domingo, 15 de dezembro de 2019

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCXLIV (644) - (16 de novembro de 2019)

DESLIZAMENTO COMENTADO


A Fraternidade está seguindo o mundo.
Seu curso fatal é cada vez mais evidente.

Dois leitores dos dois últimos números destes “Comentários” (642 e 643, de 2 e 9 de novembro) fizeram observações úteis sobre o estado da Fraternidade Sacerdotal São Pio X. A primeira delas foi que a Neofraternidade parece estar querendo colocar todos os tradicionalistas, dentro ou fora dela, sob sua autoridade única, e a segunda foi que as “discussões doutrinárias” entre Roma e a FSSPX serão reabertas em Roma tendo o Bispo Fellay como líder dos representantes da FSSPX. O primeiro observador comenta as constantes táticas da Revolução, e o segundo comenta sobre o destino que ameaça Don Pagliarani. Aqui está o que diz primeiro observador:

Essas duas notícias são muito ruins. Mesmo que eu pessoalmente não sinta mais falta da FSSPX, dói-me vê-la em um estado de completa rendição à Roma apóstata. Cada vez que a Revolução na Igreja dá um passo importante que pode ocasionar resistência por parte dos católicos, a Fraternidade sempre tem à sua disposição de antemão – sempre – uma posição alternativa, um beco sem saída para o qual dirige aqueles que estavam resistindo, tornando-os ineficientes. Receio que a FSSPX esteja sendo preparada por Roma para acolher todos os católicos que resistem ao apóstata Bergoglio, a fim de guiá-los na direção de Roma. É bastante fácil prever que é isso o que eles estão fazendo. Como sempre, a única arma que temos em mãos é o Rosário, para obter a Consagração da Rússia. Que Deus tenha misericórdia de nós!

Esses comentários não são "teoria da conspiração" nem "fake news". Os enganadores da Igreja e do mundo moderno, a quem Deus está concedendo atualmente um grande poder para castigá-lo pela apostasia, não são pessoas honestas que podem dar-se ao luxo de operar abertamente. Com demasiada frequência são verdadeiros inimigos de Deus, revolucionários desonestos que precisam conspirar e enganar para disfarçar o que estão fazendo. Por isso, sempre que os católicos – que são não somente simples como as pombas, mas também prudentes como as serpentes (cf. Mt. X, 16) – denunciam as artimanhas desses revolucionários, estes os acusam de serem, por exemplo, "teóricos da conspiração", o que é ainda mais enganoso, porque a acusação costuma ser verdadeira.

Por exemplo, nesse caso, quando em 1988 o Arcebispo Lefebvre estava prestes a acertar um grande golpe nos liberais ao consagrar quatro Bispos (então) fiéis para garantir que a Fraternidade sobreviveria para defender a verdadeira fé, a Roma liberal havia preparado a Fraternidade Sacerdotal de São Pedro para receber e neutralizar todos os sacerdotes da FSSPX que se opunham a essas Consagrações episcopais. Da mesma forma, quando esse observador acima sugere que em 2019 Roma está transformando a FSSPX em um refúgio para todos os católicos que se opõem ao Papa Francisco, a fim de colocar toda a sua oposição sob o controle de Roma, é muito provável que isso esteja longe de ser uma "fake news". É típico dos inimigos de Deus cometer exatamente os mesmos ardis dos quais eles acusam aqueles que os denunciam.

Quanto ao segundo observador, ele sugere que Don Pagliarani pode ser menos culpável do que o Bispo Fellay por julgar mal as intenções de Roma, mas se ele continuar a agir tal como o seu predecessor à frente da Fraternidade, é ele, Don Pagliarani, quem assumirá a responsabilidade por paralisar a defesa da Fé da Fraternidade. Tampouco se pode ser indulgente com ele indefinidamente, porque ele deve ser cada vez menos inocente se, e na medida em que, continua a agir como o Bispo Fellay. Aqui estão os comentários do segundo observador:

A notícia de que a renovação das discussões doutrinárias entre Roma e a FSSPX está sendo dirigida em Roma para a FSSPX pelo Bispo Fellay, projeta uma sombra obscura sobre seu sucessor que o escolheu para isso, Don Pagliarani. Mesmo admitindo que este último não seja tão favorável a um acordo como o é o Bispo Fellay, parece que ele está preso na mesma maneira de pensar de seu predecessor. Portanto, ou ele se liberta desse estado ou está destinado a ser marcado como aquele que sepultou a Fraternidade. Que Deus não o permita! Rezarei por ele e pela Fraternidade,  e me dirigirei para a Mãe de Deus, para que abras os olhos dele e ilumine seus dois Assistentes.

Reparem como os dois observadores veem na oração a única solução. Humanamente falando, a Fraternidade está essencialmente, ainda que não completamente, paralisada. Ao optar por juntar-se à Igreja Conciliar, ela compartilhará o destino desta.

Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo.