quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cruzada da Modéstia - Parte I

“Vesti com modéstia, com muito pudor.
Olhai como veste a Mãe do Senhor”

Caríssimo leitor, sobre a Cruzada da Modéstia
seguiremos o seguinte Índice de Publicações:

Índice

· Comentário
· Introdução
· Prefácio
· Capítulo 1: O que é a Cruzada de Maria Imaculada
· Capítulo 2: Vestes imodestas

COMENTÁRIO

Sem levar em conta o respeito que se deve ter por Nosso Senhor e a edificação dos que nos são próximos, imploramos às mulheres e moças que apareçam na Igreja modestamente vestidas. Roupas coladas ao corpo, shorts, blusas sem mangas e vestidos curtos não satisfazem as normas da modéstia cristã. A sua cooperação é a evidência de seu amor por Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento e de seu respeito pela Casa de Deus. "Serão introduzidas certas modas que ofenderão muito a Nosso Senhor." – Nossa Senhora de Fátima, 1917.
Nihil Obstat: Leonard A. Bauer, S.T.D.

INTRODUÇÃO

A brochura que você está para ler é, na sua maior parte, a cópia original do livro "Marylike Modesty Handbook of the Purity Crusade of Mary Immaculate." Este foi um movimento estabelecido e administrado pelo Padre Bernard A. Kunkel. Padre Kunkel morreu em maio de 1969. Após ter lido o original do livro Marylike Handbook, percebi a pesquisa e o trabalho que foi executado para trazer este projeto ao prelo e seria difícil não acreditar que Nossa Senhora e seus anjos não tivessem escoltado a alma do Padre Kunkel em direção à sua Glória Eterna.

Três anos antes da morte do Padre Kunkel, ele fez a seguinte declaração, não sabendo naquele instante que em três curtos anos esta viria a ser realidade. Ele disse: “Sinto que quando eu sair de cena será o fim da Cruzada. Não encontro ninguém que me auxilie a levar adiante meus princípios como eu gostaria que o fossem”. Depois acrescentou: “Certamente que não devemos nos preocupar muito a respeito dessas coisas materiais; farei o que for possível enquanto for capaz e, depois disso, se eu continuar, será nas mãos de Nossa Santa Mãe”. O Padre Kunkel sempre quis que a Vontade de Deus fosse feita.

Apenas dois meses antes de sua morte, tendo diante de si o esboço da edição de maio-junho do “Cruzado”, o Padre Kunkel disse: “Esta é a última edição do Cruzado Mariano que eu escrevo. Se eu ainda estiver vivo em setembro, estarei muito fraco, pois me enfraqueço a cada dia. A próxima edição está nas mãos de nossa Santa Mãe. Ainda não encontrei um novo diretor para o Cruzado. Se não puder encontrar o diretor certo, prefiro vê-lo fechado”.

Esta foi a difícil decisão que devia ser tomada pelo Reverendíssimo Bispo da Diocese de Belleville, que também era o presidente da Cruzada Mariana. O Padre Kunkel não pode encontrar ninguém que levasse adiante esta singular Cruzada quando ainda estava vivo. Ninguém pode ser encontrado após sua morte para ser o novo diretor e para levar adiante seus princípios. Desta forma, para respeitá-los, o Cruzado foi encerrado.

Pergunte-se a si mesmo: Como é possível que ninguém possa ser encontrado para levar adiante essa obra que foi primeiramente implementada pelo Magistério da Igreja por meio se vários de Seus Sumos Pontífices?
Após ler esta brochura, você verá que os escritos que ela contém não são do Padre Kunkel, mas sim do próprio Espírito Santo e materializados pelos Antigo e Novo Testamentos, por Nossa Senhora e pelos Papas. Então, como pode ser que este trabalho de VERDADE não pudesse ser perpetuado?

O demônio é o pai de toda mentira e tem, por meio do gradualismo, levado a humanidade (especialmente o clero e a hierarquia da Igreja) a ser fisgada por um falso sentimento de segurança e por uma atitude letárgica com relação às questões morais dos dias de hoje e também o que significa ser um Verdadeiro Cristão.

Se você ama a Deus verdadeiramente, estudar esta brochura deveria mudar a sua vida. Vai lhe custar alguma coisa. Porém, qualquer coisa que valha a pena tem um custo. Este texto será um teste para muitos. Você verá do que é feito depois de ter lido e digerido seu conteúdo.

Dissemos que esta brochura, na sua maior parte, é cópia original do Padre Kunkel. Seria mais seguro dizer que 90% da cópia é original. Nós introduzimos pequenos bocados nas partes apropriadas para atualizar o texto dos anos 50 e com revelações privadas pelas quais nós pedimos em oração por um considerável tempo, e temos uma confortável certeza de sua acurácia. Ao reimprimir este trabalho do Padre Kunkel, levando mais adiante a causa da Verdade, o nome da entidade foi considerado e, embora a entidade original tivesse dois nomes, Cruzada pela pureza de Maria Imaculada – “Purity Crusade of Mary Immaculate” e Cruzada mariana – “The Marylike Crusade” (um parecia ter surgido do outro), o mais breve dos dois foi escolhido: Cruzada mariana – The Marylike Cruzade.

Nós retomamos e reimpressão e a direção deste nobre trabalho, e consideramos um grande privilégio que Nossa Senhora permita continuar essa Cruzada pela Pureza, iniciada e liderada durante muitos anos sob a hábil direção do Padre Kunkel. Apesar de que ela não será levada adiante do mesmo modo como o Padre Kunkel o fazia (p.ex.: não haverá mais periódicos), a organização será feita no mesmo espírito desejado. O Padre Kunkel dirigirá a Cruzada Mariana do Céu.

Está bem claro que este pequeno trabalho encontrará muitas críticas e recusas obstinadas, como houveram no tempo do Padre Kunkel. Muitas pessoas que terão este livro nas mãos não o lerão, simplesmente porque não querem perder seu tempo com tal assunto ou porque não querem conhecê-lo. Nós, que nos associamos à Cruzada Mariana, não acusamos ninguém, mas buscamos amar nosso próximo como Cristo o fez. Este amor deve ser baseado na verdade e na honestidade. De todo modo, a publicação deste pequeno trabalho será feito para a maior honra e glória de Deus Pai a para aqueles que buscam a Verdade.

Considere estes três pecados contra o Espírito Santo:

· Resistir às verdades que nos fizeram conhecer.
· Insistência no pecado.
· Obstinação fatal nos próprios pecados.
Um dos Sete Pecados Capitais é a Preguiça: lentidão ou descuido na prática do bem devido às dificuldades existentes na sua realização.
Três Obras de Misericórdia Espiritual são:
· Aconselhar os que têm dúvida.
· Instruir os ignorantes.
· Admoestar os pecadores sempre com caridade.
As Oito Bem-aventuranças: Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

O conteúdo deste livreto é certamente requerido como leitura para aqueles que amam Nosso Senhor e a Virgem Maria e que desejam entrar na Nova Era de Paz. Ninguém será admitido nesta Nova Era antes que tenha sido purificado e limpo de seus hábitos mundanos e antes que tenha se tornado manso e humilde de coração. Modéstia e moral são um grande problema nos dias de hoje sendo, dentre muitas outras, pedras que impedem nossa salvação. São necessárias uma mudança e uma limpeza em nosso estilo de vida.

Se você aceitar e implementar na sua vida a Verdade divinamente guiada da Igreja no que diz respeito à pureza e modéstia expressos neste livreto, esteja certo de que estará assegurada graça suficiente, em uma idade conhecida somente por Deus, para salvar sua alma, e até mesmo para se tornar um grande SANTO. Mas, se após ler e compreender seu conteúdo, você decidir, por seu livre arbítrio, rejeitar esta Verdade, pare e pense no dia do Julgamento Final, quando fora da graça e estando no meio dos que se encontrarem à esquerda de Deus, Ele pronunciar as seguintes palavras: “Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, que está preparado para o demônio e seus anjos”.

Deus não será ridicularizado.

Se Nossa Puríssima e Santíssima Mãe obteve que este livreto fosse colocado em suas mãos e que você lesse estas palavras, Ela lhe concedeu uma grande graça por meio do amor de Deus, para mudar sua vida e fazê-la coincidir com Sua Vontade. O maior pecado que o homem pode cometer é a rejeição da graça de Deus.
Há 50 anos ou mais uma publicação intitulada “A Mulher Francesa” (The Frenchwoman) apresentou o seguinte programa satânico para a destruição da virtude da modéstia: “Nossas crianças devem perceber o ideal de nudez... Então, a mentalidade da criança é rapidamente transformada. Para evitar uma oposição, este progresso deve ser metodicamente graduado: primeiramente, pés e pernas nus e, depois, mangas arregaçadas; a parte superior do tórax e, então, o dorso... No verão, eles andarão quase nus”.

Mesmo que um plano tão ousado quanto este nunca tivesse vindo à luz – na tentativa de liberais esclarecidos em mantê-lo escondido – nós poderíamos saber que fora planejado deste modo e que não poderia ter acontecido por acaso; e saberíamos que um tal programa de imodéstia só poderia ter tido como origem a inteligência de Satanás.

Possa a Graça de Deus, derramada por meio do Imaculado Coração de Maria, agir e preparar a sua vontade humana para se conformar à Sua ao ler este livreto.

Imaculado Coração de Maria, rogai por nós que recorremos a Vós.

PREFÁCIO

A modéstia cristã é a virtude mais esquecida hoje. Além disso, ela é indispensável para a proteção da castidade. É inútil procurar restaurar a castidade nos indivíduos, nas famílias e na sociedade se a sua salvaguarda, a modéstia, é ignorada e atacada em tão larga escala como nos dias de hoje.

Esta brochura de Cruzada Mariana lida quase que exclusivamente com a modéstia, pelo fato de nos envolvermos com nossa campanha pela castidade Cristã. Hoje em dia não existem livretos que tratem da modéstia, e muitas pessoas que escrevem sobre o assunto só V5 terminam por confundir mais e mais as mulheres católicas por meio de muitos sofismas, de suas transigências com o mundo ou, até mesmo, por meio de sua total aceitação aos princípios mundanos.

Já cinco Papas da época moderna publicaram, seguidamente, diretrizes a respeito da modéstia Cristã, bem como a refutação de muitos destes erros. Não é esta a razão pela qual Cristo estabeleceu na Sua Igreja a Suprema Autoridade de Ensinar? Proteger a Igreja dos erros e corrigir o clero, os professores e os pais que, intencionalmente ou em boa fé, propagariam erros?

Qualquer um que, atualmente, ouse defender os princípios da modéstia Cristã tradicional é considerado, mesmo por um grande número de católicos, como uma pessoa escrupulosa, um criador de consciências problemáticas ou como um louco. Mas Cristo não disse que este é o preço que os Seus seguidores deveriam pagar diariamente se quisessem ser leais a Ele e à Sua Igreja?

A Cruzada do Imcaulado Coração de Maria apresenta Maria como o perfeito modelo para todos os Cristãos e beseia-se no Magistério da Igreja, nos Santos, em revelações privadas e nos Papas, que são a Autoridade Suprema de Ensino na Igreja sobre modéstia. Daí este lema duplo: “O que quer que Maria aprove – O que quer que a Igreja aprove”.

CAPÍTULO I
A CRUZADA MARIANA
O QUE É A CRUZADA MARIANA?

A Cruzada Mariana é um movimento que tem como finalidade promover a castidade e a modéstia por meio da imitação de Maria, nossa Rainha e Mãe Castíssima, como modelo perfeito de todas as virtudes.

QUEM A CRIOU E QUANDO ELA SURGIU?

Ela foi iniciada pelo Padre Bernard A. Kunkel (já falecido atualmente), padre da Paróquia Santa Cecília em Bartelso, Illinois, Estados Unidos, na festa da Imaculada Conceição de Maria (8 de dezembro de 1944). Ele recebeu a aprovação do Reverendíssimo Bispo Henry Althoff, Bispo de Belleville, Illinois, o qual também lhe deu sua Benção Episcopal.
Nosso Santo Padre, o Papa Pio XII, conferiu sua Benção Apostólica à Cruzada Mariana em duas ocasiões distintas, em 14 de julho de 1954 e em 11 de maio de 1955, “aos membros, Diretores e Moderadores, às suas famílias e pessoas queridas, e a todos os que favorecem seu louvável movimento pela modéstia nos vestidos e costumes”.

A CRUZADA MARIANA POSSUI ALGUM STATUS OFICIAL NA IGREJA?

Sim. Ela recebeu um status oficial na Diocese de Belleville na época de sua incorporação em setembro de 1955.
Os incorporadores da Cruzada Mariana foram: Sua Excelência Reverendíssima Albert R. Zuroweste, Bispo de Belleville, como Presidente; o Reverendíssimo Monsenhor Leonard A. Bauer, Vigário Geral, como Vice-Presidente; e o Padre Bernard A. Kunkel, como Diretor Espiritual. As sedes ficavam em Bartelso, Illinois. Não havia escritórios de filiais nem representantes.

HÁ ALGUM MOTIVO ESPECIAL PARA ENFATIZAR A PUREZA E A MODÉSTIA?

Sim. O Papa Pio XII disse que “é principalmente por meio dos pecados de impureza que as forças das trevas subjugam as almas”. Esta mesma mensagem foi dada por Nossa Senhora de Fátima com palavras semelhantes: “Os pecados que mais arrastam almas para o inferno são os pecados da carne”.

Seguindo a uma diminuição geral da modéstia, a impureza se tornou a paixão que domina o mundo. É como um câncer espiritual que corroe lentamente a vida espiritual das almas. Ela levou o mundo para o lamaçal de umas novas Sodoma e Gomorra, desta vez em escala mundial. Estamos diante do perigo da “maior catástrofe desde o Dilúvio” (Pio XII).

ESTA CRUZADA PELA PUREZA NÃO PARECE SEM ESPERANÇAS NOS DIAS ATUAIS?

Isto é o que o demônio nos quer fazer crer. Por nosso silêncio estaríamos permitindo que todo o campo da moralidade ficasse em suas mãos. O Papa Pio XII aponta a seriedade da situação do mundo atual, bem como o remédio: “O perigo desta crise temível nos enche de um grande temor, e com confiança nós recorremos a Maria, Nossa Rainha” (11 de outubro de 1954).

Assim também a Cruzada Mariana não se apóia, sobretudo, em meios naturais, mas “se volta com confiança a Maria Imaculada”. Sob Sua bandeira, Ela que profetizou em Fátima: “Por fim o meu Imaculado Coração triunfará”.

A Cruzada Mariana tem sua vitória assegurada, pois a restauração da pureza da modéstia em um mundo corrompido é um pré-requisito para o triunfo de Maria.

Que nós nunca nos desencorajemos nesta “Batalha dos Anjos”, quando a Serpente ousa lançar seu último desafio, aberta e publicamente, contra a Majestade de nossa Mãe Castíssima.
Nós não somente temos uma profecia de Maria em uma revelação privada, mas Deus também, nas Escrituras, prometeu que “Ela esmagará sua cabeça”.

Certamente Maria, Nossa Rainha e Mãe, esmagará a cabeça da serpente mais insidiosa e venenosa, o Demônio da Impureza. Mas Deus quer que este triunfo se realize não pela indiferença e pela letargia, mas pela cooperação dos filhos de Maria marchando sob sua gloriosa bandeira.

PORVENTURA A CRUZADA MARIANA DEFENDE A EDUCAÇÃO SEXUAL PUBLICA COMO UM REMÉDIO?

Certamente que não. Isto foi condenado pelo Papa Pio XI na sua encíclica Educação Cristã da Juventude (31 de dezembro de 1929).

A informação necessária a respeito do aspecto físico do sexo é primeiramente de responsabilidade dos pais; somente de modo secundário e em um grau limitado, dos professores e superiores. Mas sempre com reverência e modéstia. “É da mais alta importância, diz Pio XI, que um bom pai, ao discutir com seu filho um assunto tão delicado, aja com prudência e não desça até os detalhes”.

O QUE SE DEVE PENSAR DA INTRODUÇÃO DE LIVROS IMORAIS E OBSCENOS EM ALGUMAS ESCOLAS CATÓLICAS?

As pessoas que, deliberadamente, colocam livros imorais nas mãos de nossos jovens se tornam responsáveis pela corrupção moral de numerosos leitores ainda em sua juventude. “Ai daquele homem que comete escândalo”, nos adverte Jesus (S. Mateus, XVIII, 7).

A Igreja sempre sustentou que ler uma literatura imoral é pecado mortal. O Código Canônico proíbe tais leituras. Os Papas e os Concílios condenaram isso de modo consistente. Lembraremos somente duas dessas condenações, e muito brevemente:

CONCÍLIO DE TRENTO: “Os livros que tratam de, narram ou ensinam coisas lascivas e obscenas são absolutamente proibidos... Aqueles que os possuem devem ser severamente punidos pelos seus Bispos”.

SANTO OFÍCIO: “Não se permitam tais justificativas… (Aqui tais desculpas, levantadas pelos educadores liberais, são citadas e condenadas). Pessoas que sem a devida permissão lêem um livro que é indubitavelmente lascivo cometem um pecado mortal” (3 de maio de 1927).

ENTÃO, COMO A CRUZADA MARIANA PROPÕE LIDAR COM ESSE DELICADO PROBLEMA?

A Cruzada Mariana está preocupada com o aspecto moral deste problema. Ela esforça-se em apontar as muitas armadilhas espirituais e laços deixados pelo Demônio da Impureza para fazer cair especialmente nossos jovens. Ela não se contenta com as denúncias vazias e fúteis que durante tanto tempo estiveram em voga, mas oferece uma aproximação positiva ao problema da impureza.

NO QUE CONSISTE ESSA APROXIMAÇÃO POSITIVA?

De acordo com o plano geral da Cruzada Mariana, nossa Santa Mãe é apresentada como a “Virgem Puríssima” e “Mãe Castíssima”, como nosso ideal de pureza e modéstia, e nosso modelo perfeito de imitação. Cada Cruzado luta primeiramente pela realização do ideal Mariano na sua própria vida. Somente então eles podem colher os resultados de seus esforços para reformar a família e a vida social. Oração e Sacrifício formam a base de todos os esforços dos Cruzados.

POR QUE CASTIDADE E MODÉSTIA SÃO REPETIDAMENTE UNIDAS? POR ACASO SIGNIFICAM A MESMA COISA?

Castidade significa controle do instinto sexual, ou fazer com que o apetite sexual esteja de acordo com os sexto e nono mandamentos: Não cometerás adultério; Não cobiçaras a mulher de teu próximo. Modéstia, por outro lado, é a guardiã da castidade. É frequentemente comparada a uma muralha que nos protege a nós mesmos e aos outros contra os frequentes ataques feitos contra a castidade.

COMO UMA PESSOA PRATICA A MODÉSTIA?

Há uma modéstia pessoal e uma modéstia social. A modéstia pessoal está relacionada principalmente com o estrito controle sobre seus próprios sentidos, especialmente os olhos, os quais são chamados principalmente de as janelas da alma.

Assim, uma pessoa modesta não permitirá desnecessariamente que seus olhos contemplem outra pessoa, uma pintura, uma história em quadros ou qualquer outro objeto que seja capaz de induzir pensamentos maus ou impuros em sua mente ou imaginação. Pois são coisas que, quando vistas deliberadamente, conduzem naturalmente a sensações impuras e ao desejo de atos desonestos. As mesmas regras são válidas para os ouvidos, os quais devem ser fechados para as canções imorais ou sugestivas, para as conversas sujas, etc. Do mesmo modo para os outros sentidos do tato, do paladar e do olfato.

A IMODÉSTIA PESSOAL É UM PECADO?

Claro que é um pecado, ao contrário do pensamento e do desejo de algumas pessoas que tentam inventar uma imodéstia isenta de pecado. A remoção da muralha da modéstia é a admissão do inimigo, da impureza. A fraqueza desta muralha o convida entrar. A imodéstia pessoal tem, por sua própria natureza, a capacidade de ser mortalmente pecaminosa. Ela pode ser um pecado venial se a imodéstia não for séria, não sendo, deste modo, um perigo sério à pureza de alguém no que diz respeito aos seus pensamentos, desejos, palavras ou ações (Ver apêndice, no final deste livreto, sobre os pecados).

O QUE SE QUER DIZER COM MODÉSTIA SOCIAL?

Modéstia social pode ser definida como a virtude que procura proteger a castidade de outras pessoas, ou ao menos busca não colocá-las em risco. É sempre cuidadoso evitar qualquer coisa que busque gerar maus pensamentos e desejos em outros, ou a levá-los a ações pecaminosas.

A modéstia social exige adornos decentes na presença dos outros, e mesmo em casa; exige evitar toda familiaridade indevida, especialmente com pessoas do sexo oposto, olhares, palavras e gestos sugestivos, etc.; e, em geral, uma prudente reserva na aparência e no comportamento geral.

A IMODÉSTIA SOCIAL É, DO MESMO MODO, PECAMINOSA?

Novamente, há aqueles que tentam excusar de pecado se não há má intenção unida à imodéstia social. Assim, não vêem nada de errado usar um vestido imodesto quando somente se tem a intenção de andar na moda. Sim, a imodéstia social é errada, e pode ser seriamente pecaminosa. Pois, neste caso, outro mandamento está envolvido: a lei da caridade.

Sem levar em conta as intenções de alguém, existe a obrigação de consciência de evitar tentações desnecessárias aos outros por meio de tal imodéstia, seja pela vestimenta, seja por outro meio.

ELA É UM PECADO MORTAL OU VENIAL?

Se alguém tem a intenção de tentar a outros pela imodéstia, é sempre um pecado mortal, não importa quão pequena a imodéstia possa ser. Quando esta má intenção não se encontra presente, devem ser aplicadas as mesmas regras que são utilizadas para a imodéstia pessoal: uma imodéstia séria, que cause sérias tentações a alguém, constitui um pecado mortal; se não é séria, é pecado venial.

A imodéstia social é classificada entre os pecados de escândalo. Não somente um escândalo sério ou grave é pecado mortal, mas é algo muito grave. Isto se prova pelo terrível “ai” pronunciado por Jesus contra os escandalosos, e esta terrível condenação: “Melhor lhe fora que uma pedra de moinho lhe fosse posta ao pescoço e o lançassem ao mar” (S. Marcos IX, 42).

“Quantas jovens há que não vêem nenhuma má ação ao seguirem certos estilos vergonhosos, como se fossem ovelhas. Elas certamente corariam se pudessem adivinhar a impressão que causam e os sentimentos que produzem naqueles que as vêem. Não vêem elas o mal que resulta do excesso em certos exercícios de ginástica e nos esportes que não são desejáveis às moças de virtude? Que pecados são cometidos ou provocados por conversações que são muito livres, por apresentações imodestas, por leituras perigosas. Ah, quão relaxadas se tornaram as consciências, quão pagã a moral!” (Pio XII, 17 de julho de 1954).

CAPÍTULO II
VESTES IMODÉSTAS

A IMODÉSTIA NOS VESTIDOS DAS MULHERES É TÃO IMPORTANTE QUANTO NOS É APRESENTADA ÀS VEZES?

É extremamente importante, muito mais do que muitas mulheres compreendem. De fato, é o ponto de partida obrigatório para uma genuína Cruzada pela Pureza. Foi somente após a introdução em larga escala das modas imodestas na sociedade que as forças de corrupção puderam, com sucesso, inundar o mercado com uma literatura altamente obscena e tumultuar os teatros e as ondas de transmissão com figuras imorais. Como, então, podemos esperar acabar com todas essas coisas se nos falta a coragem de pôr um termo ao fato de que nossas próprias mulheres Católicas marchem no “vergonhoso desfile da carne”? O primeiro passo, pois, para a modéstia social é a modéstia de nossas mulheres.

AS MULHERES ESTÃO DESPREVENIDAS DO MAL DAS MODAS IMODESTAS?

Muitas recusam crer que seus adornos semi-nus sejam a fonte de inúmeras e perigosas tentações para o sexo oposto. Algumas negam qualquer responsabilidade ao levar outros ao pecado por esta via. Outras tentam cobrir sua culpa por meio de insinuações indecentes como: “Ele deve ter uma mente suja”.

COMO VOCÊ EXPLICA TAIS ATITUDES?

Algumas mulheres certamente conhecem mais. Ainda assim, muitas outras atualmente desconhecem o fato de que o instinto sexual é mais forte nos homens do que nas mulheres. “Um escasso enfeite em um homem não me afeta em nada”, dizem algumas mulheres, e geralmente com sinceridade. A questão implicada é: “Por que os homens são tentados por um escasso enfeite de uma mulher?” Outra observação impertinente, “Não é mais que pele”, não leva em conta que é precisamente a pele que desperta a concupiscência no homem.

NÃO HÁ NENHUMA RAZÃO SÓLIDA PARA DEIXAR AS MULHERES EM TAL IGNORÂNCIA NUMA MATÉRIA TÃO SÉRIA

Alguns homens são afligidos com pensamentos e desejos impuros pelo simples fato de olharem um belo rosto feminino, ainda que uma mulher tenha um comportamento e vestidos modestos. Mas quando o comportamento é imodesto, ela se torna uma tentadora para muitos homens normais, que caem diante de tais seduções:
“Todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração” (S. Mateus V, 28). As mulheres que são indiretamente imodestas estão incluídas nesta sentença, sendo cooperadoras com os pecados dos homens.

ISTO NÃO PROVA QUE TAIS HOMENS “TÊM UMA MENTE SUJA”?

De modo algum. Deus fez com que a mulher fosse bela e atraente ao homem por que assim era conveniente ao Seu projeto de procriação dos homens dentro de um matrimônio legítimo. Como consequência do pecado original, o homem deve constantemente lutar para dominar esta atração. Se não o faz, e se não se fortifica por meio da oração, o pecado rapidamente entra em sua alma e o adultério no seu coração.

Esta é a razão pela qual os autores ascéticos previnem os homens contra admirar intencionalmente o rosto de uma mulher. O mundo consideraria Santo Afonso um louco por ter feito o voto de jamais olhar na face de uma mulher, incluindo sua própria mãe. Mas Santo Afonso o fez, pois estava determinado a passar por esta vida sem contrair um só pecado mortal: “A vida do homem sobre a terra é um combate” (Jó VII, 1).

O mundo, incluindo os Católicos mundanos, ignora as regras sólidas do ascetismo, que sempre foram apresentadas no Antigo Testamento, como: “Não detenhas o olhar sobre uma jovem, para que a sua beleza não venha a causar tua ruína” (Eclo IX, 5). “Muitos pereceram por causa da beleza feminina, e por causa dela inflama-se o fogo do desejo” (Eclo IX, 9).

A MULHER É, ENTÃO, CONSIDERADA COMO ALGO MAU E QUE DEVE SER EVITADO?

Não! Mas esta questão está inteiramente relacionada com o assunto. Seu grau de bondade depende de quão fielmente ela desempenha a função que Deus lhe deu, como auxiliar do homem e não como sua tentadora. Pela sua modéstia ela pode usar seu encanto para domar as paixões do homem; pela imodéstia sua beleza se torna a ruína do homem.

Isto torna as mulheres as guardiãs da castidade no mundo.

Eis porque Deus deu à mulher um senso muito mais delicado de modéstia do que ao homem. Não somente para proteger sua própria integridade, mas também para proteger o homem contra a fúria de suas paixões. Quando a mulher é modesta, o homem será o único culpado se ele cair nas tentações da carne. Mas quando ela decide expor partes do corpo que deveriam estar cobertas se torna uma sedutora, partilhando assim a culpa do homem. De fato, os Teólogos ensinam que o pecado da sedutora é muito maior que o da pessoa seduzida.