domingo, 19 de novembro de 2023

Vigésimo Quinto Domingo depois de Pentecoste


19/11 Vigésimo Quinto Domingo depois de Pentecoste
Festa de Primeira Classe
Paramentos Verdes 
 
Intróito/Ier. 29,11,12 et 14.
Tenho pensamentos de paz e não de aflição, diz o Senhor; você me invocará e eu o ouvirei, e trarei de volta seus cativos de todos os lugares.
Sal. 84, 2. Abençoaste, Senhor, a tua terra, livraste Jacó do cativeiro.
V/. Glória Patri.

Coleta
Nós te imploramos, Deus Todo-Poderoso, que sempre meditando nas verdades que você propôs à nossa inteligência, busquemos em nossas palavras e realizemos em nossas ações o que te agrada.

Leitura da Epístola da

I Tessalonicenses 1,2-10
2 Não cessamos de dar graças a Deus por todos vós, e de lembrar-vos em nossas orações. 3 Com efeito, diante de Deus, nosso Pai, pensamos continuamente nas obras da vossa fé, nos sacrifícios da vossa caridade e na firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, sob o olhar de Deus, nosso Pai. 4 Sabemos, irmãos amados de Deus, que sois eleitos. 5 O nosso Evangelho vos foi pregado não somente por palavra, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Sabeis o que temos sido entre vós para a vossa salvação. 6 E vós vos fizestes imitadores nossos e do Senhor, ao receberdes a palavra, apesar das muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo, 7 de sorte que vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8 Em verdade, partindo de vós, não só ressoou a palavra do Senhor pela Macedônia e Acaia, mas também se propagou a fama de vossa fé em Deus por toda parte, de maneira que não temos necessidade de dizer coisa alguma. 9 De fato, a nosso respeito, conta-se por toda parte qual foi o acolhimento que da vossa parte tivemos, e como abandonastes os ídolos e vos convertestes a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro, 10 e aguardardes dos céus seu Filho que Deus ressuscitou dos mortos, Jesus, que nos livra da ira iminente.
 
 
Gradual. Ps. 43, 8-9.Liberásti nos, Dómine, ex affligéntibus nos: et eos, qui nos odérunt, confudísti.Tu nos livraste, Senhor, daqueles que nos afligiram e confundiu os que nos odiavam.
V/. Em Deo laudábimur tota die, et in nómine tuo confitébimur in sǽcula. Em Deus nos glorificaremos o dia todo e honraremos seu nome para sempre.
Aleluia, aleluia. V/.Ps, 129, 1-2. De profúndis clamávi ad te, Dómine: Dómine, exáudi oratiónem meam. Aleluia. Do fundo do abismo clamo a ti, ó Senhor; Senhor, ouça minha oração. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 13,31-35
31 Em seguida, propôs-lhes outra parábola: O Reino dos céus é comparado a um grão de mostarda que um homem toma e semeia em seu campo. 32 É esta a menor de todas as sementes, mas, quando cresce, torna-se um arbusto maior que todas as hortaliças, de sorte que os pássaros vêm aninhar-se em seus ramos. 33 Disse-lhes, por fim, esta outra parábola. O Reino dos céus é comparado ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha e que faz fermentar toda a massa. 34 Tudo isto disse Jesus à multidão em forma de parábola. De outro modo não lhe falava, 35 para que se cumprisse a profecia: Abrirei a boca para ensinar em parábolas; revelarei coisas ocultas desde a criação (Sl 77,2). 

Ofertório/ Sal. 129, 1-2.
Do fundo do abismo. Eu clamo a ti, ó Senhor, Senhor, ouve a minha oração. Do fundo do abismo clamo a ti, Senhor.

Secreta
Oferecemos-te, Senhor, estas hostes de propiciação, para que, na tua misericórdia, nos perdoes as nossas faltas e orientes os nossos corações vacilantes.Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ São Marcos,  11, 24.
Bem-aventurado o servo que o senhor, ao chegar, encontrar vigiando; em verdade vos digo que ele o designará sobre todos os seus bens. (Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Alimentados por aquele que tem prazer no céu, nós te rogamos, Senhor, que tenhamos sempre fome deste mesmo alimento pelo qual vivemos verdadeiramente.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário