terça-feira, 24 de dezembro de 2024

( Santa Missa Tridentina da Meia Noite) Natal do Nosso Senhor Jesus Cristo.

25/12 Quarta-feira
Festa de Primeira Classe
Paramentos  Brancos

O Presépio

     Feliz Natal São os Votos das Escravas de Maria!
 
   Não menos do que a cruz, o presépio é a escola da vida interior. Começamos pelo presépio e acabamos pela cruz: um contém elementos dessa vida, e outra encerra a sua consumação. E como, em todas as ciências, os elementos são o que há de mais importante e necessário, estudemos o presépio e esforcemo-nos por traduzir em nosso procedimento o que ele nos ensina. Contemplemos o Verbo feito carne, o Filho de Deus tornado criancinha. Vejamos quais eram as Suas disposições ao nascer; consideremos as circunstâncias exteriores do Seu nascimento e quais foram as pessoas por Ele chamadas ao presépio.
 Foi atraído à terra pelo amor que dedicava a Seu Pai e aos homens. O sentimento que Lhe enchia o coração era o de oferecer-Se em holocausto ao Pai para reparar a Sua glória e salvar o gênero humano. São Paulo, após David, no-lo ensina. Diz o apóstolo: ao entrar no mundo exclamou: "Os sacrifícios e as vítimas da antiga lei não Vos agradaram, mas me destes um corpo. Então disse: Eis-me aqui, para cumprir, ó meu Deus, a Vossa vontade". E qual era essa vontade?
  Vontade infinitamente rigorosa, segundo a qual devia Ele sobrecarregar-Se de todos os nossos pecados e suportar o peso da justiça divina. Tem, pois, essa vontade ao nascer, a ele submete-se com amor. Desde o berço visa a Cruz, suspira pela cruz e o Seu primeiro desejo é morrer nela pregado para apaziguar o Pai e nos reunir.
  Aprendamos por aí que a cruz é o grande objeto da vida interior; a primeira coisa que, ao ingressarmos nesta, Deus nos apresenta e a sua aceitação o primeiro sentimento do coração entregue inteiramente a Deus. Ora a cruz significa esquecimento, perda completa de nós mesmos em Deus, sacrifício perfeito de todos os interesses para só pensarmos nos interesses de Deus. Só Ele que no-lo propõe, nos inspira a coragem de aceitá-lo e nos dá a força para realizá-lo. Mas, da nossa parte, não devemos arrastá-lo constantemente e suspirar pela sua realização como fez Jesus Cristo.
  Mas por que nasceu Ele criancinha? Por que não veio ao mundo, como Adão, em estado de homem feito? Dependia, certamente, d'Ele vir assim, mas teve razões para preferir o estado de infância. E a principal de todas foi o desejo de nos ensinar que, uma vez entregues a Deus, é preciso depositarmos a Seus pés o nosso discernimento, a nossa vontade e força; volvermos inteiramente à pequenez, à fraqueza e à falta de juízo da criança; em suma, aniquilarmos todo o passado, ficarmos em novo estado, iniciarmos vida nova, cujo princípio é Deus.
  E que vida é essa? Dependência perfeita da graça, simplicidade e obediência. Contemplemos o nascimento de Jesus Cristo: Ele adora ao Pai tão perfeitamente no berço, quanto na cruz. Toda a Sua admiração, porém, está contida no coração: nada diz, nada faz, está como que aniquilado: e nesse próprio aniquilamento consiste a perfeição da Sua homenagem.
  Compreendamo-lo bem, nós que nos queixamos diante de Deus como animais, sem pensamento, sem palavra, sem ação. Este estado, que é a morte do amor próprio, é incomparavelmente mais agradável a Deus, do que tudo quanto o nosso espírito, o nosso coração, e a nossa boca pudessem exprimir de mais sublime.
  Calarmo-nos diante de Deus, humilharmo-nos, aniquilarmos, como se aí não estivéssemos, é a adoração perfeita em espírito e verdade. Que necessidade tem Deus das nossas luzes e dos nossos sentimentos que só servem para alimentar secreto orgulho e vã complacência em nós mesmos? Quanto mais se aproximar a nossa oração da de Jesus Menino, quanto mais humilde e desprezível ela nos parecer, tanto mais elevada será aos olhos de Deus.
  Passemos as circunstâncias exteriores do nascimento de Jesus.
  A Virgem Maria, repelida de todas as hospedarias, vê-Se obrigada a procurar abrigo em um estábulo.
  Aí nasce o Filho de Deus: no seio da pobreza, humilhação e sofrimento. Uma manjedoura, na qual há um pouco de palha, serve-Lhe de berço; são pobres os paninhos que O envolvem; no meio da noite, na mais rude estação do ano, em lugar exposto a todos os ventos, o Seu tenro e delicado corpo é sujeito a todas as intempéries do ar. Ninguém assiste ao Seu nascimento; nenhum socorro ou alívio Lhe é prestado.
  Que entrada no mundo para o Filho de Deus! Para Aquele que vem resgatar o mundo e fora anunciado desde o começo do mundo aos nossos primeiros pais como o libertador do gênero humano! Quem jamais acreditaria que Ele escolhesse nascimento tão pobre, tão obscuro, tão amargurado!
  Mas como esse nascimento é instrutivo para aqueles que o Espírito Santo faz nascer para a vida interior!
  No Menino divino encontram modelo perfeito das três virtudes que devem dali em diante ser as Suas companheiras inseparáveis: Completo desapego dos bens da terra, até abraçar a mais rigorosa penitência, se assim aprouver a Deus. Soberano desprezo de todas as honras mundanas até desejar ser não só ignorado, mas também ridicularizado e menosprezado. Renúncia absoluta de todos os prazeres do mundo, até entregar o corpo a todo gênero de mortificações. Eis a lição que Jesus, ao nascer, deu às almas interiores. Durante toda Sua vida Ele amou e praticou o que escolhera no presépio. Foi sempre pobre, vivendo do trabalho manual, não tendo nem sequer onde repousar a cabeça. Foi sempre desconhecido pelo mundo, ou vítima dos seus desprezos, das suas calúnias e perseguições. Absteve-Se de todos os prazeres, e sofreu, na Sua vida particular e pública, todas as privações e dores imagináveis. Na Sua morte demonstrou no mais elevado grau a prática dessas três virtudes.
  Abracemo-las também ao entrarmos na vida espiritual, e jamais delas nos separemos.
  Finalmente, quais foram às pessoas admitidas no presépio de Jesus? É coisa bem notável terem aí comparecido apenas as que foram chamadas por uma voz celeste ou por sinal milagroso. Isto nos ensina que para adotarmos a vida interior, cujo começo o presépio simboliza, precisamos ter vocação divina e que, portanto, ninguém de motu proprio pode nela entrar. Podemos, no entanto, contribuir para a vocação mediante algum preparo nosso, isto é, procurando ter as mesmas disposições e, que estavam os pastores e os magos.
  Devemos, pois, a exemplo dos pastores, ser simples, pobres de espírito e pequenos; como eles ter grande retidão de coração, viver na inocência ou romper absolutamente com o pecado. Geralmente são ainda as pessoas de condição comum, de vida humilde e obscura, ignoradas e desprezadas pelo mundo, as que Deus chama à vida interior.
  Ao demais, os pastores, mesmo durante a noite, velavam pelos seus rebanhos - o que demonstra constituírem preparo para a vocação do céu a vigilância e atenção para nós mesmos, o temor de Deus, a delicadeza da consciência - a fuga das ocasiões. Os pastores prestaram ouvidos às palavras dos anjos, acreditaram sem refletir ou raciocinar, e, abandonando tudo, partiram imediatamente para ver o Menino recém-nascido. Assim também a alma deve escutar com atenção o que Deus lhe diz ao coração, crer na Sua palavra com fé humilde e cega, largando tudo para seguir pronta e fielmente o instinto da graça.
  Nas pessoas dos magos, os grandes e sábios são também chamados ao presépio, porém, grandes humildes, desapegados de tudo, prontos a sacrificar tudo para acudir ao chamado de Deus, sábios sem arrogância, sem presunção, dóceis à luz divina, ante a qual fazem calar todos os raciocínios. Tais foram um São Luiz, um Santo Agostinho, tantos santos de ambos os sexos, distintos pelo brilho do seu nascimento e dos seus cargos, ou pela extensão de seu gênio e dos seus conhecimentos.
  O caráter de Herodes, dos fariseus, dos sacerdotes e doutores da lei dá-nos a conhecer aqueles que Jesus rejeita e que a seu turno não aproveitam os meios ordinários fornecidos pela graça para o conhecimento e a prática da vida interior.
(Manual das almas interiores - Compêndio de Opúsculos inéditos do Pe. Grou, da Companhia de Jesus, 1932, Vozes de Petrópolis)


Missa da Meia Noite

 Intróito/ Ps. 2, 7 Salmos Ib., 1.

S.:O Senhor me disse: “Tu és meu Filho. Sou eu quem te gerei hoje ”. Sl.:  Por que as nações estremeceram? Por que os povos tramaram planos vãos?
V /. Glória Patri.

Coleta
Ouve, Senhor Deus, tu iluminaste esta noite santa com o esplendor da verdadeira luz: rogamos-te que esta luz, cujo mistério nos é revelado na terra, nos faça saborear no céu a plenitude da alegria.Vós que viveis e reinais.

Leitura da Epístola

São Paulo Apóstolo a Tito. 2, 11-15.
Léctio "11.Manifestou-se, com efeito, a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. 12.Veio para nos ensinar a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com toda sobriedade, justiça e piedade, 13.na expectativa da nossa esperança feliz, a aparição gloriosa de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, 14.que se entregou por nós, a fim de nos resgatar de toda a iniqui­dade, nos purificar e nos constituir seu povo de predileção, zeloso na prática do bem. 15.Eis o que deves ensinar, pregar e defender com toda a autoridade. E que ninguém te menospreze!"

Gradual/ Sl. 109, 3 e 1.
S.O poder é seu no dia do seu triunfo! Nos esplendores dos céus, Eu principio, que te gerei, no meu seio, antes do amanhecer do mundo.V /. O Senhor disse ao meu Senhor: "Senta-te à minha direita, até que eu esmague os teus inimigos debaixo dos teus pés."  

Aleluia, aleluia/
V/. O Senhor me disse: “Você é meu Filho. Sou eu quem te gerei hoje ”. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 3,1-6
No ano 15º do imperador Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia; Herodes, Tetrarca da Galileia; Filipe, seu irmão, Tetrarca da Itureia e da província da Traconítida; e Lisânias, Tetrarca da Abilena; sendo Pontífices Anás e Caifás: o Senhor falou a João, filho de Zacarias, no deserto. Percorreu ele toda a zona do Jordão, pregando o batismo do arrependimento para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: “Uma voz clama no deserto: Preparai os caminhos do Senhor, e endireitai as suas veredas: que todos os vales subam, e que todos os montes e colinas se abaixem; que os maus caminhos se tornem direitos, e que os escarpados se aplanem: e todo o homem verá a salvação de Deus.”

Ofertório/ Sl. 95,11 e 13.
 S.: Os céus se alegram, a terra salta de alegria na presença do Senhor, porque ele veio.

Secreta
Neste dia de festa, Senhor, faça nossa oferta digna de você. E na troca infinitamente sagrada que este sacrifício realiza, conceda-nos a graça de nos assemelharmos a Cristo Jesus, em quem a nossa natureza humana está unida a ti.Vós que viveis e reinais.

Præfatio de Nativitate Domini. Prefácio à Natividade .

Comunhão/ Ps. 109, 3.
Nos esplendores dos céus eu gerei.Tu és meu Filho antes do amanhecer do mundo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Temos a alegria, Senhor nosso Deus, de celebrar todos juntos nestes sagrados mistérios o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo: rogamos-te que, no final de uma vida santa, mereçamos partilhar a sua glória.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

24 de dezembro dia da Vígilia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

24/12 Terça-feira
Festa de Primeira Classe
Paramentos Roxos


Santas Tarsilas e Emiliana,Virgens.
   A família romana Anicia teve a graça de enviar para a Igreja aquele que foi um dos grandes doutores da Igreja do Ocidente, o Papa Gregório Mágno, depois também Santo. Era um homem de estatura pequena e de saúde frágil, mas um gigante na administração e uma fortaleza espiritual. Entre seus antepassados  estão o imperador Olívio, o Papa e Santo Félix III e o senador Jordão, que era seu pai.
   A formação intelectual, religiosa e moral do menino Gregório ficou sob a orientação e cuidado de sua mãe, a futura Santa Sílvia e de suas tias: Tarsila, Emiliana, também Santas, e de Jordâna, irmãs de seu pai, que logo faleceu.   Tarsila e Emiliana eram muito unidas, além do parentesco, pelo fervor da fé em Cristo e pela caridade. As três viviam juntas na casa herdada do pai, no Monte Célio, como se estivessem num mosteiro.Tarsila era a guia de todas, orientando pela Palavra do Evangelho e pelo exemplo da caridade e da castidade. Dessa maneira os progressos na vida espiritual foram grandes. Depois, Jordâna decidiu seguir a vida matrimonial, casando-se com um bom cristão, o administrador dos bens da sua família.
   Tarsila permaneceu com a opção de vida religiosa que havia escolhido. Sempre feliz, na paz do seu retiro e na entrega de seu amor a Deus, até que foi ao Seu encontro na glória de Cristo. Santo Gregório relatou que a tia Tarsila tivera uma visão de seu parente, o Papa Santo Félix III, o lhe teria mostrado o lugar que ocuparia no céu, com essas palavras: “Vem, que eu haverei de te receber nestas moradas de Luz”.
    Após essa experiência, Tarsila foi acometida de febre alta e ficou gravemente enferma. No seu leito de morte, ao lado da irmã Emiliana e dos parentes, pediu para que todos se afastassem dizendo: “Está chegado Jesus, meu Salvador!”. Com estas palavras e sorrindo entregou sua alma a Deus. Ao ser preparada para o sepultamento, encontraram calos, duros e grossos, em seus joelhos e cotovelos, causados pelas contínuas penitências. Durante as orações, que duravam muitas horas, rezava ajoelhada e apoiada, diante de Jesus Crucificado.
Poucos dias depois de morrer, Tarsila apareceu em sonho para sua irmã Emiliana e a convidou para celebrarem juntas a festa da Epifania no céu. E foi isso que aconteceu, Emiliana acabou morrendo na véspera do dia dos Reis. O culto a Santa Tarsila, mesmo não sendo acompanhado de fatos prodigiosos, se manteve discreto e persistente ao longo do tempo. Talvez pelo enriquecimento dos exemplos singulares narrados pelo sobrinho, Papa Santo Gregório Magno,século VI.

Intróito/ Êxodo 16, 6 e 7. Ps. 23, 1.
S.Hoje você saberá que o Senhor está vindo e que nos salvará. E amanhã de manhã você o verá em sua glória. Sl.:  Ao Senhor pertence a terra e tudo o que a preenche, o universo e todos os que o habitam. Gloria Patri.

Coleta
Senhor Deus, todos os anos tu nos deste a alegria de esperar pela nossa redenção. E visto que é com alegria que acolhemos o teu Filho unigénito, quando vier nos redimir, faze-nos que ainda possamos olhar para ele sem preocupações, quando voltar para nos julgar.

Leitura da Epístola

Romanos 1,1-6
"1.Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evange­lho de Deus; "2.este Evangelho Deus prometera outrora pelos seus profetas na Sagrada Escritura, 3.acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Se­nhor, des­cendente de Davi quanto à carne,* 4.que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos; 5.e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé,""6.entre as quais também vós sois os eleitos de Jesus Cristo –,"
Romanos, 1 - Bíblia Católica Online

Gradual/ Êxodo 16, 6 e 7.V /. Salmos 79, 2–3 
S.Hoje você saberá que o Senhor está vindo e que nos salvará. E amanhã de manhã você o verá em sua glória.V /. Ouça, pastor de Israel, você que lidera o povo de José como um pastor de seu rebanho. Vós, cujo trono é sustentado pelos querubins, apresentai-vos aos descendentes de Efraim, Benjamim e Manassés.

Aleluia, aleluia/
V. Não recitamos o Alelúia nem o seu verso, a menos que a vigília caia no domingo.Aleluia. 

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 1, 18–21
"18.Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. 19.José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20.Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados”."

Se a Vigília cair no domingo, dizemos o Credo

Ofertório/ Sl. 23, 7.
 S.: Portas, levantem seus frontões! Levante-se, portais antigos, e o Rei da glória entrará.

Secreta
Deus Todo-Poderoso, estamos correndo hoje para adorar o nascimento do seu Filho. Permita-nos receber com igual alegria os dons eternos que ele nos traz. Amém.
 
Prefácio comum; mas se a vigília cair no domingo, o Prefácio da Santíssima Trindade é tomado .
 
Comunhão/Is. 40, 5.
O Senhor aparecerá em sua glória e cada ser vivente verá o Salvador nosso Deus.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Pedimos-te, Senhor: no aniversário do Natal do teu Filho único, concede-nos voltar à vida, porque já estamos nutridos e regados pelo seu mistério celeste.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

23 de dezembro dia de São Sérvulo

23/12 Segunda-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Roxos




Nos tempos do Papa São Gregório I, em Roma vivia um  mendigo de cujas virtudes e santidade aquele Papa e Doutor da o seguinte testemunho: Sérvulo era um mendigo do século VI, como Lázaro da parábola de Cristo, era um homem pobre coberto de feridas e mentir contra a porta da casa de um homem rico. Na verdade, nosso santo estava paralisado desde a infância, para que ele não podia levantar-se, sentar-se, colocou a mão em sua boca, ou mude de posição. Sua mãe e seu irmão utilizado para levá-lo ao adro da igreja de São Clemente de Roma. Sérvulo vivia de esmolas que eles deram ao povo. Se nada sobrou, ele distribuiu entre os necessitados outro.Apesar da pobreza, conseguiu economizar o suficiente para comprar alguns livros da Sagrada Escritura. Desde que ele não sabia ler, fez os outros se ler, e ouviu tão intensamente, que veio para memorizar. Ele passou a maior parte de seu tempo cantando salmos de louvor e ação de graças a Deus, apesar de quanto sofria. Depois de vários anos, sentindo que seu fim estava próximo, pediu os pobres e peregrinos, que tantas vezes aliviado que entoassen hinos e salmos com seu leito de morte. Ele cantou com eles. Mas a mente de repente, parou e gritou: "Você ouve a música bonita no céu?" Ele morreu no final das palavras, e sua alma foi levado pelos anjos ao paraíso. Seu corpo foi sepultado na igreja de São Clemente, que costumava ser sempre sua casa. Sua festa é celebrada todos os anos na igreja do Coeli Hill.
  São Gregorio Magno conclui um sermão sobre São Sérvulo, dizendo que o comportamento do pobre mendigo doente é uma acusação daqueles que, desfrutando de saúde e fortuna, sem boas obras não suportar a menor cruz pacientemente.
 O santo fala em tom de Sérvulo revelando que era bem conhecido para ele e seus ouvintes, e que um de seus monges, que participou da morte do mendigo, ele remete para o seu corpo exalava um perfume doce.São Sérvulo foi um verdadeiro servo de Deus, não se esquecia mesmo de cuidar de dar glória do Senhor, de modo que um prêmio considerado a sofrer por ele com sua constância e fidelidade venceu o mundo e ultrapassou corporal doenças.
 Na igreja de São Clemente em Roma há uma pintura do século XVIII, na qual vê-se o mendigo Sérvulo na cadeira de rodas, enquanto devotos dão-lhe esmola e lêem os salmos para ele.



O Emmanuel , *Rex and legislate noster, exspectátio Gentium, and Salvátor eárum: veni ad salvandum nos, Dómine, Deus noster. Ó Emanuel [ 1 ], * nosso Rei e nosso Legislador [ 2 ], Expectativa das Nações [ 3 ] e seu Salvador: vem salvar-nos, Senhor nosso Deus.

Intróito/ Is. 45, 8 Ps. 18, 2

S.:Derramai, ó Céus, despeje o seu orvalho; deixe as nuvens descerem para a salvação! Que a terra se abra e dê à luz o Salvador. Sl.:  Os céus cantam a glória de Deus: e o Firmamento sólido proclama o poder da obras de suas mãos. Gloria Patri.

Coleta
Ouve, Senhor, o teu poder e vem: dá-nos a ajuda da tua força infinita e, com a ajuda da tua graça, a tua bondade indulgente concede-nos sem demora o que atrasam os nossos pecados. Vós que viveis e reinais.


Leitura da Epístola

Coríntios 4,1-5
Irmãos: Assim, que todos nos considerem como ministros de Cristo, e dispenseiros dos mistérios de Deus. Ora, o que se requer nos dispenseiros é que sejam fiéis. Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós, ou em juízo humano; pois nem sequer a mim mesmo me julgo. É fato que a minha consciência de nada me acusa; todavia, nem por isso me dou por justificado, porque o Senhor é quem me julga. Portanto, não julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor: Ele não só porá às claras o que se acha escondido nas trevas, mas também descobrirá os desígnios dos corações: e cada um receberá, então, de Deus, o louvor que merece.

Gradual/ Sl. 144, 18 e 21.
S.O Senhor está perto daqueles que invocam a ele, de todos os que oram a ele com verdade. V.:Que a minha voz anuncie os louvores do Senhor, que todos os que vivem cantem o seu santíssimo nome!

Aleluia, aleluia/
V. Venha, Senhor, não demore! Libere o seu povo Israel de seus pecados. Aleluia. 

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 3,1-6
No ano 15º do imperador Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia; Herodes, Tetrarca da Galileia; Filipe, seu irmão, Tetrarca da Itureia e da província da Traconítida; e Lisânias, Tetrarca da Abilena; sendo Pontífices Anás e Caifás: o Senhor falou a João, filho de Zacarias, no deserto. Percorreu ele toda a zona do Jordão, pregando o batismo do arrependimento para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: “Uma voz clama no deserto: Preparai os caminhos do Senhor, e endireitai as suas veredas: que todos os vales subam, e que todos os montes e colinas se abaixem; que os maus caminhos se tornem direitos, e que os escarpados se aplanem: e todo o homem verá a salvação de Deus.”

Ofertório/ Sl. Luc. 1, 28.
 S.:  Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo. Você é abençoado entre as mulheres; e o fruto do seu ventre é abençoado.

Secreta
Lance, Senhor, um olhar sereno sobre o sacrifício que tu nos apresentas; que ele nos ligue a você e assegure nossa salvação. Amém.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão/ Is. 7, 14.
E eis que a Virgem se tornará mãe e dará à luz um filho: ele receberá o nome de Emanuel..(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
–Depois de termos recebido os teus dons, Senhor, te pedimos que faças aumentar as graças da salvação em nossas almas, recorrendo a este sacramento.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

domingo, 22 de dezembro de 2024

Quarto Domingo do Advento

22/12 Domingo
Festa de Primeira Classe
Paramentos Roxos



Intróito/ Is. 45, 8 Ps. 18, 2

S.:Derramai, ó Céus, despeje o seu orvalho; deixe as nuvens descerem para a salvação! Que a terra se abra e dê à luz o Salvador. Sl.:  Os céus cantam a glória de Deus: e o Firmamento sólido proclama o poder da obras de suas mãos. Gloria Patri.

Coleta
Ouve, Senhor, o teu poder e vem: dá-nos a ajuda da tua força infinita e, com a ajuda da tua graça, a tua bondade indulgente concede-nos sem demora o que atrasam os nossos pecados. Vós que viveis e reinais.


Leitura da Epístola

Coríntios 4,1-5
Irmãos: Assim, que todos nos considerem como ministros de Cristo, e dispenseiros dos mistérios de Deus. Ora, o que se requer nos dispenseiros é que sejam fiéis. Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós, ou em juízo humano; pois nem sequer a mim mesmo me julgo. É fato que a minha consciência de nada me acusa; todavia, nem por isso me dou por justificado, porque o Senhor é quem me julga. Portanto, não julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor: Ele não só porá às claras o que se acha escondido nas trevas, mas também descobrirá os desígnios dos corações: e cada um receberá, então, de Deus, o louvor que merece.

Gradual/ Sl. 144, 18 e 21.
S.O Senhor está perto daqueles que invocam a ele, de todos os que oram a ele com verdade. V.:Que a minha voz anuncie os louvores do Senhor, que todos os que vivem cantem o seu santíssimo nome!

Aleluia, aleluia/
V. Venha, Senhor, não demore! Libere o seu povo Israel de seus pecados. Aleluia. 

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 3,1-6
No ano 15º do imperador Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judeia; Herodes, Tetrarca da Galileia; Filipe, seu irmão, Tetrarca da Itureia e da província da Traconítida; e Lisânias, Tetrarca da Abilena; sendo Pontífices Anás e Caifás: o Senhor falou a João, filho de Zacarias, no deserto. Percorreu ele toda a zona do Jordão, pregando o batismo do arrependimento para a remissão dos pecados, como está escrito no livro dos oráculos do profeta Isaías: “Uma voz clama no deserto: Preparai os caminhos do Senhor, e endireitai as suas veredas: que todos os vales subam, e que todos os montes e colinas se abaixem; que os maus caminhos se tornem direitos, e que os escarpados se aplanem: e todo o homem verá a salvação de Deus.”

Ofertório/ Sl. Luc. 1, 28.
 S.:  Ave Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo. Você é abençoado entre as mulheres; e o fruto do seu ventre é abençoado.

Secreta
Lance, Senhor, um olhar sereno sobre o sacrifício que tu nos apresentas; que ele nos ligue a você e assegure nossa salvação. Amém.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão/ Is. 7, 14.
E eis que a Virgem se tornará mãe e dará à luz um filho: ele receberá o nome de Emanuel..(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
–Depois de termos recebido os teus dons, Senhor, te pedimos que faças aumentar as graças da salvação em nossas almas, recorrendo a este sacramento.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

22 de dezembro dia de São Flaviano, Mártir.

 São Flaviano pertencia à alta aristocracia romana.  Casado esposo da Santa Dafrosa(4 de Janeiro) e pai de duas filhas - que mais tarde também vieram a tornar-se santas  mártires Bibiana(2 de dezembro) e Demétria(21 de julho). Na época do Imperador Constantino, foi eleito governador de Roma, dadas a sua grande inteligência e boa moral.  Quando, porém, o imperador morreu e em seu lugar assumiu seu filho Constâncio que favorecia o Arianismo, este deu início à perseguição dos cristãos de uma maneira bárbara.
  Ele, porém, não se intimidou e passou a dedicar seus dias a confortar e estimular os católicos e defendia valorasamente a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo contra os erros de Ário, esta atitude desagradou o Imperador que logo, Flaviano foi destituído de seu cargo.  Morto Constâncio, assumiu Julião o apóstata inimigo fidagal do nome cristão, que deu continuidade à perseguição, empreendendo-a ainda com mais ênfase.  E Flaviano, também dava mais força à sua ação, e, assim, passou a dedicar-se diretamente aos cristãos presos, até que ele mesmo foi preso e levado à presença do governador para abjurar sua fé Católica ou ser entregue ao martírio.


  Ele, porém, não negou sua fé e, por isso, em vez de martirizado, foi destituído de todos os seus títulos de aristocracia, teve seus bens confiscados e foi rebaixado a escravo, sendo exilado na prisão o que confortava-se com suas orações reseguinadas e acabou morto por maus tratos entregando assim a Deus sua alma fiel a Santa Religião Católica Apostólica Romana.




Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

sábado, 21 de dezembro de 2024

21 de dezembro dia de São Tomé, Apostolo e Mártir.

21/12 Sábado
Festa de Segunda Classe
Paramentos Vermelhos
O Apóstolo Tomé (hebraico ou aramaico para "gêmeo" natual da Galiléia) também foi chamado de "Dídimo" (palavra grega para "gêmeo"). Ele era ausente quando o Senhor ressuscitado apareceu aos outros apóstolos na noite da Páscoa, e se recusou a acreditar que Cristo tinha realmente aumentado até que ele tinha visto ele por si mesmo, mas quando ele viu, ele disse-lhe: "Meu Senhor e meu Deus ". (João 20:19-29)Era pescador quando Jesus o encontrou e o admitiu entre seus discípulos.
  Após Pentencoste, pregou entre os medos e os partas, povos que habitavam a Pérsia. Há também indícios de que tenha levado o Evangelho à Índia, segundo as pistas encontradas por são Francisco Xavier no século XVI. Morreu martirizado com uma lança, segundo a antiga tradição cristã.

 São Tomé o apóstolo dos partos, mas Tomé é mais conhecido como missionário na Índia.

América21 de dezembro dia de São Tomé, Apostolo e Mártir.

   Durante os primeiros séculos da colonização na América foi descoberto que São Tomé esteve miraculosamente ao novo continente e estabelecido contato com os indígenas. Novamente, como "prova" da passagem do santo, diversos sinais tidos como pegadas seriam atribuídos a Tomé. Basicamente, a figura da mitologia indígena Sumé (um homem branco que teria visitado em tempos pré-colombianos) foi identificada e fundida com São Tomé.

Assunção de Nossa Senhora aos céus.

    Um texto da Alta Idade Média atribuído a José de Arimateia, Tomé foi a única testemunha da Assunção de Maria aos céus. Os outros apóstolos foram miraculosamente transportados a Jerusalém para observar a entrega de sua alma a Deus. Tomé, que já estava na Índia, após o sepultamento fora transportado à tumba dela, onde testemunhou o corpo da Virgem Santíssima subir aos céus, jogando-lhe seu cinto. Numa inversão à imagem de ceticismo vinculada a Tomé, os outros apóstolos é que duvidaram de seu relato até verem a tumba vazia e o cinto. O recebimento do cinto por Tomé é representado várias vezes na arte medieval e pré-Tridentina.

O Oriens , *splendor lucis ætérnæ, et sol iustítiæ: veni, et illumina sedéntes in ténébris, et umbra mortis. Para ouvir a antífona, clique na imagem. Ó Oriente[ 1 ], *esplendor da luz eterna[ 2 ] e sol da justiça[ 3 ]: vem iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte. [ 4 ]

Intróito/ Ps. 138, 17 Ps. ibid., 1-2.
Grandemente, a meus olhos, honrastes, ó Deus, os vossos amigos e poderosamente firmastes o seu imperio. Sl .Senhor, Tu me provaste e me conheces; Vós conheceu minha entrada no descanso e minha futura ressurreição. V. Glória Patri .

Coleta
Dá-nos a graça, rogamos-te, Senhor, de celebrar com alegria a solenidade do teu bem-aventurado Apóstolo Tomé, para que, sempre amparados pela sua proteção, afim de que sejamos, com ardor apropriado, os discípulos da fé. Que ele pregou.Por Nosso Senhor Jesus Cristo.


Leitura da Epístola

Efésios 2,19-22
19 Conseqüentemente, já não sois hóspedes nem peregrinos, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. 21 É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se levanta até formar um templo santo no Senhor. 22 É nele que também vós outros entrais conjuntamente, pelo Espírito, na estrutura do edifício que se torna a habitação de Deus.

Gradual/ Sl. 23, 7,3 e 4
Abri vossas portas,ò príncipes! Levantem-se, portais antigos! e o Rei da glória entrará.V /. Quem poderá escalar a montanha do Senhor e permanecer neste lugar sagrado? Aquele que terá as mãos limpas e um coração puro.

Aqui dizemos V /. Dóminus vobíscum, sem Dobrar o joelho.
Rezemos..

Coleta( Segunda oração)
Apressa-te, Senhor, te pedimos, não te demores mais: ajuda-nos com a força do alto para que sejamos tua vinda amparados e conforte os que confiam na tua bondade. Vós que viveis e reinais.


Sequência do Santo Evangelho 

São João 20,24-29
 24 Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei! 26 Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco! 27 Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. 28 Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! 29 Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!


Ofertório/ Isaías 35, 4.
 Anime-se e não tema mais. Aqui está nosso Deus vindo para restaurar a justiça. Ele está vindo pessoalmente e vai nos salvar.
 
Secreta
Digna-se a aceitar, pedimos-te, Senhor, as nossas privações: para que, purificando-nos, esta penitência nos torne dignos da tua graça e nos encaminhe para os bens eternos que nos prometeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que sendo Deus convosco, vive e reina na unidade de Deus Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão Isaias 7,14 .
Isaias 7,14 – A Virgem mãe conceberá  e dará à luz um Filho que receberá o nome de Emanuel.
(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
–Alimentados, Senhor, satisfeitos,  pelo sacramento da Salvação, humildemente te pedimos que depois de termos tido a alegria de prová-la, sejamos verdadeiramente renovados pela Sua virtude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que sendo Deus convosco, vive e reina na unidade do mesmo Deus Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário