Santo Zeferino (em latim: Zephyrinus) foi o primeiro Papa do século III e décimo quinto da Igreja, sucedendo a Vítor I.Natural de Roma, foi eleito em 199. O seu pontificado se caracterizou por duras lutas teológicas que levaram, por exemplo à excomunhão de Tertuliano. Seu crítico, São Hipólito, o descreveu como um homem simples, sem educação e dominado pelo seu assessor, Calisto.
No início de seu pontificado, o imperador Septímio Severo moveu, por decreto, intensa perseguição contra a Igreja, fato que levou São Zeferino a tomar as primeiras providências no sentido de zelar pelo rebanho, levando seu auxílio e consolo naqueles dias de grande tribulação. Pessoalmente, de dia e de noite, percorreu infatigavelmente diversas casas, cavernas e locais subterrâneos. Colocou em risco a própria vida, visitando e consolando não só os encarcerados, mas também os condenados, que acompanhava até aos cadafalsos. A todos alentava com palavras e esmolas, levando a eles o Pão dos fortes, regado com o Sangue de Cristo. A cruel perseguição perdurou por nove anos consecutivos, até a morte do imperador Severo, quando a Igreja recobrou um certo período de paz. Zeferino foi o primeiro Pontífice que desejou criar uma catacumba na Via Ápia, cujos cuidados foram por ele confiados ao diácono Calisto (e, por isso, chamada de catacumba de Calisto). Zeferino estabeleceu que os fiéis católicos, depois dos 14 anos, comungassem, pelo menos na ocasião da Festa da Páscoa. Determinou o uso da patena e dos cálices sagrados, até então confeccionados em madeira. Durante seu pontificado, a cabeça da heresia reergueu-se furiosamente. Praxeas, que no pontificado anterior havia retratado-se da pregação de sua heresia patripasiana (negação da Santíssima Trindade), novamente tentou semear sua doutrina errônea e, por isto, foi duramente combatido pelo Papa. Foi martirizado em 20 de dezembro de 217, sendo venerado como santo no dia 26 de agosto.
Santo Zeferino (em latim: Zephyrinus) foi o primeiro Papa do século III e décimo quinto da Igreja, sucedendo a Vítor I.Natural de Roma, foi eleito em 199. O seu pontificado se caracterizou por duras lutas teológicas que levaram, por exemplo à excomunhão de Tertuliano. Seu crítico, São Hipólito, o descreveu como um homem simples, sem educação e dominado pelo seu assessor, Calisto.
No início de seu pontificado, o imperador Septímio Severo moveu, por decreto, intensa perseguição contra a Igreja, fato que levou São Zeferino a tomar as primeiras providências no sentido de zelar pelo rebanho, levando seu auxílio e consolo naqueles dias de grande tribulação. Pessoalmente, de dia e de noite, percorreu infatigavelmente diversas casas, cavernas e locais subterrâneos. Colocou em risco a própria vida, visitando e consolando não só os encarcerados, mas também os condenados, que acompanhava até aos cadafalsos. A todos alentava com palavras e esmolas, levando a eles o Pão dos fortes, regado com o Sangue de Cristo. A cruel perseguição perdurou por nove anos consecutivos, até a morte do imperador Severo, quando a Igreja recobrou um certo período de paz. Zeferino foi o primeiro Pontífice que desejou criar uma catacumba na Via Ápia, cujos cuidados foram por ele confiados ao diácono Calisto (e, por isso, chamada de catacumba de Calisto). Zeferino estabeleceu que os fiéis católicos, depois dos 14 anos, comungassem, pelo menos na ocasião da Festa da Páscoa. Determinou o uso da patena e dos cálices sagrados, até então confeccionados em madeira. Durante seu pontificado, a cabeça da heresia reergueu-se furiosamente. Praxeas, que no pontificado anterior havia retratado-se da pregação de sua heresia patripasiana (negação da Santíssima Trindade), novamente tentou semear sua doutrina errônea e, por isto, foi duramente combatido pelo Papa. Foi martirizado em 20 de dezembro de 217, sendo venerado como santo no dia 26 de agosto.
Intróito/Sal. 83, 10-11.
Deus,
nosso protetor, lance seus olhos sobre nós e contemple a face de seu
Cristo; pois um dia passado em seus tribunais vale mais do que mil
outros.
Ps.
ibid., 2-3.Quão amados são os teus tabernáculos, ó Deus das virtudes! a
minha alma se consome de saudades e desfalece pensando nos átrios do
Senhor.
V/. Glória Patri.
Coleta
Ó
Senhor, guarda a tua Igreja com a assistência contínua da tua
misericórdia; e visto que, sem vós, a fraqueza humana só pode falhar,
dignai-vos, com a vossa ajuda, preservá-la incessantemente de tudo o que
a possa prejudicar e direccioná-la para o que é salutar.
Leitura da Epístola dos
Gálatas 5,16-24
16.Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne.17.Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.18.Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei.19.Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem,20.idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos,21.invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!22.Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade,23.brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.24.Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências.
16.Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne.17.Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.18.Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei.19.Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem,20.idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos,21.invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!22.Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade,23.brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.24.Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências.
Gradual. Sal. 117, 8-9. Bonum est confidére in Dómino, quam confidére in hómine.Melhor confiar no Senhor do que nos homens.
V/. Bonum est speráre in Dómino, quam speráre in princípibus. Melhor esperar no Senhor do que nos príncipes.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 94, 1.Veníte,
exsultémus Dómino, iubilémus Deo, salutári nostro. Aleluia.Venha,
regozijemo-nos no Senhor, façamos conhecida a nossa alegria diante de
Deus nosso Salvador.
Sequência do Santo Evangelho
São Mateus 6,24-33
São Mateus 6,24-33
24.Ninguém
pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou
dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à
riqueza.25.Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa
vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida
não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as
vestes?26.Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos
celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que
elas?27.Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só
côvado à duração de sua vida?28.E por que vos inquietais com as vestes?
Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem
fiam.29.Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua
glória não se vestiu como um deles.30.Se Deus veste assim a erva dos
campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a
vós, homens de pouca fé?31.Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos?
Que beberemos? Com que nos vestiremos?32.São os pagãos que se preocupam
com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo
isso.33.Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas
estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
Ofertório/ Sal. 33, 8-9.
O anjo do Senhor cercará com sua ajuda os que temem a Deus e os livrará do perigo; prove e veja quão doce é o Senhor.
Secreta
Concede-nos, por favor, Senhor, que esta hóstia salutar nos purifique de nossas faltas e restitua seu poder favorável a nós.
Praefatio
de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa
huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .
Comunhão/São Matheus. 6, 33.
Buscai primeiro o reino de Deus e tudo vos será acrescentado, diz o Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Nosso
Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca,
fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se
refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e
outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas
comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com
dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que
alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu
Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento
do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós.
Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde,
ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já
estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que
torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
Oh!
Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo.
Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no
Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
Depois da comunhão.
Que os teus sacramentos, ó Deus, nos purifiquem sempre; que eles nos forneçam ajuda e nos conduzam à salvação eterna.
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário