domingo, 17 de novembro de 2024

Sexto Domingo depois da Epifania

17/11 Sexto Domingo depois da Epifania
Festa de Segunda Classe
Paramentos Verdes 


Intróito Ier. 29,11,12 et 14
Tenho pensamentos de paz e não de aflição, diz o Senhor; você me invocará, e eu o ouvirei, e trarei de volta os seus cativos de todos os lugares.Salmo 84, 2.Abençoaste, Senhor, a tua terra, livraste Jacó do cativeiro.

Coleta
Nós te imploramos, Deus Todo-Poderoso, que sempre meditando nas verdades que você propôs à nossa inteligência, busquemos em nossas palavras e realizemos em nossas ações o que te agrada.

Leitura da Epístola de São Paulo aos

1 Tessalonicenses 1,2-10

IRMÃOS: Damos sempre graças a Deus por todos vós, fazendo continuamente, menção de vós em nossas orações. Lembramo-nos diante de Deus, nosso Pai, da obra de vossa fé, dos trabalhos de vossa caridade e da firmeza de vossa esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo. Sabemos, irmãos amados por Deus, que fostes escolhidos, porquanto o nosso Evangelho não vos foi pregado somente em palavras, mas na força do Espírito Santo e em grande plenitude, como sabeis que estivemos entre vós para o vosso bem. E vós vos fizestes imitadores nossos e do Senhor, recebendo a palavra no meio de muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo, a tal ponto que servistes de modelo para todos os crentes, na Mácedônia e na Acaia. Porque entre vós, não só a palavra do Senhor se divulgou na Macedônia e na Acaia, como ainda a vossa fé em Deus correu por toda a parte, de modo que não nos é necessário dizer coisa alguma, uma vez que êles mesmos contam qual o acolhimento que tivemos entre vós e como vos convertestes dos ídolos para Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, e para esperardes do céu o seu Filho Jesus (a quem ressuscitou dentre os mortos) que nos livrou da ira futura. 

Graduale. Ps. 43, 8-9.
Tu nos livraste, Senhor, daqueles que nos afligiram e confundiste aqueles que nos odiavam.V/.Em Deus nos gloriaremos o dia todo e celebraremos o seu nome para sempre.  
Alelúia, alelúia. V/.Ps, 129, 1-2.Das profundezas clamo a ti, Senhor; Senhor, ouça minha oração. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 13,31-35

Naquele tempo, propôs Jesus ao povo esta parábola: O Reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e semeou em seu campo. Este grão é, em verdade, a menor de todas as sementes, mas depois de crescida, é a maior de todas as hortaliças e chega a tornar-se uma árvore, de maneira que as aves do céu se vêm aninhar entre os seus ramos. Disse-lhes ainda outra parábola: O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até que toda ela fique levedada. Todas estas coisas disse Jesus ao povo, em parábolas; e não lhes falava senão em parábolas, para que se cumprisse o que estava escrito pelo Profeta: Abrirei em parábolas os meus lábios e publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo.


Ofertório/Salmos 129, 1-2.
Das profundezas do abismo. Eu clamo a você, ó Senhor, Senhor, ouça minha oração. Das profundezas eu clamo a ti, Senhor.

Secreta
 Oramos, ó Deus, para que a oferta deste sacrifício nos purifique e renove, nos direcione e nos proteja.
    
Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ São Marcos. 11, 24.
Em verdade vos digo: tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e vos será dado.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

Depois da comunhão.
 Alimentados por aquele que tem prazer no céu, nós te rogamos, Senhor, que tenhamos sempre fome deste mesmo alimento pelo qual vivemos verdadeiramente.


 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário