segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Festa da Natividade da Santíssima

08/09 Segunda-feira
Festa da Natividade da Santíssima Virgem de Segunda Classe
Paramentos Verdes

Essa festa mariana teve sua origem em Jerusalém na metade do século V, onde permanecia viva a tradição da dedicação da igreja construída no lugar onde surgia a casa dos santos Joaquim e Ana, mais antiga no Oriente, introduziu-se provavelmente na liturgia romana durante o século VII. Inocêncio IV deu-lhe Oitava no Concilio de Lião, em 1245. Na última centúria, serviu esta data de 8 de Setembro para fixar nove meses antes, a 8 de Dezembro, a festa da Imaculada Conceição. A Santa Igreja, celebrando a natividade da Santíssima Virgem, canta a aurora da redenção, que despontou com o aparecimento de Maria no mundo. Eva deu à luz a seus filhos na dor, Maria dá à luz o filho de Deus com júbilo. Eva levava consigo as nossas lágrimas, Marai a nossas alegrias. Invoquemos a Virgem a Virgem Santíssima com aquela invocação tão bela da sua ladainha: "Causa de nossa alegria".
Hoje o Deus que se assenta em tronos espirituais
preparou para si um trono santo sobre a terra;
Aquele que em sua sabedoria estabeleceu os céus,
no seu amor cria um céu vivente.
Eis o dia do Senhor, alegrai-vos, ó povos!
Com efeito a câmara nupcial deu à luz,
e o livro do Verbo da vida saiu de um ventre.
A porta do Oriente nasceu
e aguarda a entrada do grão-sacerdote,
única a introduzir no universo o único Cristo,
para a salvação das nossas almas.

Hoje se descerram as portas estéreis
e nasce a Pura virginal e divina;
hoje a graça começa a dar o seu fruto
mostrando ao universo a Mãe de Deus,
para a qual a terra é unida aos céus.

É abolida a esterilidade da nossa natureza,
pois uma mulher estéril tornou-se mãe daquela
que permanecerá virgem após o nascimento do seu Criador.
Dela o Deus por natureza
apossou-se do que lhe era estranho e encarnado,
opera a salvação dos transviados pela carne.

É ela o soerguimento de Adão e a libertação do pecado;
graças a ela fomos divinizados e libertos da morte;
aclamemos, pois, com Gabriel:
Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo
e, por teu intermédio, nos concede grande misericórdia.

O teu nascimento, ó Mãe de Deus,
anuncia a alegria ao mundo inteiro;
pois de ti nasceu o Sol da justiça, Cristo nosso Deus,
o qual, abolindo a maldição, nos deu a bênção
e, destruindo a morte, nos presenteou com a vida eterna.

Ó Imaculada,
te tornaste áureo turíbulo do fogo divino,
perfuma a podridão do meu coração,
o única sempre Virgem!

Em ti nós possuímos, ó Mãe de Deus, um porto,
um baluarte inexpugnável, uma proteção segura...

A sarça incombusta na montanha
e a fornalha refrescante na Caldéia
claramente te prefiguram, Esposa de Deus.

Joaquim e Ana foram libertos do opróbrio da esterilidade,
e Adão e Eva, da corrupção da morte,
pela tua santa Natividade, ó Pura.
Teu povo, salvo da escravidão do pecado,
a celebra exclamando:
a estéril dá à luz a Mãe de Deus que alimenta nossa vida


 08 dia de São Pedro Claver,Confessor


São Pedro Claver (Verdú, Espanha, 26 de Junho de 1580 – Cartagena, Colômbia, 8 de Setembro de 1654) Filho de Pedro Claver e agricultores Minguella e mãe Ana Corberó ficou órfão aos 13 anos de idade.Destaque a sua vocação religiosa, dois anos mais tarde recebeu a tonsura eclesiástica do bispo de Vic na paróquia de sua cidade natal, Verdú.Ele se mudou para Barcelona para iniciar os estudos de gramática na Universidade Estudo Geral.Em meados de 1600 ou 1601, completou a retórica, mudou-se para Belém Colégio dos Jesuítas, para estudar filosofia. Eles decidiram entrar na Companhia de Jesus com 21 anos, e 07 de agosto de 1602 ele entrou para o noviciado em Tarragona. Depois de fazer a votação, foi enviado para Girona para futuros estudos na área de humanas e, em seguida, em 11 novembro de 1605, a escola em Palma de Mallorca Montesión para estudar filosofia.Atingiram-se uma grande amizade com o goleiro Alonso Rodriguez, um irmão mais velho, que estava impregnada a chamada missionária.Em 1608 ele se mudou para Barcelona para estudar teologia.Ele não pôde terminar a escola, em seguida, recebeu uma carta do Provincial, datado de 23 de janeiro de 1610, que foi concedida a permissão para ir para a América, como ele desejava. Claver foi a Tarragona para participar de outros religiosos e ir para o Valência e Sevilha, onde outros jesuítas se juntou ao grupo.Embarcou no galeão San Pedro (parte da frota comandada por D. Jerónimo de Portugal e Seattle), que partiu da Andaluzia, em abril de 1610 mesmo, e chegou em Cartagena.De lá Claver e seus companheiros fizeram o seu caminho para Santa Fé, até o rio Magdalena e em seguida, tomando o caminho da Honda. Uma vez que a capital de Nova Granada, foi encontrado que pudesse continuar seus estudos teológicos, como falta de professores.Ele foi designado para o Colégio da Companhia como assistente até 1612, quando a chegada de novos religiosos permitiu que esses estudos.Claver foi então enviado para o noviciado de Tunja para a aprovação em terceiro lugar, e finalmente para a faculdade de Cartagena, onde chegou em novembro 1615.Ele foi ordenado subdiácono no próximo mês e em 1616 recebeu o diaconato e ordenação. O jesuíta nova foi enviado para ajudar o pai Sandoval, que foi responsável pela doutrinação do povo negro.Sandoval tinha que ir para Lima em 1617 e Claver ele mesmo teve que lidar com todo o trabalho.Em 1618 ele foi acompanhado por um jesuíta italiano, o padre Carlos de Orta, mas morreu no ano seguinte, felizmente, o padre Sandoval voltou para Cartagena em 1620.Em 3 de abril de 1622 fez sua profissão Claver.Ao pé da fórmula dos votos registrados em sua própria caligrafia "Petrus Claver, servus aethiopum semper" ("Pedro Claver, escravo dos negros para sempre").Foi o que eu queria ser e aquilo que sempre foi.                                                                                   
Pai Claver é exercido o seu ministério com dedicação total, seguindo o procedimento utilizado pelo pai Sandoval.Quando o governador anunciou a chegada de um navio negreiro, tentando descobrir qual a região era de seu "fardo", a fim de encontrar os intérpretes adequados para falar com os escravos.Os proprietários de escravos se recusaram a fornecer intérpretes ou colocar muitos obstáculos, porque o Colégio de Cartagena acabou comprando um grupo de escravos, os artistas nativos de diversas regiões da África para ajudar Claver.
O padre foi com eles para o navio de escravos, que levou presentes, como laranjas, limões, rapé panela, ou conhaque.Down às caves e disse aos escravos que estava lá para ver que os brancos são tratados assim, ele garantiu que não iria matá-los, como muitas vezes, criam e eram encorajados a abraçar a fé cristã, para o que deve ser instruído.Em seguida, perguntar para as crianças doentes e nasceu durante a viagem, que dedicou a cuidados de emergência. Quando o impediu de embarcar no navio negreiro, fez o mesmo nas lojas onde os escravos eram amontoados.Claver repetidas visitas de vários dias, e após várias horas dedicadas à catequese através de intérpretes.Este trabalho utilizou-o em um pátio, com uma imagem de Jesus crucificado, e terminou com o ato de contrição.Quando os catecúmenos foram bem educados passou a batizá-los e, em seguida deu-lhes uma medalha de chumbo foram impressos os nomes de Jesus e Maria. O pai também cuidou Claver negros geralmente viviam em Cartagena e mesmo a província, que passou um ano na missão de Páscoa.preocupação manifestada para com os doentes, os deficientes e indigentes, que foi o tema de seus esforços.Diariamente fui a dois hospitais em São Sebastião e São Lázaro, que consolou e curou os internados.Nas prisões tendem não só aos negros, mas muitos prisioneiros, e protestantes na ilha de Santa Catalina, que veio a partir de capturas pelos navios espanhóis.O jesuíta acabou por ser respeitada pela Cartagena autoridades e proprietários de escravos próprios, que temiam que ele parecesse.Ele viveu com grande austeridade, dormindo em uma esteira e comer com moderação, e dedicados às suas orações em tempo de reposição.                            
Em 1651, Cartagena foi atingida por uma epidemia.Claver pai contraiu a doença e ficou com uma paralisia residual, no entanto, não impediu de continuar visitando os leprosos de S. Lázaro, onde ele estava dirigindo uma mula, e até mesmo alguns escravos que vieram.Após a independência de Portugal em 1640 tinha diminuído os navios negreiros, uma vez que a nação tinha prendido o assento.Houve então um hiato que durou até que ela voltasse para organizar o negócio do tráfico.No entanto, alguns navios ainda estavam chegando, como um barco carregado de araras escravos em 1651.Claver estava vestida e, ajudado por uma bengala, entrou na loja onde foram armazenadas para venda.Instruído por vários dias e batizou mais do que alguns.                                               
Em 06 de setembro de 1654 doentes e no dia seguinte ele foi dado últimos ritos.Na sua morte, que ocorreu na noite de 07-08 setembro 1654, muitos católicos tinham ido visitar.Teve um funeral solene e foi sepultado na capela do Santo Cristo, na igreja da Companhia.O processo de beatificação começou em 1658.Em 1747 ele foi declarado Venerável pelo Papa Bento XIV , foi beatificado em 1851 pelo Papa Pio IX e canonizado em 1888 por Leão XIII.Sua festa é celebrada em 08 de setembro. O papa Leão XIII, quando leu a vida de S. Pedro Claver, exclamou: "Nunca uma biografia me havia impressionado tanto como esta". Entre todos os que trabalharam entre os negros, o mais famoso dos missionários foi o padre jesuíta Pedro Claver, que assinava "escravo dos escravos", tendo sua vida confirmado a identificação com este programa.

Leitura da Epístola do 
 Provérbios 8,22-35
22.O Senhor me criou, como primícia de suas obras, desde o princípio, antes do começo da terra.23.Desde a eternidade fui formada, antes de suas obras dos tempos antigos.24.Ainda não havia abismo quando fui concebida, e ainda as fontes das águas não tinham brotado.25.Antes que assentados fossem os montes, antes dos outeiros, fui dada à luz;26.antes que fossem feitos a terra e os campos e os primeiros elementos da poeira do mundo.27.Quando ele preparava os céus, ali estava eu; quando traçou o horizonte na superfície do abismo,28.quando firmou as nuvens no alto, quando dominou as fontes do abismo,29.quando impôs regras ao mar, para que suas águas não transpusessem os limites, quando assentou os fundamentos da terra,30.junto a ele estava eu como artífice, brincando todo o tempo diante dele,31.brincando sobre o globo de sua terra, achando as minhas delícias junto aos filhos dos homens.32.E agora, meus filhos, escutai-me: felizes aqueles que guardam os meus caminhos.33.Ouvi minha instrução para serdes sábios, não a rejeiteis.34.Feliz o homem que me ouve e que vela todos os dias à minha porta e guarda os umbrais de minha casa!35.Pois quem me acha encontra a vida e alcança o favor do Senhor.


Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 1,1-16
1.Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.2.Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos.3.Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara. Farés gerou Esron. Esron gerou Arão.4.Arão gerou Aminadab. Aminadab gerou Naasson. Naasson gerou Salmon.5.Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi.6.O rei Davi gerou Salomão, daquela que fora mulher de Urias.7.Salomão gerou Roboão. Roboão gerou Abias. Abias gerou Asa.8.Asa gerou Josafá. Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias.9.Ozias gerou Joatão. Joatão gerou Acaz. Acaz gerou Ezequias.10.Ezequias gerou Manassés. Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias.11.Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no cativeiro de Babilônia.12.E, depois do cativeiro de Babilônia, Jeconias gerou Salatiel. Salatiel gerou Zorobabel.13.Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliacim. Eliacim gerou Azor.14.Azor gerou Sadoc. Sadoc gerou Aquim. Aquim gerou Eliud.15.Eliud gerou Eleazar. Eleazar gerou Matã. Matã gerou Jacó.16.Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo