O
Concílio de Trento(1545-1563), sob Paulo III (1534-1549), declara:
·
"Se
alguém disser que os Sacramentos da nova Lei não foram instituídos todos por
Jesus Cristo, e que são sete: Batismo, Eucaristia... e que algum destes não é
verdadeiro e propriamente Sacramento, seja excomungado."
Sagradas Escrituras:
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Nosso Senhror Jesus Cristo instituiu a Eucaristia se vê em suas palavras: "Fazei
isto em memória de Mim..." (Lc 22,19). Nelas se cumprem todas as notas
essenciais da definição do Sacramento:
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A matéria:
o pão e vinho.
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A forma:
as palavras da consagração.
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A graça
interna: indicada e produzida pelo signo é a união com Cristo e a vida eterna:
2.
"Aquele
que come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna."
(Jo 6,54).
CRISTO ESTÁ PRESENTE NO SACRAMENTO DO ALTAR PELA
TRANSUBSTANCIAÇÃO DE TODA A SUBSTÂNCIA DO PÃO EM SEU CORPO E TODA SUBSTÂNCIA
DO VINHO EM SEU SANGUE
O
Concílio de Trento (1545-1563), sob Júlio III (1550-1555), declara:
·
"Se
alguém disser que no sacrossanto Sacramento da Eucaristia permanece as substâncias
do pão e do vinho, juntamente com o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus
Cristo, e negar aquela maravilhosa e singular conversão de toda a substância
do pão e do vinho em Corpo e Sangue, permanecendo apenas as espécies de pão e
vinho, conversão essa que a Igreja muito corretamente chama 'Transubstanciação',
seja excomungado." (Dz. 884-877).
"Transubstanciação" é uma conversão no sentido passivo; é o trânsito de uma coisa a outra. Cessam as substâncias de Pão e Vinho, pois sucedem em seus lugares o Corpo e o Sangue de Cristo. A Transubstanciação é uma conversão milagrosa e singular diferente das conversões naturais, porque não apenas a matéria como também a forma do pão e do vinho são convertidas; apenas os acidentes permanecem sem mudar: continuamos vendo o pão e o vinho, mas substancialmente já não o são, porque neles está realmente o Corpo, o Sangue, Alma e Divindade de Cristo.
Sagradas
Escrituras:
·
Mc 14,22:
"Tomai, este é Meu Corpo...".Os Dogmas nos levam a ter zelo em receber Nosso Senhor na Hóstia Consagrada, dignamente BEM VESTIDOS, DE JOELHOS E NA BOCA (com atos externos e internos) pois estamos diante de Deus que mereçe toda a honra e toda a glória, não recebe-Lo na mão como se fosse um simples pedaço de pão.