segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Comentários Eleison: CDXLV (446) - (30 de janeiro de 2016)



 
por Sua Excelência Richard Williamson
"A Explosão" aproximando-se

A música de Beethoven em explosão por três dias, 
Deve emocionar, consolar, iluminar e surpreender.
A música está gravemente mal interpretada e seu poder seriamente subestimado pelos liberais. Eles ainda são humanos o suficiente para desfrutar de um pouco de uma música ou outra, logicamente algumas são lixo – mas para ver como a música importa às pessoas, basta lhes dizer que a deles é lixo. Mas, em qualquer caso, a ideologia subjetivista dos liberais', pelo qual o homem é o mestre da realidade (até incluindo a Deus Todo-Poderoso), os faz negar que há alguma coisa objetiva sobre música. Assim, para os liberais não existe tal coisa como um compositor usando certos meios para atingir determinados fins, e não pode haver ninguém dizendo que uma peça ou qualquer tipo de música é "melhor" do que outra. Música, eles dirão, é puramente uma questão de estado de espírito do ouvinte ou gosto - "A beleza está nos olhos de quem vê", e música horrivelmente discordante é tão "boa" como a música mais famosa do passado.
Logicamente que tais liberais estão completamente equivocados. Um provérbio chinês que diz que “quando a modalidade da música muda, as paredes da cidade tremem”, uma verdade amplamente ilustrada pelo advento da música rock nos anos de 1950 e 1960. Platão conhecia tão bem a influência da música para o bem e para o mal que em sua república ideal certos tipos de música teriam sido proibidos. Ai dos pais de hoje que não se importam com o tipo de música que seus filhos estão escutando! “É somente música”, dirão eles e assim dizendo merecerão perder seus filhos que seguirão aos flautistas de Hamelin do rock. A música é sumamente importante e é objetiva em sua natureza – não é sentido comum que toda a música militar e qualquer canção de ninar enfatizam o ritmo? Mas o que importa aos liberais o sentido comum? Fazem todo o possível para eliminá-lo. É demasiado real.

Um ponto de reflexão maior nos tempos modernos entre o reconhecimento por parte dos homens de ordem objetiva da realidade plantada por Deus em todas as suas obras e o desprezo dessa ordem, foi a revolução francesa (1789–1794). Já que a vida de Beethoven escarranchou essa revolução e lhe deu sua excepcional expressão musical, algumas de suas obras conhecidas podem ser usadas para ilustrar claramente certas verdades objetivas relativas à música. De Haydn e Mozart, ele herdou a ordem objetiva do século XVIII. Para seus sucessores foi principalmente Beethoven quem alcançou a crescente desordem musical (não sem suas belezas) do século dezenove, a ser seguido pelo caos e a desintegração musical (com exceções) da supostamente “séria” música nos séculos vinte e vinte e um. Beethoven pode então bem ser chamado o avô ou bisavô do rock. Tal afirmação pode chocar a muitos amantes de Beethoven – a qualifiquemos então, dizendo que se necessitou um grande músico para iniciar a destruição da música.

Se aproxima rapidamente – fevereiro de 19 a 21 – a “Explosão de Beethoven” que terá lugar aqui em Broadstairs, desde sexta-feira às 18:00 até domingo ao meio dia. Um jovem pianista americano que pode quase executar de cor quase todas as 32 sonatas para piano e as versões de Liszt das nove sinfonias para piano a duas mãos, ofereceu tocar tantas sonatas quanto couber em um fim de semana, junto com extratos das sinfonias elegidas para ilustrar a natureza da música e como Beethoven trabalha. A idéia da “explosão” se originou por pura auto-complacência, mas logo surgiu a tentação de abri-la de par em par para quem quisesse, seja simplesmente para escutar a música (o qual deve ser uma festa em si mesma para os amantes de Beethoven), seja para achar que os liberais estão tão equivocados em música como em tudo o mais.
Assim, se alguém está interessado além dos leitores que já notou, que eles venham entre as datas mencionadas acima. AS posadas de Broadstairs fora de época devem poder encontrar na internet e se quiser nos informar quando desejam vir, podemos preparar almoço e jantar na casa. Em todas as coisas, que Deus seja servido. 


Kyrie eleison.
 
 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário