domingo, 29 de janeiro de 2023

Quarto Domingo depois da Epifania

29/01 Domingo depois da Epifania
Festa de Segunda Classe
Paramentos Verdes 
http://www.introibo.fr/IMG/jpg/4postepiph.jpg

Intróito/Sal. 96, 7-8.
Adore a Deus, todos os seus anjos, Sião ouviu e se alegrou, e as filhas de Judá se alegraram.Ps. ibid.,O Senhor é rei; regozije-se a terra, regozijem-se todas as ilhas.V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que sabeis que por causa da fragilidade humana não poderíamos sobreviver em meio a tantos perigos, dai-nos saúde da alma e do corpo, para que com a vossa ajuda possamos vencer o que sofremos pelos nossos pecados.

Leitura da Epístola de São Paulo aos 

Romanos 13, 8-10. 
Irmãos: A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei. Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existam, eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da lei.

Gradual/ Sal. 101, 16-17.
Reconheça que não trabalhei apenas para mim, mas para todos os que buscam instrução.
V / Porque o Senhor construiu Sião e será vista em sua majestade.

Aleluia, aleluia/ Sal.96.1.
 V /. O Senhor é rei: regozije-se a terra, regozijem-se todas as ilhas. Aleluia.

Continuação do Santo Evangelho segundo 

São Mateus 8, 23-27. 
Naquele tempo: Subiu ele a uma barca com seus discípulos. De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam a barca. Ele, no entanto, dormia. Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: Senhor, salva-nos, nós perecemos! E Jesus perguntou: Por que este medo, gente de pouca fé? Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria. Admirados, diziam: Quem é este homem a quem até os ventos e o mar obedecem?

Ofertório/ Sal. 117, 16 e 17.
A destra do Senhor fez brotar o seu poder, a destra do Senhor me exaltou. Não morrerei, mas viverei e contarei as obras do Senhor.

Secreta
Fazei, nós vos suplicamos, Deus Todo-Poderoso, que a oferta deste sacrifício sempre nos purifique e preserve nossa fragilidade de todo mal.
 
Comunhão/Lucas. 4, 22.
Todos admiravam as palavras que saíam da boca de Deus.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Ó Deus, que os teus dons nos desprendem dos prazeres terrenos e que a tua graça nos fortaleça sempre por meio deste alimento todo-celeste.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário