11/12 Segunda-feira
Festa
de Terceira Classe
Paramentos
Brancos
Natural da cidade lusitana de Guimarães, era espanhol, um homem de eminência e grande conhecimento das Escrituras era irmão de Santa Irene Dámaso. Em 381, ele convocou o Primeiro Concílio de Constantinopla, onde extinguiu heresia de Eunômio e Macedônio. Ele confirmou a condenação do concílio, em Rímini, condenação que já havia sido pronunciada por Libério. Esse Concílio de Rímini foi aquele em que, usando a expressão de São Jerônimo, Valente e Ursácio usaram de fraude para que a Fé de Niceia fosse condenada, e o globo terrestre, gemendo, viu-se ariano.
Ordenou a organização dos arquivos da Igreja, conservando versões fiéis e autênticas dos escritos dos primeiros Padres e mandando destruir versões apócrifas e deturpadas, para que no futuro não pudessem ser aproveitadas por hereges. Com a mesma profética intenção, quis que houvesse uma única versão oficial dos Livros Sagrados, e incumbiu seu secretário, São Jerônimo, de fazer uma tradução latina das Escrituras, diretamente dos originais gregos ou hebraicos, daí nascendo a célebre "Vulgata". Ordenou que fossem feitas escavações e obras de conservação nas catacumbas, abandonadas desde que Constantino dera liberdade à Igreja, em 312. Pessoalmente redigiu, em versos, os epitáfios dos incontáveis mártires que iam sendo localizados nas galerias subterrâneas de Roma. Por influência sua foi retirada do Senado romano a estátua da deusa Vitória, sendo assim eliminado esse vestígio do paganismo oficial. Foi um dos primeiros Papas a definir explicitamente o primado do Papa sobre a Igreja Universal, com uma autoridade que lhe vem de Nosso Senhor Jesus Cristo, e não por delegação dos demais bispos ou de concílios. Apoiou Santo Atanásio em sua luta contra o arianismo e combateu tenazmente essa, como diversas outras heresias do tempo. Em resumo, pode-se dizer que seu Pontificado, que durou 18 anos, foi dos mais fecundos dos primeiros séculos da História da Igreja.
Macedônio (m. após 360 d.C.) foi um Patriarca de Constantinopla de 342 até 346 d.C. e, novamente, de 351 até 360 d.C como arcebispo no século IV dC e encontrou seguidores entre antigos arianos e semi-arianos.. Ele inspirou o estabelecimento dos macedonianos, uma seita posteriormente declara herética.Acusados de distorcerem o ensinamento apostólico sobre o Espírito Santo Ele chamava o Espírito Santo de criatura do filho e servente do Pai e do Filho. Os que acusaram esta heresia eram os padres da igreja como Basílio, o Grande, Gregório Teólogo, Atanásio, o Grande, Gregório de Nissa, Ambrósio de Milão, Anfilóquio, Diodoro de Tarso e outros que escreveram obras contra os heréticos. Os ensinamentos de Macedônio fora refutados primeiro numa série de concílios locais e, finalmente, no Segundo Concílio Ecumênico, em Constantinopla, no ano de 381 dC, se completou o credo de Niceia com estas palavras:
"Creio no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai (e do Filho); e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele falou pelos profetas."
Cân. 11: Se alguém não declarar anátema a Ário, Eunômio, Macedônio, Apolinário, Nestório, Êutiques e Orígenes com seus ímpios escritos, bem como os demais hereges, que foram condenados e declarados anátemas pela Santa Igreja Católica e Apostólica e pelos quatro sagrados concílios citados anteriormente e outrossim os que professaram ou professam opiniões semelhantes às dos mencionados hereges e persistiram em sua impiedade até o fim, – um tal seja anátema.
Intróito/ João 21. 15-17 Salmos 29. 2.
Se Me Tens amor, Simão Pedro, apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas. SL. Eu Vos exaltarei, Senhor, porque me escolhestes, e não permitistes que os meus inimigos se rissem de mim.v.Gloria Patri.
Coleta
Olhai, eterno Pastor, com bondade para o vosso rebanho e, por intercessão do bem-aventurado Dâmaso o Sumo Pontífice, que Vos dignaste colocar, como pastor, à frente Santa Igreja, concedei-nos a graça da vossa perpetua proteção.Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Leitura da Epístola
I São Pedro 5, 1-4,10-11
1 Eis a exortação que dirijo aos anciãos
que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos
sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que
se há de manifestar.
2 Velai sobre o rebanho de Deus,
que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas
espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação;
3 não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho.
4 E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória.10 O Deus de toda graça, que vos chamou
em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco,
vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará.
11 A ele o poder na eternidade! Amém.
Gradual/ Sl. 106, 32, 31
Seja exaltado na assembleia do povo, e honrado na cadeira dos anciãos. V Magnifiquem o Senhor pela sua misericórdia, e pelas suas em prol dos homens.
Aleluia, aleluia/Mateus 16, 18.
V. Tus és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. Aleluia.
Sequência do Santo Evangelho
São Mateus 16,13-19
13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?
14 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas.
15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou?
16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!
17 Jesus então lhe disse: Feliz
és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te
revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.
18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 Eu te darei as chaves do Reino
dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o
que desligares na terra será desligado nos céus. Ofertório/ Jeremias 1,9-10
Eis que pus as minhas palavras na tua boca, e te estabeleci sobre povos e sobre reinos, para que arranques e destruas, edifiques e plantes.
Secreta
Dignai-Vos, Senhor, iluminar a vossa Igreja pela virtude destes sacrifício e fazei que por toda a parte se multipliquem os triunfos do vosso rebanlho, e os pastores, por Vós conduzidos, glorifiquem o vosso nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comunhão.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Mateus 16. 18 Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
Depois da comunhão.
Dignai-nos,conduzir Senhor,a vossa Igreja, que saciaste neste sagrado banquete, e concedei-lhe, com a vossa eficaz proteção, a perseverança na inteireza da fé e o gozo da plena liberdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.