segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Pensamentos de Santa Teresinha

  "Pensamentos de Santa Teresinha"

Mês de Setembro
http://www.aascj.org.br/home/wp-content/uploads/2015/03/SANTA-TERESINHA-MORRER-DE-AMOR___.jpg
  

1.      “Não me esforço para formar minha coroa, para adquirir méritos e virtudes, faço-o para dar prazer a Jesus, salvando-lhe almas”.

2.      Meu Deus! Desejaria morrer no campo de batalha em defesa da Igreja.

3.      “Aqui sou estimada a esta afeição me é sumamente grata e suave; eis porque folgarei de viver num mosteiro onde fosse desconhecida, onde tivesse de sofrer o exílio do coração”.

4.      Todos os instantes de nossa vida sejam só para Jesus e que as criaturas nos toquem só de passagem.

5.      Se todos nesta vida me vierem a me deixar calada, a ti unida, sim, tudo é de passar...

6.      Recuperar a saúde!...Si tal fosse a vontade de Deus, sentir-me-ia feliz de proporcionar-lhe este prazer.

7.      Faço todos os esforços para ser uma criançinha pequena; assim não tenho preparativos a fazer. È Jesus em pessoa que há de pagar as despesas da viagem e o preço da entrada no céu. (Carta a sua irmã Leonia, em 12 de julho de 1896)

8.      A Natividade de Maria! Que festa tão linda para me desposar com Jesus! Era a Santíssima Virgem pequenina de um dia, apresentar sua flor pequenina ao pequenino infante Jesus. (História de uma alma).

9.      Para pertencer a Jesus é preciso ser pequenina como a gota de orvalho... Oh! Sejamos sempre a sua gotinha de orvalho, nisto consiste a perfeição. (Carta a Celina, 25 de abril de 1895).

10.  Somos demasiadamente pequeninas, para sempre passarmos por cima das dificuldades. Pois bem! Passemos muito simplesmente por baixo delas, É bom para as grandes almas pairar sobre as nuvens quando ruge a tempestade; quanto a nós basta-nos suportar com paciência os aguaceiros.

11.  Fazeis mal em criticar isto ou aquilo, quando desejais que todos se conformem ao vosso modo de ver. Já que queremos ser criancinhas, as crianças sabem o que é melhor, tudo acham bom. Além disso, não há mérito em só fazer o que é razoável. (Conselhos e lembranças).

12.  Deus alegra-se muito mais do que ele opera numa alma humildemente resignada à sua pobreza, que da criação de milhões de sóis e da extensão dos céus. (Lembranças).

13.  Oh! Não! A santidade não se acha nesta ou naquela prática, consiste numa disposição de alma que nos torna humildes e pequeninos nas mãos de Deus, cônscios de nossa fraqueza e confiantes até à ousadia em sua bondade de Pai. (Lembranças inéditas).

14.  Algumas vezes quando leio certos tratados em que a perfeição é indicada através de mil empecilhos, o meu pobre i pequenino espírito fatiga-se bem depressa; fecho o sábio livro que me faz quebrar a cabeça e me seca o coração, e tomo a sagra Escritura. Então tudo me parece luminoso, uma só palavra abre à minha alma horizontes infinitos, a perfeição a figura se me fácil, vejo que basta reconhecer o próprio nada, abandonar-se como criança nos braços do bom Deus. (Historia de uma alma, c. X)

15.  Não é necessário para ser atendido recitar belas fórmulas, achadas em algum livro, adequadas as circunstâncias; si assim fosse, pobre de mim! Faço como as criancinhas que não sabem ler; digo com simplicidade a Deus tudo o que lhe quero dizer, e ele sempre me compreendem. (História de uma alma c. X).

16.  Terei o direito, sem ofender ao bom Deus, de fazer muitas tolicezinhas até à morte, si for humilde, si permanecer pequenina. Vede as criançinhas, não cessam de quebrar, de rasgar, de cair, embora amando muito a seus pais e sendo deles amados. (Novíssima verba, sete de agosto).

17.  Minha paz é ficar pequena

                  Por isso quando caio, então

                  Ergo-me logo bem serena

                  E o meu Jesus vem dar-me a mão. (Poesias, Minha paz e alegria).

18.  Disseram-me que no céu estarei entre os Serafins; si assim for não os imitarei, não me velarei com as minhas asas! Assim não poderia ver a Deus, teria a aparência de temê-lo e como seria possível prodigalizar-lhe minhas carícias e receber as suas? (Novíssima verba, 24 de setembro).

19.  Sou apenas uma criancinha impotente e fraca, entretanto, é a minha fraqueza mesmo que me dá a audácia de oferecer-me vítima ao vosso amor, ó Jesus. (História de uma alma, c. XI).

20.  Deus não inspira desejos irrealizáveis; posso, portanto, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade. (História de uma alma, c. IX).

21.  É, sobretudo o Evangelho que me entretém durante as minhas orações, é nele que vou buscar tudo o que é necessária à minha pobre alma. (História de uma alma, c. VIII).

22.  Um olhar a Jesus e o reconhecimento de nossa própria miséria tudo repara. (Carta a Celina, seis de julho de 1893).

23.  Como é fácil agradar a Jesus, arrebatar-lhe o coração! Basta só amá-lo sem olhar para si mesmo, sem examinar demasiadamente os próprios defeitos. (Carta a Celina, 6 de julho de 1893).

24.  Minha vida espiritual de agora é simplesmente sofrer e nada mais. (Novíssima verba, 4 de agosto de 1897).

25.  Só a verdade me alimenta; é por isso que nunca desejei visões; não podemos ver na terra o céu, nem os anjos tais como são. Prefiro esperar a visão eterna. (Novíssima verba).

26.  A minha pequenina vereda é de não desejar ver coisa alguma; sabeis muito bem que eu cantei:

                  Que não desejei aqui

                  Na terra, ver a Ti,

                  Ó Jesus, lembra te!...

27.  Desde a mina infância esta palavra de Jó me arrebata: Ainda que Deus me enviasse a morte, esperaria nele Ele... (História de uma alma, c XII. Novíssima verba).

28.  Não posso estimar mais uma coisa do que outra; o que o bom Deus mais preza e escolhe para mim, eis o que mais me agrada. (Novíssima verba).

29.  Se eu morresse sem ter recebido a Extrema-Unção, seria o caso de pensar que o Papai, o bom Deus, veio buscar-me o mais simplesmente possível. É sem dúvida uma grande graça ser confortada pelos Sacramentos, mas quando Deus dispõe de outro modo, isso nada influem... Tudo é graça... (Novíssima verba, cinco de junho).

30.  Oh! Eu o amo!... Meu Deus... Eu vos amo... (Últimas palavras de Santa Teresinha, no dia 30 de setembro de 1897).
Compre para ajudar nosso apostolado o Kit Santa Teresinha vai seu livrinho.
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário. 

01 de setembro dia do Santo Gil, Abade.

    01/09 Segunda-feira
Feria de Quarta Classe 
Paramentos Verdes


   O beneditino Nascido em Atenas , este santo monge viria a viver como um eremita na boca do Rhône em Languedoc no século VII . Logo, ele se distinguiu por milagres, mas fugiu de sua fama e endereços em Provence . Ele foi primeiro para Roma , antes de se aposentar em uma floresta perto de Nîmes no Gard . O santo é representado muitas vezes por uma corça, uma mão e uma seta porque, segundo a lenda hagiográfica século X , um cervo perseguido por caçadores do lendário rei Flavius ​​refugiou-se na caverna e vem para mentir a seus pés. Mão do santo em oração é perfurado pela flecha de um caçador difícil para o animal. Flávio rei expressou suas desculpas ao santo, protetor de cervos de refugiados em sua casa, e pediu para perdoar o erro de seus caçadores. Foi então que o monge convencido a estabelecer um mosteiro em um lugar que ele escolheu para sua sepultura. Assim foi construída a abadia de Saint-Gilles-du-Gard , associado com a construção do mosteiro fundada no século 7 que ele escolheu para sua sepultura assim ficando sua relíquias. A comuna formado em torno do núcleo da abadia, que foi o primeiro ponto de parada para os peregrinos com destino a Santiago de Compostela , na Espanha, que estavam seguindo o Tolosana via que levou de Arles para Toulouse e cruzou a Pirinéus para se juntar outras rotas em Puente La Reina , daí para Santiago ao longo da Via Compostelana . A igreja antiga abadia, como parte das Rotas de Santiago de Compostela, na França . Oeste da abadia portal está entre os mais belos dos grandes românicas portais e um exemplo definitivo do provençal românica. A igreja tem três naves e uma escadaria em espiral famoso de cantilevered degraus de pedra. Durante as Guerras francesas da religião os protestantes se fortificaram dentro da abadia, que foi severamente danificada.  O santuário de Saint Gilles, localizado na cripta da igreja, é o tema da peregrinação em especial as mulheres que desejam engravidar ou lidar com a infertilidade. Ele morreu por volta do ano 720 . Natalis morre ou comerciante a sua festa subindo sua alma pura para o céu é fixo 01 de setembro.

 
Intróito/Sal. 69, 2-3.
Ó Deus, vem em meu auxílio; Senhor, apresse-se em me ajudar: que meus inimigos, que procuram tirar minha vida, sejam confundidos e envergonhados.
Ps. ibid., 4.Deus todo-poderoso e misericordioso, por cuja graça os vossos fiéis vos servem bem e louvável; concede-nos, segundo a nossa oração, correr sem vacilar no caminho que conduz aos bens que prometeste. Por nosso Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus todo-poderoso e misericordioso, por cuja graça os vossos fiéis vos servem bem e louvável; concede-nos, segundo a nossa oração, correr sem vacilar no caminho que conduz aos bens que prometeste. Por nosso Senhor.

Leitura da Epístola dos  
II Coríntios 3,4-9                                                                                            
4.Tal é a convicção que temos em Deus por Cristo.5.Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus.6.Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.7.Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face (embora transitório),8.quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito!9.Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais o há de sobrepujar em glória o ministério da justificação !

Gradual. Sal. 33, 2-3.Benedícam Dóminum in omni témpore: sempre laus eius in ore meo.Bendirei o Senhor em todos os momentos; o seu louvor estará sempre na minha boca.
V/. Em Dómino laudábitur ánima mea: áudiant mansuéti, et læténtur. A minha alma porá a sua glória no Senhor; ouçam-me os mansos, e regozijem-se.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 87, 2.Dómine, Deus salútis meæ, in die clamávi et nocte coram te. Aleluia.Senhor Deus da minha salvação, clamo a ti dia e noite. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 10,23-37  
23.E voltou-se para os seus discípulos, e disse: Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes,24.pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.25.Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?26.Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês?27.Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).28.Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isto e viverás.29.Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?30.Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.31.Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante.32.Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante.33.Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão.34.Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.35.No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei.36.Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?37.Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.

Ofertório/ Êxodo 32, 11, 13 e 14.
Moisés orou na presença do Senhor, seu Deus, e disse: Por que, Senhor, estás zangado com o teu povo? Deixe sua raiva dobrar; lembre-se de Abraão, Isaque e Jacó, a quem você jurou dar uma terra que mana leite e mel. E o Senhor apaziguado não prejudicou seu povo do qual ele havia falado.

Secreta
Olha bem, rogamos-te, Senhor, para a oferta que te apresentamos nos altares sagrados; que, obtendo para nós a indulgência, rende honra ao Teu Nome.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/Sal. 103, 13 e 14-15.
A terra, Senhor, se fartará do fruto das tuas obras; da terra tiras o pão, e o vinho alegra o coração do homem; o óleo espalha alegria em seu rosto, e o pão fortalece seu coração.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Fazei, nós vos imploramos, Senhor, que esta participação nos Santos Mistérios nos vivifique, e que seja para nós ao mesmo tempo purificação e defesa.

 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário