sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Comentários Eleison – por Dom WilliamsonNúmero DLXXXV (585) (29 de setembro de 2018)





Se providenciada hoje, a prevenção não será dispendiosa,

Se se deixá-la para amanhã, poderá ser demasiado custosa.
“Se a crise ou a guerra vierem” é o título de um folheto de dezenove páginas emitida para todos os lares suecos em maio deste ano pelo Estado da Suécia, “para ajudar-nos a estarmos melhor preparados para qualquer coisa, desde acidentes graves, condições meteorológicas extremas e ataques de TI ( Tecnologia da Informação) a conflitos militares... Muitas pessoas podem sentir ansiedade quando confrontadas com um mundo incerto...”. Uma página útil de listas do folheto, de modo sensato, as quatro necessidades naturais mais importantes de qualquer lar em uma emergência nacional: água, comida, aquecimento e informação.

O estado da Suécia, obviamente, não é o único que está a observar um alto grau de tensão no mundo à nossa volta. Todo estado é formado de nada mais que seres humanos: cada um dos quais vem de Deus e recebeu a vida para fazer o uso correto dela, de modo a poder ir para Deus quando morrer. No entanto, a massa da humanidade hoje vive em um estado de indiferença para com Deus, ou em revolta positiva contra Ele. Muitos homens podem não ser ateus, podem ainda acreditar que Ele existe, mas dificilmente O levam a sério, porque a ciência e a tecnologia parecem ter assumido Seu lugar, e é daí em diante que a política e a economia modernas garantem para nós a boa vida. A velhice é convenientemente transferida para uma casa de idosos, e a morte para um hospital. No entanto, Deus existe, é claro, como sempre, e Ele mais do que nunca se preocupa em ver mais almas do que nunca lançando-se do pecado ao Inferno, e é por isso que nosso mundo está em tal estado de tensão sem precedentes: está vivendo intencionalmente contrapondo sus objetivos aos de seu Criador. Alguma enorme crise deve estar por vir.

Uma vez que o problema é radicalmente religioso, deve-se dizer que a melhor solução é também religiosa. Aquele lar está comprando a melhor apólice de seguro para proteger-se a si mesmo enquanto o Rosário é rezado regularmente por toda a família. Como o Diabo deve odiar o Rosário! Mas, entretanto, as sugestões práticas da Suécia são um bom começo para qualquer agregado familiar que ainda não tenha pensado em quaisquer medidas práticas para preparar-se para os problemas. Aqui estão algumas delas:

ÁGUA – Água potável é vital. Considere pelo menos três litros por adulto por dia. Preveja um meio de fervê-la, se isto fizer-se necessário. Tenha garrafas, baldes com tampas, garrafas plásticas para congelar a água e galões, de preferência com uma torneira para recolher a água.

ALIMENTOS – Tenha comida extra em casa que forneça calorias suficientes. Use alimentos não perecíveis que podem ser preparados rapidamente, requerem pouca água ou podem ser consumidos sem preparação: por exemplo, pão com longa vida útil, comidas pastosas em bisnagas, leite em pó, óleo de cozinha, macarrão, lentilhas, latas de sardinha, macarrão, carne cozida, sopa, mel, nozes, sementes (essas são apenas algumas das sugestões do folheto).


AQUECIMENTO – Em uma casa fria e sem eletricidade, reúna todos os habitantes em um quarto, pendure cobertores nas janelas, cubra o chão com tapetes e construa uma guarida debaixo de uma mesa para manterem-se aquecidos. Apague todas as velas e queimadores de óleo antes de dormir. Areje a sala regularmente para deixar entrar oxigênio. Tenha roupas de lã, colchões e sacos de dormir, isqueiros, fontes alternativas de calor, etc.

COMUNICAÇÃO – Em uma crise, haverá a necessidade de receber notícias nacionais, contatar amigos e parentes, contatar os serviços de emergência. Portanto, ter um rádio alimentado por baterias ou células solares ou de bobinas: um rádio de carro e um carregador de celular que funcionam em um carro, baterias extras, etc.

E o folheto menciona muitas coisas mais, como dinheiro à mão, um armário de remédios, combustível no tanque. Muitas dessas coisas custam relativamente pouco agora, mas deixe que se aproxime uma crise perigosa, e de repente elas passam a se tornarem muito mais escassas e caras, se é que ainda poderão ser obtidas. "Confie em Deus", diz o provérbio, "mas continue remando para a praia".

Kyrie eleison
*Traduzido por Leticia Fantin.
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário