segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

18 de dezembro dia de Santo Rufo e Zósimo, Mártires

 18/12 Segunda-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos

Quando Santo Inácio de Antioquia foi em Filipos da Macedônia para a etapa em Roma, onde era para ser martirizado com ele santos Rufus e Zózimo originário de  Antioquia ou de Filipe, fundaram a primeira Igreja entre Judeus e Gregos. Seguindo as instruções de Santo Ignacio, os cristãos de Filipos fraterna escreveu uma carta a Antioquia. São Policarpo de Esmirna, Santo Inácio, que tinha confiou o cuidado de sua igreja, teve o cuidado de responder a elas. Em sua carta, que costumava ser lido publicamente nas igrejas da Ásia  no século IV, São Policarpo fala de Rufus e Zózimo, que teve de compartilhar a felicidade e sofrimento de cadeias Ignacio de Cristo e tinha sido glorificado por Deus a coroa do martírio por volta do ano 107, durante o reinado de Trajano. São Policarpo diz deles: "Eles não correu em vão, mas estavam armados com fé e retidão viajou para o local que havia preparado para que sofreria não amar este mundo, mas Jesus, que morreu. e foi criado por Deus para a nossa salvação ... Por isso, exorto-vos todos a viver paciência direito e exercício, de que eu vos dei o exemplo não só Inácio, Zózimo e Rufo, mas também outras pessoas que conviveram com você e como o próprio Paulo e os outros apóstolos. "


 Título encontrados no túmulo de São Rufus em "Coemieterius Maius" (ao lado de Santa Inês), em Roma. Ele foi encontrado no século XVIII, e cada vez mais apreciado como um testemunho de cristão paleohistoria. O texto diz que "Rufus o mensageiro, enterrado em 10 de dezembro" ea imagem que segue o texto é identificado com uma palma do martírio, um símbolo inconfundível para os cristãos primitivos. Hoje é no Museu do Vaticano.

 

Intróito/ (Fl  4, 4-6; Sl  84, 2)
S.:  Alegrai-vos sempre no Senhor; de novo digo: alegrai-vos. Seja vossa modéstia seja notada por todos os homens; porque o Senhor está próximo. Nada vos preocupe, mas em toda a oração fazei subir até Deus os vossos pedidos. Sl.:  Abençoastes, Senhor, vosso terra e libertastes Jacob do cativeiro. Gloria Patri.

Coleta
Acomodai, Senhor, os vossos ouvidos às nossas preces e iluminai as trevas do nosso espirito, com a graça de vossa visita, Vós que viveis e reinais.

Leitura da Epístola

Filipenses 4,4-7
4 Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! 5 Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. 6 Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.

Gradual/ Sl. 79, 2-3 e 2
S.:Ó Senhor, que o vosso trono acima dos Querubins, despertai, Senhor, vosso poder e vinde. V.:Vós que sois o  Pastor de Israel, escutai, pois conduzis José como um cordeiro.

Aleluia, aleluia/v. Sl. 121, 1.
V. Despertai, ó Senhor, vosso poder, vinde em nosso socorro e salvar-nos. Aleluia. 

Sequência do Santo Evangelho

São João 1,19-28
19 Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: Quem és tu? 20 Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: Eu não sou o Cristo. 21 Pois, então, quem és?, perguntaram-lhe eles. És tu Elias? Disse ele: Não o sou. És tu o profeta? Ele respondeu: Não. 22 Perguntaram-lhe de novo: Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo? 23 Ele respondeu: Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías (40,3). 24 Alguns dos emissários eram fariseus. 25 Continuaram a perguntar-lhe: Como, pois, batizas, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta? 26 João respondeu: Eu batizo com água, mas no meio de vós está quem vós não conheceis. 27 Esse é quem vem depois de mim; e eu não sou digno de lhe desatar a correia do calçado. 28 Este diálogo se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. 

Ofertório/ Sl. 84, 2.
 S.:  Abençoastes, Senhor, vosso terra, e libertastes Jacob do cativeiro, perdoastes a iniquidade o pecado do vosso povo.
 
Secreta
Fazei, Senhor, que sempre vos ofereçamos o nosso sacrifício da nossa devoção, Vos seja sempre imolado; o qual, renovando a instituição do sagrado mistério, opere admiravelmente em nós  a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que sendo Deus convosco, vive e reina na unidade de Deus Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Isaias 35,4 – Dizei:Pusilânimes, confortai-vos e não tenhais medo. Eis virá o nosso Deus e nos salvará.

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
–Nós imploramos, Senhor, vossa clemência, sustentados por esta comunhão:  que ela nos purifique dos nossos vícios e nos prepare para a solenidade que se aproxima. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que sendo Deus convosco, vive e reina na unidade do mesmo Deus Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.