quinta-feira, 27 de junho de 2024

Dia 27 de junho Nossa Senhora do Perpetuo Socorro

27/06 Quinta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos
Leituras igual ao Domingo passado para os outros lugares onde Nossa Senhora Perpetuo Socorro não é padroeira nem da  paroquia, capela e etc.

Aqui Festa de primeira, Padroeira  do Estado do Mato Grosso do Sul

Ícone dizia São João Damasceno mostra ao pagão a nossa Fé

Ícone NS Perpétuo Socorro São João Damasceno, defensor dos ícones, faz uma distinção precisa à maneira que os ícones devem ser venerados e honrados e à adoração que é devida somente a Deus. Existe muito mais a ser dito sobre o ícone e sobre a iconografia, esta imensa riqueza da Santa Igreja. O ícone é feito para oração esta imagem de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro a Santa  Mãe de Deus.Esta imagem dão o autor ao Evangelistas São Lucas.Ele A pintou com técnicas precisas e tradicionais destinados a lhes garantir autenticidade. Não se trata, pois, de um quadro qualquer sobre religião, de uma imagem piedosa aonde a realização seria deixada.Por conta da inspiração individual e submetida ao modismos ou aos estilos artísticos profanos de hoje que se tem muito. O critério revelar a Fé na verdade revelada.
Representem uma mesma verdade. A fidelidade à Tradição não é repetição, cópia, mas uma revelação sempre nova da vida interior da Santa Igreja. O iconógrafo de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro são a beleza do amor Deus.

 O Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é formado por quatro figuras: Nossa Senhora, o Menino Jesus e dois arcanjos. A aparição dos Arcanjos com uma lança e a cruz mostram ao Menino Jesus os instrumentos de sua Paixão. Assustado corre aos braços da Mãe. Por causa do movimento brusco desamarra a sandália. Maria o acolhe com ternura e lhe transmite segurança. O olhar de Nossa Senhora não se dirige ao Menino, mas a nós. Porém, sua mão direita nos aponta Jesus, o Perpétuo Socorro. As mãos de Jesus estão nas mãos de Maria. Gesto de confiança do Filho que se apóia na Mãe. 


Veja a explicação:
2 - icone_01  ABREVIATURA DE “ARCANJO SÃO MIGUEL”
Ele apresenta a lança, a vara com a esponja e o cálice da amargura.
3 - icone_02  ABREVIATURA DE “ARCANJO GABRIEL”
Ele segura a cruz e os cravos, instrumentos da morte de Jesus.
4 - icone_03  ABREVIAÇÃO GREGA DE “MÃE DE DEUS”
5 - icone_04
ABREVIAÇÃO de Jesus Cristo
6 - icone_05 ESTRELA no véu de Maria é a estrela-guia, que nos conduz como conduziu os reis magos, ao encontro com Jesus. Que nos   guia no mar da vida até o porto da salvação.
7 - icone_06OS OLHOS DE MARIA, grandes, voltados sempre para nós, a fim de acolher-nos e ver todas as nossas necessidades.
8 - icone_07A BOCA DE MARIA guarda silêncio. Ela que falava pouco, mas comunica muito a partir do seu olhar sereno. Guarda tudo em seu coração.
9 - icone_08TÚNICA VERMELHA distinguia as virgens do tempo de Nossa Senhora. Sinal de pureza, mas também da força da fé.
10 - icone_09MANTO AZUL, referência das mães daquela época. Maria é a virgem-mãe de Deus.
11 - icone_10AS MÃOS DE JESUS apoiadas nas mãos de Maria, significandoconfiança total.
12 - icone_11A MÃO ESQUERDA DE MARIA sustenta Jesus. A mão que apóia, acolhe e protege aqueles que, nos sustos da vida, correm para os braços da Mãe.
13 - icone_12A SANDÁLIA DESATADA. Nos desesperos da vida, assustados pelas dificuldades e medos, corremos o risco de perder-nos. Mas resta ainda um fio que nos une à salvação.
1 - icone_13O CENTRO DO ÍCONE. Maria, ao mesmo tempo que nos acolhe com seu olhar, com a mão aberta nos indica Jesus Cristo como nosso redentor, nosso Perpétuo Socorro.
Ícone NS Perpétuo Socorro O FUNDO todo do quadro é dourado e dele saem reflexos ressaltando as roupas e simbolizando a alegria do céu, para onde caminhamos levados pelo Perpétuo Socorro de Maria.

ÍCONE TEM SEU PRÓPRIO RITUAL:
Os iconógrafos escolhem uma madeira maciça de qualidade. Em França, Rússia, Sérvia, a maioria dos iconógrafos preferem a madeira da tileira, por ser de qualidade e leve. Na Grécia, temos também a indicação de cipreste, nogueira, castanheira, pinho e árvores fragrantes. No entanto, podemos encontrar, nos dias de hoje muitas pessoas trabalhando com MDF e até compensados.
Tendo a prancha escolhida, untamo-la com uma cola específica, colamos uma tela de gaze ou tecido de algodão embebido de cola e uma base branca, preparação que traz, comumente, o nome de “levkas” – composto basicamente de cola de pele de lebre e gesso cré. Existem diferentes receitas, com mais materiais, ou até mesmo algumas diferenças.
   O número de camadas também varia de acordo com a receita aplicada, na maioria das vezes, no mínimo 12. Pode ser aplicada com trincha, lambuzar com a mão ou até com uma espátula, se e quando a consistência for mais espessa.
No final das camadas de “levkas”, lixamos a prancha com lixas de espessura razoável com o objetivo de torná-la cada vez mais lisa e homogênea, atingindo o polimento, que realizamos com uma lixa d'água de alta numeração.
O objetivo final é que a superfície de prancha se apresente como uma porcelana, para que o ouro tenha um bom resultado.
 
Desenho:
 O desenho é o estrutura do ícone.
Trabalha-se nele, primeiramente, para se ter firmeza nas linhas, nos movimentos e nas idéias que querem transportar com as mãos, mesmo sabendo que são guiadas não somente por nossas capacidades pelo divino.
 É necessário fazer uma relação entre a anatomia e a santidade. A anatomia retrata o humano. As linhas que deve fazer corresponder aos músculos e parâmetros anatômicos são muitíssimo importantes.
A vegetação bem como a representação da natureza são apresentadas de uma maneira metamorfoseada pela presença da graça de Deus na criação.
Na arquitetura, utilizamos o princípio de perspectiva invertida. Não representamos dimensões, tudo está em primeiro plano, reunido escatologicamente.
 Na maioria das Escolas de Ícones o aprendiz passa um bom tempo – cerca da 2 a 3 anos – só desenhando, sem conhecer o pincel e as cores.
 
Douração: O ouro no ícone representa o céu, o contexto espacial do ícone. A técnica de origem (bizantina) diz que todo o fundo deve ser em ouro. Posteriormente, o uso do ouro ficou mais flexível; podemos encontrar representações com o uso do ouro somente nas auréolas e em algumas vestes e detalhes.
A folha de ouro é colada de acordo com receitas diversificadas que incluem materiais e técnicas diferentes. 

Cores:Podemos dizer que as cores são a alma do ícone.
Sem elas o desenho ganharia menos expressão. Na Iconografia, as cores são obtidas pela combinação de pigmentos e a emulsão de gema de ovo.

Estes pigmentos podem ser orgânicos e inorgânicos. São produtos que se extraem da natureza, ou que a indústria produz artificialmente, utilizados como materiais coloridos.

A emulsão contém gema de ovo (sem a película), água (melhor se for destilada) e vinagre. A proporção varia segundo a forma de pintar e também as condições climáticas do local em que se realiza e conserva o ícone. 

Envernizar:Tradicionalmente, o verniz utilizado na Iconografia é o olifa. Espécie de mistura de um excelente óleo de linhaça que é levado ao fogo com silicatos e matérias químicas deste gênero.
Ele é espalhado com as mãos sobre o ícone, previamente seco e repousado por bastante tempo.

Nos dias de hoje, muitos iconógrafos deixaram de aplicar o olifa. Alguns recorrem a receitas à base de cera de abelha com terebentina, outros à goma-laca, fixadores sintéticos e a diferentes tipos de verniz, como por exemplo o marítimo, atualmente muito difundido. 

Intróito
Alegremo-nos juntos no Senhor, porque a festa que celebramos hoje é a da bem-aventurada Virgem Maria. Esta solenidade alegra os Anjos e todos em coro louvam o Filho de Deus. (TP Aleluia, aleluia.)Ps. 44, 2.Do meu coração fluiu uma excelente palavra: que consagro minhas obras ao meu Rei.V/. Glória Patri.

Coleta
Senhor Jesus Cristo, em Maria, tua Mãe, cuja imagem notável veneramos, deste-nos uma Mãe pronta a ajudar-nos perpetuamente: concede, pedimos-te, que, implorando assiduamente a sua assistência materna, mereçamos saborear perpetuamente o fruto da sua redenção.

Leitura da Epístola de

Eclesiástico 24, 23-31.

23.Cresci como a vinha de frutos de agradável odor, e minhas flores são frutos de glória e abundância.24.Sou a mãe do puro amor, do temor (a Deus), da ciência e da santa esperança,25.em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude.26.Vinde a mim todos os que me desejais com ardor, e enchei-vos de meus frutos;27.pois meu espírito é mais doce do que o mel, e minha posse mais suave que o favo de mel.28.A memória de meu nome durará por toda a série dos séculos.29.Aqueles que me comem terão ainda fome, e aqueles que me bebem terão ainda sede.30.Aquele que me ouve não será humilhado, e os que agem por mim não pecarão.31.Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna.

Graduale. Cant. 6, 3 et 9.   Tu es linda e cheia de encantos, filha de Sião, linda como a lua, formidável como um exército preparado para a batalha.
V/. Iudith 13,22.
O Senhor te abençoou em seu poder, pois através de você destruiu nossos inimigos.
    
Allelúia, allelúia. V/.
Luc. 1, 28. Ave, María, grátia plena ; Dóminus tecum : benedícta tu in muliéribus. Allelúia.
 
Sequência do Santo Evangelho

São João  19, 25-27.

25.Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.26.Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho”.27.Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe”. E dessa hora em diante o discípulo a recebeu como sua mãe.

Ofertório/Jer. 18, 20.
Lembra-te, ó Virgem Mãe, de falar bem de nós diante da face de Deus, para que ele desvie de nós a sua indignação. (TP Aleluia.)

Secreta
Sendo favorável a nós, Senhor, e graças à intercessão da Bem-Aventurada Maria sempre Virgem e Mãe, faça com que esta oblação nos proporcione para a eternidade e para esta vida felicidade e paz.

Prefácio da Bem-Aventurada Virgem Maria E nesta festa.
 
Comunhão
Ó Maria, digna Rainha do mundo, Virgem perpétua, intercede pela nossa paz e pela nossa salvação, tu que deste à luz Cristo Senhor, Salvador de todos. (TP Aleluia.)(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
  Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Rezamos-te, Senhor, para que a venerável intercessão de Maria, tua Imaculada e sempre Virgem Mãe, venha em nosso auxílio: que a sua piedade traga harmonia entre aqueles a quem ela derramou benefícios perpétuos e libertou de todos os perigos.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.