terça-feira, 25 de julho de 2017

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DXXIII (523) (22 de julho de 2017)

 O ERRO DE MENZINGEN – III

Princípios belos não são suficientes:
Suas aplicações práticas podem ser muito inconvenientes!

Outro sacerdote da Fraternidade São Pio X (Pe. RP, por Relações Públicas) desceu à arena para defender a busca de seus Superiores pelo reconhecimento oficial por Roma da Fraternidade. A defesa do Pe. RP também está bem apresentada, mas ela igualmente sofre da mesma falha essencial da busca do reconhecimento que ele defende – a falta de realismo. O princípio é uma coisa, a prática é outra, mesmo que seja dirigida por princípios. Ser um mestre dos princípios não é ser um mestre da prática, e vice-versa. Deve-se destacar como a defesa do Pe. RP da busca de reconhecimento por seus Superiores começa dizendo que nesta mesma defesa ele, o Pe. RP, só está interessado nos princípios: em primeiro lugar, se alguém pode, em princípio, aceitar o reconhecimento de um modernista, e, em segundo lugar, até que ponto se pode, em princípio, colaborar com um modernista.

Para provar que se pode aceitar o reconhecimento de um Papa modernista, ele argumenta que Dom Lefebvre o procurou de Paulo VI até a morte deste último em 1978, e em 1988 ele só recusou a colaboração com João Paulo II na prática, mas não no princípio. Nem o Capítulo Geral da Fraternidade em 2012 exigiu de Bento XVI uma profissão de Fé Católica, o que fazer a qualquer momento revelaria um espírito cismático.

Mas, replicando, o confronto entre o Arcebispo e Paulo VI a partir de 1974 é bem conhecido, e por trás da recusa na prática do Protocolo de 1988 por parte do Arcebispo estavam os princípios de sua Fé. O ano de 2012 foi exatamente o momento em que a Fraternidade abandonou o Arcebispo, abandonando sua posição sobre a Fé em princípio; e quanto a um espírito cismático, quem estava na realidade em cisma – o Arcebispo ou os modernistas?

Quanto ao Papa Francisco, o Pe. RP argumenta que ele é o Papa; que a Igreja é o que não ele, mas Nosso Senhor fez dela; que a colaboração com ele é apenas como Papa católico. Mas, replicando, na vida real, como a podridão de uma maçã é e não é a maçã, então a Igreja Conciliar é e não é a Igreja. Na vida real, a Fraternidade não está tratando apenas com a Igreja Católica ou com um Papa católico, mas diretamente com a podridão conciliar.

Portanto, quando o Pe. RP, examinando em segundo lugar até onde se pode colaborar com um modernista, responde que se pode fazê-lo na medida em que é pelo bem da Igreja, ele constantemente se abstrai da realidade atual. Assim sendo:


* A Igreja é indefectível – Certo, mas os clérigos conciliares desviam-se o tempo todo.
* A Fraternidade está servindo à Igreja, não aos seus clérigos – Certo, mas é preciso passar pelos falsos clérigos.
* Uma prelatura católica não poderia ser recusada – Certo, mas não se ela é dirigida por falsos clérigos.
* O Papa apenas precisa cumprir seus termos – Certo, mas o que um pedaço de papel protege desses dirigentes?
* A autoridade do Papa vem de Deus – Certo, mas não a fim de destruir a Igreja (II Cor XIII, 10).
* A Fraternidade teve razão em aceitar a jurisdição para confissões e matrimônios – Pe. RP você está seguro disto? E se se trata apenas de um queijo em uma ratoeira?
* Uma questão tão prática como esta última pergunta sobre a nossa situação no momento “não está no poder deste artigo julgar”, responde o Pe. PR, mas a própria possibilidade de que não seja uma armadilha prova para ele que aceitar ou não o reconhecimento canônico de Roma “não deve ser julgada apenas com base na unidade da fé com o Papa”. E assim conclui que “o reconhecimento canônico deveria ser aceito se for pelo bem da Igreja, e rejeitado se não for, independentemente da fé do Papa”.

Mas Padre, pergunte a si mesmo – esta “fé” do Papa sendo o que é, poria ou não um reconhecimento canônico a Fraternidade sob superiores da Igreja oficial, ou seja, modernistas? Sim ou não? Na vida real, você realmente acha que esse Papa concederia uma prelatura que não levaria a Fraternidade ao controle de Roma? Em outras palavras, ao o controle de pessoas que já não acreditam na verdade objetiva? Há uma beleza nos princípios católicos, mas eles têm de ser aplicados em um mundo real, frequentemente bastante real.

Kyrie eleison.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário