quinta-feira, 18 de setembro de 2025

18 de setembro dia de São José de Cupertino, Confessor

18/09 Quinta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
  Ele nasceu em 17 de junho de 1603 como José Desa, em Cupertino, Diocese de Nardo, perto de Nápoles, Itália. Após varias tentativas de entrar na vida religiosa (ele era considerado ignorante e sem cultura), o "irmão burro", como as vezes era chamado, foi aceito no Convento Franciscano em Grotela onde ele foi ordenado em 1628 Teve uma das vidas mais maravilhosas e surpreendentes que se encontram no calendário litúrgico. Filho de camponeses do sul da Itália, sabia-se tão pouco dotado intelectualmente que a si mesmo dava, com humildade, o nome de Frei Asno; mas pela santidade, e pelos dons sobrenaturais que recebia, compensou largamente a pouca inteligência. Diversas vezes tentou ingressar na vida religiosa sem o conseguir, por notória incapacidade.
Só à custa de muita insistência foi admitido num convento franciscano. Quando se preparava para o sacerdócio, era ajudado sobrenaturalmente em todas as provas e exames. Certa vez, somente conseguira estudar e assimilar um frase da Escritura: “Bem-aventuradas as entranhas que te trouxeram”. Por milagre, no exame lhe pediram que explicasse exatamente essa frase, e ele se saiu maravilhosamente. É por isso considerado o patrono dos estudantes em apuros. Ordenado sacerdote, vivia arrebatado em êxtases e era objeto de fenômenos místicos extraordinários. Era comum ser visto em levitação, erguido do solo a alturas elevadas. 
Praticava milagres espantosos, curando doentes de todos os gêneros. Embora pouco inteligente, era iluminado pelo Divino Espírito Santo e dava conselhos acertadíssimos, sendo procurado, por isso, por pessoas altamente colocadas, que desejavam consultá-lo.                                                                                                                           
Até o Papa quis conhecê-lo, e aconteceu que, durante a audiência com o Pontífice, o humilde franciscano entrou num êxtase e deixou o Papa admirado. Em suma, aquele que quase não fora admitido no convento, atingiu uma santidade tão consumada e maravilhosa que se transformou numa das glórias da Ordem franciscana. (+ Itália, 1663)
 
Intróito/Eccli, 1, 14-15..
O amor de Deus é sabedoria digna de honra. Aqueles a quem é revelado adoram-no assim que o veem e reconhecem as suas maravilhas.
Ps. 83, 2.Quão lindos são os seus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! Minha alma anseia e anseia pelos átrios do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que depois que o teu Filho único foi levantado da terra, quiseste atrair todos a si, concede, na tua misericórdia, que, elevando-nos acima de todos os desejos terrenos, pelo exemplo e pelos méritos do teu seráfico Confessor José , merecemos chegar perto daquele que, sendo Deus, vive e reina.
 

Leitura da Epístola

I Coríntios 13,1-8
1. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. 2. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. 3. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria! 4. A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. 5. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.6. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. 7. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.

 
Graduale. Ps. 20, 4-5.Senhor, você o advertiu sobre as mais doces bênçãos; você colocou na cabeça dele uma coroa de pedras preciosas.V/. Ele pediu a vida a você e você deu a ele dias que durarão para todo o sempre.
 
Allelúia, allelúia. V/. Eccli. 11, 13.  Alelúia, alelúia. V/. O olhar de Deus olha para ele com favor, tira-o da humilhação e levanta a cabeça. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho
                                                                                                                       
São Mateus  22, 1-14.
23. 1.Jesus tornou a falar-lhes por meio de parábolas:2.“O Reino dos Céus é comparado a um rei que celebrava as bodas de seu filho.3.Enviou seus servos para chamar os convidados, mas eles não quiseram vir.4.Enviou outros ainda, dizendo-lhes: Dizei aos convidados que já está preparado o meu banquete; meus bois e meus animais cevados estão mortos, tudo está preparado. Vinde às bodas!5.Mas, sem se importarem com aquele convite, foram-se, um a seu campo e outro para seu negócio.6.Outros lançaram mãos de seus servos, insultaram-nos e os mataram.7.O rei soube e indignou-se em extremo. Enviou suas tropas, matou aqueles assassinos e incendiou-lhes a cidade.8.
Disse depois a seus servos: O festim está pronto, mas os convidados não foram dignos.9.Ide às encruzilhadas e convidai para as bodas todos quantos achardes.10.Espalharam-se eles pelos caminhos e reuniram todos quantos acharam, maus e bons, de modo que a sala do banquete ficou repleta de convidados.11.O rei entrou para vê-los e viu ali um homem que não trazia a veste nupcial.12.Perguntou-lhe: Meu amigo, como entraste aqui, sem a veste nupcial? O homem não proferiu palavra alguma.13.Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes.14.Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos”.

Ofertório/Ps. 34, 13.
Mas quando me atormentaram, coloquei um cilício. Humilhei minha alma jejuando e minha oração voltou ao meu seio.

Secreta
Sacrificamos a ti, Senhor, uma multidão de louvores em memória dos teus santos em quem confiamos para triunfar sobre os males da vida presente e escapar dos males da vida futura.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur praefatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum.

Comunhão/Ps. 68. 30-31.
Quanto a mim, sou pobre e sofro; a tua salvação, ó Deus, me elevou. Louvarei o nome de Deus com cânticos e o glorificarei com louvor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)

Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Nutridos com comida e bebida celestiais, oramos e suplicamos a ti, ó nosso Deus, que nos concedas a assistência das orações daquele em cuja festa as recebemos.


 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

17 de setembro dia dos Estigmas de São Francisco.

  17/09 Quarta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Verdes
 
Os estigmas são cada um dos cinco sinais que aparecem no corpo, nos mesmos pontos onde ocorreu a crucificação de Jesus Cristo, isto é, pés, punhos e tórax. Reproduzem as cinco chagas de Jesus.
Ano de 1213 o Conde Orlando de Chiusi oferece a São Francisco um monte chamado Alverne, para servir de eremitério, retiro e oração. É aqui que São Francisco recebe os sagrados estigmas sendo que suas marcas perduraram por dois anos. Pelo que se tem conhecimento, o primeiro estigmatizado foi São Francisco de Assis.

Intróito/Sal. 83, 10-11.
Deus, nosso protetor, lance seus olhos sobre nós e contemple a face de seu Cristo; pois um dia passado em seus tribunais vale mais do que mil outros.
Ps. ibid.,  2-3.Quão amados são os teus tabernáculos, ó Deus das virtudes! a minha alma se consome de saudades e desfalece pensando nos átrios do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Senhor, guarda a tua Igreja com a assistência contínua da tua misericórdia; e visto que, sem vós, a fraqueza humana só pode falhar, dignai-vos, com a vossa ajuda, preservá-la incessantemente de tudo o que a possa prejudicar e direccioná-la para o que é salutar.

Leitura da Epístola dos                                                                                                                                                 
Gálatas 5,16-24  
 16.Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne.17.Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.18.Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei.19.Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem,20.idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos,21.invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!22.Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade,23.brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.24.Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências.

Gradual. Sal. 117, 8-9. Bonum est confidére in Dómino, quam confidére in hómine.Melhor confiar no Senhor do que nos homens.
V/. Bonum est speráre in Dómino, quam speráre in princípibus. Melhor esperar no Senhor do que nos príncipes.

Aleluia, aleluia. V/. Sal. 94, 1.Veníte, exsultémus Dómino, iubilémus Deo, salutári nostro. Aleluia.Venha, regozijemo-nos no Senhor, façamos conhecida a nossa alegria diante de Deus nosso Salvador.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 6,24-33
 24.Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza.25.Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes?26.Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?27.Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?28.E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam.29.Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles.30.Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?31.Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?32.São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.33.Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.

Ofertório/ Sal. 33, 8-9.
O anjo do Senhor cercará com sua ajuda os que temem a Deus e os livrará do perigo; prove e veja quão doce é o Senhor.

Secreta
Concede-nos, por favor, Senhor, que esta hóstia salutar nos purifique de nossas faltas e restitua seu poder favorável a nós.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/São Matheus. 6, 33.
Buscai primeiro o reino de Deus e tudo vos será acrescentado, diz o Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Que os teus sacramentos, ó Deus, nos purifiquem sempre; que eles nos forneçam ajuda e nos conduzam à salvação eterna.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

terça-feira, 16 de setembro de 2025

16 de setembro dia São Cornélio e Cipriano Santa Eufêmia, Virgem e Martir.

16/09 Terça-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Vermelhos


Nasceu na Calcedônia, uma cidade perto de Constantinopla, numa família nobre e respeitável, filha do senador Filofrónio e de sua esposa Teodora, foi criada principio cristãos, que faziam dela um exemplo de virtude e beleza junto dos habitantes. Freqüentou a escola, por isso nas suas imagens aparece com um manto de estudante (da época). Durante o reinado do Imperador Diocleciano, que proibia batizados, ela foi acusada e, tendo recusado a casar com um herói da cidade, foi presa com outros cristãos. Santa Eufêmia está bem testemunhada pelos sermões de alguns bispos do século IV, embora na sua passio ou narrativa do martírio, tornada mui popular, se misturem não apenas tormentos sobre tormentos como milagres extraordinários que envolveram os seus últimos dias.

Também a fé que lhe ardia no íntimo se tornara extraordinária. Ao ver os cristãos perseguidos pelo juiz Prisco que obedecia às leis persecutórias ditadas por Diocleciano, oferecendo-se à morte, entregando-se como vítima de amor, encorajando assim os outros cristãos metidos nas masmorras.

Com o assistir à morte dos irmãos na fé, estimulava-se cada vez mais, ao contrário do que pretendia o verdugo, e perguntava: - É por eu ser nobre que preferes os desconhecidos e estrangeiros e lhes dás a glória prometida antes de mim, chegando deste modo primeiro junto de Cristo?

Eu julgava – respondeu o juiz Prisco – que havias tornado ao verdadeiro juízo e que vinhas, lembrada da nobreza do teu sangue, sacrificar aos deuses.

Eufêmia, de tal maneira contestou o juiz que este a mandou prender e sepultar num fétido calabouço, onde foi esbofeteada e mal tratada.

Tida por bruxa e possuidora de artes mágicas, pois os algozes ficavam paralisados quando a queriam violar e apresentar a outros homens, as máquinas de tortura de maneira cruel, onde era usada uma roda de moinho, sempre se manteve fiel à sua fé e manteve intacta a sua decisão de nunca trair a Deus, ao chegarem-nas junto dela e as feras a quem era deitada se convertiam em mansos cordeiros, levaram-na ao circo, entregaram-na aos leões, que acabaram por matá-la, mas não danificaram o seu corpo ou a comeram, deitando-se a seu lado como que a protegê-la de mais sofrimentos. Era o dia 16 de Setembro do ano 304 AD, tinha ela somente 15 anos de idade.                                                                                             

Santo Ambrósio: “A Santa e gloriosa Eufêmia conservou a virgindade e mereceu ser cingida com a coroa do martírio. Pelas suas preces o inimigo foi vencido, o adversário Prisco eliminado, a virgem tirada do fogo da fornalha sã e salva, as pedras duras transformadas em pó, as feras amansaram-se e submeteram-se-lhe, todos os suplícios foram superados com a sua oração; por fim, trespassada pela ponta da espada, deixou a prisão da carne e jubilosa, juntou-se ao coro celeste”.

Os cristãos ficaram com o seu corpo, que foi sepultado na Calcedônia, onde construíram uma igreja. Em 620, quando a cidade foi invadida e conquistada pelos Persas, transladaram o seu corpo, com medo de ser destruído, para Constantinopla, e depositaram-no numa Igreja que o Imperador Constantino mandara construir em honra da santa. Com a entrada no poder do Imperador Nicefor, que era contra símbolos religiosos, os cristãos ficaram com medo de que ele removesse o corpo de Santa Eufêmia.                                                                                                       A tradição conta que, numa noite de violenta tempestade, o sarcófago de mármore desapareceu da cidade. Possivelmente, pescadores cristãos carregaram-no nos seus barcos, com a esperança de transportá-la para um lugar seguro. Em 13 de Julho do ano 800, as pessoas de Rovinj viram um sarcófago chegar à costa daquele local, ondulando gentilmente nas águas. Os sinos repicaram, as pessoas que se juntaram na praia tentaram retirá-lo da água, mas em vão, todos os esforços eram inúteis, até que apareceu uma criança com dois fracos bezerros e que, para espanto de todos, conseguiu remover o pesado sarcófago da água e o levou até a igreja local.                                                                
 Quando abriram o sarcófago, viram o corpo de uma moça muito bonita, vestida com um luxuoso vestido e junto dela, um pergaminho que dizia HOC EST CORPUS EUFEMIAE SANCTAE (ESTE É O CORPO DE SANTA EUFÊMIA, virgem mártir da Calcedônia, filha de um nobre senador, nascida para o céu em Setembro 16, ano 304 A.D.). O seu corpo continua preservado numa igreja na cidade de Rovinj, na atual Croácia, onde pode ser visitado. Quer na pintura quer na estatuária santa Eufémia é representada da seguinte maneira: numa das suas mãos normalmente está uma palma, simbolizando os seu martírio ou um lírio virginal simbolizando a sua virgindade, podendo também figurar uma espada gravada no peito simbolizando a sua decapitação, algumas vezes é também representada com uma cruz, sozinha ou junto com a palma. Na outra mão é representado um livro, que simboliza a defesa da ortodoxia, uma vez que no IV concilio de Calcedónia no ano de 451, realizado junto da sua sepultura, foram colocadas dentro do seu túmulo a doutrina do monofisismo herética e a doutrina ortodoxa da Igreja. Ao fim de 3 dias de oração foi encontrado o texto com a profissão de fé ortodoxa na mão direita de Santa Eufémia, o outro texto que sustentava a heresia monofisita estava aos seus pés. Após este milagre foi afirmada a dupla natureza de Cristo, e os que permaneceram na heresia monofisita foram excomungados.

Aos pés de santa Eufémia é representado um leão ou um urso, o que constitui um dos seus atributos específicos. A presença do leão indica que aquela é mártir de Calcedónia, permitindo assim distingui-la das outras santas Eufémias. Na paróquia de Cós, concelho de Alcobaça, está uma representação única de santa Eufémia, em que é representado um lagarto ou crocodilo a engolir-lhe um braço.

A roda dentada, instrumento utilizado num dos seus tormentos é também muitas vezes representada, o que pode levar a uma confusão com Santa Catarina de Alexandria que também usa a mesma representação.

Em algumas representações iconográficas, santa Eufémia é também apresentada com uma maquete na mão da cidade de Rovinj, cidade onde está sepultado o seu corpo.

Intróito/Sal. 78, 11, 12 e 10.
Que o gemido dos cativos penetre em ti, Senhor; e para aqueles que estão ao nosso redor, deixe cair em seus seios sete vezes a indignação que eles fizeram cair sobre você; vingar o sangue de seus santos, que foi derramado.
Ibid.1.Ó Deus, as nações entraram na tua herança, profanaram o teu santo templo, fizeram de Jerusalém uma cabana para armazenar frutos.
V/. Glória Patri.

Coleta
Rogamos-te, Senhor, que celebrando as festas dos teus bem-aventurados Mártires e Pontífices Cornélio e Cirpriano, obtenhamos a sua protecção, e que a sua santa oração vos sirva de recomendação.

Ss. Euphemiae Virg., Luciae e Geminiani Mm.:E recordamos os Santos Eufémia, Virgem, Lúcia e Géminiem, Mártires:
Oratio.Præsta, Dómine, précibus nostris cum exsultatióne provéntum: ut sanctórum Mártyrum Euphémiæ, Lúciæ et Geminiáni, quorum diem passiónis ánnua devotióne recólimus, étiam fídei constántiam subsequámur. Per Dominum nostrum. Tocados por nossas orações, fazei, Senhor, que esta festa nos beneficie; para que, celebrando com devoção, todos os anos, o dia em que padeceram os vossos santos mártires Eufémia, Lúcia e Oemínio, os imitemos na constância da fé.

Leitura da Epístola da

Sabedoria 3,1 - 8 
1 Mas as almas dos justos estão na mão de Deus, e nenhum tormento os tocará. 2 Aparentemente estão mortos aos olhos dos insensatos: seu desenlace é julgado como uma desgraça. 3 E sua morte como uma destruição, quando na verdade estão na paz! 4 Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade, 5 e por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens, porque Deus, que os provou, achou-os dignos de si. 6 Ele os provou como ouro na fornalha, e os acolheu como holocausto. 7 No dia de sua visita, eles se reanimarão, e correrão como centelhas na palha. 8 Eles julgarão as nações e dominarão os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre.

Gradual. Êxodo 15.11.Gloriósus Deus in Sanctis suis: mirabilis in maiestáte, fáciens prodígia. Deus é glorificado em seus santos; Admirável em sua majestade, faz maravilhas.
V/. Ibid., 6. Déxtera tua, Dómine, glorificáta est in virtúte: déxtera manus tua congrégit inimicos.V/. A tua destra, Senhor, distinguiu-se pela sua força; a tua destra quebrou os seus inimigos.
Aleluia, aleluia. V/. Ecl. 44, 14. Córpora Sanctórum in pace sepúlta sunt, et nómina eórum vie in generatiónem et generatiónem. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. A tua destra, Senhor, distinguiu-se pela sua força; a tua destra quebrou os seus inimigos.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 21,9-19   
9 Quando ouvirdes falar de guerras e de tumultos, não vos assusteis; porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas não virá logo o fim. 10 Disse-lhes também: Levantar-se-ão nação contra nação e reino contra reino. 11 Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu. 12 Mas, antes de tudo isso, vos lançarão as mãos e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença dos reis e dos governadores, por causa de mim. 13 Isto vos acontecerá para que vos sirva de testemunho. 14 Gravai bem no vosso espírito de não preparar vossa defesa, 15 porque eu vos darei uma palavra cheia de sabedoria, à qual não poderão resistir nem contradizer os vossos adversários. 16 Sereis entregues até por vossos pais, vossos irmãos, vossos parentes e vossos amigos, e matarão muitos de vós. 17 Sereis odiados por todos por causa do meu nome. 18 Entretanto, não se perderá um só cabelo da vossa cabeça. 19 É pela vossa constância que alcançareis a vossa salvação.

Ofertório/ Sal. 67, 36.
Deus é maravilhoso em seus santos. O próprio Deus de Israel dará poder e força ao seu povo. Deus abençõe. Aleluia.

Secreta
Presta atenção, Senhor, às súplicas que te dirigimos em memória dos teus santos, para que nós, que não confiamos na nossa justiça, sejamos ajudados pelos méritos daqueles que te agradaram.

Pro Ss. Martyribus Para os Santos Mártires
secretaVota pópuli tui, quǽsumus, Dómine, propítius inténde: et, quorum nos tríbuis sollémnia celebráre, fac gaudére suffrágiis. Per Dominum nostrum.Considera com bondade, nós te pedimos, Senhor, os desejos do teu povo: e faze-nos desfrutar do fruto dos sufrágios daqueles cuja festa nos concedes celebrar.

Comunhão
Se sofreram tormentos diante dos homens, foi porque Deus os provou, provou-os como ouro na fornalha e os aceitou como holocausto.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Cheios de participação nestes mistérios da salvação, pedimos-te, Senhor, que sejas ajudado pelas orações daqueles cuja solenidade celebramos.

Pro Ss. Martyribus Pós-comunhãoExáudi, Dómine, preces nostras: et sanctórum Mártyrum tuórum Euphémiæ, Lúciæ et Geminiáni, quorum festa sollémniter celebrámus, contínuis foveámur auxíliis. Por Dominum. Ouve, Senhor, as nossas preces: e concede-nos a proteção contínua dos teus santos mártires Eufémia, Lúcia e Gémeos, cuja festa celebramos solenemente.
 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

15 de setembro dia As Sete Dores de Nossa Senhora.

  15/09 Segunda-feira
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Brancos 
 
Nossa Senhora das Dores (também chamada Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário ou ainda Nossa Senhora do Pranto, e invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens, ou Mater Dolorosa), sendo sob essa designação particularmente cultuada em Portugal.                                                              

O culto à Mater Dolorosa iniciou-se em 1221, no Mosteiro de Schönau, na Germânia. Em 1239, a sua veneração no dia 15 de Setembro teve início em Florença, na Itália, pela Ordem dos Servos de Maria (Ordem Servita). Deve o seu nome às Sete Dores da Virgem Maria:
1- A profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas, 2, 34-35)
2- A fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus, 2, 13-21);
3- O desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas, 2, 41-51);
4- O encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas, 23, 27-31);
5- Maria observando o sofrimento e morte de Jesus na Cruz - Stabat Mater  (João, 19, 25-27);
6-  Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus, 27, 55-61);
 7-  Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro (Lucas, 23, 55-56).

Intróito/São João. 19, 25
Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria, esposa de Cléofas, Salomé e Maria Madalena.
Ibid., 26-27.Mulher, eis o teu filho: diz Jesus. Depois para o discípulo: Aí está sua mãe.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, em cuja paixão, segundo a profecia de Simeão, uma espada de dor trespassou o dulcíssimo coração da gloriosa Virgem Maria, vossa Mãe, concedei, em vossa misericórdia, que, celebrando com respeito a memória de suas dores, nós recolhe os frutos felizes da tua paixão: Tu que, sendo Deus, vives e reinas.

E comemorou S. Nicomedis Mart. : E recordamos São Nicomedes, Mártir:
Oratio.Adésto, Dómine, pópulo tuo: ut, beáti Nicomédis Mártyris tui mérita præclára suscípiens, ad impetrándam misericórdiam tuam sempre eius patrocíniis adiuvetur. Per Dominum nostrum. Mostra-te favorável ao teu povo, Senhor, para que, celebrando os gloriosos méritos de teu bem-aventurado Mártir Nicomedes, sejam sempre ajudados por suas orações para obter tuas misericórdias.

Leitura da Epístola de
                                                             
Judite 13,22-25  
22 Então todos, adorando o Senhor, disseram a Judite: O Senhor te abençoou com o seu poder, porque ele por ti aniquilou os nossos inimigos. 23 Ozias, príncipe do povo de Israel, acrescentou: Minha filha, tu és bendita do Senhor Deus altíssimo, mais que todas as mulheres da terra. 24 Bendito seja o Senhor, criador do céu e da terra, que te guiou para cortar a cabeça de nosso maior inimigo! 25 Ele deu neste dia tanta glória ao teu nome, que nunca o teu louvor cessará de ser celebrado pelos homens, que se lembrarão eternamente do poder do Senhor. Ante os sofrimentos e a angústia de teu povo, não poupaste a tua vida, mas salvaste-nos da ruína, em presença de nosso Deus.

Gradual.Dolorosa et lacrimábilis es, Virgo María, stans iuxta Crucem Dómini Iesu, Fílii tui, Redemptóris. Dolorosa e em prantos, Virgem Maria, estais aos pés da Cruz do Senhor Jesus, vosso Filho, o Redentor.
V/. Virgo Dei Genetrix, quem totus non capit orbis, hoc crucis fert supplícium, auctor vitæ factus homo.V/. Virgem Mãe de Deus, aquele que o mundo não pode conter, o autor da vida feita homem, sofre este suplício da Cruz.
Aleluia, aleluia. V/. Stabat sancta María, cæli Regína et mundi Dómina, iuxta Crucem Dómini nostri Iesu Christi dolorosa. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Santa Maria, Rainha do Céu e Senhora do Mundo, estava cheia de dores aos pés da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São João 19,25-27                                                        
25 Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena. 26 Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. 27 Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.

Ofertório/ S. 18, 20.
Lembre-se, ó Virgem Mãe, de interceder por nós junto a Deus e fazê-lo desviar sua indignação de nós.

Secreta
Senhor Jesus Cristo, oferecemos-te estas orações e estas hóstias, suplicando humildemente que, nós que nos lembramos nas nossas orações que a alma mui gentil de Maria, vossa Mãe, seja trespassada: nós merecemos, graças à sua misericordiosa intervenção unida à de os Santos que o acompanharam aos pés da Cruz, para partilhar com os bem-aventurados os méritos da vossa morte.

Pro S. Nicomedes
secretaSúscipe, Dómine, múnera propítius obláta: quæ maiestáti tuæ beáti Nicomédis Mártyris comméndet orátio. Por Dominum. Aceite com bondade, Senhor, os presentes oferecidos, e que a oração do bem-aventurado Mártir Nicomedes os encomende a Vossa Majestade.

Prefatio de B. Maria Virg. E você em Transfixione. Prefácio à Bem-Aventurada Virgem Maria E na Transfixação.

Comunhão
Bem-aventurado o coração da Bem-Aventurada Virgem Maria, que sem morrer obteve a palma do martírio aos pés da Cruz do Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
  Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Que o sacrifício que compartilhamos, Senhor Jesus Cristo, ao celebrar com devoção a transfixação da Virgem, vossa Mãe, nos obtenha de vossa clemência o pleno efeito de vossa obra de salvação.

Pro S. Nicomedes
Pós-comunhão Pós-comunhão
Puríficent nos, Dómine, sacramenta quæ súmpsimus: et, intercedente beáto Nicoméde Mártyre tuo, a cunctis efficiant vitiis absolutos. Por Dominum.Que os sacramentos recebidos nos purifiquem, Senhor, e por intercessão do Beato Nicomedes, vosso Mártir, nos libertem de todos os vícios.

   
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

15 de setembro dia de Santa Catarina de Gênova, Viuva.




Catarina nasceu em 1447, na cidade de Genova, na Itália, caçula de cinco filhos de Giacopo Fieschi e Francesca de Negro, e é considerada como uma das grandes personagens da Igreja no século XV e XVI. Em si, é ela uma grande divulgadora da Doutrina sobre o Purgatório, tanto que escreveu um Tratado sobre o assunto o famoso "Diálogo entre Alma e Corpo" e o "Tratado sobre o Purgatório", ambos referidos como notáveis livros sobre misticismo. Seus ensinamentos foram determinantes na renovação espiritual da escola eclesiástica francesa nos séculos XVI e XVII. Ela veio a falecer em 14 de Setembro em 1510, e logo o seu túmulo passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram atribuídos à sua intercessão e foi canonizada pelo Papa Clemente XII em 1737, e pelo Papa Pio, no ano de 1943, recebeu o título de Padroeira dos Hospitais Italianos. Era mística e, segundo a tradição, curava apenas com sua benção e orações.     


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário

domingo, 14 de setembro de 2025

14 de setembro Exaltação da Santa Cruz.

 14/09 Domingo
Festa de Segunda Classe
Paramentos Vermelhos
Parabéns 
Festa do Mosteiro da Santa Cruz: http://www.beneditinos.org.br/

Este dia é dedicado a celebrar a madeira que era o instrumento do triunfo de Cristo sobre o diabo. No último dia, Cristo virá para julgar o mundo, precedido pelo "sinal", isto é, da Cruz e vão ver o quando Ele ama. 

"Que grande coisa para possuir a Cruz! Quem possui possui um tesouro" (Santo André de Creta) 

. "Esse é o nosso único orgulho a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, em quem temos a salvação, vida e ressurreição através dele estamos salvos e libertos (Gal 6, 14). 

    O sinal da Cruz, c 'é para proclamar a nossa fé em nosso Senhor Jesus Cristo, e assim, para escapar da ciladas do demônio.
   No Ocidente, a festa do dia que comemora a descoberta por Santa Helena da Cruz e da dedicação das basílicas de Constantino, em Jerusalém. Ele também comemora o retorno da Cruz em Jerusalém, sob Heráclio após sua vitória sobre os persas no Oriente, este festival é um dos doze principais solenidades litúrgicas anuais que tem uma vigília da noite, um rigoroso jejum, e se estende até em 21 de setembro. 


Santa Salústia e São Cereal, Mártires
Exaltatio Sanctae Crucis Segundo a tradição, a Vera Cruz foi descoberta em 326 por Helena de Constantinopla, mãe do Imperador Constantino I, durante peregrinação à cidade de Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local da descoberta, por ordem de Helena e Constantino. A igreja foi dedicada nove anos após, em 335, com uma parte da cruz em exposição. Em 13 de Setembro ocorreu a dedicação da igreja e a cruz foi posta em exposição no dia 14, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la. Em 614 os persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperada pelo Imperador Bizantino Heráclio em 628. Após um ano em Constantinopla, a cruz retornou ao Santo Sepulcro “E como Moisés levantou no deserto a serpente, assim também importa que seja levantado o filho do homem, a fim de que todo o que nele crê, nele tenha a vida eterna”. (Jo 3,14-15) O próprio Senhor Jesus denominou a sua crucificação como uma exaltação: “Cumpre que o filho de Deus seja exaltado.” De fato foi pela cruz que Jesus foi exaltado sobre os céus e a terra. Devemos também, nós entendermos que seremos exaltados se, com Nosso Senhor Jesus Cristo, levarmos nossa cruz com paciência, resignação e humildade.                                                                                                                                 
No dia do nosso batismo fomos marcados com a cruz do Senhor. No dia da Crisma também fomos marcados com a cruz do Senhor em nossa testa. 


A cruz é o distintivo dos filhos de Deus e o catecismo ensina qual o sinal do Cristão e dizemos é a cruz.       
Mártir (século III) Ele celebra a festa de Santa Salústia de Itália Roma casada com São Cereal, tornaram cristãos, instruído na fé pelo Papa São Cornélio. Eles morreram foram decapitados por sua fé em Cristo em 251 no mesmo dia que o Papa Cornélio. São Santos Mártires do Império Romano Roma na perseguição de Décio.
       
Intróito/Gal. 6, 14.
Para nós, devemos nos glorificar na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo: nele temos a salvação, a vida e a ressurreição: por ele somos salvos e libertados.
Sal. 66, 2.Que Deus tenha misericórdia de nós, e nos abençoe, faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que hoje nos dás motivo de alegria na festa anual da Exaltação da Santa Cruz, concedei-nos, rogamos-vos, que mereçamos recolher no céu as recompensas adquiridas por meio da redenção daquele cujo mistério conheceram aqui abaixo

Leitura da Epístola dos   
                                                                      
Filipenses 2,5-11 5 Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. 6 Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, 7 mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. 8 E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9 Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. 11 E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.

Gradual. Ibid., 8-9.Christus factus est pro nobis oboediens usque ad mortem, mortem autem crucis. Cristo foi feito por nós, obediente até a morte e morte de cruz.V/. Propter quod et Deus exaltavit illum, et dedit illi nomen, quod est super omne nomen.V/. Por isso Deus o exaltou supremamente e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes.
Aleluia, aleluia. V/. Dulce lignum, dulces clavos, dúlcia ferens póndera: quæ sola fuísti digna sustinére Regem cælórum et Dóminum. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. Ó doce madeira, ó doces pregos, você carrega um fardo ainda mais doce: ó Cruz, somente você foi digna de sustentar o Senhor e Rei do Céu. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São João 12,31-36 
31 Agora é o juízo deste mundo; agora será lançado fora o príncipe deste mundo. 32 E quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim. 33 Dizia, porém, isto, significando de que morte havia de morrer. 34 A multidão respondeu-lhe: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre. Como dizes tu: Importa que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem? 35 Respondeu-lhes Jesus: Ainda por pouco tempo a luz estará em vosso meio. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos surpreendam; e quem caminha nas trevas não sabe para onde vai. 36 Enquanto tendes a luz, crede na luz, e assim vos tornareis filhos da luz. Jesus disse essas coisas, retirou-se e ocultou-se longe deles. 

Ofertório/ Sal. 20, 2-3.
Senhor, o justo se alegrará com a tua força, e se regozijará com grande alegria, porque tu o salvaste. Você concedeu a ele o desejo de seu coração.

Secreta
Enquanto vamos nos nutrir com o Corpo e Sangue de Jesus Cristo, Nosso Senhor, por quem o Estandarte da Cruz foi santificado: nós te pedimos, Senhor, nosso Deus, que como merecemos adorar este estandarte, possamos também se beneficiará eternamente do efeito de sua glória salutar.

Praefatio de sancta Cruce. [ * ] Prefácio da Cruz..

Comunhão
Pelo sinal da cruz, livrai-nos dos nossos inimigos, ó nosso Deus.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
  Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Esteja presente, Senhor, nosso Deus: e aqueles que você fez feliz pela honra da Santa Cruz, defenda-os também com sua ajuda perpétua.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário