sábado, 9 de junho de 2012

Continuação... O segredo por revelar

101 motivos para duvidar 
da versão do Cardeal Bertone

Dos motivos 16 ao 37
 
16. Durante um programa radiofónico em 6 de Junho de 2007, Bertone disse falsamente que as palavras da Santíssima Virgem na Quarta Memória terminavam com reticências (...), e não com o "etc.", quando sabia muito bem que o "etc." ­ que indica mais palavras da Santíssima Virgem ­ está há décadas no centro da controvérsia sobre o Terceiro Segredo e, portanto, não podia ter confundido o "etc." com reticências; e sabia também que é absurdo sugerir que a Mensagem de Fátima termina com a Santíssima Virgem a deixar um pensamento seu em meio, sem o concretizar.

17. Durante o mesmo programa de rádio, Bertone sugeriu falsamente que as palavras reveladoras da Santíssima Virgem sobre a conservação do dogma da Fé em Portugal (mas, evidentemente, não noutros países) não são importantes, porque são apenas parte da "memória" de Lúcia, que ele caracterizou como sendo "outro escrito," quando sabia que as memórias de Lúcia são os textos de referência da Mensagem de Fátima integral, e que ele próprio usou a Terceira Memória, menos completa, para obter o texto do Grande Segredo que o Vaticano publicou em 2000. Bertone destruiu a sua própria posição na televisão nacional.

18. Durante o seu aparecimento no Porta a Porta em Maio de 2007, Bertone revelou finalmente ­depois de sete anos sem o mencionar ­ que a Irmã Lúcia preparou dois envelopes lacrados diferentes para transmitir o Terceiro Segredo, cada um dos quais tinha a anotação "Por ordem expressa de Nossa Senhora, este envelope só pode ser aberto em 1960 por Sua Ex.cia Rev.ma o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa ou por Sua Ex.cia Rev.ma o Senhor Bispo de Leiria."

19. Assim, o próprio Bertone confirmou a teoria de "dois envelopes, dois textos" de Socci e dos "Fatimistas", porque não era de crer que Lúcia usaria dois envelopes lacrados, cada um deles com a "ordem de 1960", para apenas um texto.

20. Ao contrário do que revelou na televisão, Bertone escreveu n'A Última Vidente que, durante a sua suposta entrevista com Lúcia em 27 de Abril de 2000, pediu-lhe para identificar apenas um envelope lacrado como sendo dela.

21. Durante o mesmo programa Porta a Porta, Bertone revelou também pela primeira vez que o texto da visão do Bispo vestido de branco não era uma carta endereçada ao Bispo de Leiria- -Fátima que foi como Lúcia descreveu o texto do Segredo que tinha transmitido ao Bispo ­ mas, antes, foi escrito em quatro páginas seguidas do seu caderno de apontamentos, compreendendo um só fólio.

22. Bertone confirmou assim a asserção de Socci e dos "Fatimistas" de que, tal como a Irmã Lúcia revelara, o Segredo estava contido nos seus cadernos de apontamentos e também na sua carta ao Bispo de Leiria-Fátima.

23. Contrariando o que disse na televisão em 31 de Maio de 2007, Bertone afirmou n'A Última Vidente que, durante o encontro de 27 de Abril de 2000, Lúcia autenticou folhas ("fogli" em italiano) de papel referentes ao Segredo, e não a folha que ele mostrou no Porta a Porta e que descreveu como "o fólio (folha de papel)... o único fólio autêntico ("l'unico foglio autentico"), o único fólio em que está contido o Terceiro Segredo."

24. Durante o programa Porta a Porta, Bertone fez questão de mostrar um envelope que continha uma tradução, feita em 1967, de um texto do Segredo (embora não mostrasse a referida tradução), mas não mostrou nem sequer mencionou a tradução feita em 1959 de um texto do Segredo, preparada especialmente para João XXIII, cuja existência o Arcebispo Capovilla revelou mais tarde, durante um programa de televisão organizado por Bertone em Setembro de 2007.

25. Bertone revelou inadvertidamente, quando apareceu no Porta a Porta, que o Terceiro Segredo contém "palavras" e uma "locução interior" que Lúcia teria guardado indelevelmente na memória, quando a visão do Bispo vestido de branco não inclui palavras da Santíssima Virgem, e apenas uma palavra dita pelo anjo ("Penitência", repetida três vezes) e nenhuma locução interior: isto é, nada que a Santíssima Virgem lhe dissesse.

26. Bertone também admitiu finalmente, no Porta a Porta, que o Cardeal Ottaviani afirmou "categoricamente" que há um texto do Segredo de uma página, compreendendo 25 linhas, distinto do texto de quatro páginas e 62 linhas que descreve a visão do Bispo vestido de branco. N'A Última Vidente, porém, Bertone disse que não sabia de que o Cardeal estava a falar.

27. Curiosamente, Bertone disse que o depoimento de Ottaviani era "um pouco estranho", em vez de o desmentir logo e de apresentar testemunhas ou documentos que o pudessem desacreditar imediatamente, se tais testemunhas e documentos existissem.
 
28. Bertone declarou ainda perante as câmaras de televisão que não achava que o depoimento de Ottaviani sobre um texto do Segredo de uma página e 25 linhas fosse "tão convincente que diga que há uma folha de papel (foglio) de 25 linhas. .", como se o assunto estivesse aberto a debate, quando ele não falaria assim se tivesse a certeza de que Ottaviani estava errado.

29. Numa tentativa arranjada para pôr de lado o depoimento do Cardeal Ottaviani, que não podia negar ou refutar, Bertone sugeriu falsamente no Porta a Porta, e num programa de rádio na semana seguinte (6 de Junho de 2007), que Ottaviani podia ter contado 25 linhas em duas páginas do texto de quatro páginas da visão ­ pensando, não se sabe como, que as duas páginas eram só uma página! ­ quando Bertone sabia muito bem que as duas páginas que indicou em ambas as ocasiões contêm 32 linhas de texto e não podiam, de modo nenhum ser confundidas com uma página de 25 linhas. Bertone não conseguiu obter um desmentido de Capovilla, admitindo finalmente a existência do "envelope Capovilla", que nunca foi mostrado.

30. Quando, a pedido de Bertone, De Carli entrevistou finalmente Capovilla em Agosto de 2007, não conseguiu obter um desmentido de nenhum elemento do depoimento de Capovilla a Paolini, descrito por Socci n'O Quarto Segredo. 
 
31. Uma versão anterior da entrevista que De Carli fez a Capovilla ­ a que também faltava um desmentido ­ foi publicada pela primeira vez numa revista feminina, o que indica que houve uma tentativa de lançar um "balão de ensaio" não oficial que seria insinuado como uma mudança no depoimento de Capovilla, quando, na realidade, não tinha havido mudança nenhuma.

32. Segundo a transcrição de De Carli da sua entrevista a Capovilla em Agosto de 2007, Paolini nem sequer foi mencionado em toda a entrevista, assim como não foi mencionada a publicação por Socci do relato que Paolini fez do que Capovilla lhe disse.

33. Esta omissão deliberada de qualquer discussão do relato de Paolini sobre o que Capovilla lhe disse só pode querer dizer que Capovilla não estava disposto a desmentir ou até mesmo a modificar o que dissera a Paolini.

34. Durante a entrevista com De Carli, Capovilla não só não desmentiu ou modificou o seu depoimento a Paolini, como até confirmou a existência do "envelope Capovilla" contendo o Terceiro Segredo, que estava nos aposentos papais, na escrivaninha chamada "Barbarigo", e tinha do lado de fora as palavras que Capovilla escrevera a pedido de João XXIII.

35. Embora a sua própria testemunha passasse a confirmar a existência do "envelope Capovilla", Bertone não o mostrou nem deu qualquer explicação para não o mostrar, o que certamente faria se tivesse uma explicação inocente.

36. Não tendo conseguido obter um desmentido do depoimento de Capovilla, De Carli, obedecendo a Bertone, tentou apresentar (no programa que Bertone organizou em Setembro de 2007) a conclusão que não pôde extrair da testemunha: "Concluo [De Carli!], portanto, que não há um envelope Capovilla em contraste com um envelope Bertone. Os dois envelopes são o mesmo documento."

37. Todavia, tanto Bertone como De Carli sabiam que Capovilla nunca tinha dito tal coisa a De Carli, antes pelo contrário ­ segundo a própria transcrição que ele fez da sua entrevista ao Arcebispo Capovilla confirmou que havia um "envelope Capovilla" com as suas anotações, envelope esse que Bertone nunca mostrou. ­
Vídeo: 
A ocultação do Terceiro Segredo de Fátima - Parte 03 de 6