terça-feira, 30 de abril de 2024

30 de abril dia de Santa Catarina de Sena. Virgem.

30/04 Terça-feira
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Brancos

 Santa Catarina de Sena, nasceu em Sena no dia 25 de março do ano 1347, filha de um tintureiro e de mãe muito amorosa. Seus pais eram pobres e toda herança que deixaram para ela era uma educação rígida que valorizassem as virtudes do ser humano e a regesse para uma vida fiel a Deus. Era aplicada nos estudos e sempre preferia se isolar para rezar do que brincar com as outras crianças.
  Aos 15 anos de idade, Catarina ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Viveu um amor apaixonado por Deus e pelo próximo. Encerrou-se em uma cela e durante muitos anos só se dirigiu a Deus e a seu confessor. Orava o dia inteiro e seu quarto se iluminava de uma estranha luz a cada vez que ela se entregava com fervor às suas orações. Abandonou sua cela somente em 1374, quando a peste se alastrou por toda a Europa e ela decidiu cuidar dos enfermos e foi muito admirada e querida principalmente pelos italianos.
  No ano 1376, quando grupos antipapas se organizaram nas cidades de Peruggia, Florença, Pisa e Toscânia decidiram se posicionar contra o papa São Gregorio XI, Santa Catarina decidiu seguir até Avinhão, cidade onde o papa se encontrava escondido, e apresenttar-se diante do mesmo para ajudá-lo. Regressou em 1378, indo direto para sua cela e continuar sua vida isolada. . Embora analfabeta, ditava suas cartas endereçadas aos papas, aos reis e líderes, como também ao povo humilde. .
Deixou-nos o Diálogo sobre a Divina Providência, uma exposição clara de suus escritos, sua mística, o que colocaassim Santa Catarina de Sena grande mística da Igreja.
  Santa Catarina de Sena morreu no dia 29 de abril do ano 1380, com 33 anos de idade.

Intróito/ Sal. 44, 8.
Você amou a justiça e odiou a iniqüidade; por isso Deus, seu Deus, o ungiu com óleo de alegria mais excelentemente do que todos os seus companheiros. (TP Aleluia, aleluia. )
Ps. ibid., 2. Do meu coração brotou uma palavra excelente: é que dirijo minhas obras a um rei.
V/. Glória Patri.

Coleta
Concede-nos, por favor, Deus Todo-Poderoso, que ao celebrarmos o nascimento no céu da Beata Catarina, tua Virgem, possamos derivar santa alegria desta festa anual e aproveitar o exemplo que nos foi dado por sua graça, grande virtude.

Leitura da Epístola de São Paulo aos

II Coríntios 10, 17-18 e 11,1-2
7.Ora, quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18.Pois merece a aprovação não aquele que se recomenda a si mesmo, mas aquele que o Senhor recomenda.1.Oxalá suportásseis um pouco de loucura de minha parte! Oh, sim! Tolerai-me. 2.Eu vos consagro um carinho e amor santo, porque vos desposei com um esposo único e vos apresentei a Cristo como virgem pura.

Aleluia, aleluia. V/. Ps. 44, 15 e 16. Adducéntur Regi Virgines post eam: próximæ eius afferéntur tibi in lætítia. Aleluia, aleluia. V/. Virgens serão trazidas ao rei depois de você: seus companheiros serão apresentados com alegria e alegria.
Aleluia. V/. Ibid., 5. Espécie matou e pulchritúdine matou intenções, prospera, ganha e reina. Aleluia. Aleluia. V/. Com tua glória e tua majestade, avança, marcha vitoriosamente e reina. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 25,1-13
1.Então o Reino dos céus será semelhante a dez virgens, que saíram com suas lâmpadas ao encontro do esposo. 2.Cinco dentre elas eram tolas e cinco, prudentes. 3.Tomando suas lâmpadas, as tolas não levaram óleo consigo. 4.As prudentes, todavia, levaram de reserva vasos de óleo junto com as lâmpadas. 5.Tardando o esposo, cochilaram todas e adormeceram. 6.No meio da noite, porém, ouviu-se um clamor: Eis o esposo, ide-lhe ao encontro. 7.E as virgens levantaram-se todas e prepararam suas lâmpadas. 8.As tolas disseram às prudentes: Dai-nos de vosso óleo, porque nossas lâmpadas se estão apagando. 9.As prudentes responderam: Não temos o suficiente para nós e para vós; é preferível irdes aos vendedores, a fim de o comprardes para vós. 10.Ora, enquanto foram comprar, veio o esposo. As que estavam preparadas entraram com ele para a sala das bodas e foi fechada a porta. 11.Mais tarde, chegaram também as outras e diziam: Senhor, senhor, abre-nos! 12.Mas ele respondeu: Em verdade vos digo: não vos conheço! 13.Vigiai, pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

Ofertório/ Sal. 44, 10.
As filhas dos reis estão em sua glória, a rainha está à sua direita em roupas tecidas de ouro, cobertas de bordados. (TP Aleluia. )

Secreta
Senhor, subam a Vós as orações que oferecemos na solenidade da Beata Catarina, bem como a hóstia da salvação perfumada com o perfume da virgindade.
 
Comunhão/Mathe. 25, 4 e 6.
Cinco virgens prudentes levaram azeite em suas vasilhas com suas lâmpadas: e no meio da noite ouviu-se um clamor: Eis o esposo que vem: vá ao encontro de Cristo, o Senhor. (TP Aleluia. )(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que este banquete celestial, Senhor, onde nos alimentamos, nos dê a eternidade: aquele que também alimentou a Bem-Aventurada Virgem Catarina durante sua vida temporal.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.