sábado, 24 de fevereiro de 2024

24 de fevereiro dia de São Sergio, Mártir.

 

Conta a tradição que no anos de 304, era a mais violenta perseguição aos católicos. Sapricio, homem que administrava a Capadócia e a Armênia, ordenou que todos os cristãos da cidade fossem levados ao templo pagão para prestar homenagens ao deus Júpiter. Caso contrário, seriam mortos.
São Sério, a essa época, havia largado sua profissão de magistrado para se retirar a vida monástica, no deserto. Ele estava junto a multidão de cristãos, mesmo em ninguém tê-lo denunciado.
Quando chegou, causou surpresa e toda atenção dos fieis se voltou pra ele, o que causou confusão. Os que preparavam o culto pagão ficaram irritados, disseram que era preciso que todos participassem do culto a Júpiter, pois o deus estava insatisfeito e por isso não atendia as necessidades do povo.
A presença do monge apagou os fogos preparados para o sacrifício. O que irritou ainda mais os pagãos.
São Sérgio, então se colocou à frente e explicou que a razão da impotência dos deuses pagãos era que estavam ocupando um lugar indevido e que só existia um único e verdadeiro Deus onipotente, o venerado pelos cristãos.
 Diante da imagem Júpiter os sacerdotes pagãos acusavam os cristãos e os condenavam, com o motivo de serem eles os culpados da omissão dos deuses diante das necessidades do povo. Encorajado por Deus, São Sérgio levantou-se para denunciar as mentiras e anunciar no poder do Espírito Santo o Evangelho. Depois de fazer um lindo trabalho de evangelização, São Sérgio foi preso e no século IV partiu para a Glória.
São Sérgio, rogai por nós para os modernistas deixem seu ecumenismo e que não se dobram diante de deuses.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.