo 1789 [ano do início da Revolução francesa], objetivo diabólicos é o aniquilamento dos da encíclica Pascendi de São Pio X contra os seus pensamentos modernistas.Sonham e querem o silêncio a tradição Católica mas não vão conseguir pois a Santa Igreja é infalível, sua cabeça é Nosso Senhor Jesus Cristo.

 Assim os Modernistas a partir da sua base de documento revolucionário LUMEN GENTIUM SOBRE A SUA IGREJA Conciliar escrevem varias exortações.Não são exortações  e sim verdadeira revolução de erros.Vejamos neste documento abaixo uma distorção do que Reino de Deus.Discípulos de "Nouvelle Théologie" - "Nova Teologia" - ou "neo-modernismo" realmente acreditam que seus próprios erros.
EXORTAÇÃO APOSTÓLICA PÓS-SINODAL ECCLESIA IN ASIA  DO SANTO PADRE
JOÃO PAULO II  AOS BISPOSAOS PRESBÍTEROS E DIÁCONOS AOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS E A TODOS OS FIÉIS LEIGOS SOBRE JESUS CRISTO SALVADOR
E A SUA MISSÃO DE AMOR E SERVIÇO NA ÁSIA: « PARA QUE TENHAM VIDA
E A TENHAM EM ABUNDÂNCIA » (Jo 10, 10)

Realidades religiosas e culturais?

6. A Ásia é o continente mais vasto da terra e a casa de aproximadamente dois terços da população mundial, contando a China e a Índia quase metade da população total do globo. A característica mais notável do Continente é a variedade das suas populações, que são « herdeiras de antigas culturas, religiões e tradições ».9 Não podemos deixar de ficar maravilhados perante a imensidão da população da Ásia e o complexo mosaico das suas múltiplas culturas, línguas, crenças e tradições, que abrangem uma parte substancial da história e do patrimônio da família humana.
 A Ásia é também o berço das maiores religiões do mundo: judaísmo, cristianismo, islamismo e hinduísmo. É a terra natal de muitas outras tradições espirituais como o budismo, taoísmo, confucionismo, zoroastrismo, jainismo, sikhismo e xintoísmo. São milhões também os que vivem comprometidos com religiões tradicionais ou tribais, com variados graus de um complexo ritual e de ensino religioso formal. A Igreja nutre o mais profundo respeito por estas tradições e deseja empenhar-se num diálogo sincero com os seus seguidores. Os valores religiosos, que ensinam, aguardam pelo seu pleno cumprimento em Jesus Cristo.
 O povo da Ásia ufana-se dos seus valores religiosos e culturais, tais como amor ao silêncio e contemplação, simplicidade, harmonia, desprendimento, não-violência, espírito de sacrifício, disciplina, vida frugal, sede de saber e indagação filosófica.10 Tem em grande apreço os valores do respeito pela vida, compaixão por todos os seres, cuidado com a natureza, piedade filial pelos familiares, idosos e antepassados, e um sentido muito vivo de comunidade.11 De maneira particular, considera a família como uma fonte vital de energia, como uma comunidade tecida intimamente por um poderoso sentimento de solidariedade.12 Os povos asiáticos são conhecidos pelo seu espírito de tolerância religiosa e de coexistência pacífica. Sem negar a existência de dolorosas tensões e violentos conflitos, pode-se tranquilamente afirmar que a Ásia demonstrou frequentemente uma notável capacidade de adaptação e uma abertura natural ao mútuo enriquecimento das pessoas no meio de uma pluralidade de religiões e culturas. Além disso, apesar da influência da modernidade e da secularização, as religiões asiáticas estão a mostrar sinais de grande vitalidade e uma boa capacidade de renovação, como se vê pelos movimentos reformistas no âmbito dos diversos grupos religiosos. Muitas pessoas, sobretudo jovens, sentem um profundo desejo de valores espirituais, como bem o demonstra o aparecimento de novos movimentos religiosos.
 Tudo isto aponta para uma natural percepção espiritual e sabedoria moral no espírito asiático e constitui o centro à volta do qual se formou um sentido crescente de « ser asiático ». Este « ser asiático » identificou-se e foi-se consolidando, não no confronto e oposição, mas no espírito de complementaridade e harmonia. Nesta trama feita de complementaridade e harmonia, a Igreja há-de comunicar o Evangelho de modo tal que seja simultaneamente fiel à sua própria Tradição e ao espírito asiático.


         Para os modernistas PRESENÇA DA RELIGIÃO EM TODA A CULTURA HUMANA E CONCEITO DE REINO DE DEUS......Para eles a origem ou causa primeira, instauradora e reguladora do cosmos(Padre Pierre Teilhard e Chardin)  é vital de energia e identificada de algum modo com o "bem supremo" ou com a "verdade eterna e absoluta" está presente, sob diferentes formas, em todas as religiões por isto a pluralidade de religiões e culturas. Em algumas, toma o aspecto de uma divindade personalizada ou intermediária, em outras, resume-se a uma idéia metafísica abstrata.
......Embora o núcleo metafísico do conceito seja bastante homogêneo, as representações que as diferentes denominações fazem de suas relações com o cosmos e o homem, ao ponto de possibilidade de comparações simétricas e assim chamam as seitas da Asia de Tradições espirituais o budismo, taoísmo, confucionismo, zoroastrismo, jainismo, sikhismo e xintoísmo.Esta nova situação gerada do Concílio Vaticano II; por desgraça o Concílio deu impulso e, despertou uma falsa compreensão da missão e, com ela, uma grande revolução de satanás em neutralizar a verdadeira tradição das missões.
      Verdadeiro missionário São Francisco Xavier que nunca usou a satânica pluralidade de religiões e sim o que sempre a Santa Igreja ensinou sobre evangelizar para o Reino de Deus.
     São Francisco Xavier, nascido Francisco de Jasso Azpilcueta Atondo y Aznáres, (Xavier, 7 de Abril de 1506 — Sanchoão, 3 de Dezembro de 1552) foi um missionário cristão do padroado português e apóstolo navarro. Pioneiro e co-fundador da Companhia de Jesus, a Santa Igreja Católica Romana considera que converteu almas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário naquela região, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". Ele exerceu a sua actividade missionária no Oriente, especialmente na Índia e no Japão. 
  Que ritual? Qual é a Igreja que nutre respeito a que tradições?Que dialogo e valor tem com o erro?  
     Que Capacidade de renovação e movimentos reformistas?
      O Reino Deus é a Santa Igreja Católica se faz pela pregação das verdade ensinadas.Converte-se para Santa Igreja os que estão fora da Barca de Cristo não exististe vida espiritual nenhuma em seitas e na idolatrias Asiáticas. Ninguém pode transmitir a graça do Reino de Deus somente a Igreja de Deus a Santa Igreja Católica Apostólica Romana. 

 "O ritual da Santa Missa é o sacrifício do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, oferecido sobre os nossos altares, debaixo das espécies de pão e de vinho, em memória do sacrifício da Cruz" - (Catecismo Maior de São Pio X)

"A principal excelência do santo Sacrifício da Missa consiste em que se deve considerá-lo como essencialmente o mesmo oferecido no Calvário sobre a Cruz, com esta única diferença: que o sacrifício da Cruz foi sangrento e só se realizou uma vez e que nessa única oblação JESUS CRISTO satisfez plenamente por todos os pecados do Mundo; enquanto que o Santo Sacrifício do altar é um sacrifício incruento, que se pode renovar uma infinidade de vezes, e que foi instituído para nos aplicar especialmente esta expiação Universal que JESUS por nós cumpriu no Calvário. Assim, O SACRIFÍCIO CRUENTO foi o MEIO de nossa REDENÇÃO, e O SACRIFÍCIO INCRUENTO nos proporciona as GRAÇAS da nossa REDENÇÃO" - (São Leonardo de Porto-Maurício. As Excelências da Santa Missa)

"O augusto sacrifício do altar não é, pois, uma pura e simples comemoração da paixão e morte de Jesus Cristo, mas é um verdadeiro e próprio sacrifício, no qual, imolando-se incruentamente, o sumo Sacerdote faz aquilo que fez uma vez sobre a cruz, oferecendo-se todo ao Pai, vítima agradabilíssima" - (Pio XII. Mediator Dei)


      O Santo Sacrifício da Santa Missa Tridentina, não é uma "lembrança" da Santa Cruz como na missa modernista que se incultura com as idolatrias.
Como esta missa modernista.



Santa Missa Católica:

     Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o verdadeiro e único ritual que esta presente na Santa Missa:  
1º) Para prestar um culto perfeito e total a Deus, onde se reconhece o Seu domínio sobre tudo, a nossa submissão a Ele e o direito d´Ele sobre as nossas vidas; 
2º) Para render graças por tudo o que Ele nos dá e louvá-Lo por sua imensidão e majestade;
 3º) Para dar a Deus devida reparação e satisfação à Sua justiça ofendida por nossos pecados e aplacar a Sua ira sobre nós; 
4º) Para que alcancemos todo o tipo de graças das quais necessitamos, desde que isso sirva para o nosso bem e não atrapalhe a nossa salvação.





REZEM TODOS OS DIAS O SANTO ROSÁRIO pelo “Triunfo da Verdade Católica sobre o erros modernistas”.
 PARA O TRIUNFO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA,
                                   PELA SALVAÇÃO DAS ALMAS.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Concilio Vaticano II a revolução do satanás III.

Documento Lumen Gentium que auxilia a infiltração dos erros.
Vamos pegar trechos para poderem ver onde estão os erros.

A doutrina da Santa Igreja Católica, 
“num só Deus, numa só Fé, num só Batismo”
(Efésios 4,5)

CONSTITUIÇÃO ANTI-DOGMÁTICA.
 LUMEN GENTIUM 
SOBRE A IGREJA
CAPÍTULO I

O MISTÉRIO DA IGREJA

O Espírito santificador e vivificador da Igreja

4. Consumada a obra que o Pai confiou ao Filho para Ele cumprir na terra (cfr. Jo. 17,4), foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes, para que santificasse continuamente a Igreja e deste modo os fiéis tivessem acesso ao Pai, por Cristo, num só Espírito (cfr. Ef. 2,18). Ele é o Espírito de vida, ou a fonte de água que jorra para a vida eterna (cfr. Jo. 4,14; 7, 38-39); por quem o Pai vivifica os homens mortos pelo pecado, até que ressuscite em Cristo os seus corpos mortais (cfr. Rom. 8, 10-11). O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis, como num templo (cfr. 1 Cor. 3,16; 6,19), e dentro deles ora e dá testemunho da adopção de filhos (cfr. Gál. 4,6; Rom. 8, 15-16. 26). A Igreja, que Ele conduz à verdade total (cfr. Jo. 16,13) e unifica na comunhão e no ministério, enriquece-a Ele e guia-a com diversos dons hierárquicos e carismáticos e adorna-a com os seus frutos (cfr. Ef. 4, 11-12; 1 Cor. 12,4; Gál. 5,22). Pela força do Evangelho rejuvenesce a Igreja e renova-a continuamente e leva-a à união perfeita com o seu Esposo (3). Porque o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: «Vem» (cfr. Apoc. 22,17)!

Assim a Igreja toda aparece como «um povo unido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo (4).


Vimos nos estudos passados:

  Na visão modernista a Igreja é santa, não pelos seus méritos, mas porque, animada pelo Espírito Santo, à Igreja de todos os tempos, a uma Igreja que fala todas as línguas e vai ao encontro de todas as culturas. E mais aonde a sua santa Igreja não pode chegar, aí sopra o Espírito Santo, o invisível dominador e doador das graças, muitas vezes de maneira inteiramente silenciosa, sem que se saiba de onde vem. 

Catecismo Maior de São Pio X

136. Se assim é, por que se atribui em particular ao Espírito Santo a santificação das almas?
 Atribui-se em particular ao Espírito Santo a santificação das almas porque é obra de amor, e as obras de amor se atribuem ao Espírito Santo.

141. Que opera o Espírito Santo na Igreja?

O Espírito Santo, como a alma no corpo, vivifica a Igreja com a sua graça e com os seus dons; estabelece n’Ela o reino da verdade e do amor; e assiste-a a fim de que oriente os seus filhos com firmeza no caminho do Céu.

158. Por que dizeis que a verdadeira Igreja é Santa?

Chamo a verdadeira Igreja de Santa porque Jesus Cristo, a sua cabeça invisível, é Santo, santos são muitos dos seus membros, santas são a sua Fé e a sua Lei, santos os seus Sacramentos, porque fora d'Ela não há nem pode haver verdadeira santidade.

 Padre Pio é o único sacerdote conhecido por ter recebido os estigmas completo. Ele NUNCA celebrou o Novus Ordo Missae.

O último ano deste século morrer, decadente vai ver a beatificação do Padre Pio, o santo monge a quem Deus enviou como um sinal para a nossa idade. Pois, enquanto todo mundo quer nos fazer acreditar em uma nova Igreja "carismática", estranhamente não encontramos há qualquer santos milagrosos como os que encontramos ao longo da história da Igreja, começando com o Pentecostes. Padre Pio parece fechar a procissão de seu número, fazendo tão magnificamente, sendo o único padre de ter suportado os estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Muito tem sido escrito sobre o Padre Pio, mais de 600 obras, parece os autores sempre salientar o lado extraordinário de sua vida: não só seus carismas particulares (leitura das almas, cura, ressuscitando pessoas mortas, bilocação, êxtases, exalando e profetizando perfume, etc), mas também os sofrimentos incríveis que ele suportou desde sua infância, as perseguições sofridas de alguns clérigos e até mesmo irmãos na religião, bem como suas duas grandes obras de caridade: a fundação da Casa do Sofrimento e grupos de oração.

Em resumo, elas apresenta-o para nós como um "santo" mais para ser admirado do que imitar, para que, no final, perdemos as aulas mais interessantes a serem aprendidas a partir desta vida, e as aplicações práticas que poderiam transformar a nossa. Tentaremos, portanto, ainda que imperfeitamente, expor algumas destas lições, esperando que todos seremos capazes de aproveitá-las, e que o Padre, do céu alto, vai socorrer-nos, como ele prometeu a todos os aqueles que gostariam de se tornar seus "filhos espirituais".

Na aurora da vida totalmente sacrificado a Deus e às almas, o que há para ser encontrado é uma família piedosa, pobre e numerosa, onde a abnegação de cada membro amolece e transforma as duras realidades da vida diária. Aqui vemos confirmado o ditado de Mons. Segur de que é nas famílias onde o espírito de sacrifício está faltando e que as vocações estão em maior risco. Batizado no dia depois de seu nascimento - uma graça para o qual ele foi grato toda a sua vida, Padre Pio foi batizado de Francesco, um presságio de sua vocação franciscana, que viria a ser descoberto por ocasião de uma visita de um monge Capuchinho implorando alimentos para o convento . Mesmo assim, a sua vocação não era decidido sem luta:

"Senti duas forças conflitantes dentro de mim, rasgando meu coração: o mundo queria-me para si, e Deus me chamou para uma vida nova. Seria impossível descrever esse martírio. A mera lembrança da batalha que teve lugar dentro de mim gela o sangue muito em minhas veias....".

Ele ainda não tinha16 anos quando entrou para o noviciado. Acima da porta do claustro, como uma bem-vinda, ele leu o sinal: "Fazei penitência ou perecer". A regra da vida diária incluía muitas orações, trabalho bastante, e pouco de leitura, sendo restrita especialmente para o estudo da Regra e Constituições.

Irmão Pio fez-se visível pela abundância das lágrimas que derramou no período da manhã de oração mental, que nas casas dos Capuchinhos é consagrado à meditação da Paixão; lágrimas tão abundante que era necessário para espalhar uma toalha na frente dele no o piso do coro. Tal como acontece com São Francisco, foi a esta contemplação amorosa e compassiva de Jesus crucificado que estava a dever a graça de receber, mais tarde, os estigmas dolorosos em seu corpo. Mesmo assim, ele confidenciou ao seu diretor espiritual, Pe.Agostino: "Em comparação com o que eu sofro na minha carne, o combate espiritual que eu suporto são muito piores."

Expiatório para com os pecadores: Trials Interior

Parece que Deus espera que o justo para expiar de modo especial, por meio da tentação, o pecado público de seus contemporâneos. Numa altura em que a psicanálise, com o seu talento para explicar afastado a culpa e o pecado, foi ganhando influência, Padre Pio, como a pequena Teresinha teve que passar por uma crise quase insuportável de escrúpulos, o que o atormentava por três longos anos. Em seguida, depois da tempestade veio a noite, uma noite da alma que durou dezenas de anos, com apenas lampejos ocasionais de luz: "Eu vivo em uma noite perpétua... Encontro-me incomodado por tudo, e eu não sei se eu ajo bem ou mal. Eu posso ver que não é um escrúpulo, mas a dúvida sobre se eu sinto ou não estou agradando o Senhor me esmaga. E essa ansiedade se repete para mim em todos os lugares: no altar, no confessionário, em toda parte!".

É com o pensamento de suas experiências místicas em mente que suas máximas deve ser meditado:"O amor é mais bonito na companhia do medo, porque é desta forma que se torna mais forte.""Quanto mais se ama a Deus, menos um a sente!".

Santa Teresa do Menino Jesus oposição ao racionalismo orgulhoso de seu dia, a pequena via da infância espiritual, mas ela também é expiada por terríveis tentações contra a fé. Seu grito: "Eu vou acreditar!" é bem conhecida. Padre Pio também experimenta tentações violentas e prolongadas contra a fé, assim como suas cartas ao padre. Agostino testemunha:

"Blasfêmias pela minha cabeça sem parar, e ainda mais falsas idéias, idéias de infidelidade e incredulidade. Eu sinto minha alma paralisada em cada instante da minha vida, isso me mata ... Minha fé é sustentada apenas por um esforço constante de minha vontade contra qualquer tipo de persuasão humana. Minha fé é apenas o fruto do esforço contínuo que eu exalto de mim mesmo. E tudo isso, Pai, não é algo que acontece algumas vezes por dia, mas ela é contínua ... Pai, como é difícil de acreditar!".

Que lições preciosas para nós devemos, por exemplo, ser surpreendidos em encontrar-nos tentados a tal ponto.


Diretor Espiritual

Padre Pio superou essas provações terríveis, seguindo o que havia sido ensinado no noviciado: a perseverança na oração, mortificação dos sentidos, fidelidade inabalável às exigências do dever de Estado e, finalmente, a perfeita obediência ao sacerdote encarregado de sua alma. Sua experiência adquirida dolorosamente lhe permitiu atrair para si as almas desejosas de perfeição e ser exigente.

Para as almas que ele dirigiu, ele deu uma regra de cinco pontos: a confissão semanal, diária de comunhão e de leitura espiritual, exame de consciência de cada oração da noite e mental duas vezes por dia. Como para a recitação do rosário, que é tão necessário escusado será dizer....

"A confissão é o banho da alma. Você deve ir pelo menos uma vez por semana. Eu não quero almas para ficar longe de confissão mais de uma semana. Mesmo um quarto limpo e desocupado reúne pó; retorne depois de uma semana e você vai ver que precisa de pó de novo!".

Para aqueles que se declaram indigno de receber a sagrada Comunhão, ele responde:
"É bem verdade, não somos dignos de tal dom. No entanto, a abordagem do Santíssimo Sacramento em estado de pecado mortal é uma coisa e de ser indigno é outra completamente diferente. Todos nós somos indignos, mas é Ele quem nos convida. É Ele quem o deseja. Vamos nos humilhar e recebê-Lo com um coração contrito e cheio de amor".

Para outro, que lhe disse que o exame diário de consciência parecia inútil, já que sua consciência lhe mostrou claramente em cada acção, se foi bom ou ruim, ele respondeu:

"Isso é verdade. Mas cada comerciante experiente neste mundo, não só mantém o controle durante todo o dia de saber se ele perdeu ou ganhou em cada venda. À noite, ele faz a contabilidade para o dia para determinar o que deveria fazer no dia seguinte. Segue-se que é indispensável para fazer um rigoroso exame de consciência, breve mas lúcida, todas as noites".

"O mal que vem para as almas com a falta de leitura de livros sagrados me faz tremer... Que leitura o poder espiritual tem de levar a uma mudança de curso, e fazer até mesmo as pessoas mundanas entrar no caminho da perfeição!".
Quando Padre Pio foi condenado a não exercer qualquer ministério, ele passava seu tempo livre, não na leitura de jornais - "evangelho do Diabo", mas na leitura de livros de história, doutrina e espiritualidade. Apesar disso, ele ainda diria: "Uma procura por Deus em livros, mas encontra-O em oração."

Seus conselhos para a oração mental são simples:

"Se você não consegue meditar bem, não desista fazendo o seu dever. Se as distrações são numerosoa, não desanime; fazer a meditação da paciência, você ainda lucro. Decidir sobre a duração da sua meditação, e não deixar o seu lugar antes de terminar, mesmo se tiver de ser crucificado... Por que você se preocupa tanto, pois não sabe como meditar como gostaria? A meditação é um meio para alcançar Deus, mas não é um objetivo em si. Meditação visa o amor de Deus e do próximo. Amar a Deus com toda a tua alma, sem reservas, e amar o próximo como a ti mesmo, e você terá cumprido metade de sua meditação".  
O mesmo vale para assistir ao santo sacrifício da missa: é mais preocupado em fazer atos (de contrição, fé, amor ...) do que com reflexões ou considerações intelectuais. Para alguém perguntando se é necessário seguir a Missa em um missal, Padre Pio respondeu que somente o sacerdote precisa de um missal. Segundo ele, a melhor maneira de assistir ao Santo Sacrifício é de unir-se à Virgem das Dores, ao pé da cruz, na compaixão e amor. É só no paraíso, ele assegura seu interlocutor, que vamos aprender de todos os benefícios que recebemos, ajudando na santa missa.
Padre Pio, que era tão afável e agradável em suas relações com as pessoas, pode se tornar severo e inflexível quando a honra de Deus estava em jogo, especialmente na igreja.

O sussurro dos fiéis seria cortado pela autoridade do Pai, que se abertamente encarar qualquer um que não conseguiu manter uma postura de oração... Se alguém ficou de pé, mesmo que fosse, porque não havia lugares deixados nos bancos da igreja, ele categoricamente convidá-o a se ajoelhar para participar dignamente no santo sacrifício da Missa.

Nem mesmo um coro desatento seria poupado: "Meu filho, se você quiser ir para o inferno, você não precisa da minha assinatura".A moda pós-guerra caiu sob a mesma reprovação:

Padre Pio, sentado em seu confessionário aberto, durante todo o ano se verificou que as mulheres e meninas que confessou a ele estavam usando saias não muito curtas. Ele iria até causar lágrimas a ser derramadas quando alguém que estava esperando na fila por horas se afastou por causa de um hemline ofender... Em seguida, algumas almas daria um passo à frente para oferecer ajuda. Em um canto, eles unsavam a orla, ou então emprestavam ao penitente um casaco. Finalmente, às vezes o Pai permitia o penitente humilhado para ir à confissão.

Um dia, seu diretor espiritual o repreendeu por sua conduta dura. Ele respondeu: "Eu poderia obedecê-lo, mas cada vez que é Jesus que me diz como devo lidar com as pessoas sua maneira grave, então, fui inspirado a partir de cima, exclusivamente para a honra de Deus ea salvação das almas".

Mulheres que satisfazem sua vaidade em seu vestido nunca pode colocar a vida de Jesus Cristo, além disso elas até perdem os ornamentos de sua alma, assim como o ídolo entra em seu coração.
E que ninguém censurá-o por falta de caridade: "Peço-lhe para que não me critique, invocando a caridade, porque a maior caridade é entregar almas cativadas por Satanás, a fim de conquistá-las para Cristo".

Padre Pio e do Novus Ordo Missae

Ele era um modelo de respeito e submissão para com os seus superiores religiosos e eclesiásticos, especialmente durante o tempo em que ele foi perseguido. No entanto, ele não poderia permanecer em silêncio ao longo de um desvio que foi funesta para a Igreja. Mesmo antes do final do Conselho, em fevereiro de 1965, alguém anunciou-lhe que logo ele teria de celebrar a Missa segundo um novo rito, ad experimentum, no vernáculo, que havia sido planejado por uma comissão litúrgica conciliar, a fim de responder às aspirações do homem moderno. Imediatamente, mesmo antes de ver o texto, ele escreveu a Paulo VI para pedir-lhe para ser dispensado do experimento litúrgico, e para poder continuar a celebrar a Missa de São Pio V. Quando o cardeal Bacci veio vê-lo a fim de trazer a autorização, Padre Pio deixou escapar uma queixa na presença do mensageiro do Papa: "Por piedade, efeito, o Conselho rapidamente."

No mesmo ano, durante a euforia conciliar que prometia uma nova primavera para a Igreja, ele confidenciou a um de seus filhos espirituais: "Nesse tempo de trevas, oremos. Vamos fazer penitência para os eleitos.", e especialmente para aquele que tem de ser seu pastor aqui abaixo: Toda sua vida, ele próprio imolado para o papa reinante, cuja fotografia estava entre as imagens raras que decoravam sua cela.

Renovação da vida religiosa?

Há outras cenas de sua vida que estão cheias de significado, por exemplo, suas reações ao agiornamento das ordens religiosas inventado na esteira do Concílio Vaticano II. (As citações aqui são tiradas de um livro com um imprimatur):

Em 1966, o Padre Geral [dos franciscanos] veio a Roma antes do capítulo especial sobre as Constituições, a fim de pedir Padre Pio para suas orações e bênçãos. Ele conheceu Padre Pio no claustro. "Padre, eu vim para recomendar às suas orações o capítulo especial para as novas Constituições..." Ele mal tinha começado as palavras "capítulo especial"..." novas Constituições" fora de sua boca quando Padre Pio fez um gesto violento e gritou: "Isso é tudo, mas nada de absurdo e destrutivo". "Mas Padre, depois de tudo, há a geração mais jovem a ter em conta... os jovens evoluem à sua maneira ... há novas exigências ..." "A única coisa que falta é a mente e o coração, isso é tudo, compreensão e amor." Em seguida, ele passou a sua cela, fez meia volta, e apontou o dedo, dizendo: "Não devemos desnaturar a nós mesmos, não devemos nos desnaturar no julgamento do Senhor, São Francisco não nos reconhecerá como seus filhos!"

Um ano depois, a mesma cena se repetiu para o aggiornamento dos Capuchinhos:

Um dia, alguns confrades estavam discutindo com o Pai Definiteur Geral [O conselheiro ou assessor do geral ou provincial de uma ordem religiosa - Ed .], os problemas da Ordem, quando Padre Pio, tomando uma atitude se chocou e gritou, com um olhar distante em seus olhos: "O que no mundo você está até em Roma? O que você está planejando? Você quer mesmo mudar a Regra de São Francisco?". O Definiteur respondeu: "Padre, as mudanças estão sendo propostas porque o don juventude quer ter nada a ver com a tonsura, o hábito, pés descalços...."

"Chase-los! Persegui-os para fora! O que você pode estar dizendo? É eles que estão fazendo um favor a São Francisco, tomando o hábito e seguindo seu caminho de vida, ou melhor, não é São Francisco, que está oferecendo a eles uma grande dom?".

e considerarmos que o Padre Pio foi um verdadeiro alterChristus, que toda a sua pessoa, corpo e alma, foi tão perfeitamente conforme quanto possível à de Jesus Cristo, sua recusa a aceitar o Novus Ordo e o agiornamento deve ser para nós uma lição para aprender. É também digno de nota que o bom Deus quis recordar Seu fiel servo pouco antes eram implacavelmente imposta à Igreja e da Ordem dos Capuchinhos. Notável, também, é o fato de que Katarina Tangari, uma das mais privilegiadas do Padre Pio, filha espiritual, apoiava tão admiravelmente os padres [da Sociedade de São Pio X] de Ecône até à sua morte, um ano depois das consagrações episcopais de 1988.

Lição final: Fátima

Padre Pio era ainda menos para obrigar a ordem social vigente e política, ou melhor, desordem (em 1966): "A confusão de idéias e do reinado de ladrões." Profetizou que os comunistas chegariam ao poder, "de surpresa, sem disparar um tiro ... Ela vai acontecer durante a noite".

Isso não deveria nos surpreender, já que os pedidos de Nossa Senhora de Fátima não foram ouvidos. Ele mesmo disse a Mons. Piccinelli, que a bandeira vermelha vai voar sobre o Vaticano. "Mas isso vai passar". Aqui, novamente, sua conclusão se junta a da Rainha dos Profetas: "Mas no fim, meu Imaculado Coração triunfará". Os meios pelos quais este profetiza vai acontecer, nós sabemos: pelo poder divino, mas deve ser solicitado pelas duas grandes potências nas mãos do homem: a oração e a penitência. Esta é a lição que Nossa Senhora quis nos lembrar no início deste século: Deus quer salvar o mundo pela devoção ao Imaculado Coração de Maria, e não há nenhum problema, material ou espiritual, nacional ou internacional, que não pode ser resolvido pelo Santo Rosário e os nossos sacrifícios.

Esta é também a última lição que o Padre Pio quis deixar-nos com o seu exemplo, e especialmente por seu "grupo de oração", que ele estabeleceu em todo o mundo . "Ele nunca estava sem um rosário, houve até um debaixo do travesseiro. Durante o dia ele recitou várias dezenas de rosários". Poucas horas antes de morrer, como aqueles em torno dele pediu-lhe para falar mais algumas palavras, tudo o que podia dizer era: "O amor a Santíssima Virgem e sempre rezar o terço".

A elevação iminente do Venerável Padre Pio, certamente, vai despertar em muitas almas a curiosidade e admiração. Poderíamos aproveitar a oportunidade para lembrá-los dessas lições poucas, se de fato nós soubermos como colocá-las em prática nós mesmos, no amor misericordioso do Coração Santíssimo de Jesus e Maria.

Pelo Pe. Jean, OFM Cap. E
Impresso originalmente na edição de Maio de 1999 O Angelus Magazine. 


Tradução por Angelus. Carta aos Amigos do São Francisco, a publicação dos Padres Capuchinhos de São Francisco Mosteiro, Morgon, França, uma comunidade tradicional que apoia o trabalho do Arcebispo Lefebvre.


REZEM TODOS OS DIAS O SANTO ROSÁRIO pelo “Triunfo da Verdade Católica sobre o erros modernistas”.
 PARA O TRIUNFO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA,

PELA SALVAÇÃO DAS ALMAS. 


quarta-feira, 12 de março de 2014

Curso on-line de 60 horas ministrado por Carlos Nougué

Turma 2 de
Por uma Filosofia Tomista

Curso on-line de 60 horas ministrado por 

Carlos Nougué


 “A felicidade última do homem está na contemplação da Verdade.”
Santo Tomás de Aquino

[Comunicado 1]

ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A TURMA 2 DO CURSO

1) Do dia 15 deste mês de março ao dia 2 de abril, estarão abertas as inscrições para a Turma 2 do curso on-line Por uma Filosofia Tomista, de 60 horas.
2) As inscrições deverão ser feitas em nosso site (cursos.carlosnougue.com.br).  

VALOR E FORMAS DE PAGAMENTO

1) Valor total:
a) ou R$ 300,00 em até 6 parcelas sem juros no cartão de crédito;
b) ou R$ 280,16 por pagamento à vista mediante débito on-line ou boleto bancário.
Observação: Ambas as formas de pagamento se farão, em nosso próprio site, mediante o PagSeguro.
2) Ao pagarem, os alunos-subscritores receberão automaticamente uma senha de acesso aos vídeos-aula (regulares e extras) e ao material de estudo.

INÍCIO E DURAÇÃO DO CURSO

1) O curso se iniciará no dia 3 de abril próximo, com a postagem do primeiro vídeo.
2) Cada quinta-feira e cada segunda-feira será liberado aos alunos um novo vídeo. Mas os vídeos, depois de liberados, poderão ser vistos a qualquer dia e hora.
3) Os vídeos-aula permanecerão oito meses em nosso site a contar do mesmo dia 2 de abril.
Observação geral: Há em nosso site uma seção chamada Perguntas Mais Frequentes (F.A.Q.), em que cremos responder a todas as possíveis dúvidas a respeito do Curso. Caso, porém, persista alguma dificuldade, escreva-se para Marcel Assunção Barboza (cursos@carlosnougue.com.br). 

EMENTA DO CURSO

I) APRESENTAÇÃO GERAL: A necessidade de uma Filosofia tomista.
II) PREÂMBULO 1: Resumo da História da Filosofia – Do impulso grego ao abismo moderno.
III) PREÂMBULO 2: Se Santo Tomás era filósofo e/ou teólogo.
IV) PREÂMBULO 3: A essência da doutrina de Santo Tomás, ou se o tomismo é um aristotelismo.
V) PREÂMBULO 4: Como estudar a Filosofia, e em ordem a quê.
VI) INTRODUÇÃO GERAL À FILOSOFIA
A) AS PRIMEIRAS NOÇÕES
1) O ente e os primeiros princípios; 2) Ente e esse (ser ou ato de ser) – uma primeira aproximação; 3) A quididade das coisas; 4) O essencial e o acidental; 5) Existência e esse – uma primeira aproximação; 6) Substância e acidentes; 7) Semelhanças e diferenças; 8) A questão do an sit; 9) Divisão e definição; 10) Se os acidentes são entes e têm quididade; 11) Se as coisas artificiais têm quididade.
B) A PRIMEIRA OPERAÇÃO DO INTELECTO: A SIMPLES APREENSÃO
C) AS PROPRIEDADES DAS COISAS
D) A SEGUNDA OPERAÇÃO DO INTELECTO: O JUÍZO OU COMPOSIÇÃO
E) AS CAUSAS
F) A TERCEIRA OPERAÇÃO DO INTELECTO: O RACIOCÍNIO
VII) INTRODUÇÃO À LÓGICA:
1) A arte de pensar; 2) O que é a Lógica 3) O sujeito da Lógica; 4) As propriedades da Lógica. 5) O método da Lógica; 6) Lógica e Gramática; 7) Os universais.
VIII) INTRODUÇÃO À FÍSICA GERAL: 1) O que é a natureza; 2) Os princípios da natureza: ato e potência, etc.; 3) O que é a Física geral; 4) O sujeito da Física Geral; 5) Existência e esse – segunda aproximação; 6) As propriedades da Física geral; 7) O método da Física geral; 8) Em defesa da Física Geral aristotélico-tomista; 9) Se e em que caducou esta ciência; 10) Que classe de ciência é a Física moderna; 11) O que pensar da Biologia, da Psicologia, etc., atuais; 10) Uma crítica a Jacques Maritain.
IX) INTRODUÇÃO À METAFÍSICA:
1) Se tal ciência existe ou é válida ou necessária; 2) O sujeito da Metafísica; 3) Ente e esse – segunda aproximação; 4) As propriedades da Metafísica; 5) O método da Metafísica; 6) Diferença entre Teologia (ou Metafísica) e Sacra Teologia, e se elas se opõem; 7) As provas da existência de Deus; 8) O tratado de Deus uno;
X) A ORDEM GERAL DAS CIÊNCIAS E DAS ARTES.
XI) APÊNDICES:
1) Os transcendentais; 2) Se o mal é algo; 3) A alma humana e sua imortalidade; 4) A Política e sua ordem ao Fim último do homem; 5) O mundo poderia ter sido criado ab aeterno (desde a eternidade)?
XII) CONCLUSÃO DO CURSO

OBSERVAÇÃO: No mesmo dia 2 de abril, os alunos da Turma 2 do Curso receberão todo o material escrito pelo professor e enviado aos alunos da Turma 1. São mais de 300 páginas de documentos imprescindíveis para a compreensão do curso e, sobretudo, de respostas a perguntas e dúvidas dos alunos. Mas os alunos da Turma 2 poderão fazer ao professor novas perguntas.

CURRÍCULO DE CARLOS NOUGUÉ

I) Dados pessoais:
Nome: Carlos (Augusto Ancêde) Nougué;
Nacionalidade: brasileira;
Idade: 61 anos.
II) Qualificações profissionais:
1) Professor de Filosofia por diversos lugares;
2) Professor de Tradução e de Língua Portuguesa em nível de Pós-graduação;
3) Tradutor de Filosofia, Teologia e Literatura (do francês, do latim, do espanhol e do inglês);
4) Lexicógrafo.
III) Prêmio e indicações para prêmio:
• Prêmio Jabuti de Tradução/1993;
• Indicação ao Prêmio Jabuti/1998;
• Finalista do Prêmio Jabuti/2005 pela tradução de D. Quixote da Mancha, de Miguel de Cervantes (edição oficial do Quarto Centenário da edição princeps).
IV) Responsável pelos seguintes blogs:
• Estudos Tomistas (http://www.estudostomistas.blogspot.com.br/);
• A Boa Música (http://aboamusicacat.blogspot.com.br/).

VÍDEOS DE APRESENTAÇÃO

Primeiro Vídeo
Segundo Vídeo
 Terceiro Vídeo 
  ___________
Uma iniciativa conjunta
Central de Cursos Contemplatio
Associação Cultural Santo Tomás