quarta-feira, 16 de agosto de 2023

16 de agosto dia de São Joaquim, Pai da Santíssima Virgem

16/08 Quarta-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos

  O nome de Joaquim em hebraico significa "Deus prepara", ou "Deus estabelecerá".  Foste escolhido entre todos os entes Santo de Deus para auxiliar no cumprimento dos mistérios de Deus, sendo assim pai da Santíssima Mãe de Deus.  O dia 16 de agosto, para associar-lhe ao triunfo da filha na celebração da Assunção, no dia precedente.Em 1879, o papa Leão XIII, cujo nome de batismo era Gioacchino (versão italiana de Joaquim), estendeu sua festa a toda Igreja.

Intróito/Sal. 111, 9.
Ele espalha sua generosidade, ele dá aos pobres: sua justiça permanece de geração em geração: seu poder será elevado em glória.
Ps. ibid., 1.Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor: que se deleita em seus mandamentos.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, de preferência a todos os seus santos, Senhorescolheu o Beato Joaquim para ser o pai da Mãe de seu Filho: por favor, conceda-nos a graça de sermos constantemente protegidos por aquele que vamos celebrar a festa.

Leitura da Epístola do 

Eclesiástico 31,8-11  
8.Bem-aventurado o rico que foi achado sem mácula, que não correu atrás do ouro, que não colocou sua esperança no dinheiro e nos tesouros!9.Quem é esse homem para que o felicitemos? Ele fez prodígios durante sua vida.10.Àquele que foi tentado pelo ouro e foi encontrado perfeito, está reservada uma glória eterna: ele podia transgredir a lei e não a violou; ele podia fazer o mal e não o fez.11.Por isso seus bens serão fortalecidos no Senhor, e toda a assembléia dos santos louvará suas esmolas.

Gradual. Sal. 111, 9 e 2.Dispersar, dedit paupéribus: iustítia eius manet in sǽculum sǽculi. Ele espalha sua generosidade, ele dá aos pobres: sua justiça permanece de geração em geração.
V/. Potens in terra erit semen eius: generátio rectórum benedicétur. V/. Sua raça será poderosa na terra: os descendentes dos justos serão abençoados.
Aleluia, aleluia. V/. O Ióachim, sanctæ coniux Annæ, pater almæ Vírginis, hic fámulis ferto salútis opem. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. Ó Joaquim, esposo santo de Ana, pai da Virgem nutridora, ajuda aqui embaixo a salvar teus servos! Aleluia.


Leitura da Epístola dos 

São Mateus 1,1-16  
1.Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.2.Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos.3.Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara. Farés gerou Esron. Esron gerou Arão.4.Arão gerou Aminadab. Aminadab gerou Naasson. Naasson gerou Salmon.5.Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi.6.O rei Davi gerou Salomão, daquela que fora mulher de Urias.7.Salomão gerou Roboão. Roboão gerou Abias. Abias gerou Asa.8.Asa gerou Josafá. Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias.9.Ozias gerou Joatão. Joatão gerou Acaz. Acaz gerou Ezequias.10.Ezequias gerou Manassés. Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias.11.Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no cativeiro de Babilônia.12.E, depois do cativeiro de Babilônia, Jeconias gerou Salatiel. Salatiel gerou Zorobabel.13.Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliacim. Eliacim gerou Azor.14.Azor gerou Sadoc. Sadoc gerou Aquim. Aquim gerou Eliud.15.Eliud gerou Eleazar. Eleazar gerou Matã. Matã gerou Jacó.16.Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.   

Ofertório/ Sal. 8, 6-7.
Tu o coroaste de glória e de honra e o estabeleceste sobre as obras das tuas mãos.

Secreta
Deus misericordioso, receba o Sacrifício oferecido a Vossa Majestade em honra do santo patriarca Joaquim, pai da Virgem Maria; para que, intercedendo junto a sua esposa e sua filha abençoada, mereçamos obter a perfeita remissão de nossos pecados e a glória eterna.

Comunhão/São Lucas. 12, 42.
Eis o dispensador fiel e prudente que o Mestre designou sobre seus servos para dar-lhes no tempo designado sua medida de trigo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
 Deus Todo-Poderoso, conceda nosso pedido: pela intervenção dos méritos e orações do Beato Joaquim, pai da Mãe de seu amado Filho nosso Senhor Jesus Cristo, que o Sacramento que acabamos de receber nos faça participar de sua graça neste mundo e eterno glória no próximo.
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário